1 de agosto de 2012

The Myth of the Negro Past MELVILLE J. HERSKOVITS - Professor of Anthropology Northwestern University. Beacon Press Houston 1964






The Myth of the Negro Past


MELVILLE J. HERSKOVITS - Professor of Anthropology  Northwestern University.

Beacon Press Houston

1964

livro em capa dura, couro lombada e cantos, com 368 páginas, erudito trabalho repleto bibliografia , lista de referencias, bibliografia suplementar, e indice de nomes e termos, bom estado geral de conservação, escasso, não perca saiba mais ....

Livro referencial deste que está entre os maiores estudiosos do tema.

Melville Herskovits estabeleceu enorme esforço intelectual para desmascarar o mito de que os negros não têm passado cultural. Seu estudo sem precedentes da história e da cultura negra recuperou um rico patrimonio Africano na vida religiosa e secular, na linguagem e nas artes.

Obra que visa ajudar a entender a história do negro, história até então ignorada, por zelo e por descuido, contrapondo-se a cinco "mitos" então vigentes. Primeiro, que os negros, como crianças, reagem pacificamente a "situações sociais não satisfatórias"; segundo, que apenas os africanos mais fracos foram capturados, tendo os mais inteligentes fugido com êxito; terceiro, como os escravos provinham de todas as regiões da África, falavam diversas línguas, vinham de culturas bastante variadas e tendo sido dispersos por todo o país, não conseguiram estabelecer um "denominador cultural" comum; quarto, que, embora negros da mesma origem tribal conseguissem, às vezes, manter-se juntos, não conseguiam manter a sua cultura porque esta era patentemente inferior à dos seus senhores; quinto, que "o negro é assim um homem sem um passado". Desmonta toda a falácia má intencionada até então vigente entre estudiosos e ideólogos.


THE SIGNIFICANCE OF AFRICANISMS ;  THE SEARCH FOR TRIBAL ORIGINS;  THE AFRICAN CULTURAL HERITAGE ; ENSLAVEMENT AND THE REACTION TO SLAVE STATUS ; THE ACCULTURATIVE PROCESS  ; THE CONTEMPORARY SCENE: AFRICANISMS IN SECULAR LIFE ; THE CONTEMPORARY SCENE: AFRICANISMS IN RELIGIOUS LIFE ;  THE CONTEMPORARY SCENE: LANGUAGE AND THE ARTS.


"O fundamental do sistema de parentesco é o culto aos ancestrais, o qual, por sua vez, é um componente que mantém unida a visão de mundo. O poder de um homem não termina com a morte, os mortos integram uma parte da vida, as diferenças e poder da vida são transportados para o próximo mundo.
Assim como entre os vivos, os indivíduos de sangue real são os mais poderosos, de modo que os antepassados ​​reais são concebidos como os mais potentes de todos os mortos. Os mortos no Daomé entre os Iorubás, pelo menos, são deificado; entre os Ashanti, isto continua a ser estudado. 

A relação entre os deuses e antepassados é próxima, mas a origem desta colaboração é obscura e extremamente difícil de estabelecer.

Provas apresentadas por Bascom indicam que pelo menos na cidade nigeriana de Ifé, o centro espiritual da vida religiosa Iorubá, os seres concebidos em outros lugares como deuses lá são considerados como ancestrais. As mitologias recolhidas no Daomé também parecem indicar algo de uma ordem similar, irmãos considerados como descendentes de vários deuses ..."


Toda atividade importante na carreira do Dr. Melville J. Herskovits como um antropólogo tem contribuído para as suas qualificações e para a preparação desta obra Negro.  Ele estudou os traços fisicos e culturais do negro, e tem contribuído de forma notável para o conhecimento em ambos os campos. Suas investigações incluíram trabalho não só nos Estados Unidos mas também na África, América do Sul e Índias Ocidentais. Antes deste livro ser lançado ele  trabalhou no Brasil. Sua convicção ao longo da vida que o estudo do negro nos Estados Unidos exige estudo também comparável do negro na África e em todas as partes do hemisfério ocidental tornou possível esta monografia, a primeira análise abrangente sobre as crenças atuais sobre a extensão e significado de traços de origem ....


Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos. Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos: ---- philolibrorum@yahoo.com.br ---- que conversaremos sobre como conseguir. PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO cultura griot.

Nenhum comentário: