11 de setembro de 2010

Pedaços da Fome Carolina Maria de Jesus1963 autora de quarto de despejo diario favelada etc






Pedaços da Fome

Carolina Maria de Jesus

editora: Aquila

ano: 1963

descrição: Ano 1963, - Ed., 217 pags., bom estado


Editora Aquila, 1963, 1ª edição. Capa e ilustrações de João K. Suzuki. Encadernação original brochura. Livro em muito bom estado de conservação. 217 pp. Com a excelente nota explicativa. Com o original desdobrável artistico do ilustrador.



Prefaciado por ninguém menos que o poeta negro Eduardo de Oliveira que desfrutava à época de legitimidade no campo da literatura dominante, mas era igualmente reconhecido como uma importante liderança negra. Foi comparado, inclusive,por Tristão de Athaide, a Aimé Césáire e a Senghor22 em função da poesia militante e do ativismo político-partidário.

Foi dele o prefácio do livro Pedaços da fome, considerado um marco na trajetória de sucesso de Carolina.


[...] ainda que não traga a moldura portentosa e fulgurante da estilística machadiana, nem o apuro de linguagem exigível pelos estetas da literatura “Pedaços da Fome”, quando mais não seja, é
uma autêntica afirmação reveladora dos incomensuráveis prodígios da alma humana.


Carolina Maria de Jesus (Sacramento, 14 de março de 1914 — São Paulo, 13 de fevereiro de 1977) foi uma escritora brasileira.

Ex-catadora de papel, Carolina foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas ao escrever uma matéria sobre a expansão da favela do Canindé. Com pouca escolaridade, favelada, mulher, negra e pobre, Carolina fez de suas obras um meio de denúncia sócio-política.

Sua obra mais conhecida, que teve tiragem inicial de dez mil exemplares (esgotados na primeira semana), e traduzida em 13 idiomas, é Quarto de Despejo, publicada em 1960. Também escreveu Casa de Alvenaria (1961), Pedaços de Fome (1963), Provérbios (1963) e Diário de Bitita (1982, póstumo).

Nenhum comentário: