9 de setembro de 2009

Influência Africana Português Brasil Mendonça Nagô Ioruba


Influência Africana Português Brasil Mendonça Nagô Ioruba.


Autor: Renato Mendonça

Tìtulo: A influência africana no português do Brasil

Editora: Nacional

Ano: 1935

Páginas: 225

Comentário: Livro em bom estado de conservação, encadernado em capa dura , couro, antiga, manteve-se a capa brochura original. Ilustrada com mapas e gravuras. Exemplar pertenceu ao erudito pernambucano Jorge Cahu.



Prefácio de Rodolfo Garcia.

Com um addendum: explicação dos mapas toponímicos.

Com um apêndice sobre as opiniões críticas sobre esse livro.

Com índice de siglas, ampla bibliografia para quem quer aprofundar-se no assunto.

Etnografia africana.


Lingüística africana.


O tráfico.


Povos negros importados.


Fonética e morfologia do Quimbundo.


Influência africana no português.


Folclore.


O negro na literatura brasileira. Onde se vê reproduções de textos dos fundadores do elemento negro em nossas letras.


Vocabulário: (vasto, útil e primoroso vocabulário de termos africanos utilizados no Brasil, adequado para quem estuda, gosta ou pesquisa o povo de santo, a religião dos Nagôs Yorubás, dos Gêges, entre outros povos advindos da África).


Trabalhamos com uma vasta bibliografia sobre a Temática Negro, Consulte nosso acervo ou faça-nos um pedido sobre determinado livro.






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BAIOCCHI, Mari de Nasaré. Kalunga povo da terra. Quilombos. Quilombolas. Remanescente Cultural de raiz Africana, costumes, etc...

BAIOCCHI, Mari de Nasaré.

Kalunga povo da terra.

Brasília: Unesco / MJ / Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 1999.


A antropóloga Mari Baiocchi é a autora e responsável por um livro em que pesa quase 200 anos de história. “Meu trabalho de observação analisa o processo, a dinâmica das mudanças da cultura Kalunga.”, diz a autora. E ela observou essa dinâmica durante os 24 anos em que trabalhou na região quilombola, pesquisando hábitos como a língua, os festejos, a comida, a forma de viver de uma comunidade remanescente de escravos.

O livro “Kalunga, o Povo da Terra” é o resultado de um minucioso trabalho de pesquisa. No livro, Baiocchi explica que a palavra kalunga ou calunga, as duas grafias estão corretas, tem origem banto dos africanos angolanos, congos e moçambiques que foram trazidos para o Brasil. Calunga pode ser uma boneca de madeira que os moradores de comunidades do rio Lui, na África, fabricavam ou pode ser também uma palavra mágica, uma divindade do culto banto.



BAIOCCHI (1984, 1986, 1990, 1991, 1994, 1995, 1996, 1999) dedicou-se a descrever o agrupamento, mencionou os possíveis traços de herança africana no grupo, abordou o universo cultural e preparou um relatório técnico científico para demarcação do Sítio Histórico e Ptrimônio Cultural Kalunga.

Influência Africana no Brasil, Nagô, Bantu, Gege, Moçambique, Ioruba, etc...

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28 de agosto de 2009

Roger Bastide. Medicina e magia nos Candomblés. Medicina e magia nos Candomblés.

Roger Bastide.

Medicina e magia nos Candomblés.

São Paulo

Brochura, bom estado, escasso. In BOLETIM BIBLIOGRÁFICO: Separata. São Paulo, 1950.

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26 de agosto de 2009

Aguas de Oxalá. JOSE BENISTE. Ritos Rituais e liturgias Cerimoniais do Candomblé.





As Águas de Oxalá é um trabalho inédito na literatura afro-brasileira. No livro, Beniste detalha minuciosamente toda a dinâmica de um dos mais belos e longos rituais do candomblé, em que o branco domina integralmente os segmentos do terreiro, por ser a cor da pureza ética que simboliza o grande orixá Oxalá.
O conteúdo histórico da obra retrata a organização do ritual praticado pela ancestralidade afro-descendente aqui radicada: os primeiros momentos, os quais se utilizam do modelo prático do mito que ilustra a narrativa, são seguidos por uma seqüência de 17 dias, a mais longa da religiosidade afro-brasileira, tendo todos os seus cânticos e rezas entoados com as devidas explicações pelo autor. Todo o cerimonial das Águas de Oxalá está integralmente descrito neste livro, de forma clara, com pormenores que enriquecem o conhecimento de iniciados e pesquisadores do assunto.
Os ritos de iniciação não poderiam também ficar de fora neste conjunto de análise, pois são determinantes para uma participação intensa nos ritos. Sem dúvida, As Águas de Oxalá deve ser lido e estudado com o intuito de que o Candomblé se torne cada dia mais uma religião de significados inteligíveis e autenticamente brasileira.


Editora: Bertrand Brasil
Autor: JOSE BENISTE
Ano: 2002
Número de páginas: 336
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

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21 de agosto de 2009

Quilombo Palmares Edson Carneiro Negros Zumbi Gangá Zumba

Quilombo Palmares Edson Carneiro Negros Zumbi Gangá Zumba


Autor: Edson Carneiro
Tìtulo: O Quilombo dos Palmares
Editora: Civilização brasileira
Ano: 1966
Páginas: 144


Comentário: Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original.

Edição numerada exemplar nº 1453, Capa de Marius Lauritzen Bern,

História do Brasil, Africanos no Brasil, Escravidão, Rebeliões. Obra em que a paixão do autor pela verdade histórica é poderosamente auxiliada pelo método empregado para obtê - la destrói mitos e lendas e possibilita ao estudioso a visão clara e objetiva do famoso episodio das lutas sustentadas pelos negros em favor de sua liberdade... Saiba Mais.


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Negro funcionário da USP espancado no Carrefour no século XXI, parece piada mas não é.

veja o video:
aqui:


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1107471-7823-HOMEM+E+CONFUNDIDO+COM+BANDIDO+E+E+ESPANCADO+EM+SAO+PAULO,00.html


ou aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=3wbMW7r6ljU


leia o texto da afropress:


21 de Agosto de 2009 - 11h27
Carrefour afasta seguranças que espancaram cliente negro
O Carrefour afastou a gerência de sua loja em Osasco, na Grande São Paulo, e substituiu a empresa de segurança que prestava serviço para o supermercado. As medidas, anunciadas por meio de nota, ocorreram depois que o cliente Januário Alves de Santana foi agredido por vigias do supermercado. Ele foi 'confundido' com ladrões e considerado suspeito de roubar o próprio carro. A vítima também foi alvo de preconceito da própria polícia.


Tomado por suspeito de um crime impossível – o roubo do seu próprio carro, um EcoSport da Ford – o funcionário da USP, Januário Alves de Santana, 39 anos, foi submetido a uma sessão de espancamentos com direito a socos, cabeçadas e coronhadas, por cerca de cinco seguranças do Hipermercado Carrefour, numa salinha próxima à entrada da loja da Avenida dos Autonomistas, em Osasco. Enquanto apanhava, a mulher, um filho de cinco anos, a irmã e o cunhado faziam compras.

A direção do Supermercado, questionada pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP, afirma que tudo não passou de uma briga entre clientes.

O caso aconteceu no dia 7 de agosto e está registrado no 5º DP de Osasco. O Boletim de Ocorrência – 4590 – assinado pelo delegado de plantão Arlindo Rodrigues Cardoso, porém, não revela tudo o que aconteceu entre as 22h22 de sexta e as 02h34 de sábado, quando Santana – um baiano há 10 anos em S. Paulo e que trabalha como Segurança na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, há oito anos – chegou a Delegacia, depois de ser atendido no Hospital Universitário da USP com o rosto bastante machucado, os dentes quebrados.

Ainda com fortes dores de cabeça e no ouvido e sangrando pelo nariz, ele procurou a Afropress, junto com a mulher – a também funcionária do Museu de Arte Contemporânea da USP, Maria dos Remédios do Nascimento Santana, 41 anos – para falar sobre as cenas de terror e medo que viveu. “Eu pensava que eles iam me matar. Eu só dizia: Meu Deus”.

Santana disse pode reconhecer os agressores e também pelo menos um dos policiais militares que atendeu a ocorrência – um PM de sobrenome Pina. “Você tem cara de que tem pelo menos três passagens. Pode falar. Não nega. Confessa, que não tem problema”, teria comentado Pina, assim que chegou para atender a ocorrência, quando Santana relatou que estava sendo vítima de um mal entendido.

Depois de colocar em dúvida a sua versão de que era o dono do próprio carro, a Polícia o deixou no estacionamento com a família sem prestar socorro, recomendando que, se quisesse, procurasse a Delegacia para prestar queixa.

Terror e medo

“Cheguei, estacionei e, como minha filha de dois anos, dormia no banco de trás, combinei com minha mulher, minha irmã e cunhado, que ficaria enquanto eles faziam compra. Logo em seguida notei movimentação estranha, e vi dois homens saindo depressa, enquanto o alarme de uma moto disparava, e o dono chegava, preocupado. Cheguei a comentar com ele: “acho que queriam levar sua moto”. Dito isso, continuei, mas já fora do carro, porque notei movimentação estranha de vários homens, que passaram a rodear, alguns com moto. Achei que eram bandidos que queriam levar a moto de qualquer jeito e passei a prestar a atenção”, relata.

À certa altura, um desses homens – que depois viria a identificar como segurança – se aproximou e sacou a arma. Foi o instinto e o treinamento de segurança, acrescenta, que o fez se proteger atrás de uma pilastra para não ser atingido e, em seguida, sair correndo em zigue-zague, já dentro do supermercado. “Eu não sabia, se era Polícia ou um bandido querendo me acertar”, contou.

Os dois entraram em luta corporal, enquanto as pessoas assustadas buscavam a saída. “Na minha mente, falei: meu Deus. Vou morrer agora. Eu vi essa cena várias vezes. E pedia a Deus que ele gritasse Polícia ou dissesse é um assalto. Ele não desistia de me perseguir. Nós caímos no chão, ele com um revólver cano longo. Meu medo era perder a mão dele e ele me acertar.

Enquanto isso, a mulher, a irmã, Luzia, o cunhado José Carlos, e o filho Samuel de cinco anos, faziam compras sem nada saber. “Diziam que era uma assalto”, acrescenta Maria dos Remédios.

Segundo Januário, enquanto estava caído, tentando evitar que o homem ficasse em condições de acertar sua cabeça, viu que pessoas se aproximavam. “Eu podia ver os pés de várias pessoas enquanto estava no chão. É a segurança do Carrefour, alguém gritou. Eu falei: Graças a Deus, estou salvo. Tô em casa, graças a Deus. Foi então que um pisou na minha cabeça, e já foi me batendo com um soco. Eu dizia: houve um mal entendido. Eu também sou segurança. Disseram: vamos ali no quartinho prá esclarecer. Pegaram um rádio de comunicação e deram com força na minha cabeça. Assim que entrei um deles falou: estava roubando o EcoSport e puxando moto, né? Começou aí a sessão de tortura, com cabeçadas, coronhadas e testadas”, continuou.

Sessão de torturas

“A sessão de torturas demorou de 15 a 20 minutos. Eu pensava que eles iam me matar. Eu só dizia: Meu Deus, Jesus. Sangrava muito. Toda vez que falava “Meu Deus”, ouvia de um deles. Cala a boca seu neguinho. Se não calar a boca eu vou te quebrar todo. Eles iam me matar de porrada”, conta.

Santana disse que eram cerca de cinco homens que se revezavam na sessão de pancadaria. “Teve um dos murros que a prótese ficou em pedaços. Eu tentava conversar. Minha criança está no carro. Minha esposa está fazendo compras, não adiantava, porque eles continuaram batendo. Não desmaiei, mas deu tontura várias vezes. Eu queria sentar, mas eles não deixavam e não paravam de bater de todo jeito”.

A certa altura Januário disse ter ouvido alguém anunciar: a Polícia chegou, sendo informada de que o caso era de um negro que tentava roubar um EcoSport. “Eles disseram que eu estava roubando o meu carro. E eu dizia: o carro é meu. Deram risada.”

A Polícia e o suspeito padrão

A chegada da viatura com três policiais fez cessar os espancamentos, porém, não as humilhações. “Você tem cara de que tem pelo menos três passagens. Pode falar. Não nega. Confessa que não tem problema”, comentou um dos policiais militares, enquanto os seguranças desapareciam.

O policial não deu crédito a informação e fez um teste: “Qual é o primeiro procedimento do segurança?”. Tonto, Januário, Santana disse ter respondido: “o primeiro procedimento é proteger a própria vida para poder proteger a vida de terceiros”.
Foi depois disso que conseguiu que fosse levado pelos policiais até o carro e encontrou a filha Ester, de dois anos, ainda dormindo e a mulher, a irmã e o filho, atraídos pela confusão e pelos boatos de que a loja estava sendo assaltada. “Acho que pela dor, ele se deitou no chão. Estava muito machucado, isso tudo na frente do meu filho”, conta Maria dos Remédios.

Sem socorro

Depois de conferirem a documentação do carro, que está em nome dela, os policiais deixaram o supermercado. “Daqui a pouco vem o PS do Carrefour. Depois se quiserem deem queixa e processem o Carrefour”, disse o soldado.

Em choque e sentindo muitas dores, o funcionário da USP conseguiu se levantar e dirigir até o Hospital Universitário onde chegou com cortes profundos na boca e no nariz. “Estou sangrando até hoje. Quando bate frio, dói. Tenho medo de ficar com seqüelas”, afirmou.

A mulher disse que o EcoSport, que está sendo pago em 72 parcelas de R$ 789,00, vem sendo fonte de problemas para a família desde que foi comprado há dois anos. “Toda vez que ele sai a Polícia vem atrás de mim.. Esse carro é seu? Até no serviço a Polícia já me abordaram. Meu Deus, é porque ele é preto que não pode ter um carro EcoSport?”, se pergunta.

Ainda desorientado, Santana disse que tem medo. “Eu estou com vários traumas. Se tem alguém atrás de mim, eu paro. Como se estivesse sendo perseguido. Durante a noite toda a hora acordo com pesadelo. Como é que não fazem com pessoas que fizeram alguma coisa. Acho que eles matam a pessoa batendo”, concluiu.

Fonte: Afropress



ou no Juarez, mais uma fonte:


http://blogdojuarez.amazonida.com/wp/?p=267


divulgue.......

20 de agosto de 2009

Memorial dos Palmares - o Movimento Precursor da Libertacao Negra no Brasil Ivan Alves Filho

Memorial dos Palmares - o Movimento Precursor da Libertacao Negra no Brasil

Ivan Alves Filho

editora: Xenon

ano: 1988

descrição: 208 páginas título completo: Memorial dos Palmares - o Movimento Precursor da Libertacao Negra no Brasil;

Prefácio.Apresentação.Sumula da guerra dos Palmares.Um sítio asperos.Os açucares do Brasil.O inimigo interno.Guerra e Paz. Macaco.Epílogo. Bibliografia.

Retomamos aqui somente a documentação de fonte primaria e impressa, assim como os ensaios diretamente ligados à história do quilombo dos palmares.

O leitor poderá encontrar nas notas que acompanham cada capítulo o complemento necessário ao aprofundamento de suas indagações...

Saiba mais.


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Memórias Sobre a Escravidão Sandra Lazzarini - Maciel da Costa. José Bonifácio. Muniz Barreto. Burlamaque.



Memórias Sobre a Escravidão

Sandra Lazzarini (coordenação Editorial)

Memórias Sobre A Escravidão Arquivo Nacional Negros Brasil

editora: Fundação Petrônio Portella

ano: 1988

descrição: Com introdução de Graça Salgado, a obra reúne textos históricos da maior importância sobre a escravidão:
Memória sobre a necessidade de abolir a introdução dos escravos africanos no Brasil, sobre o modo e condições com que esta abolição se deve fazer e sobre os meios de remediar a falta de braços que ela pode ocasionar, por João Severiano Maciel da Costa;
Representação à Assembléia Geral Constituinte do Império do Brasil sobre a escravatura, por José Bonifácio de Andrade e Silva;
Memória sobre a abolição do comércio da escravatura, por Domingos Alves Branco Muniz Barreto;
Memória analítica acerca do comércio de escravos e acerca dos males da escravidão doméstica, por Frederico Leopoldo César Burlamaque. Com 222p.formato, bom estado.

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18 de agosto de 2009

Portugal atlantico: poemas da Africa e do mar Casimiro, Augusto

Portugal atlantico: poemas da Africa e do mar

Casimiro, Augusto

[Lisboa] Agencia Geral do Ultramar, Divisão de Publicações e Biblioteca,

1955 162 p. ; 24 cm.

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Nações do Candomblé.

Nações do Candomblé

Vários autores

Anais do encontro realizado em Salvador em 1981, com palestras de Obá Odofin Vivaldo da Costa Lima; Ialorixá Olga Francisca Régis; Xicarangomo Esmeraldo Emetério de Santana; Ogã Jehová de Carvalho; Xicarangomo Almiro Miguel Ferreira; Babalaxé Luiz Sergio Barbosa. IANAMÁ, UFBA- CEAO -Centro de Estudos Afro-orientais - CED - Centro Editorial de ENSINO.

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17 de agosto de 2009

Los Nuba Leni Riefenstahl Africa Iconografia


Los Nuba

Leni Riefenstahl

editora: Blume

ano: 1978

Fotografia, Estudos Africanos; Capa Dura, 32 x 24 cm, 210 pgs, Ricamente Ilustrado; Clássico estudo fotográfico sobre os Nuba, tribo Sudanesa, na época praticamente incomunicáveis com o resto do mundo. Leni Riefensthal; Documento extraordinário; bom estado.



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Carlos Duparquet Viagens na Cimbebásia Angola Guiné

Carlos Duparquet

Viagens na Cimbebásia ; pref. Gastão de Sousa Dias. -

Luanda : Museu de Angola,

1953 : Imprensa Nacional, 1953. - 185 p. : fotos, mapas
Descritores: Angola | Instituição religiosa.Angola | Grupo étnico | Usos e costumes | Cultura regional | Flora | Clima | Religião | Guiné | Exploração mineira.Ciências sociais.

Os maiores problemas a enfrentar pelos exploradores e naturalistas, nas travessias de África, eram o meio de transporte e os carregadores. Estradas, eram eles quem às vezes as abria, como aconteceu a Stanley, cuja advertência ficou célebre: "O futuro de África pertence a quem construir vias férreas". Vários são os animais de tiro e montada; porém os escolhidos pelos militares e exploradores, dada a sua força e resistência, para as grandes viagens no continente africano, foram os bois....

Prefácio e tradução do original francês para o português de Gastão de Sousa Dias; Com diversos mapas (alguns dobráveis) e ilustrações fora do texto; Crônica da viagem do R.P. Duparquet, missionário católico, na Guiné meridional, região então chamada Cimbebásia, emtre os rios Orange e Cunene, no Sul da África, em 1879-1883; Raro;

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Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.


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História da música brasileira Renato Almeida 1926

História da música brasileira

Renato Almeida

1926

O berimbau da Bahia Luiz Almeida da Anunciação. FOLCLORE MÁGICO-RELIGIOSO E OUTRAS, EM SERGIPE Felte Bezerra, etc candomblé ritos afros

O berimbau da Bahia

Autor: Luiz Almeida da Anunciação


BEZERRA, FELTE

PESQUISAS NO FOLCLORE MÁGICO-RELIGIOSO E OUTRAS, EM SERGIPE

e outros textos.

REVISTA BRASILEIRA DE FOLCLORE

1971


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15 de agosto de 2009

Furundungo A. J. de Souza Carneiro Nago Bahia Antiga etc

Furundungo

A. J. de Souza Carneiro

editora: Andersen Editores

ano: 1934

Livro usado em bom estado geral de conservação, com 360 páginas. Capa brochura, Nago Bahia Antiga etc...

livro seguido de um vigoroso ensaio de Souza Carneiro, um dos maiores estudiosos da temática afro-brasileira que já viveu entre nós, sem dúvida, ao lado de Arthur Ramos, Edson Carneiro, Nina Rodrigues e outros conhecedores do povo de Santo....

Livro que o autor anexou precioso elucidário de palavras e vocábulos, a título de :

"Achegas para o estudo do Calão brasileiro falado em grande parte dos estados de Piauí, Goias, Pernambuco, Alagoas, e especialmente de Sergipe, Minas Gerais, Bahia e S. Paulo por seguramente oito milhões de almas e também no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, com muitos vocabulos e expressões comuns aos estados do Nordeste e de uso nos estados de Paraná, S Catarina e Rio Grande do Sul, como também nos do Norte e do centro do Brasil...


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Présence Africaine 73 Paris

Présence Africaine 73

Paris

1970

em muito bom estado de conservação, capa brochura original, escasso.

Presence Africaine - Revue Culturelle du monde noir. Cultural review of the negro world.

Diretrice C Mame Yandé Diop.

La critique littéraire et les problémes du langage: point de vue d'un Africain; The Yoruba Philosophy of Life; Elite et peuple dans l'Afrique d'aujourd'hui; Origins and meaning pf Pan-Africanism; L'idée de monde dans les cultures negro-africaines; Zambia's cultural revolution; Jean Malonga, ecrivain congolais; L'esemble guiéen Kaloum; Claude McKay's banjo; My people; The awareness of history among indigenous african communities; Jazz et vin de palme. Poems, Nouvelle, etc, Thomas Melone, Omosade Awolalu, P O Esedebe, Karl Carter, Isidore Ndaywell, Patrice Kayo, Cheikh Ndao, E Boundezéki Dongala, Uwechue, Mbella Sonne Dipoko, F Hofstein, J Kaye, Mamadou Ba, M Mounikou, Fola Soremekun, Harris Memel-Fote,


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13 de agosto de 2009

O Olhar Europeu - o Negro na Iconografia Brasileira do Séc. XIX Boris Kossoy, Maria Tucci Carneiro




O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX.

KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luizza Tucci. O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX. . São Paulo: EdUSP, 2002. 235 p..

Pretende contribuir para a reconstituição histórica, apresentando elementos para o estudo das mentalidades e do cotidiano do negro no Brasil. Obra resultante de pesquisa realizada para a exposição "O negro na iconografia brasileira do século XIX: a visão européia".


descrição: Estudos Afro-Brasileiros, Artes no Brasil, Iconografia Brasiliana, Brochura, 26 x 22 cm, 235 pgs; Reproduções de Obras de : Rugendas, Debret, Marc Ferrez, Victor Frond e muitos outros; Excelente estado; frete grátis para todo Brasil.

c/ sobrecapa; Ilustrado com fotografias em pb. A iconografia do negro e da escravidão tem servido, ao longo do tempo, apenas como "ilustração artística". Porém, as imagens produzidas pelos europeus que visitaram o Brasil no século XIX mostram-se ideologicamente em consonância com os relatos dos cronistas e cientistas viajantes, que abordaram o cotidiano da escravidão.

livro semi-novo em excelente estado de conservação.Prêmio Jabuti 1995 - categoria Produção
Editorial;

Nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. Aqui, as imagens usadas como fontes históricas e meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades;

a iconografia do negro e da escravidão tem servido, ao longo do tempo, apenas como “ilustração artística”. porém, as imagens produzidas pelos europeus que visitaram o brasil no século xix mostram-se ideologicamente em consonância com os relatos dos cronistas e cientistas viajantes, que abordaram o cotidiano da escravidão. trata-se de um olhar europeu, moldado por valores etnocêntricos. nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. aqui, as imagens usadas como fontes históricas e como meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades.

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Divida Externa Escravidão Do Século Xx Coletivo Humanidades




Divida Externa Escravidão Do Século Xx Coletivo Humanidades

Autor: COLETIVO - HUMANIDADES

Título: DIVIDA EXTERNA A ESCRAVIDÃO DO SÉCULO XX / NEGRO RITO, CONCIÊNCIA E LUTA

Editora: UNIVERSIDADE DE BRASILIA

Ano: 1988

Páginas: 121

comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.FORMATO Revista GRANDE, ILUSTRADO.

Luiza Ramos, O negro na força de trabalho bahia 1950 - 1980.

Amefricanidade, Nanny Lelia Gonzalez;

Literatura negritude. Maria Lourdes Teodoro;

Racismo. sinal fechado para os negros na rua da liberdade. Célia Maria Marinho Azevedo.

Mestiçagem e segregação. José Jorge Carvalho.


Não mexa com meu amigo. Ana Lucia guimarães.


Uma pastoral contra o racismo. Ana Valente.


Axé Nagô - A força Vital. Helena Theodoro Lopes.


Angola e a afirmação cotidiana da liberdade. Francisco Romão Oliveira.


O trabalho como instrumento de wescravidão.


Divida externa e escravidão no século XX. Hugo Assmann.

etc...
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O Negro e a Música Edoardo Vidossich


O Negro e a Música

Edoardo Vidossich

editora: Massao Ohno

1967


exemplar com dedicatória do autor para um importante crítico musical brasileiro, autor de obras e artigos sobre o tema.

descrição: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL, capa de Tide Hellmeister.FOTOGRAFIAS EM P&B, INCLUI POEMA DE SOLANO TRINDADE. BIBLIOGRAFIA AO FINAL DOS CAPÍTULOS. Assuntos abordados na obra: MÚSICA:MÚSICA DE ORIGEM AFRICANA: CULTURA. FOLCLORE 1. O NEGRO E A MÚSICA. ASPECTOS DO PRECONCEITO RACIAL 2. A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL E O NEGRO 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A MÚSICA AFRICANA 4. O CAMINHO DAS TRADIÇÕES AFRICANAS.

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CARLOS EUGÊNIO DE MOURA BANDEIRA DE ALAIRÁ Xângo Escritos sobre a religião dos Orixás Yorubá Nagô Candombé Jeje




Autor: CARLOS EUGÊNIO DE MOURA

Título: BANDEIRA DE ALAIRÁ

Editora: NOBEL

Ano: 1982 Páginas:191

Comentário: Livro em bom estado de conservação, brochura original.

"Bandeira de Alairá: A festa de Xangô-São João e problemas de sincretismo é o estudo de Roberto Motta que abre esta coletânea sobre a religião dos orixás.

Claude Lépine, em sua Análise formal do panteão Nagô, desvenda a lógica que estrutura a cosmovisão dos yorubá e dos jeje, examinando as características próprias do sistema de classificação do pensamento nagô-brasileiro.

O tocador de atabaque nas casas de culto afro-maranhense é o artigo de Octavio da Costa Eduardo que nos fornece preciosas informações sobre esses prestigiosos membros das confrarias religiosas de raízes daomeanas, de tão grande significação naquele estado do nordeste.

Da dissertação de mestrado A família-de-santo nos candomblés Jeje-Nagô da Bahia: um estudo de relações intra-grupais foi extraído o capítulo Organização do grupo de candomblé. Estratificação, senioridade e hierarquia. Seu autor, o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, apoiado em sólido referencial científico e nas numerosas entrevistas realizadas junto ao povo-de-santo de Salvador, analisa a complexa estrutura de mando do candomblé jeje-nagô.

Uma extensa bibliografia sobre o candomblé, o xangô, o tambor-de-mina, o batuque, o pará e o babassuê, levantada por Carlos Eugênio Marcondes de Moura, procura dar conta, mediante seu encaixamento em mais de 40 temas, do que se tem escrito no Brasil, Nigéria, Benin, Angola, Cuba e Haiti, a respeito da religião dos orixás, voduns e inquices."

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12 de agosto de 2009

HEMETÉRIO JOSÉ DOS SANTOS. Fructos Cadivos. Poeta Negro. Poeta Maranhense. Maranhão.

HEMETÉRIO JOSÉ DOS SANTOS - Poeta Negro.

Fructos Cadivos

1919

Livraria Francisco Alves


livro em brochura original, em bom estado geral, miolo em bom estado, capa original com leve desgate, lombada com desgaste. saiba mais...

Nascido em berço pobre, sabe-se lá quanto sofrimento e quanto preconceito ele teve de romper para chegar ao ponto que chegou. É, pois, com indisfarçável saudade que ele fala da infância. Foi condiscípulo no Colégio da Imaculada, na capital maranhense, daquele que seria o futuro senador Benedito Leite. Aí foram discípulos dos padres Castro, Fonseca e Purificação. Também não regateia admiração e respeito pela geração que à dele antecedeu. Nada como suas próprias palavras para dizer dessa saudade e dessa admiração;

Hemetério José dos Santos nasceu em Codó, no Maranhão, em 1858, e morreu na cidade do Rio, em 1939. Foi poeta, professor, gramático e filólogo. Foi professor e diretor do Pedagogium no Rio de Janeiro.

Publicou:

"O livro dos meninos" (1881),

"Pretidão do amor" (1905) – no qual defendeu os casamentos inter-raciais –,
"Gramática portuguesa" (1913),
"Frutos cadivos, poesias" (1919).



vide o bem humorado artigo sobre o Professor Hemetério no blog de nosso Mestre Nei Lopes:
http://www.neilopes.blogger.com.br/2009_03_01_archive.html


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Estevão Maya Maya. Regresso triunfal de Cruz e Sousa E OS SEGREDOS DE ´´ SEU´´ BITA DA-NO-EM PINGO-D´AGUA. Poesia Negra. Ritos Afro-brasileiros. etc..



Estevão Maya Maya

Regresso triunfal de Cruz e Sousa E OS SEGREDOS DE ´´ SEU´´ BITA DA-NO-EM PINGO-D´AGUA.


Poesia Negra, literarura brasileira,

editora Kikulakaji,

1982,

brochura em bom estado, criação literária de um autor negro, em busca de uma linguagem poética original, inspirada em Cruz e Sousa, pela grandeza da obra e pela vida marcada pelo trágico.
Exemplar de uma tiragem limitada de 5.000 exemplares.



constitui uma das mais instigantes criações da poesia afro-brasileira contemporânea. O autor reorganiza eventos cotidianos, passagens da história e da literatura para compor uma obra de alcance crítico sem desprezar as cintilações líricas. A linguagem desempenha papel essencial, permitindo que Maya-Maya realize o diálogo entre as tendências historicista e de invenção. A obra é constituída por duas partes longas às quais se soma um texto na parte intitulada “Poema desgarrado”. O texto desta parte chama-se “Musical”, foi escrito no ano de 1976 e apresenta características bem diferentes dos poemas da parte outra, escritos entre 1980 e 1981.


cercado pela atmosfera ritual dos cultos religiosos afro-brasileiros. A atitude de engajamento social do poeta maranhense transparece em sua vontade de realçar a importância dos afrobrasileiros; isto é feito através das qualidades que ele atribui a Cruz e Souza, colocando-o acima de todos os poetas do Simbolismo. Essa atitude ufanista – bem evidenciada pela idéia do “retorno triunfal” – tem por objetivo reinterpretar os históricos a partir do ponto de vista dos afro-brasileiros...


Maranhense, nascido em 1943, em Pano Grosso-Viana. Cantor, compositor, musicólogo e autor teatral.
Publicou, junto com Vilmar Alves Ribeiro,Cantiga Pra Gente de Casa, Chegada em Cima da Hora.

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11 de agosto de 2009

LILYAN KESTELOOT LES ÉCRIVAINS NOIRS DE LANGUE FRANÇAISE: NAISSANCE D'UNE LITTÉRATURE.


LILYAN KESTELOOT

Título: LES ÉCRIVAINS NOIRS DE LANGUE FRANÇAISE: NAISSANCE D'UNE LITTÉRATURE

Editora: EDITIONS DE L'UNIVERSITÉ DE BRUXELLES

Ano: 1977 Páginas:340

Comentário: LIVRO BEM CONSERVADO, ACABAMENTO EM BROCHURA ORIGINAL. TEXTO
EM FRANCÊS. " CE TRAVAIL EST À LA FOIS UNE HISTOIRE ET UNE ANALYSE.
HISTOIRE DU MOUVEMENT CULTUREL NÈGRE QUI A PRIS NAISSANCE DANS LE MILIEU
UNIVERSITAIRE PARISIEN AUX ENVIRONS DE 1932 ET S'ÉPANOIT ACTUELLEMENT EN
UNE FLORAISON D' ÉSCRIVAINS ORIGINAUX. ANALYSE DES INFLUENCESQUI ONT
NOURRI CE MOUVIMENT, DE SER THÉMES PRINCIPAUX, DE I'INTERACTION DES
PERSONNALITÉS, DES REVUES ET DES OEUVRES PAR LA MÉDIATION DESQUELLES LES
ÉCRIVAINS NOIRS SE FORGÈRENT UNE IDÉOLOGIE ET UN STYLE QUI SYNTHÉTISENT LA
DOBLE CUTURE-FRAÇAISE AFRICAINE-DONT ILS SONT HÉRITIERS, ANALYSE ENFIN DE
LA CONTINUITÉ QUI EXISTE ENTRE I' ACTUELLE ÉCOLE LITTÉRAIRE ET LES
PREMIERS INTELLECTUELS NOIRS QUI EN JETÉRENT LES FERMENTS, ALORS QUE LE
COLONIALISME ÉTAIT ENCORE ÀSON APOGÉE."

Les Origenes; Legitime defense; exemple des ecrivains noirs du Brésil, Haiti, Usa, Martinique, etc, Rene Maran, NAISSANCE de la negritude, Leon Damas, Aimé cesaire, Senghor, L'etudiant noir; Tropiques; Etienne Lero, Presence africaine; Situation actuelle; bibliographie, index, preface Luc Heusch.


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8 de agosto de 2009

LENDAS AFRICANAS DOS ORIXÁS - Pierre Fatumbi Verger Carybé

LENDAS AFRICANAS DOS ORIXÁS - Pierre Fatumbi Verger

Carybé

Currupio - 1997 -

Pierre Verger, a quem se deve a cuidadosa coleta das lendas aqui apresentadas,viveu durante dezessete anos, em sucessivas viagens,desde 1948, pelas bandas ocidentais da África, em terras iorubas. Tornou-se Babalaô em Kêto, por volta de 1950, e foi por essa época que recebeu do seu mestre Oluwo o nome de Fatumbi: "Aquele que nasceu de novo pela graça de Ifá".

Algumas das lendas aqui reunidas já são conhecidas nos candomblés da Bahia, pelo "jogo dos dezesseis búzios". É o caso, por exemplo, da história de Oxum, onde ela aparece exigindo a oferenda de Nkan. Outras, entretanto, são desconhecidas e entre elas podemos incluir as lendas de Oxóssi e de Oxaguiã, em que se propõe, inclusive, a etimologia dos nomes desses orixás. A história de Ogum Mejê,Ogum Alakorô e Ogum Onirê.

As origens históricas prováveis de Xangô, de Iemanjá e de Obaluaê são indicadas nas três lendas referentes a esses orixás.

A publicação dessas histórias tradicionais apresenta ainda, o mérito de esclarecer certos equívocos difundidos há mais de um século, por autores comprometidos com suas próprias ideologias e seus preconceitos, e que jamais foram questionadas desde então.

ÍNDICE;

Prefácio; Exu; Ogum; Oxóssi; Erinlê; Ossain; Orixá Okô; Oranian; Dada-Baayani; Xangô; Oiá-Iansã; Oxum; Obá; Iemanjá; Olokum; Oxumaré; Obaluaê; Disputa entre Nanã Buruku e Ogum; Oxaguiã; Oxalufã; Briga entre Oxalá e Exu; Rivalidade entre Orunmilá e Ossain; Orinmilá, rei do terceiro mundo; Olofin-Odudua cria o mundo no lugar de Oxalá; Guerra entre Oxalá e Odudua.



O livro faz parte da grande obra do antropólogo e mestre em cultura negra Verger. O autor viveu durante dezessete anos na África ocidental, em terras iorubás. Lá adquiriu todo o seu conhecimento. E, mais do que isso, abriu seu espírito para o Candomblé tornando-se adivinho babalaô - o nome Fatumbi (aquele que nasceu de novo pela graça de Ifá) foi dado por seu mestre iniciático. Uma das obrigações dos babalaôs durante seu aprendizado é memorizar as histórias dos Orixás, divindades dessa religião. Aqui Verger compila algumas delas com cuidado e fidelidade à tradição oral que as transmitiu de geração em geração. O desenho de Carybé, vigoroso e expressivo, aliado à intimidade do artista com as coisas do candomblé e da Bahia, traduz com sensibilidade e cuidadosa informação etnográfica o espírito e a magia dessa cultura.

6 de agosto de 2009

Escolas De Samba Ari Araujo E Erika Herd - Carnaval História


Autor: Ari Araujo e Erika Franziska Herd

Título: As Escolas de Samba
Editora: Vozes

Ano: 1978

Páginas: 160



Comentário : Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original. Com alguns grifos e anotações em caneta,

Com fotos, e uma tabela do sincretismo afro-católico No Brasil, por principais cidades segundo nove estudiosos, a saber: arthur ramos, Manuel Querino, Edson Carneiro, Gonçalves Fernandes, Leopoldo Bethiol, Aydano de Couto Ferraz, Pereira da Costa, João do Rio, Nina Rodrigues.

Um Episódio antropofágico. Erika Franziska Herd, o amigo da madrugada. o fenômeno Adelzon Alves.

Expreções da cultura popular -

As escolas de samba do Rio de Janeiro e o amigo da madrugada.

As culturas negras, Índio guerreiro negro submisso,

O negro livre,

O batuque,

O samba,

O carnaval,

Vai como pode,

As escolas de samba I,

As escolas de samba II,

Quem pode deter o processo antropofágico...



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2 de agosto de 2009

Escravos brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr.



Escravos Brasileiros do Século XIX na Fotografia de Christiano Jr

Org. Paulo César de Azevedo & Mauricio Lissovsky

editora: Ex Libris

ano: 1988

descrição: Escravos Brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr. Edição organizada por: Paulo Cesar de Azevedo e Maurício Lissovsky. Textos de Jacob Gorender, Manuela Carneiro da Cunha e Muniz Sodré. Livro em excelente estado de conservação. Capa dura. Livro Raro

Em 1832 nasce na Ilha das Flores, arquipélago de Açores, Portugal, José Christiano de Freitas Henriques Júnior. Emigra para o Brasil em 1855, acompanhado de sua esposa e de dois filhos, iniciando a atividade fotográfica por volta de 1860, em Maceió, Alagoas, onde mantém estúdio até 1862. Transfere-se logo depois para o Rio de Janeiro, e em 1863 atua na oficina Photographia do Comércio, à rua São Pedro 69, na qual é sócio de Fernando Antonio de Miranda. Em 1865, está instalado à rua da Quitanda 53, desta feita só. Na sua etapa carioca o que nos chama mais a atenção são os retratos da população cativa da cidade. Realizado no suporte carte de visite,as imagens foram produzidas em dois padrões: "retratos de corpo inteiro" e "bustos". Em algumas das imagens encontramos anotações que acompanham as fotografias e que identificam a nação africana da qual o negro registrado é originário. Isso, a meu ver, demonstra por parte dele uma grande preocupação em evidenciar a diversidade dessa população.

Dentre este material, os "retratos de corpo inteiro", são aqueles nos quais vemos os negros executando os mais diferentes ofícios, típicos dos escravos de ganho: vendedores de frutas, barbeiros, amoladores de facas, entre outros. Essas imagens são vendidas no comércio local e servem como uma espécie de souvenir dos trópicos, sobretudo, útil ao imaginário eurocêntrico que acompanha os viajantes que por aqui passam. Em 1866 o Almanaque Laemmert anuncia a venda de uma "Variada colleção de (...) typos de pretos, cousa muito própria para quem se retira para a Europa". Tal trabalho indica que Christiano tem uma forte curiosidade "antropológica". Ao registrar os escravos "de ganho", ele os coloca no cerne da modernidade, socializando a imagem das próprias contradições do país. Quando essas fotografias são produzidas, a população de negros escravos que trabalham nas ruas da cidade do Rio de Janeiro é de 55.000 pessoas, 1/3 da população total da capital[3]. Com relação a essas imagens é pertinente frisar que os fotógrafos no final do século XIX vivem uma grande concorrência, estando sempre à procura de novos produtos fotográficos para o mercado.....


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3 mulheres de Xangô Zora Seljan - Carybé ilustrado Autografado

3 mulheres de Xangô

Zora Seljan

Carybé ilustrado. Autografado e com desenho original à mão pelo renomado Carybé.

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1 de agosto de 2009

Eiró Percursor Abolição Negro Escravatura Zumbi Palmares


Autor: H. L. ALVES


Título: PAULO EIRÓ O PERCURSOR DA ABOLIÇÃO


Editora: ILAPALMA


Ano: 1971


Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.

CAPA: FOTO RALPHO LENZIMURAL EM BAIXO- RELÊVO A MOSAICO EM STO. AMARO DO ESCUTOR JÚLIO GUERRA.


LIVRO AUTOGRAFADO PELO AUTOR.


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31 de julho de 2009

A FOGUEIRA DE XANGÔ, O ORIXÁ DO FOGO José Flávio Pessoa de Barros



A FOGUEIRA DE XANGÔ, O ORIXÁ DO FOGO: Uma introdução à música sacra afro-brasileira

José Flávio Pessoa de Barros.

Ed. Pallas

2005. 256p., ótimo estado, com o CD contendo os canticos dos Orixás africanos, escasso, não perca.

O olhar aguçado do antropólogo vai paulatinamente desvendando um dos fenômenos mais significativos da natureza humana – a religião. A fogueira de Xangô... orixá do fogo é a memória da África reelaborada no Brasil, com toda a sua beleza, vigor e emoção. O escritor, competente no seu ofício, possibilita ao leitor a reflexão e a vivência deste legado e patrimônio nacional. O caminho escolhido, o da musicalidade, tão expressiva nas religiões afro-brasileiras, é outro fator de encantamento. Os cânticos e as gravuras realçam a beleza deste ritual, e sua música é, pela primeira vez, apontada pelo autor como sacra, colocando-a no mesmo nível de outras tradições religiosas ocidentais. Além da metodologia adotada, da observação participante, a linguagem é utilizada com extrema clareza, permitindo a todos um maior acesso ao imaginário social do povo-de-santo. Da mesma forma que Henri Atlan aproxima linguagem e memória, Pessoa de Barros, percorrendo o mesmo caminho, traz intrigantes reflexões sobre a história das comunidades-terreiro. Seu livro permite uma maior compreensão dos vocábulos e insere informações que propiciam o resgate das memórias e do complexo simbólico, que envolve as diferentes religiosidades de matrizes africanas no Brasil.

01.Bata; 02.Alujá; 03.Tonibobé/Kakaká-Umbó; 04.Oba Kawabá; 05.Ó niiká, Ó niiká; 06.Oba irá l’oko; 07.Béè ni je; 08.E ní pá léèrin; 09.Imo wá; 10.Àwa Dupé; 11.A dúpé; 12.Fé lê; 13.Sángbá; 14.Óni Dada; 15.Dada má sokun; 16.Báyànni gidigidi; 17.Fura ti na; 18.Ibá Orisá; 19.Òrán in; 20.Oba Sérée la fèhinti; 21.Eye Kékéré; 22.Airá ójo; 23.A niwa Wure; 24.Olowó; 25.Omo asiko bere; 26. Ago l’óna e; 27.Oba ní sà; 28. Máà inón; 29.Aláàkóso; 30.A sín e doba àra; 31.Aira ó lê lê; 32.Airá ó, ore géde; 33.Gbáà yíì l’àse; 34.Sàngó e pa; 35.Fírì ínón; 36. Barú; 37. Àjàká; 38.Àjáká òkè; 39.Ò be ri ò; 40. Aé aé ó gbé lê; 41.Agonjú; 42.Káwòóo; 43.Oba sérée; 44.Kíni ba; 45.Áwúre lê; 46.Ó fi làbá; 47.Ó jigón; 48.E ki Yemonja; 49.Oba sà rewà; 50.Sòngó to; 51.Ké kikì; 52.Kàtà-Kàtà; 53.Ògúm ní; 54.E ka máà ro; 55.E iyá kékéré; 56.Yemonjá sàgbàwí; 57.Oya kooro; 58.Odò hó; 59.Dá ní a padá; 60.A ri ide; 61.òsun e lóòla; 62.Yèyé yé olóomi ó; 63.Ayaba balé; 64.Ìyá do sìn; 65.Igbá Ìyàwó; 66.Oba e’léékò; 67. Ìtí wéré; 68.Oní sé a àwúre; 69.Ajagùnnòn; 70.Òrìsà oore;

Denílson dos santos Silva, Luiz Gustavo da Conceição, Raimundo Santa Rosa, Uaraçari de C. Pinto: Atabaques Run, Rumpi, Lê e Agogô; Coro: Ana Moreno, Bete d’Oxum, Cláudia Moraes, Dil Fonseca, Marcos Sacramento, Marilza Torres, Marlene De Lufan; Solo Vocal: M. Lúcia da Silva;

O que dizer de uma obra perfeita? José Flávio Pessoa de Barros conseguiu fazer o que ninguém nunca quis ou conseguiu: dar a atenção devida e respeitosa para a música de terreiro, esta matriz importante de sentimentos e dimensões que geraram e guardaram a força do povo brasileiro, seja nas igualdades sociais, seja na origem das manifestações artísticas de nosso povo. Livro e disco são excelentes, surpreendentes e corretíssimos na história e na descrição de cantos e toques, seja na reprodução da língua, seja na transcrição das partituras.
No livro, o autor explicita os procedimentos para a festa em homenagem ao orixá Xangô em suas várias etapas: preparo, bebidas e pratos festivos, mitos, danças, cânticos, etc. No cd, a mágica de músicos excelentes, envolvidos com a proposta e com a espiritualidade. O autor percorreu vários terreiros do Rio de Janeiro e ao perceber a falta de registro sobre os fundamentos da doutrina, resolveu escrever esta obra.
O desvendamento da estética de uma cultura é tarefa extremamente sensível. Palavras não são suficientes para descrever certas realidades e aí o discurso cede lugar à sensibilidade para atingir seu objetivo: este livro/cd é um maravilhoso presente à história brasileira, do mundo e da arte. Obrigatório.

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30 de julho de 2009

Ori Apere: O Ritual Das Aguas De Oxala.




Ori Apere: O Ritual Das Aguas De Oxala

Autor: RODRIGUES, MARIA DAS GRAÇAS DE SANTANA

Editora: SELO NEGRO

Assunto: RELIGIÕES - RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS.

O Ritual das Águas de Oxalá nos revele o rito de nascimento de Orí no Aiyé, que deita raízes na tradição nagô. é esse rito que abre as atividades litúrgicas dos calendários das Casas de Axé, iniciando um ciclo em que se faz sempre presente a cor branca. Um texto envolvente, que nos convida a conhecer e receber a sabedoria de uma cerimônia de fundamento.

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African literary appreciation. Lillis, K. M. Literatura Africana Autores Obras tendências.


African literary appreciation

Author: Lillis, K. M.

University of London Press (London)

1975, 132 p.. African literature. bom estado, escasso, saiba mais...

Includes bibliographical references. Commissioning organisation by K.M. Lillis. 22 cm. Associated Names: Lillis, K. M. Paperback. Good copy.


"THE AIM OF THIS BOOK is to provide stimuli which will encourage students to think precisely about what they read and write, to be accurate and sensitive in their use of language, and to appreciate creatively the different modes of thought and expression appropriate to particular literary genres. In order to achieve this aim, the author has selected a series of passages and poems, by African writers or about African environments, and has devised a range of questions on each. Both quotations and questions have been so chosen that a critical awareness of language and of the variety of its functions is developed, leading to the ability to pronounce a reasoned judgement on any piece of writing, be it a third rate newspaper article, a descriptive poem, a dramatic image or a political speech."

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Lineamentos da Religião dos Orixás - Memórias de Ternura Cleo Martins / Mãe Stella

Lineamentos da Religião dos Orixás - Memórias de Ternura

Cleo Martins / Mãe Stella

Alaiandê Xirê.

2004


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Folguedos Tradicionais Edison Carneiro . Capoeira. Jongo. etc


Folguedos Tradicionais

Edison Carneiro

editora: Funarte MEC

ano: 1982

descrição: 176 págs. exemplar em bom estado. coda17b. saiba mais ...


Jongo: “A zona do jongo apresenta apenas duas espécies – jongo e caxambu. Oneyda Alvarenga, examinando os poucos documentos existentes sobre o caxambu, concluiu que se trata de uma dança ligada “poética e musicalmente (...) ao samba [samba rural] observado por Mário de Andrade e ao jongo, com o qual se aparenta também coreograficamente”, presumindo à base de um conto de Levi Rocha (1937), que a “palavra caxambu seja usada como sinônimo de jongo, visto que o autor chama de jongueiro a um dançarino que salta na roda”, e que “na dança não existe a umbigada, pois o solista apenas executava requebros diante de quem escolhe para substituo-lo”. Os requebros são uma simulação da umbigada. A descrição do jongo do Estado do Rio, reconstituição de Luciano Gallet à base de informes colhidos de um preto velho fluminense, não parece completa:

“O cantador de chocalho na mão, pula para o meio da roda, e canta o verso. O coro responde. Enquanto isso, o cantador sapateia. Quase no fim do coro, o cantador entra no meio do círculo [isto é, volta a fazer parte da roda, como os outros]. Um dos assistentes (homem ou mulher) vai para o centro. O cantador fica no círculo cantando, alternando com outro se quiser, enquanto prossegue a dança.”


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28 de julho de 2009

Caminhos de Odu Agenor Miranda Rocha.


Caminhos de Odu

Agenor Miranda Rocha

Pallas

2001

200 páginas, Reginaldo Prandi; Pedro Rafael ilustrações. bom estado, saib mais...



Os odus do jogo de búzios com seus caminhos, ebós, mitos e significados, conforme os ensinamentos escritos por Agenor Miranda rocha em 1928 e por ele mesmo revistos em 1998

Aos 94 anos Mestre Agenor é a maior autoridade viva do Candomblé no Brasil, legítimo descendente da Ialorixá Aninha Obá Bií, fundadora dos terreiros Axé Opô Afonjá de Salvador e do Rio de Janeiro.

O livro tem origem na transcrição dos textos de um caderno onde o jovem Agenor anotava os preciosos ensinamentos passados por sua mãe-de-santo, relativos aos mitos de interpretação do oráculo do jogo de búzios.

Como lembra Reginaldo Prandi, muitas cópias desse caderno foram feitas e presenteadas a sacerdotes e sacerdotisas que recorrem ao Professor Agenor para o jogo de búzios, como consulta ou buscando aprendizado.

O texto de Caminhos de Odu reproduz fielmente o manuscrito original e será leitura valiosa não apenas para os praticantes e estudiosos do Candomblé, mas para todos os que desejam aprender e conhecer um pouco sobre essa religião.



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