3 de julho de 2010

Itaylê Ogun Adenor Gondim Pinacoteca de São Paulo




Itaylê Ogun

Adenor Gondim

editado pela Pinacoteca de São Paulo

Ano: 2005 102 pg.Livro em muito bom estado de conservação, coda46-20x, não perca, escasso, saiba mais.

Itaylê Ogun – Quando o Ferro Encontra a Àgua, do fotógrafo baiano Adenor Gondim é, na totalidade das suas imagens e intenção, um tratado sobre arte, religiosidade e memória na Bahia e no Brasil. Fotógrafo dedicado às suas mais profundas raízes, o que vemos em Itaylê Ogun é resultado de uma pesquisa que vem sendo realizada há mais de três décadas, em Salvador e no interior baiano, onde as manifestações e as crenças populares, através da persistência e da fé do seu povo, levam para a fotografia do artista a busca e a perpetuação do maior patrimônio de cada cidadão: a preservação da sua história e da sua memória. A criação e o significado das ferramentas de José Adário dos Santos; as mãos do Alabê sobre o Rum ou a celebração à fertilidade, no Comcubi de Maraú; os rituais da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e os olhos de Mãe Filhinha, seu ofício, sua arte: o espaço interior de uma ancestralidade que povoa o imaginário de todo o povo brasileiro. "Porto de Dentro num Umbigo Africano" , "Preto no Branco", "Jabá de Ogum" de Diógenes Moura e "De onde se vê: dentro fora, longiperto" de Maria Lucia Montes.

Este livro é fruto de uma exposição de oitenta fotografias e oito esculturas (ferros de Santos) com o mesmo título realizada no período de novembro de 2004 a fevereiro de 2005 na Pinacoteca de São Paulo dividida em três blocos: duas células da diáspora africana no Brasil Sra. Narcísa Cândida da Conceição conhecida com Mãe Filhinha é Ialorixa ou Mãe de Santo, irmã da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de Cachoeira e Sr. José Adário Ferreiro cujo trabalho e totalmente voltado para os ferros (esculturas) dos assentamentos dos Inkises e Orixás.

A maioria dos candomblés de Angola e Keto da Bahia tem ferro de autoria Zé Adário em seus assentamentos.

O terceiro bloco formado de fotografias dos mais diversos aspectos do universo afro descente, presentes para iemanjá em Ponta de Areia, Amoreiras em Itaparica, Xiré, batismo e presente para Iemanjá na festa do Bembé de Santo Amaro, Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira, jogo de búzios, Cocumbi de Marau...

Livro em bom estado de conservação, Tamanho 24x28cm, 104 páginas 74 fotos.

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.


Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos pelo e-mail: philolibrorum@yahoo.com.br que conversaremos sobre como conseguir.

Esta página visa contribuir para a elaboração da bibliografia sobre a temática "Negro", sobretudo no Brasil. Trabalhamos com o fornecimento de livros esgotados, raros, fora de comércio,recolhidos e outros sobre a temática afro-brasileira, caso queira é só nos contactar. Abrangemos diversas áreas do conhecimento desde os orixás até Milton Santos o maior intelectual Negro do Século XX.

cultura griot.

Nenhum comentário: