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6 de outubro de 2009
Devoradores De Almas Fromentin Africa Ritos Antigos Religião
Autor: Pierre Fromentin
Título: Los Devoradores de Almas
Editora: Sagitario
Ano: 1966
Páginas: 182
Comentário:Livro em bom estado de conservação,encadernado com capa dura original.
Manteve-se a sobrecapa original.
Com muitas fotos em preto e branco.
El más accesible de los conservatorios de las tradiciones mágicas es Africa Negra...
las civilizaciones de tradición oral - Formato 14 x 21 cm - 182 pág - ilustrado - brochura -
Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.
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Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem .
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CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO, OUTRO, OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
philolibrorum@yahoo.com.br que conversaremos sobre como conseguir.
Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos.
Vendemos diretamente ou via Mercadolivre.
Visite alguns de nossos livros anunciados em nosso e-shop, em: http://eshops.mercadolivre.com.br/philolibrorum/lista/_CategID_1215_Desde_1_DisplayType_L
ESTA PÁGINA VISA CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA SOBRE A TEMÁTICA 'NEGRO', SOBRETUDO NO BRASIL. TRABALHAMOS COM O FORNECIMENTO DE LIVROS ESGOTADOS, RAROS, FORA DO COMÉRCIO, RECOLHIDOS E OUTROS SOBRE A TEMÁTICA AFRO BRASILEIRA, CASO QUEIRA É SÓ NOS CONTACTAR. ABRANGEMOS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO DESDE OS ORIXÁS ATÉ MILTON SANTOS O MAIOR INTELECTUAL NEGRO DO SÉCULO XX.
PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO
cultura griot.
1 de outubro de 2009
Olhar Europeu Negro Rugendas Debret Marc Ferrez Victor Frond
Olhar Europeu Negro Rugendas Debret Marc Ferrez Victor Frond
O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX.
KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luizza Tucci. O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX. . São Paulo: EdUSP, 2002. 235 p..
Pretende contribuir para a reconstituição histórica, apresentando elementos para o estudo das mentalidades e do cotidiano do negro no Brasil. Obra resultante de pesquisa realizada para a exposição "O negro na iconografia brasileira do século XIX: a visão européia".
descrição: Estudos Afro-Brasileiros, Artes no Brasil, Iconografia Brasiliana, Brochura, 26 x 22 cm, 235 pgs; Reproduções de Obras de : Rugendas, Debret, Marc Ferrez, Victor Frond e muitos outros; Excelente estado; frete grátis para todo Brasil.
c/ sobrecapa; Ilustrado com fotografias em pb. A iconografia do negro e da escravidão tem servido, ao longo do tempo, apenas como "ilustração artística". Porém, as imagens produzidas pelos europeus que visitaram o Brasil no século XIX mostram-se ideologicamente em consonância com os relatos dos cronistas e cientistas viajantes, que abordaram o cotidiano da escravidão.
livro semi-novo em excelente estado de conservação.Prêmio Jabuti 1995 - categoria Produção
Editorial;
Nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. Aqui, as imagens usadas como fontes históricas e meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades;
a iconografia do negro e da escravidão tem servido, ao longo do tempo, apenas como ?ilustração artística?. porém, as imagens produzidas pelos europeus que visitaram o brasil no século xix mostram-se ideologicamente em consonância com os relatos dos cronistas e cientistas viajantes, que abordaram o cotidiano da escravidão. trata-se de um olhar europeu, moldado por valores etnocêntricos. nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. aqui, as imagens usadas como fontes históricas e como meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades.
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O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX.
KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luizza Tucci. O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX. . São Paulo: EdUSP, 2002. 235 p..
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livro semi-novo em excelente estado de conservação.Prêmio Jabuti 1995 - categoria Produção
Editorial;
Nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. Aqui, as imagens usadas como fontes históricas e meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades;
a iconografia do negro e da escravidão tem servido, ao longo do tempo, apenas como ?ilustração artística?. porém, as imagens produzidas pelos europeus que visitaram o brasil no século xix mostram-se ideologicamente em consonância com os relatos dos cronistas e cientistas viajantes, que abordaram o cotidiano da escravidão. trata-se de um olhar europeu, moldado por valores etnocêntricos. nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. aqui, as imagens usadas como fontes históricas e como meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades.
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28 de setembro de 2009
Calunga Grande Negro Orixá Candomblé Iconografia Iorubá Raro.
Calunga Grande Negro Orixá Candomblé Iconografia Iorubá Raro.
Carlos Eugênio Marcondes de Moura
A Travessia da Calunga Grande- Três séculos de imagem sobre o negro no Brasil 1637-1899
Edusp
2000
692
Comentário: Livro em estado de novo, encadernado em brochura original, em formato grande, capa de Minoro Naruto, com muitas ilustrações, em Papel especial Couché fosco.
A pesquisa de que resultou esta publicação procurou as imagens do negro nas mais variadas fontes: literatura de viagens, iconografia produzidas pelos artitas viajantes, revistas ilustradas do segundo reinado e fotografias.
Oleos sobre telas e madeiras, desenhos, gravuras, esculturas, charges e caricaturas, daguerreótipos, ambrótipos, foto sobre papel albuminado: Cada uma das imagens criadas nesses diferentes suportes é documento de extraordinário interesse para a história social...
Coleção Uspiana - Brasil 500 anos, nem precisa dizer mais nada Edição única quem tem o seu não se disfaz, traz imagens de artistas que retrataram o negro desde o século XVII, e que mostram o cotidiano escravo, fotos de estúdio e os significados das diversas escarificações faciais, sinais de devoção ou de violência.
Os cativos afro-negros que chegaram ao Brasil, forçados a fazer a travessia da Calunga Grande ? expressão com que designavam o mar ? são os protagonistas de uma narrativa que este livro se propõe a ilustrar, por meio de imagens que rastreiam sua contribuição e a de seus descendentes na construção do país ao longo de três séculos. Extraídas de fontes diversas, como iconografia produzida por artistas viajantes, revistas ilustradas do Segundo Reinado e fotografias, as imagens se reportam a três momentos: o século XVII, quando artistas trazidos por Maurício de Nassau realizaram os registros pioneiros sobre o afro-negro; a iconografia do século XVIII, relativa principalmente às regiões de mineração de ouro e diamante; e as abundantes e múltiplas imagens do século XIX, que constituem documentação riquíssima sobre a vida cotidiana no Brasil. O acesso a esse vasto material é facilitado por três tipos de índices: temático, de artistas e topográfico.
Elas retratam o cotidiano da população escrava a partir do ponto de vista de diversos artistas, desde os trazidos pelo Conde Maurício de Nassau, durante a ocupação holandesa no Nordeste do Brasil, no século XVII, aos dos viajantes, artistas contratados pelas missões científicas, comerciantes, diplomatas que percorreram o País até o século XIX. A obra traz, por exemplo, imagens dos desenhistas da expedição comandada pelo sábio baiano Alexandre Rodrigues Ferreira em viagem pela amazônia no final do século XVIII, além de dezenas de registros de Carlos Julião, um militar de Turim que esteve no Brasil a serviço da Coroa Portuguesa.
Carlos Eugênio Marcondes de Moura é doutor em Sociologia pela USP e tradutor, com mais de 50 títulos publicados. Foi professor do Serviço de Teatro da Universidade do Pará e do Departamento de Teatro da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Coleção Uspiana - Brasil 500 Anos
Formato: 23x29 cm
Nº de Páginas: 691 pp.
11 de setembro de 2009
África Negra Mascaras Esculturas Jóias Laure Meyer
Autor : Laure Meyer
Título : África Negra Mascaras Esculturas Jóias
Editora : Livros e livros
Ano : 2001
Páginas : 224
Comentário : Livro em bom estado de conservação, encadernado com capa dura original. Formato grando, Belíssimas Fotos.
Máscaras, Terracota, Bronze, Marfim, ouro, Estátuas de antepassados, relicários e jóias exprimem aqui, por intermédio dos mitos fundadores, a vida quotidiana e o génio inventivo de mais de sessenta etnias. Um estudo temáticomagnificamente ilustrado a cores, tratado de maneira clarae acessível todas as artes da África negra, sob os ângulos estético e tecnológico...
Mais de 170 imagens a corres.
Um dos grandes méritos desta obra é abordar as artes da África negra de maneira temática.
Importância capital da religião e da magia, crença em forças ocultas omnipresentes, cultos ancestrais acompanhados de sacrifícios, ritos funerários, cerimónias de iniciação, danças com máscaras para todas as épocas da vida, força das sociedades secretas, vontade de prestígios dos chefes, desejo de ornamento ou pesquisa de beleza para os objectosmais humildes, são essas as fontes profundas da arte africana tradicional...
Uma obra capital e completa que nos revela e explica os segredos e as raízes das artes da África negra...
Trabalhamos com uma vasta bibliografia sobre a Temática Negro, Consulte nosso acervo ou faça-nos um pedido sobre determinado livro.
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cultura griot.
9 de setembro de 2009
Influência Africana Português Brasil Mendonça Nagô Ioruba
Influência Africana Português Brasil Mendonça Nagô Ioruba.
Autor: Renato Mendonça
Tìtulo: A influência africana no português do Brasil
Editora: Nacional
Ano: 1935
Páginas: 225
Comentário: Livro em bom estado de conservação, encadernado em capa dura , couro, antiga, manteve-se a capa brochura original. Ilustrada com mapas e gravuras. Exemplar pertenceu ao erudito pernambucano Jorge Cahu.
Prefácio de Rodolfo Garcia.
Com um addendum: explicação dos mapas toponímicos.
Com um apêndice sobre as opiniões críticas sobre esse livro.
Com índice de siglas, ampla bibliografia para quem quer aprofundar-se no assunto.
Etnografia africana.
Lingüística africana.
O tráfico.
Povos negros importados.
Fonética e morfologia do Quimbundo.
Influência africana no português.
Folclore.
O negro na literatura brasileira. Onde se vê reproduções de textos dos fundadores do elemento negro em nossas letras.
Vocabulário: (vasto, útil e primoroso vocabulário de termos africanos utilizados no Brasil, adequado para quem estuda, gosta ou pesquisa o povo de santo, a religião dos Nagôs Yorubás, dos Gêges, entre outros povos advindos da África).
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BAIOCCHI, Mari de Nasaré. Kalunga povo da terra. Quilombos. Quilombolas. Remanescente Cultural de raiz Africana, costumes, etc...
BAIOCCHI, Mari de Nasaré.
Kalunga povo da terra.
Brasília: Unesco / MJ / Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 1999.
A antropóloga Mari Baiocchi é a autora e responsável por um livro em que pesa quase 200 anos de história. “Meu trabalho de observação analisa o processo, a dinâmica das mudanças da cultura Kalunga.”, diz a autora. E ela observou essa dinâmica durante os 24 anos em que trabalhou na região quilombola, pesquisando hábitos como a língua, os festejos, a comida, a forma de viver de uma comunidade remanescente de escravos.
O livro “Kalunga, o Povo da Terra” é o resultado de um minucioso trabalho de pesquisa. No livro, Baiocchi explica que a palavra kalunga ou calunga, as duas grafias estão corretas, tem origem banto dos africanos angolanos, congos e moçambiques que foram trazidos para o Brasil. Calunga pode ser uma boneca de madeira que os moradores de comunidades do rio Lui, na África, fabricavam ou pode ser também uma palavra mágica, uma divindade do culto banto.
BAIOCCHI (1984, 1986, 1990, 1991, 1994, 1995, 1996, 1999) dedicou-se a descrever o agrupamento, mencionou os possíveis traços de herança africana no grupo, abordou o universo cultural e preparou um relatório técnico científico para demarcação do Sítio Histórico e Ptrimônio Cultural Kalunga.
Influência Africana no Brasil, Nagô, Bantu, Gege, Moçambique, Ioruba, etc...
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Brasília: Unesco / MJ / Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 1999.
A antropóloga Mari Baiocchi é a autora e responsável por um livro em que pesa quase 200 anos de história. “Meu trabalho de observação analisa o processo, a dinâmica das mudanças da cultura Kalunga.”, diz a autora. E ela observou essa dinâmica durante os 24 anos em que trabalhou na região quilombola, pesquisando hábitos como a língua, os festejos, a comida, a forma de viver de uma comunidade remanescente de escravos.
O livro “Kalunga, o Povo da Terra” é o resultado de um minucioso trabalho de pesquisa. No livro, Baiocchi explica que a palavra kalunga ou calunga, as duas grafias estão corretas, tem origem banto dos africanos angolanos, congos e moçambiques que foram trazidos para o Brasil. Calunga pode ser uma boneca de madeira que os moradores de comunidades do rio Lui, na África, fabricavam ou pode ser também uma palavra mágica, uma divindade do culto banto.
BAIOCCHI (1984, 1986, 1990, 1991, 1994, 1995, 1996, 1999) dedicou-se a descrever o agrupamento, mencionou os possíveis traços de herança africana no grupo, abordou o universo cultural e preparou um relatório técnico científico para demarcação do Sítio Histórico e Ptrimônio Cultural Kalunga.
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28 de agosto de 2009
Roger Bastide. Medicina e magia nos Candomblés. Medicina e magia nos Candomblés.
Roger Bastide.
Medicina e magia nos Candomblés.
São Paulo
Brochura, bom estado, escasso. In BOLETIM BIBLIOGRÁFICO: Separata. São Paulo, 1950.
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26 de agosto de 2009
Aguas de Oxalá. JOSE BENISTE. Ritos Rituais e liturgias Cerimoniais do Candomblé.
As Águas de Oxalá é um trabalho inédito na literatura afro-brasileira. No livro, Beniste detalha minuciosamente toda a dinâmica de um dos mais belos e longos rituais do candomblé, em que o branco domina integralmente os segmentos do terreiro, por ser a cor da pureza ética que simboliza o grande orixá Oxalá.
O conteúdo histórico da obra retrata a organização do ritual praticado pela ancestralidade afro-descendente aqui radicada: os primeiros momentos, os quais se utilizam do modelo prático do mito que ilustra a narrativa, são seguidos por uma seqüência de 17 dias, a mais longa da religiosidade afro-brasileira, tendo todos os seus cânticos e rezas entoados com as devidas explicações pelo autor. Todo o cerimonial das Águas de Oxalá está integralmente descrito neste livro, de forma clara, com pormenores que enriquecem o conhecimento de iniciados e pesquisadores do assunto.
Os ritos de iniciação não poderiam também ficar de fora neste conjunto de análise, pois são determinantes para uma participação intensa nos ritos. Sem dúvida, As Águas de Oxalá deve ser lido e estudado com o intuito de que o Candomblé se torne cada dia mais uma religião de significados inteligíveis e autenticamente brasileira.
Editora: Bertrand Brasil
Autor: JOSE BENISTE
Ano: 2002
Número de páginas: 336
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
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21 de agosto de 2009
Quilombo Palmares Edson Carneiro Negros Zumbi Gangá Zumba
Quilombo Palmares Edson Carneiro Negros Zumbi Gangá Zumba
Autor: Edson Carneiro
Tìtulo: O Quilombo dos Palmares
Editora: Civilização brasileira
Ano: 1966
Páginas: 144
Comentário: Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original.
Edição numerada exemplar nº 1453, Capa de Marius Lauritzen Bern,
História do Brasil, Africanos no Brasil, Escravidão, Rebeliões. Obra em que a paixão do autor pela verdade histórica é poderosamente auxiliada pelo método empregado para obtê - la destrói mitos e lendas e possibilita ao estudioso a visão clara e objetiva do famoso episodio das lutas sustentadas pelos negros em favor de sua liberdade... Saiba Mais.
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Autor: Edson Carneiro
Tìtulo: O Quilombo dos Palmares
Editora: Civilização brasileira
Ano: 1966
Páginas: 144
Comentário: Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original.
Edição numerada exemplar nº 1453, Capa de Marius Lauritzen Bern,
História do Brasil, Africanos no Brasil, Escravidão, Rebeliões. Obra em que a paixão do autor pela verdade histórica é poderosamente auxiliada pelo método empregado para obtê - la destrói mitos e lendas e possibilita ao estudioso a visão clara e objetiva do famoso episodio das lutas sustentadas pelos negros em favor de sua liberdade... Saiba Mais.
Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem .
Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.
CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO, OUTRO, OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
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ESTA PÁGINA VISA CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA SOBRE A TEMÁTICA 'NEGRO', SOBRETUDO NO BRASIL. TRABALHAMOS COM O FORNECIMENTO DE LIVROS ESGOTADOS, RAROS, FORA DO COMÉRCIO, RECOLHIDOS E OUTROS SOBRE A TEMÁTICA AFRO BRASILEIRA, CASO QUEIRA É SÓ NOS CONTACTAR. ABRANGEMOS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO DESDE OS ORIXÁS ATÉ MILTON SANTOS O MAIOR INTELECTUAL NEGRO DO SÉCULO XX.
PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO
cultura griot.
--
Negro funcionário da USP espancado no Carrefour no século XXI, parece piada mas não é.
veja o video:
aqui:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1107471-7823-HOMEM+E+CONFUNDIDO+COM+BANDIDO+E+E+ESPANCADO+EM+SAO+PAULO,00.html
ou aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=3wbMW7r6ljU
leia o texto da afropress:
21 de Agosto de 2009 - 11h27
Carrefour afasta seguranças que espancaram cliente negro
O Carrefour afastou a gerência de sua loja em Osasco, na Grande São Paulo, e substituiu a empresa de segurança que prestava serviço para o supermercado. As medidas, anunciadas por meio de nota, ocorreram depois que o cliente Januário Alves de Santana foi agredido por vigias do supermercado. Ele foi 'confundido' com ladrões e considerado suspeito de roubar o próprio carro. A vítima também foi alvo de preconceito da própria polícia.
Tomado por suspeito de um crime impossível – o roubo do seu próprio carro, um EcoSport da Ford – o funcionário da USP, Januário Alves de Santana, 39 anos, foi submetido a uma sessão de espancamentos com direito a socos, cabeçadas e coronhadas, por cerca de cinco seguranças do Hipermercado Carrefour, numa salinha próxima à entrada da loja da Avenida dos Autonomistas, em Osasco. Enquanto apanhava, a mulher, um filho de cinco anos, a irmã e o cunhado faziam compras.
A direção do Supermercado, questionada pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP, afirma que tudo não passou de uma briga entre clientes.
O caso aconteceu no dia 7 de agosto e está registrado no 5º DP de Osasco. O Boletim de Ocorrência – 4590 – assinado pelo delegado de plantão Arlindo Rodrigues Cardoso, porém, não revela tudo o que aconteceu entre as 22h22 de sexta e as 02h34 de sábado, quando Santana – um baiano há 10 anos em S. Paulo e que trabalha como Segurança na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, há oito anos – chegou a Delegacia, depois de ser atendido no Hospital Universitário da USP com o rosto bastante machucado, os dentes quebrados.
Ainda com fortes dores de cabeça e no ouvido e sangrando pelo nariz, ele procurou a Afropress, junto com a mulher – a também funcionária do Museu de Arte Contemporânea da USP, Maria dos Remédios do Nascimento Santana, 41 anos – para falar sobre as cenas de terror e medo que viveu. “Eu pensava que eles iam me matar. Eu só dizia: Meu Deus”.
Santana disse pode reconhecer os agressores e também pelo menos um dos policiais militares que atendeu a ocorrência – um PM de sobrenome Pina. “Você tem cara de que tem pelo menos três passagens. Pode falar. Não nega. Confessa, que não tem problema”, teria comentado Pina, assim que chegou para atender a ocorrência, quando Santana relatou que estava sendo vítima de um mal entendido.
Depois de colocar em dúvida a sua versão de que era o dono do próprio carro, a Polícia o deixou no estacionamento com a família sem prestar socorro, recomendando que, se quisesse, procurasse a Delegacia para prestar queixa.
Terror e medo
“Cheguei, estacionei e, como minha filha de dois anos, dormia no banco de trás, combinei com minha mulher, minha irmã e cunhado, que ficaria enquanto eles faziam compra. Logo em seguida notei movimentação estranha, e vi dois homens saindo depressa, enquanto o alarme de uma moto disparava, e o dono chegava, preocupado. Cheguei a comentar com ele: “acho que queriam levar sua moto”. Dito isso, continuei, mas já fora do carro, porque notei movimentação estranha de vários homens, que passaram a rodear, alguns com moto. Achei que eram bandidos que queriam levar a moto de qualquer jeito e passei a prestar a atenção”, relata.
À certa altura, um desses homens – que depois viria a identificar como segurança – se aproximou e sacou a arma. Foi o instinto e o treinamento de segurança, acrescenta, que o fez se proteger atrás de uma pilastra para não ser atingido e, em seguida, sair correndo em zigue-zague, já dentro do supermercado. “Eu não sabia, se era Polícia ou um bandido querendo me acertar”, contou.
Os dois entraram em luta corporal, enquanto as pessoas assustadas buscavam a saída. “Na minha mente, falei: meu Deus. Vou morrer agora. Eu vi essa cena várias vezes. E pedia a Deus que ele gritasse Polícia ou dissesse é um assalto. Ele não desistia de me perseguir. Nós caímos no chão, ele com um revólver cano longo. Meu medo era perder a mão dele e ele me acertar.
Enquanto isso, a mulher, a irmã, Luzia, o cunhado José Carlos, e o filho Samuel de cinco anos, faziam compras sem nada saber. “Diziam que era uma assalto”, acrescenta Maria dos Remédios.
Segundo Januário, enquanto estava caído, tentando evitar que o homem ficasse em condições de acertar sua cabeça, viu que pessoas se aproximavam. “Eu podia ver os pés de várias pessoas enquanto estava no chão. É a segurança do Carrefour, alguém gritou. Eu falei: Graças a Deus, estou salvo. Tô em casa, graças a Deus. Foi então que um pisou na minha cabeça, e já foi me batendo com um soco. Eu dizia: houve um mal entendido. Eu também sou segurança. Disseram: vamos ali no quartinho prá esclarecer. Pegaram um rádio de comunicação e deram com força na minha cabeça. Assim que entrei um deles falou: estava roubando o EcoSport e puxando moto, né? Começou aí a sessão de tortura, com cabeçadas, coronhadas e testadas”, continuou.
Sessão de torturas
“A sessão de torturas demorou de 15 a 20 minutos. Eu pensava que eles iam me matar. Eu só dizia: Meu Deus, Jesus. Sangrava muito. Toda vez que falava “Meu Deus”, ouvia de um deles. Cala a boca seu neguinho. Se não calar a boca eu vou te quebrar todo. Eles iam me matar de porrada”, conta.
Santana disse que eram cerca de cinco homens que se revezavam na sessão de pancadaria. “Teve um dos murros que a prótese ficou em pedaços. Eu tentava conversar. Minha criança está no carro. Minha esposa está fazendo compras, não adiantava, porque eles continuaram batendo. Não desmaiei, mas deu tontura várias vezes. Eu queria sentar, mas eles não deixavam e não paravam de bater de todo jeito”.
A certa altura Januário disse ter ouvido alguém anunciar: a Polícia chegou, sendo informada de que o caso era de um negro que tentava roubar um EcoSport. “Eles disseram que eu estava roubando o meu carro. E eu dizia: o carro é meu. Deram risada.”
A Polícia e o suspeito padrão
A chegada da viatura com três policiais fez cessar os espancamentos, porém, não as humilhações. “Você tem cara de que tem pelo menos três passagens. Pode falar. Não nega. Confessa que não tem problema”, comentou um dos policiais militares, enquanto os seguranças desapareciam.
O policial não deu crédito a informação e fez um teste: “Qual é o primeiro procedimento do segurança?”. Tonto, Januário, Santana disse ter respondido: “o primeiro procedimento é proteger a própria vida para poder proteger a vida de terceiros”.
Foi depois disso que conseguiu que fosse levado pelos policiais até o carro e encontrou a filha Ester, de dois anos, ainda dormindo e a mulher, a irmã e o filho, atraídos pela confusão e pelos boatos de que a loja estava sendo assaltada. “Acho que pela dor, ele se deitou no chão. Estava muito machucado, isso tudo na frente do meu filho”, conta Maria dos Remédios.
Sem socorro
Depois de conferirem a documentação do carro, que está em nome dela, os policiais deixaram o supermercado. “Daqui a pouco vem o PS do Carrefour. Depois se quiserem deem queixa e processem o Carrefour”, disse o soldado.
Em choque e sentindo muitas dores, o funcionário da USP conseguiu se levantar e dirigir até o Hospital Universitário onde chegou com cortes profundos na boca e no nariz. “Estou sangrando até hoje. Quando bate frio, dói. Tenho medo de ficar com seqüelas”, afirmou.
A mulher disse que o EcoSport, que está sendo pago em 72 parcelas de R$ 789,00, vem sendo fonte de problemas para a família desde que foi comprado há dois anos. “Toda vez que ele sai a Polícia vem atrás de mim.. Esse carro é seu? Até no serviço a Polícia já me abordaram. Meu Deus, é porque ele é preto que não pode ter um carro EcoSport?”, se pergunta.
Ainda desorientado, Santana disse que tem medo. “Eu estou com vários traumas. Se tem alguém atrás de mim, eu paro. Como se estivesse sendo perseguido. Durante a noite toda a hora acordo com pesadelo. Como é que não fazem com pessoas que fizeram alguma coisa. Acho que eles matam a pessoa batendo”, concluiu.
Fonte: Afropress
ou no Juarez, mais uma fonte:
http://blogdojuarez.amazonida.com/wp/?p=267
divulgue.......
aqui:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1107471-7823-HOMEM+E+CONFUNDIDO+COM+BANDIDO+E+E+ESPANCADO+EM+SAO+PAULO,00.html
ou aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=3wbMW7r6ljU
leia o texto da afropress:
21 de Agosto de 2009 - 11h27
Carrefour afasta seguranças que espancaram cliente negro
O Carrefour afastou a gerência de sua loja em Osasco, na Grande São Paulo, e substituiu a empresa de segurança que prestava serviço para o supermercado. As medidas, anunciadas por meio de nota, ocorreram depois que o cliente Januário Alves de Santana foi agredido por vigias do supermercado. Ele foi 'confundido' com ladrões e considerado suspeito de roubar o próprio carro. A vítima também foi alvo de preconceito da própria polícia.
Tomado por suspeito de um crime impossível – o roubo do seu próprio carro, um EcoSport da Ford – o funcionário da USP, Januário Alves de Santana, 39 anos, foi submetido a uma sessão de espancamentos com direito a socos, cabeçadas e coronhadas, por cerca de cinco seguranças do Hipermercado Carrefour, numa salinha próxima à entrada da loja da Avenida dos Autonomistas, em Osasco. Enquanto apanhava, a mulher, um filho de cinco anos, a irmã e o cunhado faziam compras.
A direção do Supermercado, questionada pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP, afirma que tudo não passou de uma briga entre clientes.
O caso aconteceu no dia 7 de agosto e está registrado no 5º DP de Osasco. O Boletim de Ocorrência – 4590 – assinado pelo delegado de plantão Arlindo Rodrigues Cardoso, porém, não revela tudo o que aconteceu entre as 22h22 de sexta e as 02h34 de sábado, quando Santana – um baiano há 10 anos em S. Paulo e que trabalha como Segurança na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, há oito anos – chegou a Delegacia, depois de ser atendido no Hospital Universitário da USP com o rosto bastante machucado, os dentes quebrados.
Ainda com fortes dores de cabeça e no ouvido e sangrando pelo nariz, ele procurou a Afropress, junto com a mulher – a também funcionária do Museu de Arte Contemporânea da USP, Maria dos Remédios do Nascimento Santana, 41 anos – para falar sobre as cenas de terror e medo que viveu. “Eu pensava que eles iam me matar. Eu só dizia: Meu Deus”.
Santana disse pode reconhecer os agressores e também pelo menos um dos policiais militares que atendeu a ocorrência – um PM de sobrenome Pina. “Você tem cara de que tem pelo menos três passagens. Pode falar. Não nega. Confessa, que não tem problema”, teria comentado Pina, assim que chegou para atender a ocorrência, quando Santana relatou que estava sendo vítima de um mal entendido.
Depois de colocar em dúvida a sua versão de que era o dono do próprio carro, a Polícia o deixou no estacionamento com a família sem prestar socorro, recomendando que, se quisesse, procurasse a Delegacia para prestar queixa.
Terror e medo
“Cheguei, estacionei e, como minha filha de dois anos, dormia no banco de trás, combinei com minha mulher, minha irmã e cunhado, que ficaria enquanto eles faziam compra. Logo em seguida notei movimentação estranha, e vi dois homens saindo depressa, enquanto o alarme de uma moto disparava, e o dono chegava, preocupado. Cheguei a comentar com ele: “acho que queriam levar sua moto”. Dito isso, continuei, mas já fora do carro, porque notei movimentação estranha de vários homens, que passaram a rodear, alguns com moto. Achei que eram bandidos que queriam levar a moto de qualquer jeito e passei a prestar a atenção”, relata.
À certa altura, um desses homens – que depois viria a identificar como segurança – se aproximou e sacou a arma. Foi o instinto e o treinamento de segurança, acrescenta, que o fez se proteger atrás de uma pilastra para não ser atingido e, em seguida, sair correndo em zigue-zague, já dentro do supermercado. “Eu não sabia, se era Polícia ou um bandido querendo me acertar”, contou.
Os dois entraram em luta corporal, enquanto as pessoas assustadas buscavam a saída. “Na minha mente, falei: meu Deus. Vou morrer agora. Eu vi essa cena várias vezes. E pedia a Deus que ele gritasse Polícia ou dissesse é um assalto. Ele não desistia de me perseguir. Nós caímos no chão, ele com um revólver cano longo. Meu medo era perder a mão dele e ele me acertar.
Enquanto isso, a mulher, a irmã, Luzia, o cunhado José Carlos, e o filho Samuel de cinco anos, faziam compras sem nada saber. “Diziam que era uma assalto”, acrescenta Maria dos Remédios.
Segundo Januário, enquanto estava caído, tentando evitar que o homem ficasse em condições de acertar sua cabeça, viu que pessoas se aproximavam. “Eu podia ver os pés de várias pessoas enquanto estava no chão. É a segurança do Carrefour, alguém gritou. Eu falei: Graças a Deus, estou salvo. Tô em casa, graças a Deus. Foi então que um pisou na minha cabeça, e já foi me batendo com um soco. Eu dizia: houve um mal entendido. Eu também sou segurança. Disseram: vamos ali no quartinho prá esclarecer. Pegaram um rádio de comunicação e deram com força na minha cabeça. Assim que entrei um deles falou: estava roubando o EcoSport e puxando moto, né? Começou aí a sessão de tortura, com cabeçadas, coronhadas e testadas”, continuou.
Sessão de torturas
“A sessão de torturas demorou de 15 a 20 minutos. Eu pensava que eles iam me matar. Eu só dizia: Meu Deus, Jesus. Sangrava muito. Toda vez que falava “Meu Deus”, ouvia de um deles. Cala a boca seu neguinho. Se não calar a boca eu vou te quebrar todo. Eles iam me matar de porrada”, conta.
Santana disse que eram cerca de cinco homens que se revezavam na sessão de pancadaria. “Teve um dos murros que a prótese ficou em pedaços. Eu tentava conversar. Minha criança está no carro. Minha esposa está fazendo compras, não adiantava, porque eles continuaram batendo. Não desmaiei, mas deu tontura várias vezes. Eu queria sentar, mas eles não deixavam e não paravam de bater de todo jeito”.
A certa altura Januário disse ter ouvido alguém anunciar: a Polícia chegou, sendo informada de que o caso era de um negro que tentava roubar um EcoSport. “Eles disseram que eu estava roubando o meu carro. E eu dizia: o carro é meu. Deram risada.”
A Polícia e o suspeito padrão
A chegada da viatura com três policiais fez cessar os espancamentos, porém, não as humilhações. “Você tem cara de que tem pelo menos três passagens. Pode falar. Não nega. Confessa que não tem problema”, comentou um dos policiais militares, enquanto os seguranças desapareciam.
O policial não deu crédito a informação e fez um teste: “Qual é o primeiro procedimento do segurança?”. Tonto, Januário, Santana disse ter respondido: “o primeiro procedimento é proteger a própria vida para poder proteger a vida de terceiros”.
Foi depois disso que conseguiu que fosse levado pelos policiais até o carro e encontrou a filha Ester, de dois anos, ainda dormindo e a mulher, a irmã e o filho, atraídos pela confusão e pelos boatos de que a loja estava sendo assaltada. “Acho que pela dor, ele se deitou no chão. Estava muito machucado, isso tudo na frente do meu filho”, conta Maria dos Remédios.
Sem socorro
Depois de conferirem a documentação do carro, que está em nome dela, os policiais deixaram o supermercado. “Daqui a pouco vem o PS do Carrefour. Depois se quiserem deem queixa e processem o Carrefour”, disse o soldado.
Em choque e sentindo muitas dores, o funcionário da USP conseguiu se levantar e dirigir até o Hospital Universitário onde chegou com cortes profundos na boca e no nariz. “Estou sangrando até hoje. Quando bate frio, dói. Tenho medo de ficar com seqüelas”, afirmou.
A mulher disse que o EcoSport, que está sendo pago em 72 parcelas de R$ 789,00, vem sendo fonte de problemas para a família desde que foi comprado há dois anos. “Toda vez que ele sai a Polícia vem atrás de mim.. Esse carro é seu? Até no serviço a Polícia já me abordaram. Meu Deus, é porque ele é preto que não pode ter um carro EcoSport?”, se pergunta.
Ainda desorientado, Santana disse que tem medo. “Eu estou com vários traumas. Se tem alguém atrás de mim, eu paro. Como se estivesse sendo perseguido. Durante a noite toda a hora acordo com pesadelo. Como é que não fazem com pessoas que fizeram alguma coisa. Acho que eles matam a pessoa batendo”, concluiu.
Fonte: Afropress
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divulgue.......
20 de agosto de 2009
Memorial dos Palmares - o Movimento Precursor da Libertacao Negra no Brasil Ivan Alves Filho
Memorial dos Palmares - o Movimento Precursor da Libertacao Negra no Brasil
Ivan Alves Filho
editora: Xenon
ano: 1988
descrição: 208 páginas título completo: Memorial dos Palmares - o Movimento Precursor da Libertacao Negra no Brasil;
Prefácio.Apresentação.Sumula da guerra dos Palmares.Um sítio asperos.Os açucares do Brasil.O inimigo interno.Guerra e Paz. Macaco.Epílogo. Bibliografia.
Retomamos aqui somente a documentação de fonte primaria e impressa, assim como os ensaios diretamente ligados à história do quilombo dos palmares.
O leitor poderá encontrar nas notas que acompanham cada capítulo o complemento necessário ao aprofundamento de suas indagações...
Saiba mais.
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Ivan Alves Filho
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ano: 1988
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Memórias Sobre a Escravidão Sandra Lazzarini - Maciel da Costa. José Bonifácio. Muniz Barreto. Burlamaque.
