17 de julho de 2012

Irê Ayó: mitos afro-brasileiros Vanda Machado ; C. Petrovich

Vanda Machado ;  C. Petrovich

Irê Ayó: mitos afro-brasileiros.

Edufba,

2004.

bom estdo, brochura, 123 pgs, ilustrado, escasso, não perca, saiba mais..


A cultura afro-brasileira é um constante objeto de estudo para aqueles que pretendem compreender, de maneira mais aprofundada, a história de nosso país e a sua forte ligação com a cultura negra e o continente africano.

Permeando os fatos reais que compõe essa historia, existem lendas que mexem com o imaginário popular e despertam curiosidade."Irê Ayó" é um compilado de contos mitológicos da vertente afro-brasileira, grande parte protagonizada pelas divindades desta cultura: os orixás.

Nas primeiras páginas, o leitor mais leigo poderá se familiarizar com os termos mais utilizados numa espécie de prefácio auto-explicativo.

Dessa maneira, "Irê Ayó" torna-se um item indispensável, quer seja para os mais entendidos no assunto, como para aqueles que pretendem descobrir o mundo fantástico dos deuses e mitos africanos.

A tradição religiosa e cultural afro-brasileira apóia-se na oralidade. E os mitos são as estruturas e a rede de sustentação comunitária e espiritual de um povo (povo de santo). O trabalho com mitos, não é um trabalho isolado do processo de ensino aprendizagem. Considerando-os, deste modo, a tradição cultural vivenciada no terreiro, ou noutra comunidade de matriz africana, proporcionam aos seus participantes um apoio indispensável, também, para a sua vida como cidadão. O mito de Oxum na cosntrução do mundo, anuncia atitudes libertárias ensejando possibilidades de convivência e organização para uma vida.


Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos. Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos: ---- philolibrorum@yahoo.com.br ---- que conversaremos sobre como conseguir. PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO cultura griot.

Nenhum comentário: