Levando a Raça a Sério Ação Afirmativa e Universidade
Joaze Bernardino e Daniela Galdino Orgs.
editora: Dpa
ano: 2004
Os estudos científicos decretaram o fim da raça
enquanto categoria biológica, que determinava o comportamento moral,
intelectual e cultural dos indivíduos. Porém, as descobertas do campo da
biologia e da genética nem sempre efetuam uma mudança no comportamento
social.
O resultado disso é que a raça — inexistente do ponto de vista
biológico — continua a atuar no plano social e político, sobretudo como
uma categoria explicativa das desvantagens vividas pela população negra
no Brasil.
Neste livro, os autores esperam que a raça - como categoria sociológica - seja levada a sério tanto no processo de explicação das desigualdades quanto na formulação de políticas públicas adequadas a este fenômeno.
Lutar contra o racismo, o preconceito e a discriminação racial - que se materializam nos indicadores sociais de desigualdades - requer ações que conjuguem medidas punitivas, políticas de ação afirmativa e políticas de combate à pobreza.
Porém, antes de tudo, requer o empenho por parte do governo brasileiro e o desejo da sociedade brasileira como um todo de construir um país verdadeiramente democrático para todosas, onde a igualdade econômica possa estar combinada ao respeito à diferença.
Coleção Políticas da cor Laboratório de políticas públicas
Levando a raça a sério: ação afirmativa e correto reconhecimento
Joaze Bernardino
Negros em movimento: a construção da autonomia pela afirmação de direitos
Valter Roberto Silvério
Raça, gênero e ações afirmativas
Sueli Carneiro
O sistema classificatório de “cor ou raça” do IBGE
Rafael Guerreiro Osorio
O negro, seu acesso ao ensino superior e as ações afirmativas no Brasil
Delcele Mascarenhas Queiroz
Acesso à universidade: condições de produção de um discurso falacioso
Daniela Galdino; Larissa Santos Pereira
Experiências de ação afirmativa: interlocução com o ponto de vista da juventude negra
Alecsandro J.P. Ratts; Adriane A. Damascena
Inclusão social e igualdade racial no ensino superior baiano – uma experiência de ação afirmativa na Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Wilson Roberto de Mattos
Plano de metas para a integração social, étnica e racial na UnB – relato da comissão de implementação
Dione Oliveira Moura
Currículo e diversidade cultural na escola Grapiúna
Indaiara Célia da Silva
Estratégias pedagógicas e abordagem racial
Marly Silveira
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