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19 de outubro de 2009
O Elemento Negro - História folclore linguística 1939
O Elemento Negro - História-folklore-linguística
João Ribeiro
editora: Record / Rio
ano: 1939
descrição: Introducção e notas do Prof°. Joaquim Ribeiro e Illustrações de Augusto Rodrigues. Brochura em bom estado. 237 pg. Um clássico sobre o estudo do negro brasileiro. referencia para toda a geração "Abdias do Nascimento". saiba mais ...
Brasil e a Africa. Consequencias do periplo-africano.
O papel do elemento negro na sociedade colonial.
A escravidão negra.
A revolta dos negros.
Proverbios africanos.
A origem africana do Tango.
A arqueologia negro africana.
Africanismo em geral.
Africanismos e falso-Africanismos.
Historia dos afro-negrismos da lingua portuguesa.
Advinhas negro africanas.
Trabalhamos com um vasta acervo sobre o tema.
Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
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Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.
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UM DOCUMENTO DO CANDOMBLÉ NA CIDADE DO SALVADOR
Autor: RAUL LODY
Título: UM DOCUMENTO DO CANDOMBLÉ NA CIDADE DO SALVADOR
Editora: MEC/FUNARTE/INF - FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA
Ano: 1985
Páginas: 145
Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO,BROCHURA ORIGINAL.
COM MUITAS ILUSTRAÇÕES, PAPEL ESPECIAL COUCHÉ.
LIVRO PRODUZIDO A PARTIR DE UMA REUNIÃO DE VÁRIAS ENTIDADES ENTRE AS QUAIS DESTACAM-SE O INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA, COLEÇÃO CULTO AFRO-BRASILEIRO, CONTÉM BIBLIOGRAFIA.
PREFÁCIO DE OLÍVIA GOMES BARRADAS PRESIDENTE DA FCE BAHIA,
APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR THALES DE AZEVEDO PRESIDENTE DO IGH DA BAHIA,
O LIVRO CONTÉM MAIS DE 180 ILUSTRAÇÕES ACOMPANHADAS DE INFORMAÇÕES DE VÁRIOS TIPOS, A TÍTULO DE EXEMPLO: " A PRANCHA NÚMERO 041 TRÁS A SEGUINTE INFORMAÇÃO, AO LADO DA FIGURA, - EDANS -ALTURA 23 cm COMPRIMENTO (CORRENTE ABERTA) 60 cm. PINOS FUNDIDOS EM BRONZE CONTENDO TRÊS INCISÕES NAS PONTAS E, MAIS ACIMA, DUAS INCISÕES PARALELAS. ESSES OBJETOS FUNCIONAM COMO AUXILIARES DO CULTO. OBSERVAR QUE O PAR DE PINOS É UNIDO POR UMA CORRENTE TAMBÉM DE BRONZE."
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Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.
Todos os pedidos são enviados com seguro.
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Face of the Gods: Art and Altars of Africa and the African Americas
Face of the Gods: Art and Altars of Africa and the African Americas
Thompson, Robert Farris
The Museum for African Art, New York / Munich : Prestel, 1993.
Livro em ótimo estado de conservação, ilustrado , formato grande, uma preciosidade para todo que se dedica seriamente ao estudo da religião dos Orixás bem como das diferentes nações africanas, não perca, saiba mais...
Um completo, substancioso e ilustradíssimo tratado sobre o importante elemento do culto de origem africana, o altar.
Suas origens e seu uso em Cuba, na santeria, no Brasil, no Vodu, no Norte América, e em diversos ritos africanos do continente.
Com mapas, desenhos e muitas fotografias em alta definição tudo sobre o bom funcionamento ordenado do culto aos orixás, voduns e demais entidades dos ritos africanos....
Prefacio de K Kia Bunseki Fu-Kiau. / Susan Vogel.
O conceito de altar, arvores, pedras, sangue e fogo, o lugar crença, o lugar da transformação, bibliografia extensa, a face do passado, a infinidade Iorubás, notas, etc.... saiba mais....
1993, illustrated edition, Extensive photographs; maps, notes and index. Text ed.: David Frankel. 336 pages with 282 full color and 27 black and white illustrations.
Highly recommended for any Orisa devotee, a follower of African traditional religions, or anyone interested in the African diaspora. It would be a great gift More...
even to the illiterate, as the photographs are amazing.
Thompson, professor & head of the department of African Art at Yale, directed this incredible exhibition in 1993 at NYC's Museum of African Art.From Ifa in Nigeria, to Santeria in Puerto Rico, to Obeah in Jamaica, to Vodun in Haiti, he and his companion scholars and curators have contributed in a healing circle across the Middle Passage.
The book opens with the fire altars of the foraging Mbuti, of the Ituri Forest in northeastern Zaire, and of the San, of Namibia.
Next it describes minkisi, the extraordinary medicines of God still made in Kongo and the Kongo-influenced civilizations of Central Africa.
The minkisi tradition, Thompson shows, traveled intact across the Atlantic.
In Havana as in the Bronx, it expands in altars to Afro-Cuban deities such as Sarabanda, its complex symbolic constructions sometimes artfully contained in as small and secret a place as an apartment closet.
Likewise derived from Kongo belief are Brazilian tree-altars to the spirit Tempo, as well as altars honoring Indians of the South American interior-the creolized caboclo spirits of Brazil`s faith.
And in the United States, Thompson finds traces of Kongo in everything from recent archaeological discoveries to car and motorcycle decor to the myriad forms of traditional black yard art, including bottle trees, memory jugs, and cemetery architecture, all previously most often considered apart from each other.
Next, Thompson describes the altar traditions of the Mande/Akan area, touching on archaeological excavations in Mali, the conical clay altars of Upper Volta and Ghana, and the mosque architecture of Mali and Cote d`lvoire. Above all, he traces the tradition of the flag altar, and its extraordinary transformation among the maroons of Suriname, in northern South America. The largest chapter of Face of the Gods-virtually a book in itself- is an exploration oi Yoruba religion and its descendants in the Americas, from Cuba to Brazil to the Bronx and New Jersey.
Thompson compares the Nigerian and the American altars to the deities of ancient southwest Nigeria: the clay pillars of the trickster god Eshu, the sacred irons of Ogun, the mortars and axes of the thunder god Shango, and many more-including the altars for the goddesses of the rivers, constructed of found porcelain, which their women makers had charged with appropriative wit centuries before the birth of Duchamp. The beauty and the moral authority of the altars surveyed in this text, from Africa to the Americas, from antiquity to the present, establish Afro-Atlantic faiths as world religions. As Thompson writes, "All this sainted difference is what God wants: as Thomas More noted in Utopia, `God made different people believe in different things, because He wanted to be worshiped in many different ways.
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16 de outubro de 2009
Negro no Brasil Candomblé Nagô Quibundu Religiões africanas Edson Carneiro Ritos Iorubá Bantu Jejê Xangô Oxum ifá Danças Capoeira
O Negro no Brasil:Trabalhos apresentados ao 2º Congresso Afro-Brasileiro (Bahia).
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira
1940.
livro em muito bom estado de conservação, capa dura em percalux, manteve-se a capa brochura original. escasso, não perca, saiba mais...
(Biblioteca de divulgação científica, 20), um dos principais veículos de divulgação dos estudos etnográficos sobre o negro realizados com grande força em várias partes do Brasil.
Um dos mais importantes livros sobre a temática afro-brasileira.
O negro e a cultura no brasil: breve histórico de estudos afro-brasileiros de lingüística, etnografia e sociologia.
Elogio de um chefe de seita.
Sugestões.
O mundo religioso do negro da Bahia.
Notas sobre cosmetiveis africanos.
Deuses africanos e Santos catholicos nas crenças do negro do novo mundo.
Costumes e praticas do Negro.
Uma revisão na ethonographia religiosa afro-brasileira.
O negro e a cultura no Brasil.
Contribuições bantus para o sincretismo fetichista.
A liberdade religiosa no Brasil: a macumba q o batuque em face da lei.
Os ministros de Xangô.
A concepção de Deus entre os negros yorubás.
Documentos antigos sobre a guerra dos negros palmarinos.
Dansas negras no Nordeste.
Homenagem a Nina Rodrigues.
Arthur Ramos.
Edson Carneiro.
Jorge Amado.
Salvador G. Aguero.
Manuel Diegues Junior.
Ladipô Sôlankê.
Martiniano do Bonfim.
Donald Pierson.
Ademar Vidal.
Clovis Amorim.
Renato Mendonça.
Reginaldo Guimarães.
AMADO, Jorge.
RAIMUNDO, Jacques.
Manuel Vitorino dos Santos. Formiga
HERSKOVITS, Melville et al.
e muito mais .....
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100 anos de abolição da escravidão. Ana Luiza Alonso Camargo
100 anos de abolição da escravidão
Ana Luiza Alonso Camargo et all.
Museu Imperial
1988.
bom estado, escasso, uma ótima fonte de informações e bibliografia para todo estudioso sério desse assunto. com 129 páginas, não perca, saiba mais ...
Abolicionistas. Brasil Historia Abolição da escravidão, 1888.
Claudia Costa Campos
Dirceu Accioly Lindos.
Fco Edson Monteiro Rodrigues.
Gerardo britto Rapozo Camara.
Maria Natonieta Abreu da Silva,
Maria Fatima Moraes Argon.
Maria de Lourdes Pais Lessa Pereira.
Maria José de Freitas Lins.
Maria Teresa Silva Theophilo.
Neibe Cristina Machado Costa.
Tania Lucia Rezende.
Apresentação de L. Lacombe.
O negro presença e contribuição.
O caminho da abolição.
A lei aurea , coroamento de uma idéia.
Cronologia da abolição.
Anexo 1 - Lei de 7 de novembro de 1831., Lei de setembro de 1850; decreto de junho de 1854; Lei de setembro de 1871; Lei de setembro de 1885; Lei de Maio de 1888.
Bibliografia selecionada: assunto negro, escravidão, abolição. referencias bibliograficas.
A princesa Isabel e a abolição. A terceira regência, o gabinete João Alfredo, A abolição.
Negros escravos e negros cativos: uma caracterização histórico-antropológica.
O negro e a cabanagem no Pará.
O negro na arte brasileira.
O negro Samba e futebol: uma tentativa de interpretação.
O escravo ante a lei civil e a lei penal do império 1822-1871.
A abolição aboliu o império ?
Documentação referente a abolição.
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15 de outubro de 2009
Folklore Negro do Brasil Arthur Ramos. Orixás Candomble Quibungo Congo Quilombo Religião africana folclore ritos etc
O Folk-lore Negro do Brasil
Arthur Ramos
editora: Civilização Brasileira
ano: 1935
descrição: Livro em capa dura, em couro, bem conservado.primeira edição clássico sobre os estudos afro brasileiros, 279 páginas.
Bibliotheca de Divulgação Scientifica - Vol. IV
Ciências Sociais: Folclore Negro do Brasil. A Sobrevivência Mítico-Religiosa. Sobrevivência HIstórica: Congos e Quilombos. Sobrevivência Totêmica: Autos e Festas Populares. Sobrevivência da Dança e da Música. Contos Populares de Animais. Contos do Quibungo e o Ciclo de Transformação.
Psicanálise dos Contos Populares. O Folclore. de Pai João. Inconsciente Folclórico.
O FOLCLORE NEGRO DO BRAISL - DEMOPSICOLOGIA E PSICANÁLISE. A década de 1930 dá ensejo a estudos seminais sobre o negro no Brasil. Dentre eles, destacam-se os do médico antropólogo Arthur Ramos, um dos principais representantes de uma corrente nova que aponta traços positivos e universais presentes nas culturas africanas. Um tanto esquecidas, as obras do alagoano que contribuiu para a institucionalização das ciências sociais no país não parecerão estranha aos leitores de nossa época, marcada pela diversidade e interpretação das culturas. "O Folclore Negro do Brasil" remonta à nascente africana para resgatar, à luz da psicanálise e da psicologia social, elementos constitutivos da alma brasileira, desmontando estereótipos e preconceitos que pesavam sobre o negro e o africano, colocando em pé de igualdade o nosso folclore com o de outros povos.
Arthur Ramos de Araújo Pereira, N. Pilar, atual Manguaba/AL, 1903 e F. Paris/França, 1949. Médico, livre-docente de clínica psiquiátrica da Faculdade de Medicina da Bahia professor de psicologia social da Universidade do Brasil, foi também catedrático de antropologia e etnografia da Faculdade Nacional de Filosofia. Dedicou-se aos estudos de psicanálise e higiene mental e às pesquisas de religiões e folclore negro, tornando-se autoridade em africanologia. Fundou, em 1941, a Sociedade Brasileira de Antropologia e Etnologia. Colaborou em diversas publicações especializadas, no Brasil e no exterior. Era diretor do Departamento de Ciências Socias da Unesco quando morreu, aos 46 anos, de colapso cardíaco. Sua obra, considerada sólida, básica e indispensável para o conhecimento da cultura negra no Brasil, compreende 458 trabalhos, entre livros, ensaios e artigos, nas áreas da psiquiatria e da antropologia, muitos deles traduzidos.
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14 de outubro de 2009
Três Rezos Auguricos Alberto Soriano Nagô Orixá Candomblé
Três Rezos Auguricos Alberto Soriano Nagô Orixá Candomblé.
Autor: Alberto Soriano
Tìtulo: Três rezos auguricos y outros cantares de liturgia negra
Editora: FHCCEM
Ano: 1968
Páginas: 129
Comentário: Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original.
Este livro versa sobre o assunto dos canticos liturgicos das religiões africanas.
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Autor: Alberto Soriano
Tìtulo: Três rezos auguricos y outros cantares de liturgia negra
Editora: FHCCEM
Ano: 1968
Páginas: 129
Comentário: Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original.
Este livro versa sobre o assunto dos canticos liturgicos das religiões africanas.
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9 de outubro de 2009
CARLOS EUGÊNIO DE MOURA Escritos sobre a religião dos Orixás Yorubá Nagô Candombé Jeje Ogum Oxum Oiá Fon Iyami etc
Título: OLÓÒRÌSÀ : Escritos sobre a religião dos Orixás I.
Autor: COORDENADOR E TRADUTOR CARLOS EUGÊNIO MARCONDES
DE MOURA; AUTORES ROGER BASTIDE ... (et al.).
Editora: Ágora
Ano: 1981 Páginas: 188 + x.
Comentário: O LIVRO ESTÁ BEM CONSERVADO, BROCHURA ORIGINAL, CONTÉM MUITAS ILUSTRAÇÕES.
OLÓÒRÌSÀ ESCRITOS SOBRE A RELIGIÃO DOS ORIXÁS Verger, Lépine, Bastide, Nagô, Yorubá, Jejê.
ESTE MARAVILHOSO LIVRO INDISPENSÁVEL A TODOS AQUELES QUE PROCURAM CONHECER CIENTIFICAMENTE, DENTRO DO QUE SEJA POSSÍVEL, A RELIGIÃO DOS NAGÔS, E DOS AFRICANOS POR EXTENSÃO, FONTE PRIMEIRA DAS RELIGIÕES DOS ESCRAVOS TRAGOS PARA O BRASIL.
ESTE VOLUME LANÇADO EM 1981, ESGOTADO EM POUCO TEMPO DÁ INICIO A HOJE CONSAGRADA SÉRIE ?ESCRITOS SOBRE A RELIGIÃO DOS ORIXÁS? COORDENADA PELO PROF. CARLOS EUGENIO DE MOURA.
Um dos objetivos da série de escritos sobre a religião dos orixás, voduns e inquices é colocar novamente em circulação ensaios e artigos publicados nas décadas de 1940 a 1960 pelos pioneiros dos estudos sobre as religiões afro-brasileiras (Édison Carneiro, Bastide, Herskovits, Verger e Costa Eduardo), com ênfase no candomblé. Tal produção, divulgada em publicações especializadas, tornou-se de difícil acesso. Outro propósito é divulgar ensaios inéditos de autores contemporâneos, a nova geração de antropólogos, sociólogos e psicólogos que vêm aprofundando, revisando e abrindo novos caminhos para o entendimento da religiosidade afro-brasileira. A produção dos africanistas ilumina certos aspectos da religião, tal como é praticada atualmente no Benin e Nigéria, ao revelar a manutenção de valores tradicionais, descrever e analisar procedimentos rituais, apontar tendências de adaptação ou renovação de conhecimentos e, sobretudo, possibilitar a realização de estudos comparativos em relação ao Brasil.
Artigos de Roger Bastide: CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA ADVINHAÇÃO EM SALVADOR (BAHIA);
Pierre Verger: BORI, PRIMEIRA CERIMÔNIA DE INICIAÇÃO AO CULTO DOS ORIXAS NAGOS NA BAHIA;
Claude Lepine: OS ESTEREÓTIPOS DA PERSONALIDADE NO CANDOMBLÉ NAGÔ;
Juana Elbein dos Santos e Deoscoredes M. dos Santos: O CULTO DOS ANCESTRAIS NA BAHIA/ OCULTO DOS EGUNS;
Vivaldo da Costa Lima: OS OBÁS DE XANGÔ;
Giselle Cossard-Binon: A FILHA-DE-SANTO;
Liana M.Salvia Trindade: EXU/PODER E MAGIA.
Prefácio do Prof. Dr. Rui Coelho.
"Os trabalhos que estão reunidos nesta coletânea ilustram a posição moderna em etnologia, que consiste em captar o sentido de uma cultura pela tentativa de penetrar no seu interior. Ritos, cerimônias, conjuntos de crenças, sistemas simbólicos das religiões afro-brasileiras não são mais reportados a esquemas conceptuais que lhes dão o sentido.
Inversamente, são lidos como textos que produzem sentido. Acredito que tal mudança se deve sobretudo às pesquisas de Roger Bastide e Pierre Verger, sem prejuízo de outras influências. (...) O candomblé, a macumba, e sobretudo a umbanda não se acham mais confinados a âmbitos regionais estritos, nem a classes sociais determinadas. Espalham-se por todo o território nacional e pervagam a estrutura social da base ao ápice. Não mais se isolam como herança africana exótica, mas se impõem como parte integrante da cultura brasileira, que talvez tenham sido sempre." (Ruy Coelho)
Temos disponibilidade de outros volumes da coleção Escritos sobre a religião dos Orixás.
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CARLOS EUGÊNIO DE MOURA BANDEIRA DE ALAIRÁ Xângo Escritos sobre a religião dos Orixás Yorubá Nagô Candombé Jeje
Autor: CARLOS EUGÊNIO DE MOURA
Título: BANDEIRA DE ALAIRÁ: Escritos sobre a religião dos Orixás II.
Editora: NOBEL
Ano: 1982 Páginas:191
Comentário: Livro em bom estado de conservação, brochura original.
"Bandeira de Alairá: A festa de Xangô-São João e problemas de sincretismo é o estudo de Roberto Motta que abre esta coletânea sobre a religião dos orixás.
Claude Lépine, em sua Análise formal do panteão Nagô, desvenda a lógica que estrutura a cosmovisão dos yorubá e dos jeje, examinando as características próprias do sistema de classificação do pensamento nagô-brasileiro.
O tocador de atabaque nas casas de culto afro-maranhense é o artigo de Octavio da Costa Eduardo que nos fornece preciosas informações sobre esses prestigiosos membros das confrarias religiosas de raízes daomeanas, de tão grande significação naquele estado do nordeste.
Da dissertação de mestrado A família-de-santo nos candomblés Jeje-Nagô da Bahia: um estudo de relações intra-grupais foi extraído o capítulo Organização do grupo de candomblé. Estratificação, senioridade e hierarquia. Seu autor, o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, apoiado em sólido referencial científico e nas numerosas entrevistas realizadas junto ao povo-de-santo de Salvador, analisa a complexa estrutura de mando do candomblé jeje-nagô.
Uma extensa bibliografia sobre o candomblé, o xangô, o tambor-de-mina, o batuque, o pará e o babassuê, levantada por Carlos Eugênio Marcondes de Moura, procura dar conta, mediante seu encaixamento em mais de 40 temas, do que se tem escrito no Brasil, Nigéria, Benin, Angola, Cuba e Haiti, a respeito da religião dos orixás, voduns e inquices."
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Autor: CARLOS EUGÊNIO MARCONDES DE MOURA (ORG.)
Título: CANDOMBLÉ – DESVENDANDO IDENTIDADES: Escritos sobre a religião dos Orixás III
Editora: EMW EDITORES
Ano: 1987 Páginas: 169 14 cm x 21cm
Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL. CAPA E VINHETAS DE MARIA ARGENTINA BIBAS .
Textos do organizador e de Pedro Ratis e Silva, Maria Lina Leão Teixeira, Monique Augras, Márcio Goldman, Beatriz Góis Dantas e P. R. Jackenzie.
CONTÉM UMA INTRODUÇÃO DE ROBERTO GAMBINI .
UMA VASTA BIBLIOGRAFIA SOBRE OS LIVROS USADOS E CONSULTADOS NA ELABORAÇÃO DE CADA ARTIGO DESSE PRECIOSO TRABALHO.
LIVRO COM A IMPRESSÃO DA RENOMADA GRÁFICA DAG LTDA.
Essa é a terceira coletânea de uma série iniciada com a publicação de Olóòrisà 1981 seguida de Bandeira de Alairá 1982.
A série propõe divulgar ensaios inéditos, escritos surgidos no exterior, de difícil acesso, e reviver estudos de décadas passadas, recolocando-os em circulação. Esta coletânea de Carlos Eugênio Marcondes de Moura sobre os Orixás contribui, em muito, para a difusão do conhecimento que se tem sobre a religião dos voduns, orixás e inquices. A própria religião ganha com esta publicação, recuperando por meio da escrita dos pesquisadores muitos elementos míticos e rituais cuja transmissão pelos mecanismos tradicionais baseados na oralidade, tão caros ao candomblé, não lograram perpetuar
ARTIGOS:
EU /OBALUAIÊ E O ARQUÉTIPO DO MÉDICO-FERIDO NA TRANSFERÊNCIA PEDRO RATIS E SILVA.
LOROGUM - IDENTIDADES SEXUAIS E PODER NO CANDOMBLÉ - MARIA LINA LEÃO TEIXEIRA.
QUIZILAS E PRECONCEITOS - TRANSGRESSÃO REPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DINÂMICA DO MUNDO - MONIQUE AUGRAS.
A CONSTRUÇÃO RITUAL DA PESSOA: A POSSESSÃO NO CANDOMBLÉ - MARCIO GOLDMAN.
PUREZA E PODER NO MUNDO DOS CANDOMBLÉS - BEATRIZ GÓIAS DANTAS.
O CULTO AOS ORIXÁS ENTRE OS YORUBA: ALGUMAS NOTAS MARGINAIS RELATIVAS A SUA COSMOLOGIA E A SEUS CONCEITOS DE DIVINDADE P. R. MACKENZIE.
ORIXÁS, VODUNS, INQUICES, CABOCLOS, ENCANTADOS E LOAS - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR - CARLOS EUGÊNIO MARCONDES DE MOURA.
"O enorme crescimento das religiões mediúnicas no Brasil, nos últimos quinze anos, traz à reflexão uma série de temas que não podem passar despercebidos. O Candomblé, em especial, tem atraído a atenção de uma variada gama de estudiosos, para não mencionar o fato de que começa a fazer cada mais sentido justamente para as camadas da população - as mais letradas - onde sempre se localizou o preconceito”.
A busca de uma dimensão religiosa para a existência parece ser o desafio supremo do homem contemporâneo, insatisfeito com a visão racional do mundo que o pensamento científico e materialista lhe apresenta como destilação de séculos de saber acumulado. Há um outro em cada um de nós, meio adormecido e enterrado no inconsciente, que não se vê refletido nesse saber e clama por outra cabeça, outras categorias, formas distintas de encarar o mundo e a experiência humana individual.
O Candomblé, ao lado de outras religiões e correntes espirituais, propicia exatamente esse tipo de contato com o irracional e o inconsciente que pode conduzir o homem moderno para perto de sua totalidade. (...) Numa sociedade de massas, que a todos achata, em que outra religião, senão no Candomblé, pode alguém ter assentados num altar sagrado objetos simbólicos que representam uma união profunda e individual com um orixá? Na singeleza daquelas pequenas coisas, guardadas na prateleira de uma camarinha, está contida não uma relíquia, não um totem, mas a projeção do centro do ser do iniciado. Se não estivesse projetado lá, não estaria talvez em lugar nenhum de forma tão direta, tão digna de culto e sacrifício. Ou estaria em tudo sem estar em nada, sem ponte, sem vínculo pessoal, sem símbolo." (Roberto Gambini). Saiba mais ...
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Meu Sinal está no teu Corpo: Escritos sobre a Religião dos Orixás IV.
Carlos Eugênio Marcondes de Moura (org.)
Prefácio de Kabengele Munanga.
Textos do organizador e de Monique Augras, José Flávio Pessoa de Barros, Maria Lina Leão
Teixeira, Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo, Rita Laura Segato, José Jorge de Carvalho, Karin Barber, Sérgio Figueiredo Ferretti, Mundicarmo Ferretti, Reginaldo Prandi e Vagner Gonçalves.
Edicon / Editora da Universidade de São Paulo, 1989
268 páginas.
Um dos objetivos da série de escritos sobre a religião dos orixás, voduns e inquices é colocar novamente em circulação ensaios e artigos publicados nas décadas de 1940 a 1960 pelos pioneiros dos estudos sobre as religiões afro-brasileiras (Édison Carneiro, Bastide, Herskovits, Verger e Costa Eduardo), com ênfase no candomblé. Tal produção, divulgada em publicações especializadas, tornou-se de difícil acesso. Outro propósito é divulgar ensaios inéditos de autores contemporâneos, a nova geração de antropólogos, sociólogos e psicólogos que vêm aprofundando, revisando e abrindo novos caminhos para o entendimento da religiosidade afro-brasileira. A produção dos africanistas ilumina certos aspectos da religião, tal como é praticada atualmente no Benin e Nigéria, ao revelar a manutenção de valores tradicionais, descrever e analisar procedimentos rituais, apontar tendências de adaptação ou renovação de conhecimentos e, sobretudo, possibilitar a realização de estudos comparativos em relação ao Brasil.
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Org. CARLOS EUGENIO MARCONDES DE MOURA, Ilustração: Carybé
Título: As Senhoras do Pássaro da Noite: Escritos sobre a religião dos Orixás V.
Editora: Axis Mundi
Ano: 1994
Páginas: 248
Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.
Coletânea que apresenta variados aspectos da tradição afro-brasileira, a "religião dos orixás", em ensaios do etnólogo Pierre Verger, da psicóloga Monique Augras, do antropólogo José Jorge de Carvalho, do sociólogo Reginaldo Prandi, do museógrado José Luiz Hernandes e do pai-de-santo Manoel do Nascimento Costa. As Senhoras do título são as Grandes Mães, as yamis do candomblé, mulheres feiticeiras que representam os poderes místicos da mulher e seu aspecto mais perigoso e destrutivo.
Um dos objetivos da série de escritos sobre a religião dos orixás, voduns e inquices é colocar novamente em circulação ensaios e artigos publicados nas décadas de 1940 a 1960 pelos pioneiros dos estudos sobre as religiões afro-brasileiras (Édison Carneiro, Bastide, Herskovits, Verger e Costa Eduardo), com ênfase no candomblé. Tal produção, divulgada em publicações especializadas, tornou-se de difícil acesso.
Outro propósito é divulgar ensaios inéditos de autores contemporâneos, a nova geração de antropólogos, sociólogos e psicólogos que vêm aprofundando, revisando e abrindo novos caminhos para o entendimento da religiosidade afro-brasileira. A produção dos africanistas ilumina certos aspectos da religião, tal como é praticada atualmente no Benin e Nigéria, ao revelar a manutenção de valores tradicionais, descrever e analisar procedimentos rituais, apontar tendências de adaptação ou renovação de conhecimentos e, sobretudo, possibilitar a realização de estudos comparativos em relação ao Brasil.
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Título: Leopardo dos Olhos de Fogo: Escritos sobre a religião dos Orixás VI
Autor: Carlos Eugenio Marcondes de Moura (org.)
Editora: Ateliê
Ano: 1999
Páginas: 164
Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, BROCHURA COM CAPA ORIGINAL.
Textos de Lydia Cabrera, Vivaldo da Costa Lima, Rita Amaral, Claude Lépine e Raul Lody.
“Sexto volume de um projeto inciado em 1981 ( Escritos sobre a religião dos Orixás de Fogo é uma proposta de resgate e divulgação do que de melhor se tem pesquisado, no Brasil e no exterior, sobre a religião dos orixás, voduns e inquices; que conta hoje com milhões de fiéis na África Ocidental, nas três Américas e até mesmo na Europa. Nesse volume, Carlos Eugênio reúne textos de vários pesquisadores conceituados, tais como Lydia Cabrera, Claude Lépine, Raul Lody, Rita de Cássia Amaral e Vivaldo da Costa Lima, estudando a religião dos Orixás sob o ponto de visto antropológico e sociológico.”
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Autor: Carlos Eugênio Marcondes de Moura (org.)
Tìtulo: Candomblé: Religião do Corpo e da Alma - tipos psicológicos nas religiões afro-brasileiras. Escritos sobre a religião dos Orixás VII.
Editora: Pallas
Ano: 2000 Páginas: 228
Comentário: LIVRO EM BOM ESTADAO DE CONSERVAÇÃO, BROCHURA ORIGINAL. Reunindo os mais variados temas do candomblé, xangô, tambor-de-mina e outras religiões tradicionais afro-brasileiras, tratados por autores experientes no campo dos estudos africanos e afro-americanos, tais como, além do próprio Carlos Êugenio:
José Flávio Pessoa de Barros e Maria Lina Leão Teixeira: “O código do corpo: inscriçõese marcas dos orixás.”
Monique Augras: “De Iyá Mi a pomba-gira: transformações e símbolos da libido.”
Rita Laura Segato: “Inventando a natureza: família, sexo e gênero no xangô do Recife.”
Claude Lépine: “Os estereoptipos da personalidade no candomblé Nagô.”
Maria Lina Leão Teixeira: “LOROGUM – identidades sexuais e poder no candomblé.”
Esta coletânea de Carlos Eugênio Marcondes de Moura sobre os Orixás contribui, em muito, para a difusão do conhecimento que se tem sobre a religião dos voduns, orixás e inquices. A própria religião ganha com esta publicação, recuperando por meio da escrita dos pesquisadores muitos elementos míticos e rituais cuja transmissão pelos mecanismos tradicionais baseados na oralidade, tão caros ao candomblé, não lograram perpetuar.
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Culto aos orixás. Voduns e Ancestrais nas Religiões Afro-Brasileiras. Escritos sobre a religião dos Orixás VIII.
Carlos Eugênio Marcondes de Moura (org.)
Textos de Claude Lépine, Deoscóredes M. dos Santos, Giselle Omindarewa Cossard, Juana Elbein dos Santos, Monique Augras, Sérgio Figueiredo Ferretti e Vivaldo da Costa Lima.
Pallas,
2004
258 páginas.
Comentário: Livro em muito bom estado de conservação, brochura com capa original.
As cidades de São Luís do Maranhão, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre foram os grandes centros urbanos onde, no decorrer do século XIX, as populações africanas, seqüestradas pelo tráfico de escravos, em um admirável e consistente esforço de superação à repressão que as atingia em todos os níveis, agruparam-se em torno de organizações religiosas, tais como o Candomblé, o Tambor de mina e o Batuque.
Nelas se reafirmaram identidades pessoais e coletivas, reinterpretaram-se conceitos, recriaram-se rituais, transmitiram-se mitos e lendas, reelaboraram-se as práticas de adivinhação, reconstituiu-se o rico panteão dos orixás, voduns, inquices e ancestrais. Estes saberes são até hoje resguardados nos templos e nas comunidades que se organizaram em torno deles. Sábios, prudentes, sacerdotes e fiéis dessas grandes religiões brasileiras de raízes africanas se dispuseram a dar a conhecer aos estudiosos parte desse vasto campo de conhecimento, que a presente publicação divulga por meio de escritos de antropólogos, psicólogos e sociólogos e que se subordinam ao tema da ancestralidade e dos panteões das divindades.
Religiões Afro-Brasileiras, Candomblé, Antropologia, Brochura, 258 pgs, Textos e Ensaios de :
Claude Lépine: A analise formal do panteão nagô.
Mestre Didi - Juana Elbein dos Santos: O culto dos ancestrais na Bahia: o culto dos Eguns.
Vivaldo da Costa Lima: Organização do grupo de Candomblé. Estratificação, senioridade e hierarquia.
Gisele Omindarewa Cossard: A filha-de-Santo.
Sergio Figueiredo Ferretti: Voduns da Casa das Minas.
Livro em Excelente estado;
Trabalhamos com uma vasta bibliografia sobre a Temática Negro, Consulte nosso acervo ou faça-nos um pedido sobre determinado livro.
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Carlos Eugênio Marcondes de Moura (org.)
SOMÀVÒ - o amanhã nunca termina: Escritos sobre a religião dos orixás IX.
Empório de Produções.
2005.
190 pg.
A presente publicação contém textos de antropólogos e participantes da hierarquia do candomblé.
Os nomes sagrados dsa iniciadas para o vodun Dan (equivalente ao orixá Oxumarê, da nação de Ketu), por meio dos quais se revela o perfil desta divindade, as transformações por que passaram as divindades do mar e do trovão na cosmologia de algumas etnias do Daomé, atual Benin, na África Ocidental, a influência das estruturas religiosas dos jêje na constituição do candomblé, a extensa trajetória, no tempo e no espaço, percorrida pelas divindades, que imprimem suas pegadas em terras de Áfria, Maranhão, Pará e São Paulo, a circunstanciada descrição de dois ritos (o panan, que simboliza o reingresso da iniciada na vida cotidiana e o ikomojàde, cerimônia na qual a criança recém-nascida recebe sue nome), a história d eum tradicional terreiro do Rio de Janeiro, o Axé Opô Afonjá, e de sua dirigente, a Ialorixá Cantulina de Airá, a momentosa questão das relações raciais no candomblé, uma bibliografia em permanente construção, compõem este livro.
Seu título remete ao nome sagrado recebido pro uma vadunsi (o equivalente a filha-de-santo) e afirma que, apra a divindade, o tempo não conta, quando escolhe aquela ou aquele em cuja cabeça irá manifestar-se e de cuja individualidade se apossará. É soberana e imperiosa a vontade de um vodun e para ele não importam categorias ligadas a gênero ou idade. SOMÀVO.
SUMÁRIO
Pesquisas sobre vodun Dan a partir dos nomes individuais de suas vodunsi; Transformações dos voduns do mar e do trovão na área Gbe e no Candomblé jeje da Bahia; Nas pegadas dos voduns. Um terreiro de tambor-de-mina em São Paulo; O panan, um rito religioso de transição afro-baiano; ÌKÓMOJÁDE - A cerimônia do nome do recém-nascido na Tradição dos Òrìsá; Uma casa de Xangô no Rio de Janeiro; Vida e lendas de Airá Tolá; A cor do Axé - Brancos e Negros no candomblé de São Paulo; Uma bibliografia, muitos enfoques.
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cultura griot.
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SANGIRARDI JR. DEUSES DA ÁFRICA E DO BRASIL
SANGIRARDI JR.
DEUSES DA ÁFRICA E DO BRASIL
CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA
1988
Páginas: 206
Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL. COM
MUITAS ILUSTRAÇÕES. GLOSSÁRIO DE TERMOS USADOS NOS CULTOS DE RAÍZ AFRICANA E BIBLIOGRAFIA. 206 p. : ill. ; 21 cm.
Um clássico dos estudos afro-brasileiros, sobretudo no que diz respeito aos cultos e ritos da religião dos Orixás. Indispensável numa boa biblioteca sobre o assunto. SAIBA MAIS
Deuses que vieram da Africa.
A teogonia Iorubá.
Os cultos-brasileiros.
O Candomblé.
A casa de Minas.
O milagre dos Orixás.
Inkices e encantados.
A erva lustral.
Exu: Senhor dos caminhos e mensageiro...
Ogum : o deus do ferro e da guerra.
Ossãe: o dono da folhagem.
Ifá: o oráculo dos negros.
Xangô: o zeus iorubá.
Iansã (Oiá): deusa dos ventos e das tempestades.
Oxum: deusa dos rios, fontes e regatos.
Obá:a deusa que perdeu a orelha.
Iemanjá: a rainha do mar.
Ibeji: os meninos que já foram médicos.
Oxumaré: arco-iris e serpente.
Omolu: deus da varíola e médico dos pobres.
Nanã Buruku:mãe de todos os seres e de todas as coisas.
Oxalá: o maior de todos os Orixás.
Os nomes dos deuses - Tábua.
Com uma interessante parte iconografica que revela o que há de mais importante nos cultos africanos de nosso país, desde planos e mapas até imagem raras de nossos mais antigos e importantes mestres iniciados na Religião dos Orixás.
Trabalhamos com um vasta acervo sobre o tema.
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8 de outubro de 2009
Org. CARLOS MARCONDES MOURA - Ilustração Carybé. As Senhoras do Pássaro da Noite: Escritos sobre a Religião dos Orixás Volume V. Iyami Verger Augras.
Org. CARLOS EUGENIO MARCONDES DE MOURA, Ilustração: Carybé
Título:As Senhoras do Pássaro da Noite: Escritos sobre a Religião dos Orixás Volume V
Axis Mundi, 1994, pgs. 248
Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.
Coletânea que apresenta variados aspectos da tradição afro-brasileira, a "religião dos orixás", em ensaios do etnólogo Pierre Verger, da psicóloga Monique Augras, do antropólogo José Jorge de Carvalho, do sociólogo Reginaldo Prandi, do museógrado José Luiz Hernandes e do pai-de-santo Manoel do Nascimento Costa. As Senhoras do título são as Grandes Mães, as yamis do candomblé, mulheres feiticeiras que representam os poderes místicos da mulher e seu aspecto mais perigoso e destrutivo.
Um dos objetivos da série de escritos sobre a religião dos orixás, voduns e inquices é colocar novamente em circulação ensaios e artigos publicados nas décadas de 1940 a 1960 pelos pioneiros dos estudos sobre as religiões afro-brasileiras (Édison Carneiro, Bastide, Herskovits, Verger e Costa Eduardo), com ênfase no candomblé. Tal produção, divulgada em publicações especializadas, tornou-se de difícil acesso.
Outro propósito é divulgar ensaios inéditos de autores contemporâneos, a nova geração de antropólogos, sociólogos e psicólogos que vêm aprofundando, revisando e abrindo novos caminhos para o entendimento da religiosidade afro-brasileira. A produção dos africanistas ilumina certos aspectos da religião, tal como é praticada atualmente no Benin e Nigéria, ao revelar a manutenção de valores tradicionais, descrever e analisar procedimentos rituais, apontar tendências de adaptação ou renovação de conhecimentos e, sobretudo, possibilitar a realização de estudos comparativos em relação ao Brasil.
Os ensaios analisam temas como a discriminação que certas formas de religiosidade sofrem por parte do poder instituído, as artes de adivinhação, a santeria - religião praticada em Cuba, além do culto das ìyàmi, analisado por Pierre Verger. É um livro para especialistas e pesquisadores, mas também para iniciados das religiões afro-brasileiras e para todos os leitores que se interessam pela cultura popular brasileira e sua herança africana.
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7 de outubro de 2009
PAULO DE ALBUQUERQUE O POETA DA ABOLIÇÃO Mossoró. Rio Grande do Norte. Etc.
PAULO DE ALBUQUERQUE
O POETA DA ABOLIÇÃO
Autor: WALTER WANDERLEY
Editora: EDITORA PONGETTI, RJ
Ano: 1969
Nº de páginas: 280
Medidas: 17 X 24
Ilustração: LEDA ACQUARONE DE SÁ
Observações: INCLUI APÊNDICES E BIBLIOGRAFIA.
Assuntos abordados na obra: BIOGRAFIA DE PAULO ALBUQUERQUE. VIDA PÚBLICA MOSSORÓ, PERNAMBUCO VIDA LITERÁRIA. ESCRAVIDÃO NO BRASIL. ABOLIÇÃO
PAULO DE ALBUQUERQUE
WALTER WANDERLEY
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O POETA DA ABOLIÇÃO
Autor: WALTER WANDERLEY
Editora: EDITORA PONGETTI, RJ
Ano: 1969
Nº de páginas: 280
Medidas: 17 X 24
Ilustração: LEDA ACQUARONE DE SÁ
Observações: INCLUI APÊNDICES E BIBLIOGRAFIA.
Assuntos abordados na obra: BIOGRAFIA DE PAULO ALBUQUERQUE. VIDA PÚBLICA MOSSORÓ, PERNAMBUCO VIDA LITERÁRIA. ESCRAVIDÃO NO BRASIL. ABOLIÇÃO
PAULO DE ALBUQUERQUE
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6 de outubro de 2009
Devoradores De Almas Fromentin Africa Ritos Antigos Religião
Autor: Pierre Fromentin
Título: Los Devoradores de Almas
Editora: Sagitario
Ano: 1966
Páginas: 182
Comentário:Livro em bom estado de conservação,encadernado com capa dura original.
Manteve-se a sobrecapa original.
Com muitas fotos em preto e branco.
El más accesible de los conservatorios de las tradiciones mágicas es Africa Negra...
las civilizaciones de tradición oral - Formato 14 x 21 cm - 182 pág - ilustrado - brochura -
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1 de outubro de 2009
Olhar Europeu Negro Rugendas Debret Marc Ferrez Victor Frond
Olhar Europeu Negro Rugendas Debret Marc Ferrez Victor Frond
O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX.
KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luizza Tucci. O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX. . São Paulo: EdUSP, 2002. 235 p..
Pretende contribuir para a reconstituição histórica, apresentando elementos para o estudo das mentalidades e do cotidiano do negro no Brasil. Obra resultante de pesquisa realizada para a exposição "O negro na iconografia brasileira do século XIX: a visão européia".
descrição: Estudos Afro-Brasileiros, Artes no Brasil, Iconografia Brasiliana, Brochura, 26 x 22 cm, 235 pgs; Reproduções de Obras de : Rugendas, Debret, Marc Ferrez, Victor Frond e muitos outros; Excelente estado; frete grátis para todo Brasil.
c/ sobrecapa; Ilustrado com fotografias em pb. A iconografia do negro e da escravidão tem servido, ao longo do tempo, apenas como "ilustração artística". Porém, as imagens produzidas pelos europeus que visitaram o Brasil no século XIX mostram-se ideologicamente em consonância com os relatos dos cronistas e cientistas viajantes, que abordaram o cotidiano da escravidão.
livro semi-novo em excelente estado de conservação.Prêmio Jabuti 1995 - categoria Produção
Editorial;
Nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. Aqui, as imagens usadas como fontes históricas e meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades;
a iconografia do negro e da escravidão tem servido, ao longo do tempo, apenas como ?ilustração artística?. porém, as imagens produzidas pelos europeus que visitaram o brasil no século xix mostram-se ideologicamente em consonância com os relatos dos cronistas e cientistas viajantes, que abordaram o cotidiano da escravidão. trata-se de um olhar europeu, moldado por valores etnocêntricos. nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. aqui, as imagens usadas como fontes históricas e como meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades.
Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.
O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX.
KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luizza Tucci. O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX. . São Paulo: EdUSP, 2002. 235 p..
Pretende contribuir para a reconstituição histórica, apresentando elementos para o estudo das mentalidades e do cotidiano do negro no Brasil. Obra resultante de pesquisa realizada para a exposição "O negro na iconografia brasileira do século XIX: a visão européia".
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c/ sobrecapa; Ilustrado com fotografias em pb. A iconografia do negro e da escravidão tem servido, ao longo do tempo, apenas como "ilustração artística". Porém, as imagens produzidas pelos europeus que visitaram o Brasil no século XIX mostram-se ideologicamente em consonância com os relatos dos cronistas e cientistas viajantes, que abordaram o cotidiano da escravidão.
livro semi-novo em excelente estado de conservação.Prêmio Jabuti 1995 - categoria Produção
Editorial;
Nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. Aqui, as imagens usadas como fontes históricas e meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades;
a iconografia do negro e da escravidão tem servido, ao longo do tempo, apenas como ?ilustração artística?. porém, as imagens produzidas pelos europeus que visitaram o brasil no século xix mostram-se ideologicamente em consonância com os relatos dos cronistas e cientistas viajantes, que abordaram o cotidiano da escravidão. trata-se de um olhar europeu, moldado por valores etnocêntricos. nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. aqui, as imagens usadas como fontes históricas e como meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades.
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28 de setembro de 2009
Calunga Grande Negro Orixá Candomblé Iconografia Iorubá Raro.
Calunga Grande Negro Orixá Candomblé Iconografia Iorubá Raro.
Carlos Eugênio Marcondes de Moura
A Travessia da Calunga Grande- Três séculos de imagem sobre o negro no Brasil 1637-1899
Edusp
2000
692
Comentário: Livro em estado de novo, encadernado em brochura original, em formato grande, capa de Minoro Naruto, com muitas ilustrações, em Papel especial Couché fosco.
A pesquisa de que resultou esta publicação procurou as imagens do negro nas mais variadas fontes: literatura de viagens, iconografia produzidas pelos artitas viajantes, revistas ilustradas do segundo reinado e fotografias.
Oleos sobre telas e madeiras, desenhos, gravuras, esculturas, charges e caricaturas, daguerreótipos, ambrótipos, foto sobre papel albuminado: Cada uma das imagens criadas nesses diferentes suportes é documento de extraordinário interesse para a história social...
Coleção Uspiana - Brasil 500 anos, nem precisa dizer mais nada Edição única quem tem o seu não se disfaz, traz imagens de artistas que retrataram o negro desde o século XVII, e que mostram o cotidiano escravo, fotos de estúdio e os significados das diversas escarificações faciais, sinais de devoção ou de violência.
Os cativos afro-negros que chegaram ao Brasil, forçados a fazer a travessia da Calunga Grande ? expressão com que designavam o mar ? são os protagonistas de uma narrativa que este livro se propõe a ilustrar, por meio de imagens que rastreiam sua contribuição e a de seus descendentes na construção do país ao longo de três séculos. Extraídas de fontes diversas, como iconografia produzida por artistas viajantes, revistas ilustradas do Segundo Reinado e fotografias, as imagens se reportam a três momentos: o século XVII, quando artistas trazidos por Maurício de Nassau realizaram os registros pioneiros sobre o afro-negro; a iconografia do século XVIII, relativa principalmente às regiões de mineração de ouro e diamante; e as abundantes e múltiplas imagens do século XIX, que constituem documentação riquíssima sobre a vida cotidiana no Brasil. O acesso a esse vasto material é facilitado por três tipos de índices: temático, de artistas e topográfico.
Elas retratam o cotidiano da população escrava a partir do ponto de vista de diversos artistas, desde os trazidos pelo Conde Maurício de Nassau, durante a ocupação holandesa no Nordeste do Brasil, no século XVII, aos dos viajantes, artistas contratados pelas missões científicas, comerciantes, diplomatas que percorreram o País até o século XIX. A obra traz, por exemplo, imagens dos desenhistas da expedição comandada pelo sábio baiano Alexandre Rodrigues Ferreira em viagem pela amazônia no final do século XVIII, além de dezenas de registros de Carlos Julião, um militar de Turim que esteve no Brasil a serviço da Coroa Portuguesa.
Carlos Eugênio Marcondes de Moura é doutor em Sociologia pela USP e tradutor, com mais de 50 títulos publicados. Foi professor do Serviço de Teatro da Universidade do Pará e do Departamento de Teatro da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Coleção Uspiana - Brasil 500 Anos
Formato: 23x29 cm
Nº de Páginas: 691 pp.
11 de setembro de 2009
África Negra Mascaras Esculturas Jóias Laure Meyer
Autor : Laure Meyer
Título : África Negra Mascaras Esculturas Jóias
Editora : Livros e livros
Ano : 2001
Páginas : 224
Comentário : Livro em bom estado de conservação, encadernado com capa dura original. Formato grando, Belíssimas Fotos.
Máscaras, Terracota, Bronze, Marfim, ouro, Estátuas de antepassados, relicários e jóias exprimem aqui, por intermédio dos mitos fundadores, a vida quotidiana e o génio inventivo de mais de sessenta etnias. Um estudo temáticomagnificamente ilustrado a cores, tratado de maneira clarae acessível todas as artes da África negra, sob os ângulos estético e tecnológico...
Mais de 170 imagens a corres.
Um dos grandes méritos desta obra é abordar as artes da África negra de maneira temática.
Importância capital da religião e da magia, crença em forças ocultas omnipresentes, cultos ancestrais acompanhados de sacrifícios, ritos funerários, cerimónias de iniciação, danças com máscaras para todas as épocas da vida, força das sociedades secretas, vontade de prestígios dos chefes, desejo de ornamento ou pesquisa de beleza para os objectosmais humildes, são essas as fontes profundas da arte africana tradicional...
Uma obra capital e completa que nos revela e explica os segredos e as raízes das artes da África negra...
Trabalhamos com uma vasta bibliografia sobre a Temática Negro, Consulte nosso acervo ou faça-nos um pedido sobre determinado livro.
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Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem .
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philolibrorum@yahoo.com.br que conversaremos sobre como conseguir.
Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos.
Vendemos diretamente ou via Mercadolivre.
Visite alguns de nossos livros anunciados em nosso e-shop, em: http://eshops.mercadolivre.com.br/philolibrorum/lista/_CategID_1215_Desde_1_DisplayType_L
ESTA PÁGINA VISA CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA SOBRE A TEMÁTICA 'NEGRO', SOBRETUDO NO BRASIL. TRABALHAMOS COM O FORNECIMENTO DE LIVROS ESGOTADOS, RAROS, FORA DO COMÉRCIO, RECOLHIDOS E OUTROS SOBRE A TEMÁTICA AFRO BRASILEIRA, CASO QUEIRA É SÓ NOS CONTACTAR. ABRANGEMOS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO DESDE OS ORIXÁS ATÉ MILTON SANTOS O MAIOR INTELECTUAL NEGRO DO SÉCULO XX.
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cultura griot.
9 de setembro de 2009
Influência Africana Português Brasil Mendonça Nagô Ioruba
Influência Africana Português Brasil Mendonça Nagô Ioruba.
Autor: Renato Mendonça
Tìtulo: A influência africana no português do Brasil
Editora: Nacional
Ano: 1935
Páginas: 225
Comentário: Livro em bom estado de conservação, encadernado em capa dura , couro, antiga, manteve-se a capa brochura original. Ilustrada com mapas e gravuras. Exemplar pertenceu ao erudito pernambucano Jorge Cahu.
Prefácio de Rodolfo Garcia.
Com um addendum: explicação dos mapas toponímicos.
Com um apêndice sobre as opiniões críticas sobre esse livro.
Com índice de siglas, ampla bibliografia para quem quer aprofundar-se no assunto.
Etnografia africana.
Lingüística africana.
O tráfico.
Povos negros importados.
Fonética e morfologia do Quimbundo.
Influência africana no português.
Folclore.
O negro na literatura brasileira. Onde se vê reproduções de textos dos fundadores do elemento negro em nossas letras.
Vocabulário: (vasto, útil e primoroso vocabulário de termos africanos utilizados no Brasil, adequado para quem estuda, gosta ou pesquisa o povo de santo, a religião dos Nagôs Yorubás, dos Gêges, entre outros povos advindos da África).
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PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO
cultura griot.
--
BAIOCCHI, Mari de Nasaré. Kalunga povo da terra. Quilombos. Quilombolas. Remanescente Cultural de raiz Africana, costumes, etc...
BAIOCCHI, Mari de Nasaré.
Kalunga povo da terra.
Brasília: Unesco / MJ / Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 1999.
A antropóloga Mari Baiocchi é a autora e responsável por um livro em que pesa quase 200 anos de história. “Meu trabalho de observação analisa o processo, a dinâmica das mudanças da cultura Kalunga.”, diz a autora. E ela observou essa dinâmica durante os 24 anos em que trabalhou na região quilombola, pesquisando hábitos como a língua, os festejos, a comida, a forma de viver de uma comunidade remanescente de escravos.
O livro “Kalunga, o Povo da Terra” é o resultado de um minucioso trabalho de pesquisa. No livro, Baiocchi explica que a palavra kalunga ou calunga, as duas grafias estão corretas, tem origem banto dos africanos angolanos, congos e moçambiques que foram trazidos para o Brasil. Calunga pode ser uma boneca de madeira que os moradores de comunidades do rio Lui, na África, fabricavam ou pode ser também uma palavra mágica, uma divindade do culto banto.
BAIOCCHI (1984, 1986, 1990, 1991, 1994, 1995, 1996, 1999) dedicou-se a descrever o agrupamento, mencionou os possíveis traços de herança africana no grupo, abordou o universo cultural e preparou um relatório técnico científico para demarcação do Sítio Histórico e Ptrimônio Cultural Kalunga.
Influência Africana no Brasil, Nagô, Bantu, Gege, Moçambique, Ioruba, etc...
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A antropóloga Mari Baiocchi é a autora e responsável por um livro em que pesa quase 200 anos de história. “Meu trabalho de observação analisa o processo, a dinâmica das mudanças da cultura Kalunga.”, diz a autora. E ela observou essa dinâmica durante os 24 anos em que trabalhou na região quilombola, pesquisando hábitos como a língua, os festejos, a comida, a forma de viver de uma comunidade remanescente de escravos.
O livro “Kalunga, o Povo da Terra” é o resultado de um minucioso trabalho de pesquisa. No livro, Baiocchi explica que a palavra kalunga ou calunga, as duas grafias estão corretas, tem origem banto dos africanos angolanos, congos e moçambiques que foram trazidos para o Brasil. Calunga pode ser uma boneca de madeira que os moradores de comunidades do rio Lui, na África, fabricavam ou pode ser também uma palavra mágica, uma divindade do culto banto.
BAIOCCHI (1984, 1986, 1990, 1991, 1994, 1995, 1996, 1999) dedicou-se a descrever o agrupamento, mencionou os possíveis traços de herança africana no grupo, abordou o universo cultural e preparou um relatório técnico científico para demarcação do Sítio Histórico e Ptrimônio Cultural Kalunga.
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