19 de novembro de 2008

TERREIRO E A CIDADE MUNIZ SODRÉ Candomblé Orixa Yoruba negro.







Autor: MUNIZ SODRÉ

Título: O TERREIRO E A CIDADE - A FORMAÇÃO SOCIAL NEGRO-BRASILEIRA.

Editora: VOZES

Ano: 1988 - Páginas: 166

LIVRO BEM CONSERVADO, ACABAMENTO EM BROCHURA ORIGINAL, EM PAPEL OFFSET.

"O LIVRO DE MUNIZ SODRÉ É UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR SOBRE A CULTURA NEGRA NO BRASIL, SUAS FORMAS DE RESISTÊNCIA NA RELIGIÃO E NOS COSTUMES , SUA RELEVÂNCIA NO 'TERRITÓRIO' CULTURAL DAS CLASSES BRANCAS DOMINANTES.

TEMAS COMO A FESTA, A FORÇA, A ECOLOGIA, O ESPAÇO, A MÚSICA, A POSSE DO ESPAÇO, A TERRA, OS COSTUMES SÃO TRATADOS SOB VÁRIOS ENFOQUES: FILOSÓFICO-HISTÓRICO, INTERCULTURAL, LINGÜÍSTICO E SOCIOLÓGICO.

É, SEM DÚVIDA, UMA SIGNIFICATIVA CONTRIBUIÇÃO CULTURAL PARA ESTA ÉPOCA EM QUE SE REPENSA COM MAIS INTENSIDADE A SINGULARIDADE DA HISTÓRIA E CULTURA NEGRAS."

Não conceber uma única origem e destino do mundo coloca em questão a lógica em acreditar em uma única verdade de pensamento para todas as origens e destinos presentes no cosmo. A construção filosófica se origina pelos agentes que estão a utilizar os signos e os símbolos do local.

Muniz Sodré discute a lógica do lugar próprio, isto é, um pensamento territorializado, oferecendo uma reflexão enriquecedora para a crítica da universalização do conceito de cultura sem nenhuma ligação com os dados sociais ou históricos do próprio lugar.

Sodré apresenta um conceito de cultura criado dentro da perspectiva negro-brasileira, com isso oferece elemento necessário para se construir uma filosofia de raiz, criada na própria terra.

Segundo Muniz Sodré: Cultura não é, entretanto, nenhum ser abstrato cuja existência se
definiria pelo mero desdobramento de suas propriedades aprioristicamente supostas, dadas para sempre. A cultura, movimento do sentido, relacionamento com o real, tem de lidar com as
determinações geradas num dado espaço social e num tempo histórico preciso....

A dança é um jogo de descentramento, uma reelaboração simbólica do espaço...


CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br ,

que conversaremos sobre como conseguir.



PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO


cultura griot...

2 comentários:

Luiz Mendes disse...

Ok, como faço para adquirir este livro. se puderes me mandar um contato e informações agradeço.
Obrigado.
Luiz Mendes

2008 disse...

Olá Sr. Luiz, segue o contato: philolibrorum@yahoo.com.br