10 de janeiro de 2008

História Geral da África - G. Mokhtar. Joseph KI-ZERBO.







História Geral da África: Vol. II A africa Antiga.

Autor: G. Mokhtar. Org.

Coleção: História Geral da África

Formato: 16x23,5 Ano da Edição: 1983 Páginas: 879

Editora: Ática/ Unesco


Livro em bom estado de conservação. Capa dura original, escasso, não perca, saiba mais ...

Obra elaborada pelo Comitê Científico Internacional para a Redação de uma História Geral da África, da Unesco, formado por grandes especialistas de vários países.

Livro de referência nos estudos africanos, uma obra literalmente de peso.

Lança os fundamentos teóricos e metodológicos de uma História africana, fundamentando-se nas mais diversas fontes, incluindo a tradição oral e a expressão artística.


Com indice remissivo, com lista de Dinastias, com lista de etnonimos, com lista de toponímos, com lista de antroponimos, com vasta bibliografia.

Assuntos abordados na obra: História da África: história antiga.G. Mokhtar (coordenador do volume)


Introdução ao fim da Pré- História na África Subsaariana. M. Posnanky; O Saara Durante a Antiguidade Clássica. P. Salama; O Período Cartaginês. B. H. Warmington; Os Protoberberes. J. Desanges; Axum Cristão. Tekle Tasdik Mekouria; Axum do Século i ao Século IV: Economia, sistema Político e Cultural. Y. Kobishanov; A civilização de Axum do Século I ao Século VII. F. Anfray; A Cultura Pré- Axumita. Contenson; A Cristianização da Núbia. K. Michalowski
A civilização da Núbia. Hakem; O Império de Kush: Napata e Méroe. Leclant; A núbia Antes de Napata. Sherif; A Importância da Núbia: Um elo entre a África Centra e o Mediterrâneo. S. Adam
O Egito sob Dominação Romana. Donadoni; O Egito na época Helenística. H. Riad; O Legado do Egito antigo. R. El Nadur; Relações do Egito com o Resto da África. Zayed; O Egito Faraônico: sociedade, Economia e Cultura. J. Yoyotte; O Egito Faraônico. A. Abu Bakr; Origem do Antigos Egípcios. Cheikh Anta Diop; A Costa da África Oriental e seu Papel no Comércio Marítimo. Sheriff; A África Oriental Antes do Século VII. Sutton; A África Ocidental Antes do Século VII. B. Wai- Andah; A África Central. F. Van Noten; A África Meridional: Caçadores e coletores. Parkington; Início da Idade do Ferro na África Meridional. D. W. Phillipson
Madagascar. Vérin; As Sociedades da África Subsaariana na Idade do Ferro Antiga. Posnanky


“Nós, os historiadores africanos realizamos a mudança indo mais longe. Afirmamos a necessidade de refundar a História a partir da matriz africana. O sistema colonial prolongava-se até a esfera da investigação. Todas as pesquisas em agronomia, geografia e economia eram feitas em grandes institutos no estrangeiro. A pesquisa era um dos instrumentos da colonização, a tal ponto que a investigação histórica tinha decidido que não havia história africana e que os africanos colonizados estavam pura e simplesmente condenados a endossar a história do colonizador. Foi por esta razão que nós dissemos que tínhamos que partir de nós próprios para chegar a nós próprios. [...] Pode-se dizer que nós, os historiadores, fizemos um enorme esforço. Não digo que fizemos tudo, mas partimos da metodologia, da problemática, da heurística da nossa disciplina para renová-la, também a serviço do continente africano, mas em primeiro lugar a serviço da ciência, como gostava de repetir Cheik Anta Diop.” Joseph KI-ZERBO.


Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.


CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO, OUTRO, OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br que conversaremos sobre como conseguir.


ESTA PÁGINA VISA CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA SOBRE A TEMÁTICA 'NEGRO', SOBRETUDO NO BRASIL. TRABALHAMOS COM O FORNECIMENTO DE LIVROS ESGOTADOS, RAROS, FORA DO COMÉRCIO, RECOLHIDOS E OUTROS SOBRE A TEMÁTICA AFRO BRASILEIRA, CASO QUEIRA É SÓ NOS CONTACTAR. ABRANGEMOS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO DESDE OS ORIXÁS ATÉ MILTON SANTOS O MAIOR INTELECTUAL NEGRO DO SÉCULO XX.

PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO

cultura griot.

4 comentários:

asizilio disse...

Olá! Achei muito interessante a listagem de livros que vc posta aqui no blog. Gostaria de saber quais títulos estão disponíveis para compra. Tenho interesse nos títulos de Manuel Querino, Nina Rodrigues e a coleção de Carlos E. Marcondes de Moura. Se possível entrem em contato pelo meu email. Obrigado.

BIBLIOGRAFIA SOBRE A TEMÁTICA NEGRO disse...

olá asizilio, qual o e-mail, não localizei.

Luciana Matias & Aspri RBF disse...

Super interessante gostaria de manter contato e me interesso por livros qe se relacionem a arte afro brasieleira e orixás. Títulos de Nina Rodrigues tbm.
Obrigada
Luciana Matias
visite o blog,será um prazer.

Luciana Matias & Aspri RBF disse...

Gostamos muito e nos interessamos pela temática relacionada ás artes e orixás,estamos precisando de títulos de Nina Rodrigues oq tiver,entre em contato por favor.
Viste nosso blog,será um prazer.
Luciana Matias e Aspri RBF