22 de junho de 2010

Introdução ao Estudo Gramatical da Língua Yorubá Edson Nunes da Silva - Nagô Candomblé Nigeria Orixá Ifá Ogum Oxossi Olorum etc







Introdução ao Estudo Gramatical da Língua Yorubá

Autor: Edson Nunes da Silva

Publicações da Universidade da Bahia
Ano: 1958
Nº de páginas: 80

Capa brochura original, em bom estado. Livro escasso. Gramática: Linguística: Língua Yorubá. Alfabeto. Acentos. Substantivos. Adjetivos. Pronomes. Verbos. Advérdios. Preposições. Conjunções. Interjeições. Vocabulário. Estudos Culturais: muito útil aos estudiosos das culturas e religiões afro-brasileiras, Inclui Pequeno Vocabulário

Este livro destina-se a ensinar a gramática da língua yoruba hoje preservada nas casas de Ketu, ijexá, Igbo, Efon, Nagô, etc..

"Para aqueles que entram em contato com o yorùbá pela primeira vez, talvez seja interessante saber que este idioma originário da África ocidental, de regiões que hoje fazem parte das repúblicas da Nigéria e do Benin, é uma língua milenar , com relatos de muitos séculos de história antes da chegada dos europeus à capital de seu reino, Ilê-Ifé. Ao lado do haússa, o yorùbá é uma das mais importantes línguas da Nigéria, sendo falado por aproximadamente 25 milhões de pessoas naquele país e por milhões de descendentes de escravos africanos em países onde houve algum espaço para a cultura yorùbá sobreviver, como no Brasil, na forma conhecida como nagô, e em ”Cuba.”(Pierre Fatumbi Verger).

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.


Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos pelo e-mail: philolibrorum@yahoo.com.br que conversaremos sobre como conseguir.

Esta página visa contribuir para a elaboração da bibliografia sobre a temática "Negro", sobretudo no Brasil. Trabalhamos com o fornecimento de livros esgotados, raros, fora de comércio,recolhidos e outros sobre a temática afro-brasileira, caso queira é só nos contactar. Abrangemos diversas áreas do conhecimento desde os orixás até Milton Santos o maior intelectual Negro do Século XX.

cultura griot.

Um comentário:

paulo ribeiro disse...

Esta obra trará muitos conhecimentos a que necessitamos para o bom entendimento de nossas raízes , parabéns pelo acervo