24 de novembro de 2011

A RAÇA AFRICANA E OS SEUS COSTUMES NA BAHIA Manuel Querino




A RAÇA AFRICANA E OS SEUS COSTUMES NA BAHIA

Manuel Querino

Progresso - Salvador - BA

ano: 1955 - pg. 179

Livro em bom estado de conservação, brochura original, com ilustrações em papel especial, escasso, não perca, saiba mais....

Prefacio. A raça africana e seus costumes na Bahia. Nos sertões africanos; Culto fetichista;

Os orixás; Gunoco; O pegi; O Inhame novo; O ifá; Olhar ou advinhar; Quizila; Dar comida a cabeça;

A pedra de santa barbara; A troca de cabeça; Do ebó; O ogân; A lenda; Caracteristicos das diversas tribos ;

Dos funerais; o jejum malê; Candomblé de caboclo; O africano como colonizador; primeiras idéias de liberdade;

o africano na família; chegada do africano no Brasil; Os homens de cor preta na história. etc....


Com nota informativa de Pinto de Aguiar.

Com a bibliografia deste pioneiro dos estudos africanos no Brasil.

Com xxiv estampas fotográficas, algumas de difícil acesso.


Há mais de meio século, o sábio beneditino, Fr. Camilo de Montserrat, estranhando o pouco apreço e a nenhuma importância em que eram tidos os estudos referentes aos usos e costumes dos africanos, entre nós, traçou aos escritores brasileiros o seguinte roteiro, apenas iniciado
pelo malogrado professor Nina Rodrigues: “Conviria muito, pois, antes da extinção completa da raça africana, no Brasil, e, sobretudo, antes que desapareçam as variedades mais interessantes
e menos vulgarmente conhecidas, apanhar dos próprios indivíduos, que as representam, informações que dentro de pouco tempo será impossível ou pelo menos muito difícil de obter.

Há, entre os negros transportados da África, indivíduos oriundos de regiões do interior do continente, até onde nenhum viajante conseguiu ainda ir, e que não se acham mencionados em nenhuma relação publicada. Pode-se ainda distinguir e estudar os tipos diversos, constatar-lhes autenticamente a origem, interrogar os indivíduos sobre suas crenças, suas línguas, seus usos e
costumes, e recolher assim da própria boca dos negros, tanto mais facilmente quanto é certo que eles falam a língua comum, informações que os viajantes só a muito custo obtêm, correndo grandes riscos em custosas expedições e ainda sujeitos aos mais graves erros...


Querino usou fotografias para combater as imagens negativas e cientificistas do negro de duas maneiras: primeiro, divulgando sua própria imagem de um “homem de cor” altivo e sofisticado e segundo, divulgando imagens respeitosas e dignas de africanos e afrodescendentes.

O livro é ilustrado por 25 pranchas – 23 fotografias e 2 gravuras. Nove das fotografias retratam “typos” e “representantes” de “tribos” africanas, representando pessoas anônimas ou identificadas apenas pelo cargo, no caso da “antiga mãe de terreiro do Gantois, Typo Egbá” ; cinco são fotografias privadas de indivíduos e grupos de pessoas.


Também incluem uma fotografia intitulada “Ganhadores de Canto”, uma imagem amplamente disseminada em que todos estão descalços, indicando sua condição de escravos, mas dignamente trajados com paletós escuros e chapéus. A extrema direita da foto, vemos Felisberto Couve, um ex-rei africano e sacerdote de Ifá. Também se vê sombrinhas – símbolos de realeza em várias regiões da África – uma das quais está encostada contra a parede.

Quase todas as mulheres que aparecem nestas fotografias usam um pano da costa no ombro, no estilo não-litúrgico – durante rituais de Candomblé, seria usado em torno da cintura pelas mais velhas e em torno do peito pelas mais novas.

Duas dessas fotografias a da “antiga mãe de terreiro”, facilmente identificada como Maria Júlia da Conceição Nazareth, a fundadora do Ilê Iyá Omin Axé Iyá Massé, ou terreiro do Gantois, e a de sua filha biológica e sucessora, Maria Pulquéria da Conceição Nazareth (1840-1918), carismática e respeitada ialorixá que abriu as portas do terreiro para pesquisas aos intelectuais.

A segunda também era mãe de santo de Querino, quando foi ogã do Gantois. As duas mulheres são retratadas de pé, de corpo inteiro, trajando roupas e jóias que, no segundo retrato, Querino caracteriza como sendo de “grande gala”. Tanto a mãe como a filha tem porte de rainha.....


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