11 de setembro de 2010

Quarto Despejo Diário Favelada Carolina Jesus História Negro






Autor: Carolina Maria de Jesus


Título: Quarto de Despejo Diário de uma favelada


Editora: Francisco Alves


Ano: 1960


Páginas: 182

Comentário: Livro em bom estado de conservação, brochura original, com algumas marcas do tempo, e um pequeno desgaste na parte superior e inferior da capa. Miolo em perfeito estado, como mostra as fotos.


Ilustrações e Capa de Cyro Del Nero, ilustrações em papel couche, Contem um recorte de jornal relatando a triste volta da autora a tão dura vida de catadora de papel, depois de ter vivido a tão cobiçada Glória...


Saiba Mais

O livro Quarto de Despejo é o diário de Carolina, uma catadora de papéis, semi-analfabeta, negra, pobre e favelada. É, também, autora, personagem e narradora do livro. Ela representa a voz dos excluídos, marginalizados por questões sociais e étnicas. É um diário autobiográfico e um documento sobre a vida de uma favela. São reflexões sensíveis e críticas. Todo o texto é como se fosse um espelho através do qual a autora olha a si mesma e, também, as pessoas que dividem com ela o seu espaço. É um diário diferente dos outros que são confidenciais. A autora procura denunciar as condições miseráveis de vida em uma favela...

Sua primeira edição, de 10 mil exemplares, se esgotou em menos de uma semana. A Livraria Francisco Alves, que publicou o diário depois de muito relutar, mandou rodar mais 90 mil exemplares que, em poucos meses, superou a vendagem do então recordista, Jorge Amado.

Mais do que isto: Carolina era uma favelada negra, semi-analfabeta, e seu trabalho tem causado grande impacto nos meios acadêmicos, até hoje. Carolina Maria de Jesus jamais poderia imaginar o poder explosivo que estava contido em seus diários !

O segredo do livro não estava exatamente sua qualidade, mas em sua originalidade. “Não chegava a ser uma obra literária propriamente dita, mas possuía momentos de grande força descritiva, de criação de imagens”, comenta Audálio Dantas, que deu nome ao livro a partir de uma frase criada por Carolina: “Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludo, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo”. O título “Quarto de despejo”, retratava o modo como a escritora percebia a favela em oposição à cidade..

Carolina Maria de Jesus (Sacramento, 14 de março de 1914 — São Paulo, 13 de fevereiro de 1977) foi uma escritora brasileira.

Ex-catadora de papel, Carolina foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas ao escrever uma matéria sobre a expansão da favela do Canindé. Com pouca escolaridade, favelada, mulher, negra e pobre, Carolina fez de suas obras um meio de denúncia sócio-política.

Sua obra mais conhecida, que teve tiragem inicial de dez mil exemplares (esgotados na primeira semana), e traduzida em 13 idiomas, é Quarto de Despejo, publicada em 1960. Também escreveu Casa de Alvenaria (1961), Pedaços de Fome (1963), Provérbios (1963) e Diário de Bitita (1982, póstumo).

Nenhum comentário: