12 de agosto de 2009

Estevão Maya Maya. Regresso triunfal de Cruz e Sousa E OS SEGREDOS DE ´´ SEU´´ BITA DA-NO-EM PINGO-D´AGUA. Poesia Negra. Ritos Afro-brasileiros. etc..



Estevão Maya Maya

Regresso triunfal de Cruz e Sousa E OS SEGREDOS DE ´´ SEU´´ BITA DA-NO-EM PINGO-D´AGUA.


Poesia Negra, literarura brasileira,

editora Kikulakaji,

1982,

brochura em bom estado, criação literária de um autor negro, em busca de uma linguagem poética original, inspirada em Cruz e Sousa, pela grandeza da obra e pela vida marcada pelo trágico.
Exemplar de uma tiragem limitada de 5.000 exemplares.



constitui uma das mais instigantes criações da poesia afro-brasileira contemporânea. O autor reorganiza eventos cotidianos, passagens da história e da literatura para compor uma obra de alcance crítico sem desprezar as cintilações líricas. A linguagem desempenha papel essencial, permitindo que Maya-Maya realize o diálogo entre as tendências historicista e de invenção. A obra é constituída por duas partes longas às quais se soma um texto na parte intitulada “Poema desgarrado”. O texto desta parte chama-se “Musical”, foi escrito no ano de 1976 e apresenta características bem diferentes dos poemas da parte outra, escritos entre 1980 e 1981.


cercado pela atmosfera ritual dos cultos religiosos afro-brasileiros. A atitude de engajamento social do poeta maranhense transparece em sua vontade de realçar a importância dos afrobrasileiros; isto é feito através das qualidades que ele atribui a Cruz e Souza, colocando-o acima de todos os poetas do Simbolismo. Essa atitude ufanista – bem evidenciada pela idéia do “retorno triunfal” – tem por objetivo reinterpretar os históricos a partir do ponto de vista dos afro-brasileiros...


Maranhense, nascido em 1943, em Pano Grosso-Viana. Cantor, compositor, musicólogo e autor teatral.
Publicou, junto com Vilmar Alves Ribeiro,Cantiga Pra Gente de Casa, Chegada em Cima da Hora.

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11 de agosto de 2009

LILYAN KESTELOOT LES ÉCRIVAINS NOIRS DE LANGUE FRANÇAISE: NAISSANCE D'UNE LITTÉRATURE.


LILYAN KESTELOOT

Título: LES ÉCRIVAINS NOIRS DE LANGUE FRANÇAISE: NAISSANCE D'UNE LITTÉRATURE

Editora: EDITIONS DE L'UNIVERSITÉ DE BRUXELLES

Ano: 1977 Páginas:340

Comentário: LIVRO BEM CONSERVADO, ACABAMENTO EM BROCHURA ORIGINAL. TEXTO
EM FRANCÊS. " CE TRAVAIL EST À LA FOIS UNE HISTOIRE ET UNE ANALYSE.
HISTOIRE DU MOUVEMENT CULTUREL NÈGRE QUI A PRIS NAISSANCE DANS LE MILIEU
UNIVERSITAIRE PARISIEN AUX ENVIRONS DE 1932 ET S'ÉPANOIT ACTUELLEMENT EN
UNE FLORAISON D' ÉSCRIVAINS ORIGINAUX. ANALYSE DES INFLUENCESQUI ONT
NOURRI CE MOUVIMENT, DE SER THÉMES PRINCIPAUX, DE I'INTERACTION DES
PERSONNALITÉS, DES REVUES ET DES OEUVRES PAR LA MÉDIATION DESQUELLES LES
ÉCRIVAINS NOIRS SE FORGÈRENT UNE IDÉOLOGIE ET UN STYLE QUI SYNTHÉTISENT LA
DOBLE CUTURE-FRAÇAISE AFRICAINE-DONT ILS SONT HÉRITIERS, ANALYSE ENFIN DE
LA CONTINUITÉ QUI EXISTE ENTRE I' ACTUELLE ÉCOLE LITTÉRAIRE ET LES
PREMIERS INTELLECTUELS NOIRS QUI EN JETÉRENT LES FERMENTS, ALORS QUE LE
COLONIALISME ÉTAIT ENCORE ÀSON APOGÉE."

Les Origenes; Legitime defense; exemple des ecrivains noirs du Brésil, Haiti, Usa, Martinique, etc, Rene Maran, NAISSANCE de la negritude, Leon Damas, Aimé cesaire, Senghor, L'etudiant noir; Tropiques; Etienne Lero, Presence africaine; Situation actuelle; bibliographie, index, preface Luc Heusch.


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8 de agosto de 2009

LENDAS AFRICANAS DOS ORIXÁS - Pierre Fatumbi Verger Carybé

LENDAS AFRICANAS DOS ORIXÁS - Pierre Fatumbi Verger

Carybé

Currupio - 1997 -

Pierre Verger, a quem se deve a cuidadosa coleta das lendas aqui apresentadas,viveu durante dezessete anos, em sucessivas viagens,desde 1948, pelas bandas ocidentais da África, em terras iorubas. Tornou-se Babalaô em Kêto, por volta de 1950, e foi por essa época que recebeu do seu mestre Oluwo o nome de Fatumbi: "Aquele que nasceu de novo pela graça de Ifá".

Algumas das lendas aqui reunidas já são conhecidas nos candomblés da Bahia, pelo "jogo dos dezesseis búzios". É o caso, por exemplo, da história de Oxum, onde ela aparece exigindo a oferenda de Nkan. Outras, entretanto, são desconhecidas e entre elas podemos incluir as lendas de Oxóssi e de Oxaguiã, em que se propõe, inclusive, a etimologia dos nomes desses orixás. A história de Ogum Mejê,Ogum Alakorô e Ogum Onirê.

As origens históricas prováveis de Xangô, de Iemanjá e de Obaluaê são indicadas nas três lendas referentes a esses orixás.

A publicação dessas histórias tradicionais apresenta ainda, o mérito de esclarecer certos equívocos difundidos há mais de um século, por autores comprometidos com suas próprias ideologias e seus preconceitos, e que jamais foram questionadas desde então.

ÍNDICE;

Prefácio; Exu; Ogum; Oxóssi; Erinlê; Ossain; Orixá Okô; Oranian; Dada-Baayani; Xangô; Oiá-Iansã; Oxum; Obá; Iemanjá; Olokum; Oxumaré; Obaluaê; Disputa entre Nanã Buruku e Ogum; Oxaguiã; Oxalufã; Briga entre Oxalá e Exu; Rivalidade entre Orunmilá e Ossain; Orinmilá, rei do terceiro mundo; Olofin-Odudua cria o mundo no lugar de Oxalá; Guerra entre Oxalá e Odudua.



O livro faz parte da grande obra do antropólogo e mestre em cultura negra Verger. O autor viveu durante dezessete anos na África ocidental, em terras iorubás. Lá adquiriu todo o seu conhecimento. E, mais do que isso, abriu seu espírito para o Candomblé tornando-se adivinho babalaô - o nome Fatumbi (aquele que nasceu de novo pela graça de Ifá) foi dado por seu mestre iniciático. Uma das obrigações dos babalaôs durante seu aprendizado é memorizar as histórias dos Orixás, divindades dessa religião. Aqui Verger compila algumas delas com cuidado e fidelidade à tradição oral que as transmitiu de geração em geração. O desenho de Carybé, vigoroso e expressivo, aliado à intimidade do artista com as coisas do candomblé e da Bahia, traduz com sensibilidade e cuidadosa informação etnográfica o espírito e a magia dessa cultura.

6 de agosto de 2009

Escolas De Samba Ari Araujo E Erika Herd - Carnaval História


Autor: Ari Araujo e Erika Franziska Herd

Título: As Escolas de Samba
Editora: Vozes

Ano: 1978

Páginas: 160



Comentário : Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original. Com alguns grifos e anotações em caneta,

Com fotos, e uma tabela do sincretismo afro-católico No Brasil, por principais cidades segundo nove estudiosos, a saber: arthur ramos, Manuel Querino, Edson Carneiro, Gonçalves Fernandes, Leopoldo Bethiol, Aydano de Couto Ferraz, Pereira da Costa, João do Rio, Nina Rodrigues.

Um Episódio antropofágico. Erika Franziska Herd, o amigo da madrugada. o fenômeno Adelzon Alves.

Expreções da cultura popular -

As escolas de samba do Rio de Janeiro e o amigo da madrugada.

As culturas negras, Índio guerreiro negro submisso,

O negro livre,

O batuque,

O samba,

O carnaval,

Vai como pode,

As escolas de samba I,

As escolas de samba II,

Quem pode deter o processo antropofágico...



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2 de agosto de 2009

Escravos brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr.



Escravos Brasileiros do Século XIX na Fotografia de Christiano Jr

Org. Paulo César de Azevedo & Mauricio Lissovsky

editora: Ex Libris

ano: 1988

descrição: Escravos Brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr. Edição organizada por: Paulo Cesar de Azevedo e Maurício Lissovsky. Textos de Jacob Gorender, Manuela Carneiro da Cunha e Muniz Sodré. Livro em excelente estado de conservação. Capa dura. Livro Raro

Em 1832 nasce na Ilha das Flores, arquipélago de Açores, Portugal, José Christiano de Freitas Henriques Júnior. Emigra para o Brasil em 1855, acompanhado de sua esposa e de dois filhos, iniciando a atividade fotográfica por volta de 1860, em Maceió, Alagoas, onde mantém estúdio até 1862. Transfere-se logo depois para o Rio de Janeiro, e em 1863 atua na oficina Photographia do Comércio, à rua São Pedro 69, na qual é sócio de Fernando Antonio de Miranda. Em 1865, está instalado à rua da Quitanda 53, desta feita só. Na sua etapa carioca o que nos chama mais a atenção são os retratos da população cativa da cidade. Realizado no suporte carte de visite,as imagens foram produzidas em dois padrões: "retratos de corpo inteiro" e "bustos". Em algumas das imagens encontramos anotações que acompanham as fotografias e que identificam a nação africana da qual o negro registrado é originário. Isso, a meu ver, demonstra por parte dele uma grande preocupação em evidenciar a diversidade dessa população.

Dentre este material, os "retratos de corpo inteiro", são aqueles nos quais vemos os negros executando os mais diferentes ofícios, típicos dos escravos de ganho: vendedores de frutas, barbeiros, amoladores de facas, entre outros. Essas imagens são vendidas no comércio local e servem como uma espécie de souvenir dos trópicos, sobretudo, útil ao imaginário eurocêntrico que acompanha os viajantes que por aqui passam. Em 1866 o Almanaque Laemmert anuncia a venda de uma "Variada colleção de (...) typos de pretos, cousa muito própria para quem se retira para a Europa". Tal trabalho indica que Christiano tem uma forte curiosidade "antropológica". Ao registrar os escravos "de ganho", ele os coloca no cerne da modernidade, socializando a imagem das próprias contradições do país. Quando essas fotografias são produzidas, a população de negros escravos que trabalham nas ruas da cidade do Rio de Janeiro é de 55.000 pessoas, 1/3 da população total da capital[3]. Com relação a essas imagens é pertinente frisar que os fotógrafos no final do século XIX vivem uma grande concorrência, estando sempre à procura de novos produtos fotográficos para o mercado.....


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3 mulheres de Xangô Zora Seljan - Carybé ilustrado Autografado

3 mulheres de Xangô

Zora Seljan

Carybé ilustrado. Autografado e com desenho original à mão pelo renomado Carybé.

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1 de agosto de 2009

Eiró Percursor Abolição Negro Escravatura Zumbi Palmares


Autor: H. L. ALVES


Título: PAULO EIRÓ O PERCURSOR DA ABOLIÇÃO


Editora: ILAPALMA


Ano: 1971


Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.

CAPA: FOTO RALPHO LENZIMURAL EM BAIXO- RELÊVO A MOSAICO EM STO. AMARO DO ESCUTOR JÚLIO GUERRA.


LIVRO AUTOGRAFADO PELO AUTOR.


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31 de julho de 2009

A FOGUEIRA DE XANGÔ, O ORIXÁ DO FOGO José Flávio Pessoa de Barros



A FOGUEIRA DE XANGÔ, O ORIXÁ DO FOGO: Uma introdução à música sacra afro-brasileira

José Flávio Pessoa de Barros.

Ed. Pallas

2005. 256p., ótimo estado, com o CD contendo os canticos dos Orixás africanos, escasso, não perca.

O olhar aguçado do antropólogo vai paulatinamente desvendando um dos fenômenos mais significativos da natureza humana – a religião. A fogueira de Xangô... orixá do fogo é a memória da África reelaborada no Brasil, com toda a sua beleza, vigor e emoção. O escritor, competente no seu ofício, possibilita ao leitor a reflexão e a vivência deste legado e patrimônio nacional. O caminho escolhido, o da musicalidade, tão expressiva nas religiões afro-brasileiras, é outro fator de encantamento. Os cânticos e as gravuras realçam a beleza deste ritual, e sua música é, pela primeira vez, apontada pelo autor como sacra, colocando-a no mesmo nível de outras tradições religiosas ocidentais. Além da metodologia adotada, da observação participante, a linguagem é utilizada com extrema clareza, permitindo a todos um maior acesso ao imaginário social do povo-de-santo. Da mesma forma que Henri Atlan aproxima linguagem e memória, Pessoa de Barros, percorrendo o mesmo caminho, traz intrigantes reflexões sobre a história das comunidades-terreiro. Seu livro permite uma maior compreensão dos vocábulos e insere informações que propiciam o resgate das memórias e do complexo simbólico, que envolve as diferentes religiosidades de matrizes africanas no Brasil.

01.Bata; 02.Alujá; 03.Tonibobé/Kakaká-Umbó; 04.Oba Kawabá; 05.Ó niiká, Ó niiká; 06.Oba irá l’oko; 07.Béè ni je; 08.E ní pá léèrin; 09.Imo wá; 10.Àwa Dupé; 11.A dúpé; 12.Fé lê; 13.Sángbá; 14.Óni Dada; 15.Dada má sokun; 16.Báyànni gidigidi; 17.Fura ti na; 18.Ibá Orisá; 19.Òrán in; 20.Oba Sérée la fèhinti; 21.Eye Kékéré; 22.Airá ójo; 23.A niwa Wure; 24.Olowó; 25.Omo asiko bere; 26. Ago l’óna e; 27.Oba ní sà; 28. Máà inón; 29.Aláàkóso; 30.A sín e doba àra; 31.Aira ó lê lê; 32.Airá ó, ore géde; 33.Gbáà yíì l’àse; 34.Sàngó e pa; 35.Fírì ínón; 36. Barú; 37. Àjàká; 38.Àjáká òkè; 39.Ò be ri ò; 40. Aé aé ó gbé lê; 41.Agonjú; 42.Káwòóo; 43.Oba sérée; 44.Kíni ba; 45.Áwúre lê; 46.Ó fi làbá; 47.Ó jigón; 48.E ki Yemonja; 49.Oba sà rewà; 50.Sòngó to; 51.Ké kikì; 52.Kàtà-Kàtà; 53.Ògúm ní; 54.E ka máà ro; 55.E iyá kékéré; 56.Yemonjá sàgbàwí; 57.Oya kooro; 58.Odò hó; 59.Dá ní a padá; 60.A ri ide; 61.òsun e lóòla; 62.Yèyé yé olóomi ó; 63.Ayaba balé; 64.Ìyá do sìn; 65.Igbá Ìyàwó; 66.Oba e’léékò; 67. Ìtí wéré; 68.Oní sé a àwúre; 69.Ajagùnnòn; 70.Òrìsà oore;

Denílson dos santos Silva, Luiz Gustavo da Conceição, Raimundo Santa Rosa, Uaraçari de C. Pinto: Atabaques Run, Rumpi, Lê e Agogô; Coro: Ana Moreno, Bete d’Oxum, Cláudia Moraes, Dil Fonseca, Marcos Sacramento, Marilza Torres, Marlene De Lufan; Solo Vocal: M. Lúcia da Silva;

O que dizer de uma obra perfeita? José Flávio Pessoa de Barros conseguiu fazer o que ninguém nunca quis ou conseguiu: dar a atenção devida e respeitosa para a música de terreiro, esta matriz importante de sentimentos e dimensões que geraram e guardaram a força do povo brasileiro, seja nas igualdades sociais, seja na origem das manifestações artísticas de nosso povo. Livro e disco são excelentes, surpreendentes e corretíssimos na história e na descrição de cantos e toques, seja na reprodução da língua, seja na transcrição das partituras.
No livro, o autor explicita os procedimentos para a festa em homenagem ao orixá Xangô em suas várias etapas: preparo, bebidas e pratos festivos, mitos, danças, cânticos, etc. No cd, a mágica de músicos excelentes, envolvidos com a proposta e com a espiritualidade. O autor percorreu vários terreiros do Rio de Janeiro e ao perceber a falta de registro sobre os fundamentos da doutrina, resolveu escrever esta obra.
O desvendamento da estética de uma cultura é tarefa extremamente sensível. Palavras não são suficientes para descrever certas realidades e aí o discurso cede lugar à sensibilidade para atingir seu objetivo: este livro/cd é um maravilhoso presente à história brasileira, do mundo e da arte. Obrigatório.

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30 de julho de 2009

Ori Apere: O Ritual Das Aguas De Oxala.




Ori Apere: O Ritual Das Aguas De Oxala

Autor: RODRIGUES, MARIA DAS GRAÇAS DE SANTANA

Editora: SELO NEGRO

Assunto: RELIGIÕES - RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS.

O Ritual das Águas de Oxalá nos revele o rito de nascimento de Orí no Aiyé, que deita raízes na tradição nagô. é esse rito que abre as atividades litúrgicas dos calendários das Casas de Axé, iniciando um ciclo em que se faz sempre presente a cor branca. Um texto envolvente, que nos convida a conhecer e receber a sabedoria de uma cerimônia de fundamento.

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African literary appreciation. Lillis, K. M. Literatura Africana Autores Obras tendências.


African literary appreciation

Author: Lillis, K. M.

University of London Press (London)

1975, 132 p.. African literature. bom estado, escasso, saiba mais...

Includes bibliographical references. Commissioning organisation by K.M. Lillis. 22 cm. Associated Names: Lillis, K. M. Paperback. Good copy.


"THE AIM OF THIS BOOK is to provide stimuli which will encourage students to think precisely about what they read and write, to be accurate and sensitive in their use of language, and to appreciate creatively the different modes of thought and expression appropriate to particular literary genres. In order to achieve this aim, the author has selected a series of passages and poems, by African writers or about African environments, and has devised a range of questions on each. Both quotations and questions have been so chosen that a critical awareness of language and of the variety of its functions is developed, leading to the ability to pronounce a reasoned judgement on any piece of writing, be it a third rate newspaper article, a descriptive poem, a dramatic image or a political speech."

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Lineamentos da Religião dos Orixás - Memórias de Ternura Cleo Martins / Mãe Stella

Lineamentos da Religião dos Orixás - Memórias de Ternura

Cleo Martins / Mãe Stella

Alaiandê Xirê.

2004


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Folguedos Tradicionais Edison Carneiro . Capoeira. Jongo. etc


Folguedos Tradicionais

Edison Carneiro

editora: Funarte MEC

ano: 1982

descrição: 176 págs. exemplar em bom estado. coda17b. saiba mais ...


Jongo: “A zona do jongo apresenta apenas duas espécies – jongo e caxambu. Oneyda Alvarenga, examinando os poucos documentos existentes sobre o caxambu, concluiu que se trata de uma dança ligada “poética e musicalmente (...) ao samba [samba rural] observado por Mário de Andrade e ao jongo, com o qual se aparenta também coreograficamente”, presumindo à base de um conto de Levi Rocha (1937), que a “palavra caxambu seja usada como sinônimo de jongo, visto que o autor chama de jongueiro a um dançarino que salta na roda”, e que “na dança não existe a umbigada, pois o solista apenas executava requebros diante de quem escolhe para substituo-lo”. Os requebros são uma simulação da umbigada. A descrição do jongo do Estado do Rio, reconstituição de Luciano Gallet à base de informes colhidos de um preto velho fluminense, não parece completa:

“O cantador de chocalho na mão, pula para o meio da roda, e canta o verso. O coro responde. Enquanto isso, o cantador sapateia. Quase no fim do coro, o cantador entra no meio do círculo [isto é, volta a fazer parte da roda, como os outros]. Um dos assistentes (homem ou mulher) vai para o centro. O cantador fica no círculo cantando, alternando com outro se quiser, enquanto prossegue a dança.”


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28 de julho de 2009

Caminhos de Odu Agenor Miranda Rocha.


Caminhos de Odu

Agenor Miranda Rocha

Pallas

2001

200 páginas, Reginaldo Prandi; Pedro Rafael ilustrações. bom estado, saib mais...



Os odus do jogo de búzios com seus caminhos, ebós, mitos e significados, conforme os ensinamentos escritos por Agenor Miranda rocha em 1928 e por ele mesmo revistos em 1998

Aos 94 anos Mestre Agenor é a maior autoridade viva do Candomblé no Brasil, legítimo descendente da Ialorixá Aninha Obá Bií, fundadora dos terreiros Axé Opô Afonjá de Salvador e do Rio de Janeiro.

O livro tem origem na transcrição dos textos de um caderno onde o jovem Agenor anotava os preciosos ensinamentos passados por sua mãe-de-santo, relativos aos mitos de interpretação do oráculo do jogo de búzios.

Como lembra Reginaldo Prandi, muitas cópias desse caderno foram feitas e presenteadas a sacerdotes e sacerdotisas que recorrem ao Professor Agenor para o jogo de búzios, como consulta ou buscando aprendizado.

O texto de Caminhos de Odu reproduz fielmente o manuscrito original e será leitura valiosa não apenas para os praticantes e estudiosos do Candomblé, mas para todos os que desejam aprender e conhecer um pouco sobre essa religião.



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O Livro Básico dos Ogãs SANDRO DA COSTA MATTOS.



O Livro Básico dos Ogãs
Editora: Ícone
Autor: SANDRO DA COSTA MATTOS
Ano: 2005, páginas: 136, Brochura original, coda39., bom estado, saiba mais ...

Fruto de estudos e pesquisas feitos tanto in-loco quanto através de narrativas históricas ou da elucidação obtida por intermédio do Caboclo Boiadeiro de Jurema, os registros de "O Livro Básico dos Ogãs" procuram obedecer a uma cronologia que passa por cerimônias datadas da Antigüidade, chegando à era contemporânea. O texto realça a importância dos instrumentos musicais no estabelecimento de elos de ligação entre os homens em seu mundo terreno e os seres das incontáveis esferas do plano extrafísico, que sejam dos estratos mais refinados, quer sejam dos mais densos - pois é de conhecimento geral que em todos os ritos de que se tem informação vemo-los presentes, seja no retininte badalar de um sino, nos acordes de uma lira, no soprar de um oboé, seja no som grave ou agudo dos tambores.


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O Livro Básico dos Ogãs SANDRO DA COSTA MATTOS.

O Livro Básico dos Ogãs
Editora: Ícone
Autor: SANDRO DA COSTA MATTOS
Ano: 2005, páginas: 136, Brochura original, bom estado, saiba mais ...

Fruto de estudos e pesquisas feitos tanto in-loco quanto através de narrativas históricas ou da elucidação obtida por intermédio do Caboclo Boiadeiro de Jurema, os registros de "O Livro Básico dos Ogãs" procuram obedecer a uma cronologia que passa por cerimônias datadas da Antigüidade, chegando à era contemporânea. O texto realça a importância dos instrumentos musicais no estabelecimento de elos de ligação entre os homens em seu mundo terreno e os seres das incontáveis esferas do plano extrafísico, que sejam dos estratos mais refinados, quer sejam dos mais densos - pois é de conhecimento geral que em todos os ritos de que se tem informação vemo-los presentes, seja no retininte badalar de um sino, nos acordes de uma lira, no soprar de um oboé, seja no som grave ou agudo dos tambores.

27 de julho de 2009

Ebó no Culto aos Orixás Orlando J. Santos. Candomblé. Orixá. Oferendea. Sacrificio. Ritual.



Ebó no Culto aos Orixás

Orlando J. Santos

Pallas -Cultura Negra

140 páginas, otimo estado, escasso, não perca.

O autor descreve de forma clara o significado do ebó - oferenda e sacrifício - para os seguidores do Candomblé. Começa pelo mais importante obarí, destinado à cabeça, seguido do - oferecimento do Igbín a Orisaalá, conhecido como o boi de Oxalá e termina discorrendo sobre o uso do ebó para a solução sobre o uso do ebó para a solução dos problemas do cotidiano.





Ebós de Odu, acompanhados dos respectivos efó; a constituição de ori; como proceder um bori; assentamerntos de orixá; como oferecer o igbin a Oxalá; além de inúmeros ebós para os mais diversos fins, você encontrará neste livro.


Autor dos livros:

— Rezas para os Orixás 1986.
— Orunmilá e Exu 1987.
— Candomblé Ritual e Tradição 1992
— Ebó no Culto aos Orixás 1993
— Aprende Ìyáwó 1996.
- KÒ-LLÈKÓ, ÌYÁWÓ ÈSÙ-SÌGIDI 2008.
— Compêndio: Èsù-Sìgidi 2008.
— KÒ-LÈKÓ, ÌYÁWÓ - OBÌ, O ÒRÍSÀ DA BOA SORTE - 2008

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26 de julho de 2009

Festival Mundial de Artes Negras - 2009.




Fesman In - O concurso mundial.


O prazo final para se candidatar ao Fesman 2009 foi prorrogado para o dia 07 de Agosto de 2009.

Informações em:

http://www.fesman2009.com/pt/literatura.


Convite de Maître Abdoulaye Wade

intro_wade
Num contexto de mundialização susceptível a provocar uma dependência econômica cada vez mais forte, a minha busca de “um destino para a África” implica um olhar mais apurado. Com os meus pares do Continente, pensamos que a Nova Parceira para o Desenvolvimento da África (NEPAD) poderia constituir uma resposta apropriada.

Mas seria necessário fazer um trabalho de prospecção sem parar sobre outros canais para enfrentar e erradicar as grandes endemias que abatem as nossas 6 populações, e as fraquezas dos nossos sistemas de saúde e de educação. Ou seja, lutar contra a pobreza que gangrena nossas sociedades. Nesta ambição de sair da crise, importa investir no que temos de melhor para oferecer aos outros: a Cultura.

Quando decidi organizar o 3o Festival Mundial das Artes Negras no Senegal, em 2009, quis prestar homenagem e prosseguir os esforços do Presidente Senghor que iniciou o impressionante trabalho, organizando o 1o Festival em 1966, assim como, os do Presidente Obasanjo que organizou a edição de Lagos em 1977. É com orgulho e entusiasmo que decidi trazer de novo esta importante manifestação ao Senegal em 2009, em conformidade com as recomendações do Congresso dos Ministros da Cultura do Mundo negro reunidos em Dakar em 1980.

E escolhi um tema tão em voga na atualidade: A Renascença africana. De fato, a África, Mãe-Pátria, tem o dever de contribuir para a emergência de uma civilização Universal na qual todas as culturas deveriam estar representadas num esforço de partilha e afirmação. Tenho a certeza de que Senegal, meu país, com a Terenga (hospitalidade) de seus cidadãos, ajudará para que tal evento aconteça. Este encontro será determinante. Deverá ser uma vitrine de Excelência da fecunda criatividade do mundo negro e, também, um campo de fortalecimento moral e de mobilização de todas as propostas para o desenvolvimento da África.

O FESMAN 2009 permitirá, estou convencido, romper com o materialismo sem alma, através dum diálogo entre as diferentes culturas a fim de restaurar um humanismo que ajudará, num limite mais ou menos longo, a por fim ao terrorismo e à negação do Outro. Foi essencial que todas as nações do mundo, quando aprovaram recentemente na UNESCO, a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade Cultural, tenham-se apercebido da necessidade imperiosa de aceitar o pluralismo e a diferença das culturas. O diálogo cultural, se não erradica, pelo menos, atenuará a dependência econômica da África e sua marginalização política. Aqui, uma vez mais, a Cultura será o verdadeiro eixo do desenvolvimento.

Faço um apelo a todos os Africanos, a todos os filhos da Diáspora, a todos os compatriotas, a todos os patrocinadores prontos a caminhar conosco, Estados, Organismos internacionais, Fundações, empresas, etc. para que contribuam com o êxito esplendoroso deste Festival, para a emergência de uma nova África.

Sua Excelência Mestre Abdoulaye Wade
Presidente da República de Senegal
Presidente do Comitê de Honra
Do FESMAN 2009

Djumá, Cão sem Sorte René Maran. Africa. Literatura Africana. Fanon, Senghor, Diop, Laye, Béti, Ousmane. Negritude. Goncourt Premio. Hampâté Bâ.



Djumá, Cão sem Sorte

René Maran - Goncourt Premio.

editora: Cultura Brasileira

Encadernado em couro e papel fantasia, gravações em dourado do título e autor na lombada, com nervuras à francesa,páginas 236, lindo, livro antigo em muito bom estado de conservação.





Um dos maiores nomes da literatura africana, infelizmente, quase desconhecido entre nós. Primeiro negro a levar o Prêmio Goncourt.

Texto fundamentalíssimo para qualquer estudioso, interessado, amante ou curioso sobre a produção da resistência africana através da literatura no século XX, em pleno colonialismo. Aqui história e literatura se fundem para proporcionar uma compreensão do que foi a europa colonizadora e a resistência, sempre forte, africana...


Maran é considerado um dos pais fundadores da literatura africana de identificação, isto é, a Negritude. dito escandalo para os conservadores europeus, da época... hoje não mais?


Imagine o prezado visitante deste BIBLIOAFRO que Rene Maran, por ocasião de seus lançamentos, foi recebido nesse nipe:

"René Maran perdeu uma bela ocasião de deixar os negros à sua sujidade nativa e de falar-nos de um assunto mais intéressante..."




Certamente os escritos de Maran causaram muita polêmica e fizeram cair por terra muitas mascaras da Europa Colonial, a plena demitificação do bom colonialismo achou aqui um resistente denunciador, falar do negro como um negro, não era uma conduta bem vista para a sociedade de matriz européia culta da época, talvez ainda não seja... o fato é que o Maran marcou época, a negritude muito lhe deve, ainda que pouco divulgado, fez muita polêmica com seus escritos e abriu portas para novas discussões, isso muito tempo antes de Fanon, Senghor, Diop, Laye, Béti, Ousmane, por exemplo.





A literatura negro-africana escrita em francês, inglês, espanhol e português aparece no primeiro quarto do século passado.

O pai francófono desta literatura, que transmite um universo criativo negro em francês, é o escritor guianês René Maran. Em 1921 recebeu o Prêmio Goncourt, dá a partida para a negritude.

Este movimento literário de revalorização cultural, de afirmação de identidade, de denúncia colonial e de dever de memoria nasce à beira do Rio Sena. Os autores da negritude tornam-se célebres em diversas modalidades literárias.

Encontra-se aí tradicionalistas que se alimentam da tradição oral (Amadou Hampâté Bâ, Ousmane Socé Diop…), escritores de crítica social que se apóiam na luta de classes (Ousmane Sembène, Mongo Beti...), numerosos poetas militantes da negritude que privilegiam a luta racial (Senghor, Césaire, Damas, Jacques Rabémananjara, Bernard Dadié, Martial Sinda…) e pesquisadores e ensaístas (Cheikh Anta Diop, Frantz Fanon…).

Na mesma época, no seio da diáspora africana vão surgindo movimentos literários paralelos à negritude francófona. Entre eles cabe destacar o denominado Harlem negro-renascença nos Estados Unidos (Langston Hughes, Countee Cullen, Claude Mc Kay…), indigenismo no Haiti (Jacques Roumain, Jacques-Stephen Alexis…), ou negrismo em Cuba (Nicolas Guillén, Emilio Ballagas, Waltério Carbonell…) e no Brasil (Paulo de Carvalho-Neto…).

Antes do aparecimento no século XX destes movimentos literários negros modernos, houve vários precursores entre os quais a poetisa afro-americana Phillis Wheatley no século XVIII, e os poetas afro-brasileiros João Da Cruz e Souza e Luis Gama no século XIX.


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24 de julho de 2009

RACISMO À BRASILEIRA: RAÍZES HISTÓRICAS. MARTINIANO JOSÉ DA SILVA.




RACISMO À BRASILEIRA: RAÍZES HISTÓRICAS

Autor: MARTINIANO JOSÉ DA SILVA

Editora: THESAURUS

Ano: 1987 Edição: 1ª

Nº de páginas: 308 Medidas: 14 X 21 Encadernação: Brochura Estado de conservação: Muito Bom

Prefácio / Posfácio: CLÓVIS MOURA Observações: BIBLIOGRAFIA

A realidade histórica da discriminação contra os negros(e outras formas de racismo) no Brasi

Assuntos abordados na obra: LEVANTAMENTO DO RACISMO BRASILEIRO LITERATURA E RACISMO:
ESCRITORES NEGROS O RACISMO NO ÂMBITO DA IGREJA E DA UNIVERSIDADE PADRE ANTÔNIO VIEIRA RACISMO SOCIOLOGIA / ETNOLOGIA / POLÍTICA / HISTÓRIA: NEGRO BRASILEIRO RACISMO À BRASILEIRA: RAÍZES HISTÓRICAS MARTINIANO JOSÉ DA SILVA


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22 de julho de 2009

LAENNEC HURBON O DEUS DA RESISTÊNCIA NEGRA.



Autor: LAENNEC HURBON

Título: O DEUS DA RESISTÊNCIA NEGRA

Editora: PAULINAS

Ano: 1988

Páginas:225


Comentário: Livro em bom estado de conservação, encadernado em brochura original. Contém um pequeno dicionário do Vodu.

Com bibliografia sobre o assunto Vodu.

Este livro, com todo aparato científico, é também um canto de revolta e de esperança, no melhor estilo dos profetas. É corajoso, instigante, polémico.

Percebendo o conteúdo revolucionário da religião popular, o Autor, negro, interessa-se pelo "vodu", dedica-se ao seu estudo e concentra aí uma das páginas mais tristes do cristianismo na América Latina: a violência contra a cultura negra, ao tentar extirpar-lhe as crenças e impor aos dominados a religião dos dominantes. Com isso desintegrou a coesão do povo, destruiu seus valores, desprezou sua cultura a tal ponto que, num determinado momento da história, os negros não eram mais negros, mas também não eram mais brancos.

A Igreja confundiu sua particularidade com universalidade; fez-se porta-voz de determinada cultura, no caso, a cultura ocidental; tentou impor aos negros o Deus dos brancos e até uma "alma" branca. Em vez de libertar, alienou.

Felizmente, há sempre alternativa para a fé que perdemos. Se não mais se acredita num Deus particular imposto pela cultura dominante — e aí se insere a teologia da morte de Deus — é porque se prefere acreditar num Deus que, afinal, se revelará a todos os homens no encontro e no diálogo entre todas as culturas.

A publicação deste livro no Brasil, no ano dedicado pela CNBB à causa dos negros, é significativa por ser, afinal, o reconhecimento de que a fé supõe contestação e compromisso com a verdade. E é graças a esse reconhecimento que todo pessimismo dialeticamente se faz esperança.


Incidências culturas e política de uma aproximação teológica do vodu.
Incidências cultural e política do cristianismo
Horizonte teológico da missão da Igreja
A literatura haitiana: protesto contra o catolicismo
O vodu em seu contexto histórico, económico e social
O vodu no contexto histórico
O vodu no contexto económico e social
O vodu como culto pessoal, familiar e coletivo
O vodu como culto pessoal
O vodu como culto familiar e coletivo
Significação do vodu como culto familiar e coletivo
Será o vodu um culto sincrético?
Manifestações do sincretismo
Uma interpretação culturalista-psicológica: Herskovits
Uma interpretação sociológica: Roger Bastide
Situação do sincretismo
Deus cristão ou um Deus específico do vodu?
Dialética da vida e da morte no símbolo da árvore
A árvore do vodu
A árvore, a doença e o poder de simbolização
A árvore e a linguagem da vida e da morte
O universo dos espíritos como linguagem articulada
possessão no quadro cultural do vodu
Os princípios da explicação do mal
Deus fora do sistema
Deus e as interpretações do mal
Em torno da génese dos loas
Em torno da feitiçaria
Em torno de um confronto da concepção do mal no vodu com a narrativa adâmica na tradição cristã.
Deus no horizonte do encontro das culturas
O sincretismo como questionamento da universalidade do cristianismo
O movimento da Revelação: uma dialética da particularidade e da universalidade.
Em direção do fim da supremacia ocidental
Pequeno dicionário do vodu
Bibliografia
Informações Adicionais
Formato 21 x 14 cm


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Outros livros dessa área, caso haja interesse, avise-nos.


Notas Sobre o Culto aos Orixás e Voduns
Verger, Pierre
Ed. Edusp - 1999

Vudu e a Arte no Haiti
Sheldon Williams
Portugues (Brasil)

Vudu, O
Hans Krofer
Portugues (Brasil)

Do Vudu à Macumba
Neves,Marcia C A.
Icone Ltda,Editora.


Vodou Visions: An Encounter with Divine Mystery
Sallie Ann Glassman
Paperback - May 2000

Tell my Horse : Voodoo and Life in Haiti and Jamaica
Zora Neale Hurston, Ishmael Reed
Paperback - February 1990

Secrets of Voodoo
Milo Rigaud, et al
Paperback - December 1985

Varieties of African American Religious Experience
Anthony B. Pinn
Paperback - November 1998



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21 de julho de 2009

Jaguaribe Filho, Domingos José Nogueira. Os Herdeiros de Caramuru.






Jaguaribe Filho, Domingos José Nogueira.

Os Herdeiros de Caramuru.

Confederação Abolicionista. - Brasil

1890


livro em capa dura, couro e papel fantasia, em bom estado geral, a lombada esta gasta por se tratrar de encadernação antiga. Miolo em bom estado geral, livro de mais de um século.

Historicamente, o que se sabe é que os primeiros escravos chegaram ao Brasil em 1538, numa nau pertencente a José Lopes Bixorda.
João Ribeiro, em vaga referência, fala em pretos aqui aportados no ano de 1532. Mas Jaguaribe Filho, na sua obra "Os herdeiros de Caramuru", diz que os "negros do Bixorda foram as primeiras sementes que deveriam fecundar a superfície da América Portuguesa".

O primeiro navio negreiro.
onde a filha de caramuru começa a sua boa obra.
O captiveiro - sua origem.
as escravas.
a revolta.
as leis.
os palmares.
os perseguidos.
o capitao Lascoeva.
um leilão de escravos.
Os Systemas algumas considerações a respeito.
as victimas da dedicação a causa da liberdade.
etc...

No seu romance abolicionista Os herdeiros de Caramuru, o dr,Jaguaribe Filho, um dos mais convictos propugnadores da nossa causa, transcreve a carta daquele célebre jesuíta, Nobrega,de 9 de agosto de 1549, em que se vê como foi fabricada pela escravidão a primitiva célula nacional.

Domingos José Nogueira Jaguaribe Filho

Nasceu em Aracati no Ceará em 02 de novembro de 1848. Filho do Visconde de Jaguaribe e de Dona Clodes Santiago de Alencar Jaguaribe. Diplomou-se com distinção pela academia de medicina do Rio de Janeiro em 1874, foi aperfeiçoar-se em Paris, e veio exercer com brilho sua profissão em São Paulo. Teve duas filhas, Laura e Flora.

Sua tese de medicina era: "Aclimatamento das raças sob o ponto de vista da Colonização do Brasil".

Livros escritos:
Reflexões sobre a colonização no Brasil (1878);
Questões sociais;
Os herdeiros de Caramuru;
Arte de formar homens de bem;
Carta a Sua majestade o Imperador;
Canalização do rio São Francisco para o ceará;
O Município e a República; propaganda em favor do Município;
O veneno moderno;
O Império dos Incas;
Atlântide;
O Brasil antigo, traduzido para o francês pela, Societá dês Antiquités Americanes, mereceu medalha de ouro.

Dedicava-se a pesquisar história junto com seus amigos Capistrano de Abreu e Benedito Calixto.

O Político
O Dr. Jaguaribe foi eleito deputado provincial pelo 8° distrito de São Paulo. Impediu a entrada de escravos, com o imposto de dois contos de reis por cabeça. Libertou os negros de sua fazenda.

Em 1888 foi eleito deputado geral pelo ceará, na última legislatura imperial, sendo candidato da Confederação Abolicionista.

Teve a honra de representar ao mesmo tempo as províncias do Ceará e de São Paulo. Foi médico, lavrador, político e escritos.

Manifestou suas idéias democráticas no Congresso Agrícola de 1878 e se declarou republicano na assembléia de 6 de junho de 1889 conjuntamente com Cesário Alvim, padre João Manuel e Tavares.

Em 1891 foi eleito deputado para o Congresso Constituinte do Estado de São Paulo. Renunciou, porém seu mandato em outubro do mesmo ano desgostoso por ver o seu projeto que criava a escola agrícola e de veterinária, de manifesta utilidade pública, rejeitada pela Câmara. Retirou-se da política em 1892.

O Visconde Jaguaribe, pai de Jaguaribe Filho, era bacharel em direito formado pela Academia de Olinda, em 1870 foi eleito senador pelo Ceará. Foi ministro da guerra em 1871. Condecorado com a medalha da Campanha do Paraguai.




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livros dessa área que possam interessar, caso haja interesse, contacte-nos:

Catão, Olympio. O Negro. [1879]

França Junior, Joaquim José da. Direito por Linhas Tortas. [1871]

Pascual, A. D. de. A Pupilla dos Negros Nagôs ou a Força do Sangue. [1872]

Ribeiro, Maria. Os Cancros Sociaes. [1866]

Magalhães, Valentim. Vinte Contos. [18586]

Guimarães, Pinheiro. O Comendador. [1856]

Leal, Julio Cezar. Scenas da Escravidão. [1872]

Souza, Teixeira e. Maria ou A Menina Roubada. [1852]

Amalas a Cozinha Africana Jose Ribeiro.



Amalas a Cozinha Africana

Jose Ribeiro.

editora: Espiritualista

bom estado de conservacao.


AMALÁS - José Ribeiro.

A Cozinha Africana

Editora Espiritualista - 1969 - 109pg.

bom estado de conservação, brochura, escasso, saiba mais...

Levei muito tempo a pesquisar e a comparar notas para ter uma idéia exata do que se come e se bebe nos candomblés da Bahia. Entrei em contato com todas as quituteiras e o resultado está aqui.

Preferi também registrar o que tenho comido desde que nasci e o que vi se comer. Não fui por informações graciosas.

Tomei por base os ensinamentos que me foram transmitidos pela minha querida Mãe (Kilú), que durante quase meio século fez delicias para muita gente graúda, preperando sempre bons pratos da comida africana.

Os doces, comidas, bebidas, usos e costumes vão aí mencionados sempre que possível com elucidações a respeito; quis assim ser exato no que ouvi, li e recolhi.

Aviso aqui aos leitores que toda e qualquer comida que for destinada ao Orixá deve ser preparada em panela de barro e cozinhada em fogão de lenha ou carvão, como também mexido com colheres de pau.

A cozinha africana pertence a duas categorias: uns destinados ao culto africano e outros ao público em geral.

A preparar a comida de santo, joga-se o búzio ou a lubaça (cebola) para se ter certeza se foi aceita as obrigações.

Cumpre-me esclarecer que nós baianos não utilizamos o termo "refogado". O repassar em gordura ou azeite a ferver com cebola e outros temperos chama-se rechear. Logo quando o baiano diz que vai rechear a carne já se sabe que vai refogar.

Amalás,a cozinha africana, obra que me foi pedida pela editora Espiritualista para preencher a vontade de muitos irmãos de fé está pois em vossas mãos.

Está, assim feita a apresentação deste livro que tras o título "AMALÁS", (A Cozinha Africana) no qual deposito grande confiança e a certeza de que será recebido com o mesmo carinho das demais obras por mim escritas.

DADOS DO LIVRO: Brochura, capa flexível. Texto íntegro, miolo em ótimo estado de conservação.


Trabalhamos com um vasta acervo sobre o tema.

Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem .

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.


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Construtivismo Afetivo Emanoel Araújo Candomblé Yorubá Nagô.




Construtivismo Afetivo Emanoel Araújo Candomblé Yorubá Nagô.


Autor: Jacob Klintowitz

Título: O Construtivismo Afetivo de Emanoel Araújo
Editora: Raizes

Ano: 1981

Páginas: 158


Emanoel de Araújo é um dos mais autÊnticos representantes da iconografia do candomblé e da ilustração da religião dos orixás.




Comentário : Livro em bom estado de conservação, com capa dura e sobrecapa original.



Formato grande. Rico em ilustrações, Tiragem limitada a 2.000 exemplares.

texto crítico de Jorge Amado, Mario Barata, Prefácio de P.M.Bardi, Introdução de C.P. Valladares, Texto Jacob Klintowitz.


Veja-se as renomadas obras sobre o panteão Yorubá Nagô, onde o Candomblé assenta suas raízes. Expressivo autor e divulgador da cultura e da religião dos Orixás.



Nós acreditamos que a indústria pode e deve contribuir efetivamente para a vida cultural do país. No ano de 1989 nós homenageamos o grande artista Aldo Bonadei com a edição do primeiro livro sobre a sua obra. Agora, no ano de 1981, a nossa escolha foi Emanoel Araújo, um artista atuante e estimulante. Nós encontramos no seu trabalho um dado que nos é gratificante. Emanuel Araújo incorpora no seu trabalho uma nova perspectiva da arquitetura e das relações arte-ecologia. Nós, que nos dedicamos exclusivamente a atividades industriais, estamos conscientes de que a arte e a ecologia são fatores fundamentais para a construção de uma nova civilização mais humana e evolutiva...

Trabalhamos com um vasta acervo sobre o tema.

Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem .

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.


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Pequeno Bandeirante Lino Guedes Legião Negra Henriques 1932.


Pequeno Bandeirante Lino Guedes Legião Negra Henriques 1932.

Autor: Lino Guedes


Titulo: O pequeno Bandeirante Poemas


Editora: Cruzeiro do Sul


Ano: 1937


Comentario: Livro em bom estado de conservação, encadernação em brochura original.Lombada com um pequeno desgaste.

Com muitas ilustraçõespor Messias, Revolução paulista de 1932, Marcha dos Henriques,

Prefácio de Del Picchia.


Anacleto Guimarães, Legião Negra, etc....

Com dedicatória e assinatuda do autor....



Negro preto cor da noite, nunca te esqueças do açoite que cruciou tua raça em nome dela somente faze com que a nossa gente um dia gente se faça!. Os versos aqui citados são do poeta negro brasileiro Lino Guedes, morto no dia 4 de março de 1951. Nascido em Socorro, SP, em 24 de junho de 1897, Lino de Pinto Guedes foi primeiro poeta negro brasileiro do século XX que assumiu em suas obras, uma postura cristã, simples e convencional a todos os mortais.

Voz para a negritude

Lino Guedes foi o primeiro poeta negro que neste século, como escritor, se aceitou negro e publicou as "conseqüências". Poeta que, logo após a morte de Lima Barreto, em 1922, dava a lume o seu "Canto do Cisne Negro" (1926), tornando-se, com isso - como exigem alguns - o iniciador da "negritude" no Brasil. E é sobre ele que, no fogo do entusiasmo, um seu companheiro de jornalismo, o mulato Judas Isgorogota, em 1929, profetizava, pela Gazeta: "Nenhum poeta negro das Américas jamais se igualará a Lino Guedes, neste aspecto de sua arte e de seu pensamento, calmo, simples, puto, cristão. Aqui não há revoltas nem anseios impossíveis; - há compreensão humana dos dramas humanos, sentida e propagada através de uma poesia que fala diretamente àqueles que vão encontrar nela o bálsamo salvador da simplicidade, da bondade... (...) Esta poesia tem uma função social que nem todos percebem, mas que eu sinto, e isto me basta". De todos os poetas negros que passaram pela Imprensa Negra nas primeiras décadas do século, é o único que fez alguma fortuna literária. Tanto que em 1954, três anos após sua morte, anunciava-se uma edição completa de suas obras, compreendendo vários gêneros literários: poesia, conto, romance, ensaio, biografia, etc.

O personagem:

João da Cruz e Souza ainda vivia no Rio de Janeiro e havia terminado de escrever "Evocações e Faróis", quando em Socorro (SP), no dia 24 de junho de 1897, nascia Lino de Pinto Guedes, mais comumente chamado Lino Guedes ou, como pseudônimo literário, Laly. Os pais de Lino foram os ex-escravos José Pinto Guedes e Benedita Eugênia Guedes. Foi criado em Campinas, onde se diplomou pela Escola Normal "Antônio Álvares" e ainda jovem iniciou carreira de jornalista no Diário do Povo e no Correio Popular, daquela cidade. Trabalhou após no Jornal do Comércio, n'O Combate, no A Razão, no São Paulo - Jornal, Correio de Campinas, Correio Paulistano e no Diário de São Paulo, onde por muitos anos chefiou a Revisão. Teve também atuação na Imprensa Negra, sendo redator-chefe de Getulino, na década de 20. Em 1924, acompanhava-o na direção desse jornal o contista de Malungo, Gervásio Morais, que o secretariava. Lino Guedes teve boas relações de amizade com escritores respeitados em São Paulo. E recebeu comentários, com elogios, de nomes como Coelho Neto, João Ribeiro - o autor do clássico "O Folclore" (estudos de literatura popular); de Silveira Bueno. Mas nem sempre foi apreciado na coletividade negra paulistana. Apesar de fazer do negro tema de seus versos, é acusado às vezes de certo escapismo no que dizia respeito à luta social do elemento afro-brasileiro. No entanto isso, no caso deste comentário, não é o mais importante.

OBRAS:

"Luiz Gama e sua individualidade literária" (1924);
"Black" (1926);
"Ressurreição negra" (1928);
"O Canto do Cisne Preto" (1926);
"Urucungo" (1936);
"Negro Preto Cor da Noite" (1936);
"O Pequeno Bandeirante, Mestre Domingos" (1937);
"Sorrisos de Cativeiro" (1938);
"Vigília de Pai João, Ditinha" (1938);
"Nova Inquilina do Céu, Suncristo" (1951).

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A Descoberta Do Frio Oswaldo Camargo Poeta Negro Afro-brasil.



A Descoberta Do Frio Oswaldo Camargo Poeta Negro Afro-brasil.


Autor: Oswaldo de Camargo

Título: A Descoberta do Frio

Editora: Edições Populares

Ano: 1979

Páginas: 94


Comentário: Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original.

Com dedicatória e assinatura do autor.



Apresentação de Clovis Moura. Ilustrado por Luiz Boralli.

Oswaldo de Camargo tem, não digo o privilégio, mas a oportunidade excepcional de abrir uma picada nova na nossa novelística, colocando em primeiro plano os problemas sociais e existenciais do negro brasileiro.
E não por acaso que este livro surge agora, com tanta força de expressão. Pelo contrario ele vem como corolário de todo um movimento de lutas que se está cristalizado atualmente, adquire dimensão e estatura maiores, ocupa espaço sociais até então interditos e elabora uma ideologia através da qual o negro se organizará e criará uma Praxis...

Grande nome da intelectualidade brasileira, e porque não mundial. Para nós está no mesmo nipe de Milton Santo e Senghor, para ficar em dois apenas. Grande figura humana e conhecedor profundo da realidade do negro da alma à pele....

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Castro Alves Ensaio De Comprehensão Edison Carneiro

Castro Alves Ensaio De Comprehensão Edison Carneiro. Dois grandes nomes da temática afro-brasileira.

Autor: EDISON CARNEIRO

Tìtulo: CASTRO ALVES ENSAIO DE COMPREHENSÃO

Editora: JOSÉ OLYMPIO

Ano: 1937

Páginas:137



Comentário : LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO,As 2 primeiras paginas estão soltas, nada que prejudique a leitura.


Encadernado em capa dura manteve-se a capa brochura original.

ASSINADO E AUTOGRAFADO PELO AUTOR.


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Vigília de Pai João – Abolição Escravos História Poesia Etc Lino Guedes - Poeta Negro.

Vigília de Pai João – Abolição Escravos História Poesia Etc

Lino Guedes - Poeta Negro

editora: Do Autor

ano: 1938

descrição: livro muito dificil,coda1b, muito bom estado, escasso, não perca.

Guedes, Lino. No cinquentenário da Abolição da Escravatura. O ritmo na música e na dança foi central para a sobrevivência e desenvolvimento da vida cultural dos escravos num ambiente hostil. Também fundamental para manter viva a cultura negra foi a ambigüidade da busca de um espaço velado para expressão dentro de um sistema opressivo. Essa ambigüidade aparece em Vigília: ritmo é, ao mesmo tempo, veículo da mensagem de liberdade e meio de disciplinar o trabalho. Mais além, música e dança expressam a dor e a saudade da África e afirmam uma identidade oprimida. O que Guedes chama em momentos diferentes do poema de “batuque”, “samba”, ou “pagode” é expressão simultânea de dor e alívio, contraponto e consolo ao sofrimento, expressão da dor e ...

Em Lino Guedes encontramos um dos primeiros esforços para articular um discurso literário que dotasse o negro brasileiro de subjetividade e capacidade cognitiva próprias. Em Vigília de Pai João, poema dramático publicado em 1938 no cinqüentenário da abolição da escravatura, a dificuldade de acesso à obra justifica breve resumo. Os personagens são escravos duma fazenda de café, reunidos à noite em torno da fogueira tocando tambores, dançando e conversando. O mais velho deles, Pai João, lembra a infância na África, a captura por traficantes, a dura jornada até a costa, a terrível travessia do oceano e a chegada ao Brasil. Revela-se então um plano: a mando de Pai João, o escravo Dicto dopou os vigias, possibilitando uma fuga em massa. Só Pai João, já idoso, permanecerá na fazenda soando o tambor para que pensem que estão todos ainda reunidos em torno da fogueira, dando aos companheiros tempo para escapar. Perguntado sobre haver tentado fugir, Pai João conta sua fuga para o Quilombo e a volta ao cativeiro por causa de Mãe Maria, a companheira já falecida, que ficara na fazenda. Na despedida Pai João adverte os companheiros sobre as dificuldades que os esperam e faz uma oração pedindo pela proteção divina na jornada à liberdade. Sozinho em cena, Pai João toca o seu tambor e faz uma evocação ao “banzo” que fecha a peça.


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Rego Imaginário Umbanda Paulo Oliveira Religiao Afro Brasil. Religioẽs africanas no Brasil. Ritos. Candomble. Ifá. Iconografia.

Autor: PAULO OLIVEIRA - colaboração especial de - GERCILGA D'ALMEIDA


Tìtulo: REGO E O IMAGINÁRIO DA UMBANDA


Editora: DÓREA BOOKS AND ART


Ano: 1995


Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, COM CAPA DURA ORIGINAL.FORMATO GRANDE, MUITAS FOTOS EM PAPEL COUCHE, ESCULTURA: ARTE PLÁSTICA, GLOSSÁRIO.



Livro em ótimo estado de conservação, com capa dura sobre capa original.

bilingue, em papel especial couche, formato grande, glossário, opniões de Alexandre Dórea Ribeiro e Emanoel Araujo, tiragem especial e limitada, contem muitas fotos coloridas com ótima definição.

A edição deste livro foi possível graças ao empenho do psicólogo e analista Paulo Oliveira e da colaboração de Gercilga d' Almeida, uma estudiosa das antigas civilizações, semiótica, mitologia, e artes em geral, que também dissecaram a complexa obra do artista, um trabalho que traduz, em escultura, os signos e símbolos da umbanda...
Sincretismo e sincretismo,
Ferro e madeira na estética da vida por gercilga d' Almeida,
Fortuna Major,
Decodificando uma instalação em frankfurt.
Glossário.
Bibliografia
Apendice.
Sol fa do re, uma quarta do Oráculo de Ifá ressoa na arte brasileira.

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19 de julho de 2009

Estudo Psicanalítico dos Rituais Afro-brasileiros. La Porta E. - Edição Ilustrada.

Estudo Psicanalítico dos Rituais Afro-brasileiros.

La Porta E. - Edição Ilustrada

editora: Atheneu

ano: 1979

descrição: a17b. bom estado, esgotado há tempos. não perca. Sobre uma dança de Oyá (a deusa iorubá dos ventos) lemos a seguinte interpretação: Este mito, dançado no terreiro, quando tocam as rezas para Oyá, tem realmente um sentido edípico: Ogum é um Édipo Africano que dorme no seio materno, após o que sua mãe vai ter relações genitais com o pai. Quando acorda, de espada em punho, tenta realizar o parricídio. Ademais a espada é um símbolo fálico e a agressão de Ogum a Oyá deve significar um coito sádico com a mãe e sua destruição. Um livro de referencia a qualquer estudioso do assunto que se preze. Temos outros livros sobre a biblioagrafia afro-brasileira. Consulte-nos.

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