Esta página visa contribuir para elaboração bibliográfica sobre temática Negro Africana, sobretudo que diga respeito Brasil. Livro esgotado, raro, fora do comércio, recolhido, obra que já está fora do comércio, etc. Contato philolibrorum@yahoo.com.br Alguns assuntos: Ifá Orixá Candomblé Capoeira Fon Bahia Ilê Jejê Nagô Yoruba Búzios Mina Nigéria Terreiro Saida Yaô Comida Negritude Movimento Negro Hip-Hop Discriminação Escravatura Quilombismo Abolição Samba Jongo Educação Lei 10639/2003 etc...
21 de março de 2011
Herbario etnobotanico, banco de dados As plantas do catimbo em Meleagro de Luis da Camara Cascudo Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo raizes ewe
Herbario etnobotanico, banco de dados
As plantas do catimbo em Meleagro de Luis da Camara Cascudo
Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo.
Humanitas, 1999
Brochura, 16x22 cm, 201 pp. .
Esse volume compreende dois trabalhos complementares.
Kó si ewé, kó sí Òrìsà. plantas candomble folhas waji Ossãe Afere Ifa. Jakomjile, etc...
A primeira parte “Plantas medicinais e de rituais afro-basileiros” diz respeito a um Banco de Dados referente ao Herbário Etnobotânico do Centro de Estudos da Religião “Duglas Teixeira Monteiro”, o qual reúne plantas medicinais e de rituais afro-brasileiros. O referido herbário, sediado no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, abriga a coleção “Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo”, que reúne plantas coletadas em pesquisas que resultaram em várias publicações em livros e em revistas especializadas.
A segunda parte “As plantas do Catimbó em Meleagro de Luís da Câmara Cascudo”, trata de um estudo baseado na obra Meleagro, editada em 1951. Analisa as espécies vegetais, particularmente as nativas, usadas no catimbó nordestino, precisamente Rio Grande do Norte, onde Câmara Cascudo, desde 1928, estudou o mundo dos catimbozeiros.
O “Herbário Etnobotânico” do CEE é composto por coleções de exemplares de material botânico provenientes de estudos realizados com diversas culturas do Brasil, possibilitando a documentação das espécies do ponto de vista taxonômico.
A documentação desses materiais valida futuros estudos de farmacologia e fitoquímica realizados com as respectivas espécies.
Além disso, este acervo pode auxiliar pesquisadores da área de etnofarmacologia e etnobotânica que frequentemente encontram dificuldade em depositar seus materiais botânicos em herbários oficiais, e também possibilita a comparação de informações fornecidas por diversas culturas a respeito da mesma espécie vegetal, propiciando o intercâmbio de informações etnobotânicas e etnofarmacológicas.
No momento, o Herbário Etnobotânico concentra amostras de levantamentos etnofarmacológicos realizados nos seguintes biomas: mata Atlântica, floresta Amazônica, cerrado e pantanais-matogrossenses.
"Ossain é a divindade das plantas medicinais e litúrgicas. Sua importância é fundamental, pois nenhuma cerimônia pode ser feita sem a sua presença, sendo ele o detentor o àse (poder), imprescindível até mesmo aos próprios deuses. O nome das plantas e sua utilização e as palavras (ofò), cuja força desperta seus poderes, são os elementos mais secretos do ritual no culto dos deuses iorubás. "
Verger
Livro em bom estado de conservação, capa brochura, escasso, não perca, saiba mais ....
Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.
Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.
Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.
Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.
Todos os pedidos são enviados com seguro.
CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
philolibrorum@yahoo.com.br
Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário