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22 de outubro de 2012
Axé Opô Afonjá. Mestre Didi - Deoscóredes M. dos Santos. Candomblé Bahia. Nagô.
Axé Opô Afonjá
Mestre Didi - Deoscóredes M. dos Santos
editora: IBEA - Rio de Janeiro, Guanabara
ano: 1962
descrição: Bahia, Candomblé, Estudos Afro-Brasileiros; Brochura, 110 pgs; Bom estado.
Nota de Roger Bastide;
Prefácio de Pierre Verger;
Apendice de Zora Seljan sobre o Jubileu de Ouro no Opo Afonja cinquentenario de Santo de Senhora...;
Iyá mi agbá ijexá orá iyêiyê
Eniti ayabá teni bu omi ô
Iyá mi kê sóró kê mãmá só
bibá égun ayabá ô mo ô
Ebé ri odô ni kôdô
Ora iyêiyê ô!
A quem entender baste ! Livro sugerido aos já integrados e entendidos no ambiente liturgico da religião dos Orixás no Brasil.
Todos os anos, após as festas de Oxun, realiza-se a segunda-feira de Rokô e Apaoká, ainda dentro do ciclo de festas de Oxalá.
Rokô é simbolizado por uma gameleira e Apaoká uma jaqueira, ambas as árvores sagradas.
É oferecida aos dois orixás certa quantidade de obi, orobô, galos e galinhas para a matança.
Ao amanhecer dessa segunda-feira, depois do último domingo das festas de Oxun, faz-se a limpeza e o asseio nos pés das duas árvores.
Depois de tudo bem limpo, do osé feito com a mudança das águas de todas as vasilhas que ficam entre as raízes do Apaoká e do Rokô, a pessoa encarregada de tomar conta das oferendas recebem das mãos da Iyalorixá todos os ingredientes necessários àquela obrigação.
Encaminham-se então todos para as árvores sagradas, amarram em cada uma delas um grande ojá branco e colocam ali por perto todos os ingredientes da obrigação. Os festejos começam com a matança....
A descrição do culto a Apaoká realizada por Mestre Didi foi legitimada por Mãe Senhora, sua mãe genética e Iyalorixá do Opô Afonjá entre 1940 a 1967, e pelo casamento com a antropóloga Juana Elbein, que permitiu o seu contato com a escrita acadêmica de forma mais sistemática.
Há que se destacar que Mãe Senhora, Maria Bibiana do Espírito Santo (1890-1967) era consagrada a Oxum Miwá e possuía o título de Iya Egbé.
Título que representa o princípio e a liderança feminina na comunidade, como também dos poderes das ancestrais femininas nas decisões sociais, além de pertencer ao quadro sacerdotal do culto a Baba Egum, onde Mestre Didi possui o cargo de Alapini.
CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
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que conversaremos sobre como conseguir.
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