15 de agosto de 2012

ORNATO JOSÉ DA SILVA A TRADIÇÃO NAGÔ



ORNATO JOSÉ DA SILVA

A TRADIÇÃO NAGÔ

 1985 Páginas:173

LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.

Capa e ilustração de Enio Lisboa. Livro composto na renomada Gráfica RabaçoLtda. Prefácio do Prof. Ornato J. da Silva. Com apêndice e bibliografia. Com extenso vocabulário Yorubá dos termos usados no livro.
Interessante livro do Prof. Ornato, esse grande conhecedor da cultura Nagô. A idéia é apresentar o universo Nagô-Yorubá através da leitura fluente dessa grande peça da bibliografia afro-brasileira. 

Livro indispensável aos estudiosos do assunto, porém muito difícil de conseguir um exemplar, dado sua pouca tiragem. 

Para ilustrar o que dizemos, veja-se uma página, onde a narrativa alcança a questão sacrifical da seguinte maneira: “Com os filhos sentados ao seu redor a zeladora do ASE começou a explicar como eram feitos os EBO, EBO e ETUTU para oferecimento aos ORISA.” Daí seguem várias receitas de oferendas, inclusive a quantidade de ingredientes. E dessa forma também para outras questões, como por exemplo: a dança africana; as ervas por ordem alfabética de nome.

Obras do mesmo autor: “Culto Omolokô – Os filhos de terreiro.” “A linguagem correta dos Orixás.”


O autor, candomblecista sério, assume o compromisso determinado pela tradição milenar dos cultos aos Orixás, passado de geração a geração, de lutar pela preservação da tradição da cultura nagô.

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos. Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos: ---- philolibrorum@yahoo.com.br ---- que conversaremos sobre como conseguir. PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO cultura griot.

William Bascom The Yoruba Southwestern Nigeria

William Bascom

The Yoruba Southwestern Nigeria

Waveland

1984

livro em bom estado de conservação, cuidadosamente ilustrado, escasso, não perca, saiba mais ....

Clássico livro de Bascom sobre essa que a sua paixão e devoção: os Iorubás da Nigéria.

O autor dedicou seu esforço intelectual para compreender e passar adiante a milenar cultura Iorubá, temos aqui um dos mais importantes estudiosos do assunto.

O Iorubá, com alguns outros grupos do sudoeste africano representam o alto nível de realização cultural na África sub-saariana, eles são um dos povos mais interessantes e importantes do continente.  

O autor oferece descrições detalhadas das estruturas elaboradas econômicos, políticos e sociais do iorubá, o seu conjunto complexo de crenças religiosas e suas formas de arte mundialmente famosas.

Origens e História, Economia, Governo, estrutura social, o Ciclo de Vida, O ciclo espiritual, as divindades, Estética, etc .. 

  
Bascom passou um ano na Nigéria, e revisitado na área de novo várias vezes ...


Autor de entre outros, os clássicos:


"The Relationship of Yoruba Folklore to Divining," Journal of American Folklore (1943) 
The Sociological Role of the Yoruba Cult-Group (1944) 
Ifa Divination: Communication Between Gods and Men in West Africa (1969,
African Art in Cultural Perspective: An Introduction (1973)
Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980)




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9 de agosto de 2012

Africa Dances a Book About West African Negroes Geoffrey Gorer editora: The Norton Library ano: 1962

comprar na ev e rever .......

Africa Dances a Book About West African Negroes
Geoffrey Gorer
editora: The Norton Library
ano: 1962

livro em bom estado, com 250 pgs.


CONTENTS     ITINERARY I--INTRODUCTORY15     BOOK ONE--SENEGALESE27     i. Dakar29     ii. The Wolof31     iii. Religion41     iv. Wrestling48     v. Food52     vi. Personal Histories54     vii. Dakar Nigger62     ITINERARY II--THE HORRIBLE JOURNEY65     BOOK TWO--THE DESERT85     i. The Administration87     ii. Taxes92     iii. Labour Service95     iv. Military Service97     v. How to Empty a Human Reservoir101     vi. Voiceless Protest103     ITINERARY III--MANDATE109     BOOK THREE--FETISH135     i. The Kingdom of Dahomey139     ii. The Fetishist Religion145     iii. Public Rites154     iv. The Fetishist Convents162     v. Signs and Wonders166     vi. Magic168     vii. Missionaries173     viii. Strange Pilgrimage178     ITINERARY IV--ENGLISH INTERLUDE181     BOOK FOUR--AFRICANS DANCE211     ITINERARY V--FINALE229     INDEX247


1935. In 1934, Geoffrey Gorer wrote confidently that The West African Negro... is (more than anything else) the man who expresses every emotion with rhythmical bodily movement. Ten years after its publication, Gorer admitted that rereading his anthropological survey of West Africa, Africa Dances, was a chastening and, in some ways, humiliating experience. But, although his methodology is now outdated, cultural and racial generalizations such as this paved the way for modern-day anthropology.



Originally published in 1935, Africa Dances takes the reader on an odyssey across West Africa, in the company of one of the great black ballet stars of 1930s Paris (Feral Benga). It's a devastating critique of colonial rule, which is shown to be destroying African society while Christian missionaries undermine indigenous morality. The book captures the rich physical and psychological detail of village life-from food and architecture to witch doctors, dance, and magic.



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4 de agosto de 2012

O Negro Brasileiro Ramos Arthur Civilização Brasileira 1934












O Negro Brasileiro: ethnographia religiosa e psychanalyse

Ramos Arthur

Civilização Brasileira

1934


bom estado de conservação, caa dura linda encadernação em percalux, 303 págs. 1ª edição. escasso, não perca.


livro em bom estado de conservação, encadernado em percalux, com muitas ilustrações, algumas estremamente escassas.

Um livro de referência a todo estudioso da cultura africana e afrobrasileira, da religião dos orixás, candomblecista ou pesquisador do assunto.

Livro mestre de toda a obra antropológica e etnológica de Arthur Ramos, o presente trabalho de etnografia religiosa é referência obrigatória para os estudiosos da presença africana no Brasil e da sua verdadeira história étnica e cultural em terras do Novo Mundo.

O próprio autor sublinha que “o presente trabalho é o primeiro resultado de um largo inquérito procedido diretamente nos “candomblés” da Bahia, nas “macumbas” do Rio de Janeiro e nos “catimbós” de alguns Estados do Nordeste, sobre as formas elementares do sentimento religioso de origem negra, no Brasil.”

A história destes estudos começa com a publicação em francês do "Animismo fetichista dos negros baianos" do médico Nina Rodrigues, em 1900, este livro teve o mérito de ser o pioneiro a descrever com detalhes os candomblés baianos.

Com a morte prematura de Nina Rodrigues em 1906 estes estudos ficaram num certo limbo do interesse intelectual até a década de 1930 quando Artur Ramos, também médico de formação e proclamando-se discípulo e continuador do que denomina a "Escola Nina Rodrigues", iniciou a publicação de seus principais livros sobre o tema.


Duas novidades garantiram a importância de "O Negro Brasileiro" na época de sua edição.
A primeira foi a ampliação da área de estudos sobre a religiosidade de origem africana que incluiu, além dos terreiros baianos de tradição ritual sudanesa, estudados por Nina Rodrigues, os catimbós do Nordeste e os terreiros de tradição ritual banto (as chamadas "macumbas") do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A segunda foi que essa religiosidade deixou de ser entendida como manifestação de uma suposta inferioridade da raça negra, e por meio dela se criticou o próprio conceito de raça, substituindo-o pelo de cultura.

A primeira parte dele é dedicada às "Religiões e cultos negros no Brasil" e a segunda à "Exegese psicanalítica".

Na introdução do livro, o autor agrupa a origem étnica dos negros introduzidos no Brasil em dois grandes grupos: os sudaneses (basicamente iorubas ou nagôs e jêjes) e os bantos (angolas, congos, cambindas, benguelas etc.).

Compartilhando a idéia da superioridade cultural do sistema mítico dos sudaneses, defendida por Nina Rodrigues, Ramos descreve esse sistema enquanto liturgia de uma "religião"...

Em Salvador, Ramos centralizou suas pesquisas no terreiro do Gantois, como já havia feito Nina Rodrigues, tomando-o como "um do mais antigos" e "modelo para os demais".

Os cultos bantos, predominantes na região sudeste do país foram vistos em termos de uma suposta "pobreza mítica" contrastada com o modelo baiano de candomblé.

Daí terem sido tão facilmente influenciados pela mitologia jêje-nagô que lhes teria imposto seus orixás, pelas idéias do catolicismo e do espiritismo e pelas sobrevivências de cultos ameríndios.

Um clássico escasso da bibliografia temática afro-brasileira.


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Arthur Ramos Edson Carneiro Gilberto Freyre e outros. Novos Estudos Afro-Brasileiros




Arthur Ramos Edson Carneiro Gilberto Freyre e outros.

Novos Estudos Afro-Brasileiros

Trabalhos apresentados ao 1º Congresso Afro-Brasileiro do Recife.

Rio de Janeiro: Civilização Brasileira

1937.


livro em muito bom estado de conservação, capa brochura original, escasso, não perca, saiba mais...

(Biblioteca de divulgação científica, IX), um dos principais veículos de divulgação dos estudos etnográficos sobre o negro realizados com grande força em várias partes do Brasil.

Com um souvenir de época tratando do mesmo assunto, deixado dentro do exemplar pelo antigo dono.

Um dos mais importantes livros sobre a temática afro-brasileira. Importante coleção da década de 30 dirigida pelo estudioso Dr. Arthur Ramos.

Ilustrado: Desenhos de Lasar Segall; Santa Rosa; Portinari;

Diversos textos dentre os quais:

Aspecto da influencia africana na formação social do Brasil. Uma escava original.

Xângo. O problema do negro e do mestiço no Brasil. Musicalidade do escavo negro no Brasil.

Ohum eniadudu. Lendas Fons ou Dahomeanas, etc ...

Diversos autores:

Arthur Ramos. Rodrigues de Carvalho. Luis da Camara Cascudo.

Carlos Pontes. Edson Carneiro. Jorge Amado.

Juliano Moreira, viuva. Leonildo Ribeiro. W. Bernadelli.

Isaac Brown. Jovelino M Camargo. Gonsalves de Mello.

Nair de Andrade. Jarbas Pernambucano. Samuel Campello.

Giberto Freyre. Jacques Raimundo. Ulysses Pernambucano.

Jorge Amado. A Austregesilo. Bastos Avila.



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CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO, OUTRO, OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

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ESTA PÁGINA VISA CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA SOBRE A TEMÁTICA 'NEGRO', SOBRETUDO NO BRASIL. TRABALHAMOS COM O FORNECIMENTO DE LIVROS ESGOTADOS, RAROS, FORA DO COMÉRCIO, RECOLHIDOS E OUTROS SOBRE A TEMÁTICA AFRO BRASILEIRA, CASO QUEIRA É SÓ NOS CONTACTAR. ABRANGEMOS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO DESDE OS ORIXÁS ATÉ MILTON SANTOS O MAIOR INTELECTUAL NEGRO DO SÉCULO XX.

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3 de agosto de 2012

Henrique Dias - "Terço de Homens Pretos e Mulatos do Exército" Legião Regimento Henriques considerado o "pai" das militares negros no Brasil

Henrique Dias foi um brasileiro filho de escravos africanos libertos nascido em princípios do século XVII, na capitania de Pernambuco, Brasil.

Foi mestre-de-campo e cavaleiro da Ordem de Cristo. Não existe consenso entre os historiadores se nasceu cativo ou livre.  No contexto das Invasões holandesas do Brasil, ofereceu-se como voluntário a Matias de Albuquerque para lutar contra os holandeses, tendo recrutado um grande efetivo de africanos oriundos dos engenhos conquistados pelos invasores. Henrique Dias em rótulo de cigarro.  Participou de inúmeros combates, distinguindo-se por bravura, nos combates de Igaraçu onde foi ferido duas vezes, participou ainda da reconquista de Goiana e, notoriamente, em Porto Calvo, em 1637, quando teve a mão esquerda estralhaçada por um tiro de arcabuz. Sem abandonar o combate, decidiu a vitória na ocasião.  Estando Portugal em trégua com a Holanda, Dom João IV desautorizara a Insurreição Pernambucana contra o domínio holandês, do que estes muito se valiam espalhando a notícia. Henrique Dias, no entanto, sem autorização superior escreveu-lhes: "Meus senhores holandeses. Meu camarada, o Camarão, não está aqui; mas eu respondo por ambos. Saibam Vossas Mercês que Pernambuco é Pátria dele e minha Pátria, e que já não podemos sofrer tanta ausência dela. Aqui haveremos de perdar as vidas, ou havemos de deitar a Vossas Mercês fora dela. E ainda que o Governador e Sua Majestade nos mandem retirar para a Bahia, primeiro que o façamos havemos de responder-lhes, e dar-lhes as razões que temos para não desistir desta guerra."

Como mestre-de-campo, comandou o Terço de Homens Pretos e Mulatos do Exército Patriota, também denominados Henriques, nas duas batalhas dos Guararapes (1648 e 1649), vindo a falecer em 1662, oito anos após a vitória sobre os holandeses. Pela criação desse Terço, pode ser considerado o "pai" das milícias negras no Brasil.


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Mãe Meninazinha d' Oxum. Memória dos cultos afrobrasileiros...

Maria do Nascimento, Mãe Meninazinha d'Oxum, foi iniciada em 1960, na Casa-Grande de Mesquita, por sua avó biológica, Iyá Davina.  Sua mãe biológica, Mariazinha de Nanã, teve quinze filhos - todos iniciados na mesma Casa-Grande. Quando engravidou de Meninazinha, o Omolu de Iyá Davina disse que naquela barriga havia uma menina, filha de Oxum, e que seria a herdeira do Axé. Em 18 de agosto de 1937, nascia, assim, Maria do Nascimento - Meninazinha d'Oxum.   + Ampliar      A primeira, Waldemira do Nascimento, Mãe Dininha d'Oxossi, fora confirmada ekédi em 1950, na mesma Casa-Grande de Mesquita. Era ekédi do Omolu de Iyá Davina. Mãe Dininha teve duas filhas, que hoje têm papéis importantes no egbé: Mãe Nilce d'Iyansã e Mãe Neide d'Oxaguian (ekédi). A segunda, Djanira do Nasimento, Mãe Dêja, que foi, até o seu falecimento em 1988, a Iyá Kekerê do Ilê Omolu Oxum. Djanira fora inciada por Tia Pequena para Iyansã, em 1951, na Casa-Grande de Mesquita. Mãe Dêja teve cinco filhos, que hoje, também ocupam papéis importantes no terreiro: Mãe Lucia d'Omolu, Mãe Hilda (ekédi), Ekedi Zeneide, Ekedi Solange e Ogan Carlinhos. Ekédi Solange casou-se com Ogan Jorge, filho de Mãe Noélia d'Iyansã (iniciada no mesmo barco de Mãe Lúcia d'Omolu), por sua vez, filha de Mãe Angelina d'Ogun, iniciada por Bandanguame, no Terreiro do Bate-Folha, em Salvador - o que, mais uma vez, comprova os vínculos criados entre o povo-do-santo no Brasil. De seus doze irmãos, apenas, Waldemar do Nascimento, Pai Mado, é vivo. É um dos ogans mais antigos da casa, junto com Pai Wilton (marido de Mãe Nilce d'Iyansã) e Pai Carlinhos (filho biológico de Mãe Dêja).

fonte:
 http://memorialdavina.com/mae_meninazinha.html#

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Negros escravizados em São Paulo antigamente fugiam rebelavam-se e reuniam-se para dar o troco ....

Calhambotas e quilombos

O lugar, hoje, se chama Paraíso. Longe estava, porém, no passado, de merecer esse nome. Então, a chácara que deu origem ao atual bairro chamava-se "Quebra Bundas" ou "Telégrafo" e fôra especialmente montada para castigar atrozmente os escravos fugidos, ou simplesmente para "ensiná-los" a servir melhor aos seus senhores( os pobre apanhavam até o descadeiramento, daí o nome do lugar).
Como aquela chácara, outros locais serviam também de palco de suplícios. Em 1831, uma postura estabelecia a pena de cinqüenta açoites a escravos que provocassem desordens.
Refugiados em quilombos e esconderijos, muitos dos escravos autolibertados, porém, não se intimidavam e saíndo em grupos — os chamados calhambotas — atacavam os viajantes nos caminhos de acesso à cidade. Recebeu ordens, em 1771,o capitão Baltazar Roiz Borba para providências com relação a "uns calhambolas" ,acusados de distúrbios,roubos e mortes que agiam "pelo distrito de Pinheiros"
Vinte anos depois, o governador Lorena decretava o ataque de patrulhas aos quilombos com objetivo de prender ou matar seus integrantes "que tanta desordem andavam fazendo."
Não obstante as medidas de repressão, o problema persistia. Escravos aquilombados nas freguesias da Penha, de São Bernardo, de Santana, do Ó, de Cotia e de Santo Amaro também traziam preocupação, com suas desordens e roubos, segundo manifestações da autoridades em 1807.
Nem só em pontos distantes, contudo, agiam os calhambolas. De 1787, é uma ordem da Câmara para que os comerciantes fechassem da cidade seus estabelecimentos e os lavradores trancassem as Casinhas (lugar onde se vendiam gênero alimentícios) "quando dessem oito horas da noite" para evitar as desordens e roubos provocados pelos escravos fugitivos". A exuberante mataria que emoldurava a região central constituía-se num excelente esconderijo. Ainda nos meados do século XIX escravos fugitivos eram caçados na área onde hoje está o Vale do Anhangabaú

Fonte site Almanack Paulistano. 


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1 de agosto de 2012

GROMIKO - KOBICHANOV orgs. AS RELIGIÕES DA ÁFRICA: TRADICIONAIS E SINCRÉTICAS EDIÇÔES PROGRESSO MOSCOU 1987





Autor: GROMIKO - KOBICHANOV orgs.


Título: AS RELIGIÕES DA ÁFRICA: TRADICIONAIS E SINCRÉTICAS


Editora: EDIÇÔES PROGRESSO MOSCOU


Ano: 1987


Páginas: 328

Livro em bom estado de conservação, encadernado em capa dura original, manteve-se a sobrecapa.

Livro de referência para todos os estudiosos sérios da Religião dos Orixás, não só por seu carater acadêmico científico, mas também pela profulsão de iconografia e informações reunidas aqui. Primeira e única edição, extremamente escasso...

Impresso na Russia, Obra feita sob o auspicioso e rigoroso corpo da Academia das Ciencias da URSS, Contém muitas e coloridas Ilustrações, fotos em papel couche, contém mapas, índice geográfico, índice ético, ilustrações de S F Kulik, Vasta Bibliografia. Corpo da redação composto por: Gromiko A. a., redactor- chefe; Ismaguilova R., redactor- chefe adjunto; Kobichanov Lú., Malik- Simonian K., Charevskaya B. e Chpajnikov L, a nata da antropologia e etnografia soviética se debruçou sobre este trabalho de peso....


As diversas expressões religiosas da Africa reunidas como nunca, num livro que só poderia ter sido feito pelo arguto senso sovietico de estudos da antropologia e sociologia das religiões.

Entre outras nações que aqui são abordadas temos, Gegê (Jeje), Nagô Iorubá, Fon, Angola,Congo, Cabinda,Keto, Efan, Ijexá,Egbá,Éwé, Fanti, Ashanti, Krumans, Agni, Nzema, timini,Fulas (peuhls), Mandingas, Haúça, Tapa, Bornu, Gurunsi ou Grunci, entre muitas outras...


A palavra nação é usada no candomblé para distinguir seus seguimentos, diferenciados pelo dialeto utilizado nos rituais, o toque dos atabaques, a liturgia. A nação também indica a procedência dos escravos que lhe deram origem na nova terra e das divindades por eles cultuadas.


Aqui o pesquisador ou o iniciado encontra informações importantes para compreender as interligações entre as diversas crenças e lendas africanas, bem como a estruturação social, cultural que daí surge.
 
Entender a liturgia da Religião dos Orixás, seus detalhes, alguns de seus significados; os ritos funebres, os ritos festivos, os costumes africanos, os materiais utilizados nos trabalhos diversos...


As civilizações bantos do grupo angola-congolês são representadas pelos ambundas de Angola (cassanges, bangalas, in-bangalas, dembos), os congos ou cabindas do estuário do Zaira e os benguela com diversas tribos escravizadas.


No começo do período escravagista, todos os escravos vindos da África eram chamados de negros de Guiné, pois no século XVI a Guiné se estendia de Senegal a Orange. Esses guinés deveriam ser autênticos bantus.


Guardiões da cultura oral, os escravos guardaram em sua memória os movimentos de dança, os toques dos atabaques, a comida ritual, as rezas e cânticos, na nova terra chamados de Cantiga no candomblé e pontos cantados na Umbanda.

O silêncio, o segredo (calundus)e o isolamento armado em quilombos e mocambos são formas de resistência e esperança de reconstituir na nova terra seus ritos, costumes e hierarquia.

A resistência dos negros ao regime de subordinação ou exploração do qual foram vítimas encontram portas abertas na religião, nos quilombos, confrarias e santidades, locais de reuniões assim chamados antes de receberem o nome de candomblés que também foram usados como esconderijo.


As Religiões da África Tradicionais e sincréticas, Impresso na Russia, Obra feita sob o auspicioso e rigoroso científico corpo da Academia das Ciencias da URSS.

Contém Ilustrações fotos em papel couché, de primeiríssima qualidade, contém mapas,contém índice geográfico, índice étnico, ilustrações de S F Kulik, Vasta Bibliografia. Saiba Mais...


Sendo ele responsável pelo orun - céu / dimensão do supra-sensível - e ela pelo aiye - terra / dimensão da matéria física, seu casamento implica em todas as relações entre esses dois domínios. Odudua cria o aiye e Obatalá os duplos no orun. Representa essa união uma cabaça branca - igba-odu ou igbadu - formada de duas metades unidas, a metade inferior representando o aiye e a superior, o orun, contendo elementos simbólicos em seu interior. Gromiko , na obra russa As religiões da África, refere-se a essa controvérsia: Obatalá tem uma mulher chamada Odua ou Odudua que, provavelmente, é uma das personagens mais contraditórias no olimpo dos deuses iorubás. Odudua é uma divindade....


A história das religiões africanas (lu. M. Kobichanov)  Fontes arqueológicas e escritas   Elementos arcaicos das concepções religiosas  As religiões politeístas antigas, medievais e modernas   A propagação das religiões mundiais  O sincretismo na Idade Média  O panorama religioso nos tempos pré-coloniais

As religiões tradicionais africanas e as organizações político-religiosas  Totemismo, animismo, feiticismo e outros elementos arcaicos (K. A. Melik-Simonian)  O culto dos ancestrais (A. A. Kara-Murza)  Sortilégio e feitiçaria (K. A. Melik-Simonian)  Sociedades mágico-religiosas secretas (lú. M. Kobichanov)   Os sacerdotes (lú. M. Kobichanov) Reis sacros (lú. M. Kobichanov)  Sacralização da terra, das águas e do gado (lú. M. Kobichanov)


As religiões polidemonistas Religiões dos povos da Guiné Florestal (Guiné, Costa do Marfim, Libéria e Serra Leoa) /V. N. Chmelkov/ O sistema polidemonista e o culto dos ancestrais entre os akas (V. A. Popov) As religiões dos povos da Nigéria Central (I. V. Sledzevski e N. N. Dobrundash-vili) As religiões dos povos da África Central (G. A. Chpajnikov)  As  religiões dos povos da África Ocidental Equatorial (A. S. Lvova)  As religiões da África Oriental e Austral (N. A. Xenofontova e A. V. Nikiforov) As religiões dos povos nilotas e kushitas (Etiópia, Quénia, Uganda, Somália e Sudão) /lú. M. Kobichanov/

As religiões politeístas As religiões dos iorubas (Nigéria) /N. B. Kotchakova As religiões dos binis (Nigéria) /N. B. Kotchakova/   As religiões dos fones (Benim) /N. B. Kotchakova/  As religiões dos gandas (Uganda) /G. A. Chpajnikov/

As religiões sincréticas  O sincretismo do cristianismo monofisista com as religiões kushitas na Etiópia /lú. M. Kobichanov/  O sincretismo do Islão com as religiões tradicionais: -  Etiópia (lú. M. Kobichanov) Somália (lú. M. Kobichanov) -  África Oriental (lú. M. Kobichanov)  -  Nigéria Setentrional e Central (I. V. Sledzevski)  -  Mali (V. R. Arseniev)  As igrejas e seitas cristão-africanas (G. A. Chpajnikov) O sincretismo na África Equatorial Ocidental (A. A. Kara-Murza)


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PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO


cultura griot.

O jogo dos Buzios Byron Torres de Freitas

O jogo dos Buzios
Byron Torres de Freitas
Eco
1972

bom estado, brochura original, com ilustrações, escasso,  não perca, saiba mais...
 
Jogo da Alobaça; Jogo dos búzios; Jogo do Ifá; Jogo das nozes Obi; Combinações possíveis; Tambores e danças; Comidas e comedorias; As plantas medicinais e os Orixás; A leitura dos Odus ; A vassoura de Nanã Buruku;  O fortalecimento da casta sacerdotal; etc ...


O Jogo de Búzios é a modalidade de consulta por excelência adotada nos cultos afro-brasileiros.

Uma atividade importante que direciona tudo o que é feito, desde os problemas particulares de seus integrantes, até o próprio destino de uma comunidade.

O Jogo de Búzios consiste na manipulação de 16 búzios, os quais o adivinho os sacode com as mãos em concha e os atira sobre uma mesa previamente preparada para tal fim.  Enquanto assim procede, faz perguntas, conversa com as divindades, procurando respostas às dúvidas e situações diversas. Ao caírem, os búzios poderão tomar uma das duas posições - aberta ou fechada - surgindo, assim, um Odú revelador da mensagem desejada.

Os sistemas de consulta praticados, entre eles, os jogos do Ibò, do Obí, Orógbó e Búzios....

Livro em bom estado de conservação, livro interessante para a biblioteca de qualquer estudioso da religião dos orixás, ou interessados na cultura e religião africana, não perca, saiba mais...


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Revista Estudos Africanos Usp Candomblé Kabengele Munanga Revista África. Centro de Estudos Africanos, USP Nº 8


Revista África. Centro de Estudos Africanos, 8.

Fflch / USP

1985

bom estado, com 159 páginas, escasso, saiba mais, não perca....

MUNANGA, Kabengele. “Quadro atual das religiões africanas e perspectivas de mudanças.”


ROUMEGERE - EBERHARDT J. - La nécessité rituelle chez les Maasai.  Le cycle rituel qui s'étale sur vingt ans comprend neuf villages cérémoniels et marque le passage d'un groupe d'âge à l'autre chez les Maasai de Kenya et de Tanzanie.
Structure sociale ; Classe d'âge ; Reproduction sociale ; Rituel ; Religion ; Cérémonie ; Cycle de vie ; Rite ; Village ; Village cérémoniel ; Afrique ; Kenya ; Tanzanie ; Masai ; Ethnologie de la religion ;


NWEZEH, E. C History and fiction : Achebe, Ouologuem, and Armah.  Subject:  Achebe, Chinua ; Ouologuem, Yambo ; Armah, Ayi Kwei ,Criticism and interpretation

ROMANO, Luís.  Cem Anos de Literatura Caboverdiana: 1880/1980, sinopse.

OTAKPOR, Nkeonye  - Negritude : a philosophy of withdrawal or protest. Negritude , Literary movement.

MOURÃO, Fernando Augusto Albuquerque: “A Literatura de Angola, Moçambique, São Tomée Príncipe e o problema da língua”.

MUKUNA, Kazadi Wa. Aspectos Panorâmicos da Música Tradicional do Zaire.

Olusola AKINRINADE . Myths as history : a critique of the traditions of origin of Nigerian ethnic groups.

NOGUEIRA A. ; La situation de la tradition orale face à la musique savante et aux forces industrielles - l'exemple de la tradition orale au Maghreb.  Réflexion sur les rapports de la musique savante et de la musique orale au Maghreb depuis la période musulmane. Les conséquences du développement des media moderne et de la logique du profit pour la musique.

KOPKE, J. O bestiario e a vegetação simbólicos de Une Tempete, de Aimé Cesaire.


MORAES, F. No antigamente na vida.


Com periodicidade anual, contribui na divulgação dos estudos sobre o continente africano, do passado e do presente, compreendendo especialidades tais como a Sociologia, a Antropologia, a Ciência Política, as Relações Internacionais, a Geopolítica, a História e a Literatura, pretendendo servir como um elo cultural entre o Brasil e a África.

Traz em cada edição textos inéditos de autores de várias nacionalidades, publicados em português, inglês, francês, espanhol e crioulo de Cabo Verde.

ÁFRICA: Revista do Centro de Estudos Africanos. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo.

esse volume traz artigos, resumo de tese, notas de leitura, noticiario, sumário...
 
Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos. Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos: ---- philolibrorum@yahoo.com.br ---- que conversaremos sobre como conseguir. PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO cultura griot.

Revisitando A Terra De Contraste: atualidade da obra De Roger Bastide Editora: FFLCH / USP


Revisitando A Terra De Contraste: atualidade da obra De Roger Bastide

Organização, Olga R. de Moraes von Simson ; apresentação, Maria Isaura Pereira de Queiroz.

Editora: FFLCH / USP
Ano: 1986  - Páginas:105

bom estado, brochura original, com 105 páginas, escasso, não perca saiba mais ....
A observação dos rituais, o depoimento dos integrantes dos cultos e a literatura disponível permitem a Bastide registrar sua primeira apreensão desse universo místico: poderia acreditar que me encontrava em plena África.

O candomblé, com sua filosofia e seus ritos, conformaria uma comunidade mística no interior da comunidade baiana e uma comunidade africana no seio da sociedade brasileira.

O candomblé é descrito nesse momento como um mundo à parte, uma sobrevivência nítida da África no Brasil

Fernades, Florestan. As relações raciais em são paulo reexaminadas.

PEREIRA, João B. A presença de Roger Bastide nos estudos recentes sobre relações raciais no Brasil.

Religião e cultos afro-brasileiros.

FRY, Peter. Gallus africanus est, ou , como Roger Bastide se tornou africano no Brasil.

NEGRÃO, Lisias N.  ; Roger Bastide do candomblé à umbanda.

Cavalcante, A. M. ; O mundo Psi na obra de Bastide.

THEBAUD, A. ; Sociologia da saúde e contato intercultural.

SIMÃO, Livi M. ; Algumas reflexões sobre o conhecimento do evento.

LEITE, Miriam M. ; Roger Bastide meu professor.

ROUMETE, S. A atualidade da obra de Bastide.

MORAES, Eduardo J. ; O identico e o diferente.


Roger Bastide 1898 — 1974 foi um sociólogo francês.  Em 1938 integrou a missão de professores europeus à recém-criada Universidade de São Paulo, para ocupar a cátedra de sociologia. No Brasil, estudou durante muitos anos as religiões afro-brasileiras, tornando-se um iniciado no candomblé da Bahia.  Uma de suas obras mais importantes é O Candomblé da Bahia. Outra obra que merece destaque é As Américas negras: as civilizações africanas no Novo Mundo.



Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos. Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos: ---- philolibrorum@yahoo.com.br ---- que conversaremos sobre como conseguir. PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO cultura griot.

The Myth of the Negro Past MELVILLE J. HERSKOVITS - Professor of Anthropology Northwestern University. Beacon Press Houston 1964






The Myth of the Negro Past


MELVILLE J. HERSKOVITS - Professor of Anthropology  Northwestern University.

Beacon Press Houston

1964

livro em capa dura, couro lombada e cantos, com 368 páginas, erudito trabalho repleto bibliografia , lista de referencias, bibliografia suplementar, e indice de nomes e termos, bom estado geral de conservação, escasso, não perca saiba mais ....

Livro referencial deste que está entre os maiores estudiosos do tema.

Melville Herskovits estabeleceu enorme esforço intelectual para desmascarar o mito de que os negros não têm passado cultural. Seu estudo sem precedentes da história e da cultura negra recuperou um rico patrimonio Africano na vida religiosa e secular, na linguagem e nas artes.

Obra que visa ajudar a entender a história do negro, história até então ignorada, por zelo e por descuido, contrapondo-se a cinco "mitos" então vigentes. Primeiro, que os negros, como crianças, reagem pacificamente a "situações sociais não satisfatórias"; segundo, que apenas os africanos mais fracos foram capturados, tendo os mais inteligentes fugido com êxito; terceiro, como os escravos provinham de todas as regiões da África, falavam diversas línguas, vinham de culturas bastante variadas e tendo sido dispersos por todo o país, não conseguiram estabelecer um "denominador cultural" comum; quarto, que, embora negros da mesma origem tribal conseguissem, às vezes, manter-se juntos, não conseguiam manter a sua cultura porque esta era patentemente inferior à dos seus senhores; quinto, que "o negro é assim um homem sem um passado". Desmonta toda a falácia má intencionada até então vigente entre estudiosos e ideólogos.


THE SIGNIFICANCE OF AFRICANISMS ;  THE SEARCH FOR TRIBAL ORIGINS;  THE AFRICAN CULTURAL HERITAGE ; ENSLAVEMENT AND THE REACTION TO SLAVE STATUS ; THE ACCULTURATIVE PROCESS  ; THE CONTEMPORARY SCENE: AFRICANISMS IN SECULAR LIFE ; THE CONTEMPORARY SCENE: AFRICANISMS IN RELIGIOUS LIFE ;  THE CONTEMPORARY SCENE: LANGUAGE AND THE ARTS.


"O fundamental do sistema de parentesco é o culto aos ancestrais, o qual, por sua vez, é um componente que mantém unida a visão de mundo. O poder de um homem não termina com a morte, os mortos integram uma parte da vida, as diferenças e poder da vida são transportados para o próximo mundo.
Assim como entre os vivos, os indivíduos de sangue real são os mais poderosos, de modo que os antepassados ​​reais são concebidos como os mais potentes de todos os mortos. Os mortos no Daomé entre os Iorubás, pelo menos, são deificado; entre os Ashanti, isto continua a ser estudado. 

A relação entre os deuses e antepassados é próxima, mas a origem desta colaboração é obscura e extremamente difícil de estabelecer.

Provas apresentadas por Bascom indicam que pelo menos na cidade nigeriana de Ifé, o centro espiritual da vida religiosa Iorubá, os seres concebidos em outros lugares como deuses lá são considerados como ancestrais. As mitologias recolhidas no Daomé também parecem indicar algo de uma ordem similar, irmãos considerados como descendentes de vários deuses ..."


Toda atividade importante na carreira do Dr. Melville J. Herskovits como um antropólogo tem contribuído para as suas qualificações e para a preparação desta obra Negro.  Ele estudou os traços fisicos e culturais do negro, e tem contribuído de forma notável para o conhecimento em ambos os campos. Suas investigações incluíram trabalho não só nos Estados Unidos mas também na África, América do Sul e Índias Ocidentais. Antes deste livro ser lançado ele  trabalhou no Brasil. Sua convicção ao longo da vida que o estudo do negro nos Estados Unidos exige estudo também comparável do negro na África e em todas as partes do hemisfério ocidental tornou possível esta monografia, a primeira análise abrangente sobre as crenças atuais sobre a extensão e significado de traços de origem ....


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destino







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Gari-gari Bernatzik Hugo Adolf editora: Labor - 1948 vida y costumbres de los negros del alto nilo.






Gari-gari
Bernatzik Hugo Adolf
editora: Labor  - 1948

vida y costumbres de los negros del alto nilo. Con 103 figuras en 76 láminas, 4 dibujos y un mapa; 22cm. 216 pgs;



Los Nuers sus usos y costumbres;  Los Diurs orientales  sus usos y costumbres;

Los Niambara;  Los Nyamusa;  Los Moru; Los Nubas; etc


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28 de julho de 2012

Introdução À Antropologia Brasileira Culturas Não-européias 1943 Ed. Casa do Estudante do Brasil - Rio de Janeiro



Introdução À Antropologia Brasileira Culturas Não-européias

1943

Ed. Casa do Estudante do Brasil - Rio de Janeiro

com 540pp, capa brochura,  Volume da Coleção "Estudos Brasileiros" , 1ª parte Indios, 2ª Parte Negros. Ilustrado, amarelado pelo tempo, livro usado.

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Arthur Ramos de Araújo Pereira, N. Pilar, atual Manguaba/AL, 1903 e F. Paris/França, 1949.

Médico, livre-docente de clínica psiquiátrica da Faculdade de Medicina da Bahia professor de psicologia social da Universidade do Brasil, foi também catedrático de antropologia e etnografia da Faculdade Nacional de Filosofia.

Dedicou-se aos estudos de psicanálise e higiene mental e às pesquisas de religiões e folclore negro, tornando-se autoridade em africanologia.

Fundou, em 1941, a Sociedade Brasileira de Antropologia e Etnologia. Colaborou em diversas publicações especializadas, no Brasil e no exterior.

Era diretor do Departamento de Ciências Socias da Unesco quando morreu, aos 46 anos, de colapso cardíaco.

Sua obra, considerada sólida, básica e indispensável para o conhecimento da cultura negra no Brasil, compreende 458 trabalhos, entre livros, ensaios e artigos, nas áreas da psiquiatria e da antropologia, muitos deles traduzidos, catedrático de Antropologia e Etnografia da Faculdade Nacional de Filosofia. Pesquisou religiões e o folclore negro.

Colaborou em revistas especializadas do Brasil, América e Europa.

Era conhecido como uma das maiores autoridades em africanologia. Faleceu em Paris, em 1949.

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26 de julho de 2012

FILME SOBRE O ALMIRANTE NEGRO INAUGUROU CENSURA NO CINEMA

 

 FILME SOBRE O ALMIRANTE NEGRO INAUGUROU CENSURA NO CINEMA

João Cândido: tema do primeiro filme brasileiro censurado

Em 1910, oficiais liderados por João Cândido sacudiram o país, reivindicando o fim dos castigos físicos na Marinha. Depois de longas e tensas negociações, a Revolta da Chibata foi reprimida; e os rebeldes presos. Porém, a imagem de João Cândido - o Almirante Negro, nos dizeres da imprensa - seguiu viva. Teve até quem planejasse transportar a história do marinheiro para as luzes do cinema.
o documentário A Vida de João Cândido, do diretor Alberto Botelho, começou a ser produzido em 1910 e foi finalizado em 1912. Mas nunca foi exibido. Em 22 de janeiro de 1912, o chefe da polícia do Rio, Belizário Fernandes da Silva Távora, proibiu a estreia. "Se não fizesse o que fez, talvez a esta hora o Rio em peso estivesse revolucionado", defendeu o Correio da Manhã. Tido hoje como desaparecido, o curta-metragem foi o primeiro filme brasileiro a cair nas garras da censura.
 
 
 
fonte:
http://www.karlabalieiro.com/2012/01/filme-sobre-o-almirante-negro-inaugurou.html
 
 
 
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19 de julho de 2012

William Bascom The Yoruba Southwestern Nigeria

William Bascom

The Yoruba Southwestern Nigeria

Waveland

1984

livro em bom estado de conservação, cuidadosamente ilustrado, escasso, não perca, saiba mais ....

Clássico livro de Bascom sobre essa que a sua paixão e devoção: os Iorubás da Nigéria.

O autor dedicou seu esforço intelectual para compreender e passar adiante a milenar cultura Iorubá, temos aqui um dos mais importantes estudiosos do assunto.

O Iorubá, com alguns outros grupos do sudoeste africano representam o alto nível de realização cultural na África sub-saariana, eles são um dos povos mais interessantes e importantes do continente.  

O autor oferece descrições detalhadas das estruturas elaboradas econômicos, políticos e sociais do iorubá, o seu conjunto complexo de crenças religiosas e suas formas de arte mundialmente famosas.

Origens e História, Economia, Governo, estrutura social, o Ciclo de Vida, O ciclo espiritual, as divindades, Estética, etc .. 

  
Bascom passou um ano na Nigéria, e revisitado na área de novo várias vezes ...


Autor de entre outros, os clássicos:


"The Relationship of Yoruba Folklore to Divining," Journal of American Folklore (1943) 
The Sociological Role of the Yoruba Cult-Group (1944)  
Ifa Divination: Communication Between Gods and Men in West Africa (1969,
African Art in Cultural Perspective: An Introduction (1973)
Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980)




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18 de julho de 2012

Afro-Brasilianische Kultur und Zeitgenössische Kunst - Art in Afro-Brazilian Religion - Arte e Religiosidade Afro-Brasileira

Afro-Brasilianische Kultur und Zeitgenössische Kunst - Art in Afro-Brazilian Religion - Arte e Religiosidade Afro-Brasileira


in a1v

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Estudos sobre o Negro - A da Silva Mello 1958


Estudos sobre o Negro 

A da Silva Mello

Ed. José Olympio

1958

Livro em bom estado de conservação, capa dura, com 231 páginas, escasso, não perca, saiba mais ...

Um amplo estudo sobre o homem negro, seu passado, suas caracteristicas seus costumes, seus ritos e crenças, sua cosmovisão, sua personalidade, questões de fundo são tratadas e abordadas neste precioso livro que deve ser sem dúvida consultado por todos aqueles que se propoem a estudar a questão em quaçquer dimensão que seja.

Histórias e situações que raras vezes são se quer faladas em nosso meio cientifico e cultural essa é a matéria prima com a qual Silva Mello trabalha nestes estudos.



Antônio da Silva Melo (Juiz de Fora, 10 de maio de 1886 — Rio de Janeiro, 19 de setembro de 1973) foi um médico, professor e ensaísta brasileiro. 

Estudou no Instituto Granbery e a seguir ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, cujas aulas freqüentou até o terceiro ano, quando se transferiu para Berlim, formando-se em 1914.

Especializou-se em Clínica Médica, publicando diversos trabalhos científicos em revistas alemãs.  Em 1916 tentou retornar ao Brasil, tendo seu navio sido torpedeado no Mar do Norte, conseguindo salvar-se e voltando para Berlim.

Devido estar o Brasil em vésperas de declarar guerra à Alemanha, foi para a Suíça, obtendo do governo daquele país permissão para trabalhar nos hospitais de Lausanne e Genebra, obtendo depois o posto de médico adjunto do sanatório Valmont. 

Em 1918, retorna ao Brasil, prestando exames e defendendo tese em Belo Horizonte, para revalidação do título. No Rio de Janeiro, presta concurso para professor catedrático de Clínica Médica na Faculdade Nacional de Medicina. Realizou diversos cursos gratuitos para médicos e estudantes na Policlínica de Botafogo e na Santa Casa de Misericórdia.  Em 1944, fundou a Revista Brasileira de Medicina, da qual foi diretor científico até 1973. 

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SILVIA HUNOLD LARA ESCRAVIDÃO REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA 16.

Silvia Hunold Lara  Org.   

ESCRAVIDÃO  - Número especial sobre o centenário
REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA 16.  

MARCO ZERO ANPUH   

ANO 1988  
PÁGINAS 290   
      
LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM   BROCHURA ORIGINAL.

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA 16. CEM ANOS DA ABOLIÇÃO 1888 - 1988,
NUMERO ESPECIAL ORGANIZADO POR SILVIA HUNOLD LARA, ILUSTRADO COM TABELAS, MAPA E FIGURA.

CAPA DE JORGE CASSOL COM ILUSTRAÇÕES TIRADAS DO LIVRO DE LOUIS E ELIZABETH AGASSIZ .

DIVERSOS AUTORES ESTUDIOSOS E IMPORTANTES ARTIGOS;

COM COLABORAÇÃO DE:

Eric Foner; Kátia Queirós Mattoso; João José Reis; Sidney Chaloub; Luiz Carlos Soares; Maria Helena P T Machado Horacio Gutierrez; Robert W Slenes; Robert Sweeny; Peter Linebaugh; Zita Paula Rosa; Eni Mesquita Samara...

O SIGNIFICADO DA LIBERDADE,
O FILHO DA ESCRAVA, 


MAGIA JEJÊ NA BAHIA: A INVASÃO DO TERREIRO CALUNDU DO PASTO DA CACHOEIRA, RECONCAVO BAIANO 1785, 

MEDO BRANCO DE ALMAS NEGRAS: ESCRAVOS, LIBERTOS E REPUBLICANOS NA CIDADE DO RIO, 

OS ESCRAVOS DE GANHO NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX , 

EM TORNO DA AUTONOMIA ESCRAVA: UMA NOVA DIREÇÃO PARA A HISTÓRIA SOCIAL DA ESCRAVIDÃO, 

CRIOLOS E AFRICANOS NO PARANÁ 1798 - 1830, 

LARES NEGROS, OLHARES BRANCOS: HISTÓRIA DA FAMILIA ESCRAVA NO SÉCULO XIX,

OUTRAS CANÇÕES DE LIBERDADE: UMA CRÍTICA DE TODAS AS MONTANHA ATLANTICAS ESTREMECERAM, 

DOCUMENTAÇÃO DEVASSA CONTRA UM TERREIRO DE CALUNDU;

BIOGRAFIA DE UM EX-ESCRAVO.
 

FONTES ORAIS DE FAMÍLIAS NEGRAS;

OS TESTAMENTOS DE LIBERTOS COMO FONTE PARA ESCRAVIDÃO;

ESCASSO, NÃO PERCA, SAIBA MAIS.


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17 de julho de 2012

As nações de Ketu Agenor Miranda Rocha origens ritos e crenças Kêtu Brasil candomble bahia africa terreiro roça etc...


As nações de Ketu origens ritos e crenças.
Agenor Miranda Rocha
Maud
2004

Livro em bom estado de conservação, capa dura, com 231 páginas, ilustrações de Ogiyan, escasso, não perca, saiba mais ...

Apresentação de Antonio Olinto, prefácio de Muniz Sodré. Autoridade no assunto, o professor Agenor Miranda Rocha escreve um livro de referência, dedicado a crenças e tradições desde as origens dos candomblés do Rio de Janeiro

Antonio Olinto assim se refere ao Oluô: "Agenor Miranda Rocha - o oluwô por excelência de nossa gente, o dono do oráculo, o severo servidor do futuro, o senhor da nova Delfos, o amigo de Ifá, deus da adivinhação..."

Mestre Agenor é a maior autoridade do Candomblé no Brasil, legítimo descendente da Ialorixá Aninha Obá Bií, fundadora dos terreiros Axé Opô Afonjá de Salvador e do Rio de Janeiro.


O livro de Agenor Miranda Rocha, "As nações de Kêtu (origens, ritos e crenças)", narra a história das casas de Kêtu no Brasil, sua composição, sua importância, sua história, sua expansão.

Diga-se que há uma sabedoria que só a religião consegue captar e guardar. É a que se baseia na busca do autoconhecimento e na união, tão profunda quanto possível, entre cada ser humano e o universo circundante, habitado por múltiplas formas da natureza e por outros seres humanos, seus semelhantes.

O grude que junta ser com ser ganha, na religião, uma força inesperada, capaz de ligar, de religar, de tornar inconsúteis os tecidos de que as pessoas são feitas.

No começo era o verbo, mas também o espaço. Neste, tudo se movimenta ou se aquieta, se agita ou se abranda. Espaço tem de ser construído, trecho a trecho, pois nele tudo acontece. Depois da construção, há que haver à sagração. A sagração do espaço. Se a maioria das religiões repousa na palavra e na prédica, a dos iorubás - de Kêtu - se expande na dança....

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Irê Ayó: mitos afro-brasileiros Vanda Machado ; C. Petrovich

Vanda Machado ;  C. Petrovich

Irê Ayó: mitos afro-brasileiros.

Edufba,

2004.

bom estdo, brochura, 123 pgs, ilustrado, escasso, não perca, saiba mais..


A cultura afro-brasileira é um constante objeto de estudo para aqueles que pretendem compreender, de maneira mais aprofundada, a história de nosso país e a sua forte ligação com a cultura negra e o continente africano.

Permeando os fatos reais que compõe essa historia, existem lendas que mexem com o imaginário popular e despertam curiosidade."Irê Ayó" é um compilado de contos mitológicos da vertente afro-brasileira, grande parte protagonizada pelas divindades desta cultura: os orixás.

Nas primeiras páginas, o leitor mais leigo poderá se familiarizar com os termos mais utilizados numa espécie de prefácio auto-explicativo.

Dessa maneira, "Irê Ayó" torna-se um item indispensável, quer seja para os mais entendidos no assunto, como para aqueles que pretendem descobrir o mundo fantástico dos deuses e mitos africanos.

A tradição religiosa e cultural afro-brasileira apóia-se na oralidade. E os mitos são as estruturas e a rede de sustentação comunitária e espiritual de um povo (povo de santo). O trabalho com mitos, não é um trabalho isolado do processo de ensino aprendizagem. Considerando-os, deste modo, a tradição cultural vivenciada no terreiro, ou noutra comunidade de matriz africana, proporcionam aos seus participantes um apoio indispensável, também, para a sua vida como cidadão. O mito de Oxum na cosntrução do mundo, anuncia atitudes libertárias ensejando possibilidades de convivência e organização para uma vida.


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12 de julho de 2012

Memória D'’África: a Temática Africana em Sala de Aula Maurício Waldman e Carlos Serrano Cortez Memória D'’África: a Temática Africana em Sala de Aula Maurício Waldman e Carlos Serrano Cortez






Memória D'’África: a Temática Africana em Sala de Aula 

Maurício Waldman e Carlos Serrano 

Cortez 

com 320 págs, ilustrado, brochura original, escasso, saiba mais ...

O livro apresenta o continente africano mostrando questões históricas e antropológicas e os desdobramentos desses pontos nas questões da escravidão e do racismo.

Os autores fazem ainda o resgate geográfico, antropológico, histórico e sociológico da África, bem como de seus reflexos no Brasil e no restante do mundo. 

O livro coroa uma série de manifestações que reivindicam o resgate cultural e social das contribuições originárias da África. 

O texto está comprometido com as últimas posturas pedagógicas referentes ao ensino cenário no qual a escola desponta de modo privilegiado. 

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.

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philolibrorum@yahoo.com.br

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Vera Felicidade de Almeida Campos Mãe Stella de Oxóssi: perfil de uma liderança religiosa ialorixá candomblé Bahia Ilê Axé Opô Afonjá



Vera Felicidade de Almeida Campos

Mãe Stella de Oxóssi: perfil de uma liderança religiosa.

Rio de Janeiro: Zahar, 2003.


livro em brochura original, ilustrado, coda60-x8,não perca, saiba maiss....


Esse livro apresenta o perfil de Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes ialorixás do candomblé da Bahia, líder no Ilê Axé Opô Afonjá.

Atuante tanto em sua comunidade como nas entidades representativas da tradição africana, é conhecida por recusar a idéia do candomblé como uma seita sincrética, afirmando sua legítima condição de religião no Brasil.

A luta dessa líder religiosa pela democratização cultural, combatendo a discriminação de negros, pobres, mulheres e dos socialmente marginalizados - a mesma que durante muito tempo marcou o candomblé - abriu perspectivas para inúmeras pessoas e comunidades antes desdenhadas.

O livro inclui fotos sobre a trajetória de vida de Mãe Stella de Oxóssi, glossário de termos do candomblé utilizados neste livro e planta baixa do Ilê Axé Opô Afonjá em Salvador.

Neste livro, Vera Felicidade de Almeida Campos traça o perfil de Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes ialorixás do candomblé da Bahia, destacando as características de personalidade que levaram Mãe Stella a seu posto de liderança do Ilê Axé Opô Afonjá.

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Maria Stella de Azevedo Santos - Iya Odé Kayode - nasceu no dia 2 de maio de 1925, na Ladeira do Ferrão, no Pelourinho, na cidade de Salvador. Seus pais se chamavam Thomazia de Azevedo e Esmeraldino Antigno dos Santos. Como ficou órfã bem cedo, ela foi adotada por uma irmã de sua mãe (Archanjá de Azevedo), que era casada com José Carlos Fernandes, um abastado tabelião, proprietário de um cartório na Bahia.

Formada em enfermagem, pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, com especialização em Saúde Pública, Stella exerceu a profissão durante trinta anos. Ela foi iniciada no candomblé por Mãe Senhora, em setembro de 1939, quando tinha apenas catorze anos. Mãe Senhora foi a mãe religiosa de Mãe Stella e esta lhe acompanhou durante décadas, na casa-de-santo Ilê Axé Opô Afonjá, até 1967, ano em que a ialorixá faleceu.


Ondina Valéria Pimentel (Mãezinha) assumiu, então, o Opô Afonjá e, um ano após sua morte (em 1976), Stella foi escolhida por Xangô e pelos búzios para ser a ialorixá do terreiro de São Gonçalo do Retiro. Nessa época, ela tinha quarenta e nove anos e havia se aposentado como enfermeira. O terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, por sua vez, teve seu início com Mãe Aninha, que instaurou no Brasil a tradição dos doze Ministros de Xangô, osobás, seis à mão direita e seis à mão esquerda; cada obá com dois substitutos, o otum e o ossi. Após a morte de Mãe Aninha, Mãe Senhora (Dona Maria Bibiana do Espírito Santo) assumiu a direção do Axé, dando-lhe muito prestígio.

Mãe Stella viajou várias vezes para a África, visando aprofundar os conhecimentos sobre a cultura iorubá (que é, basicamente, oral), e conseguiu transformá-la em uma herança escrita. Isto possibilitou uma maior divulgação dos cultos africanos e da religião dos orixás, em todo o país. Na década de 1980, ela participou de vários congressos nacionais e internacionais sobre os cultos afro-brasileiros, escreveu artigos, foi entrevistada por jornais e revistas, deu conferências, e publicou dois livros - o primeiro deles, em co-autoria com Cléo Martins, sua filha, que se intitula E daí aconteceu o encanto; e, o segundo, Meu tempo é agora. Stella foi a primeira ialorixá a escrever livros e artigos sobre sua religião.

Ela combateu, ainda, o sincretismo entre o candomblé e o catolicismo, ressaltando que a fusão de elementos culturais distintos descaracterizava as duas religiões, e pre ju dicava a religião dos oprimidos.


Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos. Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos: ---- philolibrorum@yahoo.com.br ---- que conversaremos sobre como conseguir. PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO cultura griot.

11 de julho de 2012

Levando a Raça a Sério Ação Afirmativa e Universidade Joaze Bernardino e Daniela Galdino Orgs. editora: Dpa ano: 2004

Levando a Raça a Sério Ação Afirmativa e Universidade

Joaze Bernardino e Daniela Galdino Orgs.

editora: Dpa

ano: 2004

 Os estudos científicos decretaram o fim da raça enquanto categoria biológica, que determinava o comportamento moral, intelectual e cultural dos indivíduos. Porém, as descobertas do campo da biologia e da genética nem sempre efetuam uma mudança no comportamento social. 

O resultado disso é que a raça — inexistente do ponto de vista biológico — continua a atuar no plano social e político, sobretudo como uma categoria explicativa das desvantagens vividas pela população negra no Brasil. 

Neste livro, os autores esperam que a raça - como categoria sociológica - seja levada a sério tanto no processo de explicação das desigualdades quanto na formulação de políticas públicas adequadas a este fenômeno.

Lutar contra o racismo, o preconceito e a discriminação racial - que se materializam nos indicadores sociais de desigualdades - requer ações que conjuguem medidas punitivas, políticas de ação afirmativa e políticas de combate à pobreza.

Porém, antes de tudo, requer o empenho por parte do governo brasileiro e o desejo da sociedade brasileira como um todo de construir um país verdadeiramente democrático para todosas, onde a igualdade econômica possa estar combinada ao respeito à diferença.

Coleção Políticas da cor Laboratório de políticas públicas


Levando a raça a sério: ação afirmativa e correto reconhecimento
Joaze Bernardino

Negros em movimento: a construção da autonomia pela afirmação de direitos
Valter Roberto Silvério

Raça, gênero e ações afirmativas
Sueli Carneiro

O sistema classificatório de “cor ou raça” do IBGE
Rafael Guerreiro Osorio

O negro, seu acesso ao ensino superior e as ações afirmativas no Brasil
Delcele Mascarenhas Queiroz

Acesso à universidade: condições de produção de um discurso falacioso
Daniela Galdino; Larissa Santos Pereira

Experiências de ação afirmativa: interlocução com o ponto de vista da juventude negra
Alecsandro J.P. Ratts; Adriane A. Damascena

Inclusão social e igualdade racial no ensino superior baiano – uma experiência de ação afirmativa na Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Wilson Roberto de Mattos

Plano de metas para a integração social, étnica e racial na UnB – relato da comissão de implementação
Dione Oliveira Moura

Currículo e diversidade cultural na escola Grapiúna
Indaiara Célia da Silva

Estratégias pedagógicas e abordagem racial
Marly Silveira



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30 de junho de 2012

The Yoruba husband-wife code Edward Ward

The Yoruba husband wife code

Edward Ward

brochura, em bom estado, com 178 pg., escasso, não perca, saiba mais....



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4 de junho de 2012

As Águas de Oxalá Àwon Omi Òsàlá José Beniste Bertrand Brasil 2007




As Águas de Oxalá Àwon Omi Òsàlá

José Beniste

editora: Bertrand Brasil

ano: 2002

descrição: Brochura. 335 páginas. Livro em bom estado, escasso não perca, saiba mais...

As Águas de Oxalá é um trabalho inédito na literatura afro-brasileira. No livro, Beniste detalha minuciosamente toda a dinâmica de um dos mais belos e longos rituais do candomblé, em que o branco domina integralmente os segmentos do terreiro, por ser a cor da pureza ética que simboliza o grande orixá Oxalá.

O conteúdo histórico da obra retrata a organização do ritual praticado pela ancestralidade afro-descendente aqui radicada: os primeiros momentos, os quais se utilizam do modelo prático do mito que ilustra a narrativa, são seguidos por uma seqüência de 17 dias, a mais longa da religiosidade afro-brasileira, tendo todos os seus cânticos e rezas entoados com as devidas explicações pelo autor.

Todo o cerimonial das Águas de Oxalá está integralmente descrito neste livro, de forma clara, com pormenores que enriquecem o conhecimento de iniciados e pesquisadores do assunto. Os ritos de iniciação não poderiam também ficar de fora neste conjunto de análise, pois são determinantes para uma participação intensa nos ritos.

Sem dúvida, As Águas de Oxalá deve ser lido e estudado com o intuito de que o Candomblé se torne cada dia mais uma religião de significados inteligíveis e autenticamente brasileira.


Finalmente a religião do Cadomblé é abordada como um todo e não somente através do seus caminhos, que são os Orixás.

Este livro de Beniste trata dos princípios religiosos, dos dogmas, da teogonia e até mesmo um pouco (do panteísmo) do Candomblé.

Este livro nos faz vê como é a religião e resgata o sentido monoteísta da religião, sentido este que está sendo esquecido porque os atuais sacerdote se ocupam muito dos caminhos e dos resultados, bem o sentido do Deus maior é ultrapassado pelo Deus Judaico-cristão, em detrimento a moral, a ética e o princípio de vida que norteia a religião Nago.

Outro ponto interessante, mas pouco explorado é a classificação entre os Orixás divindades (sempre deuses) e as entidades (homens que foram endeusados).

A abordagem é esclarecedora, intrigante, o Beniste está fazendo uma grande serviço ao Candomble ao dar oportunidade de que através de seus livros que as pessoas, sejam seguidores, sacerdotes ou interessados possam conhecer o que é o Candomblé.

Não existe quebra de segredos, não existe fundamentos de liturgias. Existe esclarecimento sobre o que é a religião. Como citei as pessoas tem se focado muito no caminho dos Orixás para falar da religião e se focam somente nisso e nos itans. É claro que são importantes, mas, não são tudo.

Falta uma pouco de humildade para que todos entendam que, sempre há o que aprender e que não é nenhuma vergonha alguém saber mais ou saber diferente. O ego, a soberba, a vaidade e a desunião tem destruído a religião. As pessoas não se ajudam e não aprendem mais.

O livro está dividido em 6 partes:
Na primeira fala sobre a origem da religião.
A segunda sobre a estrutura do Candomblé, roças, cargos e liturgias (aqui com muito mais detalhe e riqueza do que no livro As Nações de Ketu).
A terceira volta ao lugar comum de falar sobre os Orixá.
Na quarta fala sobre as liturgias.
A quinta e sexta partes são dedicadas a Oxalá e suas aguas.


José Beniste

é conferencista e autor de ensaios sobre os diversos cultos de raízes africanistas. Foi iniciado no Candomblé Ketu em 1984. Historiador, pesquisador e integrante de movimentos que visam a restauração da dignidade religiosa afro-brasileira, José Beniste mantém uma vasta documentação sobre a história do candomblé no Brasil e demais segmentos religiosos, com literatura especializada e centenas de gravações e depoimentos. Esses depoimentos foram conseguidos através de seu programa radiofônico sobre as religiões afro-brasileiras, em 1970, e até hoje são consultados por estudiosos do assunto. Tem publicado:  Jogo de Búzios: Um Encontro com o Desconhecido e Orun Aiyé: O Encontro de Dois Mundos.



Livro em bom estado de conservação, capa brochura, escasso, não perca, saiba mais ....

Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.

Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

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