8 de março de 2012

Frederico José Aflalo - Baba Adejaossi Ogodo Opo Candomblé: uma visão de mundo. Peji A dialética do candomblé; Ifá : o jogo dos Búzios; A feitura de cabeça (ori); Os orixás; Os ebós; As obrigações; O ciclo das festas; Ilé Mareketu Axé Oxum; Religiões sem deus; Glossário com termos do culto e do ritual do religião dos orixás, etc..


Frederico José Aflalo - Baba Adejaossi Ogodo Opo .

Candomblé: uma visão de mundo.

Rio de Janeiro,  Ed. Mandarim,
 
1997.

capa brochura original, bom estado, Ilustração Ionaldo Peji, escasso, não perca, saiba mais...

A dialética do candomblé; Ifá : o jogo dos Búzios; A feitura de cabeça (ori); Os orixás; Os ebós; As obrigações; O ciclo das festas; Ilé Mareketu Axé Oxum;  Religiões sem deus; Glossário com termos do culto e do ritual do religião dos orixás; Bibliografia.

Interessante e instrutiva obra de uma erudição poucas vezes vista entre os escritores de  assuntos relacionados ao universo religioso, sem contudo perder o asé a espiritualidade sempre latente...


Baba Adejaossi faz uma profunda incursão no ambiente histórico das casas de santo do brasil e de suas origens no golfo do benin. De modo que a sua exposição dos fundamentais conceitos da cosmovisão nagô yorubá  nos aparecem de modo bem inteligiveis, falar de candomblé com forte fundamentação histórico cultural e respeitar as tradições ancestrais é o que faz o Baba, livro imperdível.

"Na concepção yorubá, o humano possui três elementos associados que lhe permitem atuar como ser vivo: "Egbé", o corpo material; "Emi", a respiração (energia vital que anima o Egbé) e o "Ori", a mente ou a cabeça( o mais importante , dotado originariamente de uma herança ancestral)."

 Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.

Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos:  philolibrorum@yahoo.com.br que conversaremos sobre como conseguir.

PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO

cultura griot.

Nenhum comentário: