24 de outubro de 2012

Bruxaria, Oráculos e Magia Entre os Azande E. E. Evans-Pritchard editora: Jorge Zahar





Bruxaria, Oráculos e Magia Entre os Azande

E. E. Evans-Pritchard
editora: Jorge Zahar
ano: 1978

bom estado, brochura com 320 pgs, capa oroginal, escassa edição, não perca, saiba mais....

Um interessante livro que relata e discute o mundo africano abordado a  partir da antropologia, uma ótima ferramenta ṕara compreender a cosmovisão  africana entrelada nos seus rituais, crenças e sobretudo pela renomada adivinhação sistemática tão abundante entre os povos africanos. Os oráculos azande intricados pela percepção do ambiente e mantidos pelo apego à ancestralidade é dos fatores que mais chamam a atenção...


Introducao, Eva Gillies; traducao Eduardo Viveiros de Castro. 

A Bruxaria é um Fenomeno Organico e Hereditario ; A Noção de Bruxaria como Explicacao de Infortunios ; Vitimas de Infortunios Buscam os Bruxos entre os lnimigos ; Bruxos 'Tem Consciencia de seus Atos? ; Os Adivinhos ; Treinamento de um Noviço na Arte da Adivinhacao ; O Lugar dos Adivinhos na Sociedade Zande ; 0 Oraculo de Veneno na Vida Diaria  ; Outros Oraculos Azande ; Problemas levantados pela Consulta ao Oraculo de Veneno  ;  Uma Associacao para a Pratica da Magia  ;  Glossario dos termos usados na descricao das aeneas e  Apendices Inclui bibliografia.


Uma longa pesquisa realizada é o ponto de partida para a reflexão que Evans-Pritchard desenvolve nesse livro a respeito das práticas de bruxaria entre os Azande.

O volume passa em revista noções, especialistas e procedimentos, estritamente relacionados, que abrangem as diferenças entre bruxaria e feitiçaria, a ação de adivinhos, o recurso a uma série de oráculos e a utilização de drogas em rituais de magia.

Representante de um período extremamente fértil da antropologia, o autor produz uma etnografia que se tornaria exemplar em termos de trabalho de campo.

Com sua escrita de estilo magnífico, faz uma abordagem magistral da coleta de dados, da observação participante, do papel e do dilema do antropólogo no convívio com uma cultura diferente da sua.

Meu objetivo não é descrever exaustivamente todas as situações sociais nas quais a magia, os oráculos e bruxaria se apresentam, mas estudar as relações entre essas práticas e crenças entre si, mostrar como formam um sistema racional e investigar como este sistema racional se manifesta no comportamento social.


Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos. Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos: ---- philolibrorum@yahoo.com.br ---- que conversaremos sobre como conseguir. PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO cultura griot.

Nenhum comentário: