13 de janeiro de 2011

Jacy Rêgo Barros Senzala e Macumba Rodrigues & CIA 1939



Jacy Rêgo Barros

Senzala e Macumba

Rodrigues & CIA - Rio de Janeiro: Jornal do Commercio.

1939

Livro em bom estado de conservação, encadernado com capa dura.


Raças e migrações;
Escravidão negra;
Dois ambientes;
Praticas religiosas;
Culto, liturgismo africano,afrocatolicismo;
Senzalas em planos diferentes;
Cultura e sentimento;
A imortalidade e o negro;
etc...



A inserção em uma representação essencialmente sincrética da cultura nacional aparece claramente na obra dos intelectuais do período.

Nesse sentido são bastante representativas as palavras de Jacy Rego Barros, em um curso por ele realizado no Rio de Janeiro. Referindo-se à figura da "mãe preta":

"Tão grande se fazia por vezes a ligação afetiva da mãe preta com seus filhos brancos, que, em tal condição ela se esquecia da posição servil da própria entidade para dispensar carinhos iguais aos garotos brancos e pretos... tendo o seu catolicismo africanizado, mãe preta passa a seus filhinhos pretos e brancos, todas as suas crendices, dizendo dos esplendores das ramas de gameleira, quando conta as histórias do compadre rico e do compadre pobre..."



Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.


Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos: philolibrorum@yahoo.com.br que conversaremos sobre como conseguir.

PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO


cultura griot.




--
.

Nenhum comentário: