Esta página visa contribuir para elaboração bibliográfica sobre temática Negro Africana, sobretudo que diga respeito Brasil. Livro esgotado, raro, fora do comércio, recolhido, obra que já está fora do comércio, etc. Contato philolibrorum@yahoo.com.br Alguns assuntos: Ifá Orixá Candomblé Capoeira Fon Bahia Ilê Jejê Nagô Yoruba Búzios Mina Nigéria Terreiro Saida Yaô Comida Negritude Movimento Negro Hip-Hop Discriminação Escravatura Quilombismo Abolição Samba Jongo Educação Lei 10639/2003 etc...
23 de setembro de 2010
África: Terra, Sociedades e Conflitos Nelson Bacic Olic
África: Terra, Sociedades e Conflitos
Nelson Bacic Olic
editora: Moderna
ano: 2004
descrição: livro em bom estado de conservação, com Brochura. 128 páginas;
O objetivo principal deste livro é o de traçar um panorama geopolítico do Oriente Médio, uma das mais conturbadas regiões do planeta. Os autores analisam as causas desses conflitos, mostrando a conjunção de fatores históricos, geográficos, religiosos, estratégicos, culturais, sociais, étnicos e econômicos como ponto de partida para a compreensão de tantos problemas que parecem longe de uma solução pacífica.
Embora no Brasil exista uma população de 45% de afro-descendentes, temos pouco conhecimento do continente africano. Nesse livro, os autores nos colocam em contato com a multiplicidade de povos e tradições antigas, uma infinidade de etnias e centenas de idiomas que caracterizam o fascínio da África. Ao longo da descrição dos conflitos étnicos e religiosos, somos informados sobre o processo da colonização e das lutas de emancipação, meio à disputa do subsolo, rico em ouro, diamante, petróleo, além de produtos estratégicos usados para fins bélicos. Dos 53 países, os autores analisam diversos deles, ora pela sua importância na economia do continente, ora pela pobreza, doenças, desastres naturais e tragédias das guerras civis. Conhecer as dificuldades enfrentadas, sobretudo gestadas a partir da herança colonial, pode ser um caminho para aguardar melhores dias para os povos africanos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário