26 de julho de 2012

FILME SOBRE O ALMIRANTE NEGRO INAUGUROU CENSURA NO CINEMA

 

 FILME SOBRE O ALMIRANTE NEGRO INAUGUROU CENSURA NO CINEMA

João Cândido: tema do primeiro filme brasileiro censurado

Em 1910, oficiais liderados por João Cândido sacudiram o país, reivindicando o fim dos castigos físicos na Marinha. Depois de longas e tensas negociações, a Revolta da Chibata foi reprimida; e os rebeldes presos. Porém, a imagem de João Cândido - o Almirante Negro, nos dizeres da imprensa - seguiu viva. Teve até quem planejasse transportar a história do marinheiro para as luzes do cinema.
o documentário A Vida de João Cândido, do diretor Alberto Botelho, começou a ser produzido em 1910 e foi finalizado em 1912. Mas nunca foi exibido. Em 22 de janeiro de 1912, o chefe da polícia do Rio, Belizário Fernandes da Silva Távora, proibiu a estreia. "Se não fizesse o que fez, talvez a esta hora o Rio em peso estivesse revolucionado", defendeu o Correio da Manhã. Tido hoje como desaparecido, o curta-metragem foi o primeiro filme brasileiro a cair nas garras da censura.
 
 
 
fonte:
http://www.karlabalieiro.com/2012/01/filme-sobre-o-almirante-negro-inaugurou.html
 
 
 
Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos. Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos: ---- philolibrorum@yahoo.com.br ---- que conversaremos sobre como conseguir. PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO cultura griot.

4 comentários:

denise terezinha lelis disse...

HA MUITO TEMPO NAS AGUAS DA GAUANABARAUM DRAGTAO DO MAR REAPARECEU...................................MESTRE SALAS DOS MARES

denise terezinha lelis disse...

MESTRE SALAS DOS MARES

denise terezinha lelis disse...

FORMEMOS UMASO EXPRESSAO UMA SO VOZ UM SO POEMA

denise terezinha lelis disse...

FORMEMOS UMA SO VOZ UMA SO EXPRESSAO UM SO POEMA