Memórias Sobre a Escravidão
Sandra Lazzarini (coordenação Editorial)
Memórias Sobre A Escravidão Arquivo Nacional Negros Brasil
editora: Fundação Petrônio Portella
ano: 1988
descrição: Com introdução de Graça Salgado, a obra reúne textos históricos da maior importância sobre a escravidão:
Memória sobre a necessidade de abolir a introdução dos escravos africanos no Brasil, sobre o modo e condições com que esta abolição se deve fazer e sobre os meios de remediar a falta de braços que ela pode ocasionar, por João Severiano Maciel da Costa;
Representação à Assembléia Geral Constituinte do Império do Brasil sobre a escravatura, por José Bonifácio de Andrade e Silva;
Memória sobre a abolição do comércio da escravatura, por Domingos Alves Branco Muniz Barreto;
Memória analítica acerca do comércio de escravos e acerca dos males da escravidão doméstica, por Frederico Leopoldo César Burlamaque. Com 222p.formato, bom estado.
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18 de agosto de 2009
Portugal atlantico: poemas da Africa e do mar Casimiro, Augusto
Portugal atlantico: poemas da Africa e do mar
Casimiro, Augusto
[Lisboa] Agencia Geral do Ultramar, Divisão de Publicações e Biblioteca,
1955 162 p. ; 24 cm.
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Casimiro, Augusto
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Nações do Candomblé.
Nações do Candomblé
Vários autores
Anais do encontro realizado em Salvador em 1981, com palestras de Obá Odofin Vivaldo da Costa Lima; Ialorixá Olga Francisca Régis; Xicarangomo Esmeraldo Emetério de Santana; Ogã Jehová de Carvalho; Xicarangomo Almiro Miguel Ferreira; Babalaxé Luiz Sergio Barbosa. IANAMÁ, UFBA- CEAO -Centro de Estudos Afro-orientais - CED - Centro Editorial de ENSINO.
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cultura griot.
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Vários autores
Anais do encontro realizado em Salvador em 1981, com palestras de Obá Odofin Vivaldo da Costa Lima; Ialorixá Olga Francisca Régis; Xicarangomo Esmeraldo Emetério de Santana; Ogã Jehová de Carvalho; Xicarangomo Almiro Miguel Ferreira; Babalaxé Luiz Sergio Barbosa. IANAMÁ, UFBA- CEAO -Centro de Estudos Afro-orientais - CED - Centro Editorial de ENSINO.
Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem .
Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.
CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO, OUTRO, OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
philolibrorum@yahoo.com.br que conversaremos sobre como conseguir.
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17 de agosto de 2009
Los Nuba Leni Riefenstahl Africa Iconografia
Los Nuba
Leni Riefenstahl
editora: Blume
ano: 1978
Fotografia, Estudos Africanos; Capa Dura, 32 x 24 cm, 210 pgs, Ricamente Ilustrado; Clássico estudo fotográfico sobre os Nuba, tribo Sudanesa, na época praticamente incomunicáveis com o resto do mundo. Leni Riefensthal; Documento extraordinário; bom estado.
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Carlos Duparquet Viagens na Cimbebásia Angola Guiné
Carlos Duparquet
Viagens na Cimbebásia ; pref. Gastão de Sousa Dias. -
Luanda : Museu de Angola,
1953 : Imprensa Nacional, 1953. - 185 p. : fotos, mapas
Descritores: Angola | Instituição religiosa.Angola | Grupo étnico | Usos e costumes | Cultura regional | Flora | Clima | Religião | Guiné | Exploração mineira.Ciências sociais.
Os maiores problemas a enfrentar pelos exploradores e naturalistas, nas travessias de África, eram o meio de transporte e os carregadores. Estradas, eram eles quem às vezes as abria, como aconteceu a Stanley, cuja advertência ficou célebre: "O futuro de África pertence a quem construir vias férreas". Vários são os animais de tiro e montada; porém os escolhidos pelos militares e exploradores, dada a sua força e resistência, para as grandes viagens no continente africano, foram os bois....
Prefácio e tradução do original francês para o português de Gastão de Sousa Dias; Com diversos mapas (alguns dobráveis) e ilustrações fora do texto; Crônica da viagem do R.P. Duparquet, missionário católico, na Guiné meridional, região então chamada Cimbebásia, emtre os rios Orange e Cunene, no Sul da África, em 1879-1883; Raro;
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Luanda : Museu de Angola,
1953 : Imprensa Nacional, 1953. - 185 p. : fotos, mapas
Descritores: Angola | Instituição religiosa.Angola | Grupo étnico | Usos e costumes | Cultura regional | Flora | Clima | Religião | Guiné | Exploração mineira.Ciências sociais.
Os maiores problemas a enfrentar pelos exploradores e naturalistas, nas travessias de África, eram o meio de transporte e os carregadores. Estradas, eram eles quem às vezes as abria, como aconteceu a Stanley, cuja advertência ficou célebre: "O futuro de África pertence a quem construir vias férreas". Vários são os animais de tiro e montada; porém os escolhidos pelos militares e exploradores, dada a sua força e resistência, para as grandes viagens no continente africano, foram os bois....
Prefácio e tradução do original francês para o português de Gastão de Sousa Dias; Com diversos mapas (alguns dobráveis) e ilustrações fora do texto; Crônica da viagem do R.P. Duparquet, missionário católico, na Guiné meridional, região então chamada Cimbebásia, emtre os rios Orange e Cunene, no Sul da África, em 1879-1883; Raro;
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O berimbau da Bahia Luiz Almeida da Anunciação. FOLCLORE MÁGICO-RELIGIOSO E OUTRAS, EM SERGIPE Felte Bezerra, etc candomblé ritos afros
O berimbau da Bahia
Autor: Luiz Almeida da Anunciação
BEZERRA, FELTE
PESQUISAS NO FOLCLORE MÁGICO-RELIGIOSO E OUTRAS, EM SERGIPE
e outros textos.
REVISTA BRASILEIRA DE FOLCLORE
1971
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15 de agosto de 2009
Furundungo A. J. de Souza Carneiro Nago Bahia Antiga etc
Furundungo
A. J. de Souza Carneiro
editora: Andersen Editores
ano: 1934
Livro usado em bom estado geral de conservação, com 360 páginas. Capa brochura, Nago Bahia Antiga etc...
livro seguido de um vigoroso ensaio de Souza Carneiro, um dos maiores estudiosos da temática afro-brasileira que já viveu entre nós, sem dúvida, ao lado de Arthur Ramos, Edson Carneiro, Nina Rodrigues e outros conhecedores do povo de Santo....
Livro que o autor anexou precioso elucidário de palavras e vocábulos, a título de :
"Achegas para o estudo do Calão brasileiro falado em grande parte dos estados de Piauí, Goias, Pernambuco, Alagoas, e especialmente de Sergipe, Minas Gerais, Bahia e S. Paulo por seguramente oito milhões de almas e também no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, com muitos vocabulos e expressões comuns aos estados do Nordeste e de uso nos estados de Paraná, S Catarina e Rio Grande do Sul, como também nos do Norte e do centro do Brasil...
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Livro usado em bom estado geral de conservação, com 360 páginas. Capa brochura, Nago Bahia Antiga etc...
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"Achegas para o estudo do Calão brasileiro falado em grande parte dos estados de Piauí, Goias, Pernambuco, Alagoas, e especialmente de Sergipe, Minas Gerais, Bahia e S. Paulo por seguramente oito milhões de almas e também no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, com muitos vocabulos e expressões comuns aos estados do Nordeste e de uso nos estados de Paraná, S Catarina e Rio Grande do Sul, como também nos do Norte e do centro do Brasil...
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Présence Africaine 73 Paris
Présence Africaine 73
Paris
1970
em muito bom estado de conservação, capa brochura original, escasso.
Presence Africaine - Revue Culturelle du monde noir. Cultural review of the negro world.
Diretrice C Mame Yandé Diop.
La critique littéraire et les problémes du langage: point de vue d'un Africain; The Yoruba Philosophy of Life; Elite et peuple dans l'Afrique d'aujourd'hui; Origins and meaning pf Pan-Africanism; L'idée de monde dans les cultures negro-africaines; Zambia's cultural revolution; Jean Malonga, ecrivain congolais; L'esemble guiéen Kaloum; Claude McKay's banjo; My people; The awareness of history among indigenous african communities; Jazz et vin de palme. Poems, Nouvelle, etc, Thomas Melone, Omosade Awolalu, P O Esedebe, Karl Carter, Isidore Ndaywell, Patrice Kayo, Cheikh Ndao, E Boundezéki Dongala, Uwechue, Mbella Sonne Dipoko, F Hofstein, J Kaye, Mamadou Ba, M Mounikou, Fola Soremekun, Harris Memel-Fote,
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13 de agosto de 2009
O Olhar Europeu - o Negro na Iconografia Brasileira do Séc. XIX Boris Kossoy, Maria Tucci Carneiro
O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX.
KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luizza Tucci. O olhar europeu : o negro na iconografia brasileira do século XIX. . São Paulo: EdUSP, 2002. 235 p..
Pretende contribuir para a reconstituição histórica, apresentando elementos para o estudo das mentalidades e do cotidiano do negro no Brasil. Obra resultante de pesquisa realizada para a exposição "O negro na iconografia brasileira do século XIX: a visão européia".
descrição: Estudos Afro-Brasileiros, Artes no Brasil, Iconografia Brasiliana, Brochura, 26 x 22 cm, 235 pgs; Reproduções de Obras de : Rugendas, Debret, Marc Ferrez, Victor Frond e muitos outros; Excelente estado; frete grátis para todo Brasil.
c/ sobrecapa; Ilustrado com fotografias em pb. A iconografia do negro e da escravidão tem servido, ao longo do tempo, apenas como "ilustração artística". Porém, as imagens produzidas pelos europeus que visitaram o Brasil no século XIX mostram-se ideologicamente em consonância com os relatos dos cronistas e cientistas viajantes, que abordaram o cotidiano da escravidão.
livro semi-novo em excelente estado de conservação.Prêmio Jabuti 1995 - categoria Produção
Editorial;
Nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. Aqui, as imagens usadas como fontes históricas e meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades;
a iconografia do negro e da escravidão tem servido, ao longo do tempo, apenas como “ilustração artística”. porém, as imagens produzidas pelos europeus que visitaram o brasil no século xix mostram-se ideologicamente em consonância com os relatos dos cronistas e cientistas viajantes, que abordaram o cotidiano da escravidão. trata-se de um olhar europeu, moldado por valores etnocêntricos. nessa obra, a partir da iconografia, os autores recuperam o sentido dessa visão de mundo e reconstituem, em termos de um itinerário de imagens, o papel desempenhado pelo negro. aqui, as imagens usadas como fontes históricas e como meios de conhecimento, além de contribuírem para o trabalho de reconstrução histórica, trazem elementos para o estudo das mentalidades.
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Divida Externa Escravidão Do Século Xx Coletivo Humanidades
Divida Externa Escravidão Do Século Xx Coletivo Humanidades
Autor: COLETIVO - HUMANIDADES
Título: DIVIDA EXTERNA A ESCRAVIDÃO DO SÉCULO XX / NEGRO RITO, CONCIÊNCIA E LUTA
Editora: UNIVERSIDADE DE BRASILIA
Ano: 1988
Páginas: 121
comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.FORMATO Revista GRANDE, ILUSTRADO.
Luiza Ramos, O negro na força de trabalho bahia 1950 - 1980.
Amefricanidade, Nanny Lelia Gonzalez;
Literatura negritude. Maria Lourdes Teodoro;
Racismo. sinal fechado para os negros na rua da liberdade. Célia Maria Marinho Azevedo.
Mestiçagem e segregação. José Jorge Carvalho.
Não mexa com meu amigo. Ana Lucia guimarães.
Uma pastoral contra o racismo. Ana Valente.
Axé Nagô - A força Vital. Helena Theodoro Lopes.
Angola e a afirmação cotidiana da liberdade. Francisco Romão Oliveira.
O trabalho como instrumento de wescravidão.
Divida externa e escravidão no século XX. Hugo Assmann.
etc...
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O Negro e a Música Edoardo Vidossich
O Negro e a Música
Edoardo Vidossich
editora: Massao Ohno
1967
exemplar com dedicatória do autor para um importante crítico musical brasileiro, autor de obras e artigos sobre o tema.
descrição: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL, capa de Tide Hellmeister.FOTOGRAFIAS EM P&B, INCLUI POEMA DE SOLANO TRINDADE. BIBLIOGRAFIA AO FINAL DOS CAPÍTULOS. Assuntos abordados na obra: MÚSICA:MÚSICA DE ORIGEM AFRICANA: CULTURA. FOLCLORE 1. O NEGRO E A MÚSICA. ASPECTOS DO PRECONCEITO RACIAL 2. A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL E O NEGRO 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A MÚSICA AFRICANA 4. O CAMINHO DAS TRADIÇÕES AFRICANAS.
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ESTA PÁGINA VISA CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA SOBRE A TEMÁTICA 'NEGRO', SOBRETUDO NO BRASIL. TRABALHAMOS COM O FORNECIMENTO DE LIVROS ESGOTADOS, RAROS, FORA DO COMÉRCIO, RECOLHIDOS E OUTROS SOBRE A TEMÁTICA AFRO BRASILEIRA, CASO QUEIRA É SÓ NOS CONTACTAR. ABRANGEMOS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO DESDE OS ORIXÁS ATÉ MILTON SANTOS O MAIOR INTELECTUAL NEGRO DO SÉCULO XX.
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cultura griot.
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CARLOS EUGÊNIO DE MOURA BANDEIRA DE ALAIRÁ Xângo Escritos sobre a religião dos Orixás Yorubá Nagô Candombé Jeje
Autor: CARLOS EUGÊNIO DE MOURA
Título: BANDEIRA DE ALAIRÁ
Editora: NOBEL
Ano: 1982 Páginas:191
Comentário: Livro em bom estado de conservação, brochura original.
"Bandeira de Alairá: A festa de Xangô-São João e problemas de sincretismo é o estudo de Roberto Motta que abre esta coletânea sobre a religião dos orixás.
Claude Lépine, em sua Análise formal do panteão Nagô, desvenda a lógica que estrutura a cosmovisão dos yorubá e dos jeje, examinando as características próprias do sistema de classificação do pensamento nagô-brasileiro.
O tocador de atabaque nas casas de culto afro-maranhense é o artigo de Octavio da Costa Eduardo que nos fornece preciosas informações sobre esses prestigiosos membros das confrarias religiosas de raízes daomeanas, de tão grande significação naquele estado do nordeste.
Da dissertação de mestrado A família-de-santo nos candomblés Jeje-Nagô da Bahia: um estudo de relações intra-grupais foi extraído o capítulo Organização do grupo de candomblé. Estratificação, senioridade e hierarquia. Seu autor, o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, apoiado em sólido referencial científico e nas numerosas entrevistas realizadas junto ao povo-de-santo de Salvador, analisa a complexa estrutura de mando do candomblé jeje-nagô.
Uma extensa bibliografia sobre o candomblé, o xangô, o tambor-de-mina, o batuque, o pará e o babassuê, levantada por Carlos Eugênio Marcondes de Moura, procura dar conta, mediante seu encaixamento em mais de 40 temas, do que se tem escrito no Brasil, Nigéria, Benin, Angola, Cuba e Haiti, a respeito da religião dos orixás, voduns e inquices."
Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem .
Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.
CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO, OUTRO, OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
philolibrorum@yahoo.com.br que conversaremos sobre como conseguir.
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12 de agosto de 2009
HEMETÉRIO JOSÉ DOS SANTOS. Fructos Cadivos. Poeta Negro. Poeta Maranhense. Maranhão.
HEMETÉRIO JOSÉ DOS SANTOS - Poeta Negro.
Fructos Cadivos
1919
Livraria Francisco Alves
livro em brochura original, em bom estado geral, miolo em bom estado, capa original com leve desgate, lombada com desgaste. saiba mais...
Nascido em berço pobre, sabe-se lá quanto sofrimento e quanto preconceito ele teve de romper para chegar ao ponto que chegou. É, pois, com indisfarçável saudade que ele fala da infância. Foi condiscípulo no Colégio da Imaculada, na capital maranhense, daquele que seria o futuro senador Benedito Leite. Aí foram discípulos dos padres Castro, Fonseca e Purificação. Também não regateia admiração e respeito pela geração que à dele antecedeu. Nada como suas próprias palavras para dizer dessa saudade e dessa admiração;
Hemetério José dos Santos nasceu em Codó, no Maranhão, em 1858, e morreu na cidade do Rio, em 1939. Foi poeta, professor, gramático e filólogo. Foi professor e diretor do Pedagogium no Rio de Janeiro.
Publicou:
"O livro dos meninos" (1881),
"Pretidão do amor" (1905) – no qual defendeu os casamentos inter-raciais –,
"Gramática portuguesa" (1913),
"Frutos cadivos, poesias" (1919).
vide o bem humorado artigo sobre o Professor Hemetério no blog de nosso Mestre Nei Lopes:
http://www.neilopes.blogger.com.br/2009_03_01_archive.html
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Nascido em berço pobre, sabe-se lá quanto sofrimento e quanto preconceito ele teve de romper para chegar ao ponto que chegou. É, pois, com indisfarçável saudade que ele fala da infância. Foi condiscípulo no Colégio da Imaculada, na capital maranhense, daquele que seria o futuro senador Benedito Leite. Aí foram discípulos dos padres Castro, Fonseca e Purificação. Também não regateia admiração e respeito pela geração que à dele antecedeu. Nada como suas próprias palavras para dizer dessa saudade e dessa admiração;
Hemetério José dos Santos nasceu em Codó, no Maranhão, em 1858, e morreu na cidade do Rio, em 1939. Foi poeta, professor, gramático e filólogo. Foi professor e diretor do Pedagogium no Rio de Janeiro.
Publicou:
"O livro dos meninos" (1881),
"Pretidão do amor" (1905) – no qual defendeu os casamentos inter-raciais –,
"Gramática portuguesa" (1913),
"Frutos cadivos, poesias" (1919).
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Estevão Maya Maya. Regresso triunfal de Cruz e Sousa E OS SEGREDOS DE ´´ SEU´´ BITA DA-NO-EM PINGO-D´AGUA. Poesia Negra. Ritos Afro-brasileiros. etc..
Estevão Maya Maya
Regresso triunfal de Cruz e Sousa E OS SEGREDOS DE ´´ SEU´´ BITA DA-NO-EM PINGO-D´AGUA.
Poesia Negra, literarura brasileira,
editora Kikulakaji,
1982,
brochura em bom estado, criação literária de um autor negro, em busca de uma linguagem poética original, inspirada em Cruz e Sousa, pela grandeza da obra e pela vida marcada pelo trágico.
Exemplar de uma tiragem limitada de 5.000 exemplares.
constitui uma das mais instigantes criações da poesia afro-brasileira contemporânea. O autor reorganiza eventos cotidianos, passagens da história e da literatura para compor uma obra de alcance crítico sem desprezar as cintilações líricas. A linguagem desempenha papel essencial, permitindo que Maya-Maya realize o diálogo entre as tendências historicista e de invenção. A obra é constituída por duas partes longas às quais se soma um texto na parte intitulada “Poema desgarrado”. O texto desta parte chama-se “Musical”, foi escrito no ano de 1976 e apresenta características bem diferentes dos poemas da parte outra, escritos entre 1980 e 1981.
cercado pela atmosfera ritual dos cultos religiosos afro-brasileiros. A atitude de engajamento social do poeta maranhense transparece em sua vontade de realçar a importância dos afrobrasileiros; isto é feito através das qualidades que ele atribui a Cruz e Souza, colocando-o acima de todos os poetas do Simbolismo. Essa atitude ufanista – bem evidenciada pela idéia do “retorno triunfal” – tem por objetivo reinterpretar os históricos a partir do ponto de vista dos afro-brasileiros...
Maranhense, nascido em 1943, em Pano Grosso-Viana. Cantor, compositor, musicólogo e autor teatral.
Publicou, junto com Vilmar Alves Ribeiro,Cantiga Pra Gente de Casa, Chegada em Cima da Hora.
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11 de agosto de 2009
LILYAN KESTELOOT LES ÉCRIVAINS NOIRS DE LANGUE FRANÇAISE: NAISSANCE D'UNE LITTÉRATURE.
LILYAN KESTELOOT
Título: LES ÉCRIVAINS NOIRS DE LANGUE FRANÇAISE: NAISSANCE D'UNE LITTÉRATURE
Editora: EDITIONS DE L'UNIVERSITÉ DE BRUXELLES
Ano: 1977 Páginas:340
Comentário: LIVRO BEM CONSERVADO, ACABAMENTO EM BROCHURA ORIGINAL. TEXTO
EM FRANCÊS. " CE TRAVAIL EST À LA FOIS UNE HISTOIRE ET UNE ANALYSE.
HISTOIRE DU MOUVEMENT CULTUREL NÈGRE QUI A PRIS NAISSANCE DANS LE MILIEU
UNIVERSITAIRE PARISIEN AUX ENVIRONS DE 1932 ET S'ÉPANOIT ACTUELLEMENT EN
UNE FLORAISON D' ÉSCRIVAINS ORIGINAUX. ANALYSE DES INFLUENCESQUI ONT
NOURRI CE MOUVIMENT, DE SER THÉMES PRINCIPAUX, DE I'INTERACTION DES
PERSONNALITÉS, DES REVUES ET DES OEUVRES PAR LA MÉDIATION DESQUELLES LES
ÉCRIVAINS NOIRS SE FORGÈRENT UNE IDÉOLOGIE ET UN STYLE QUI SYNTHÉTISENT LA
DOBLE CUTURE-FRAÇAISE AFRICAINE-DONT ILS SONT HÉRITIERS, ANALYSE ENFIN DE
LA CONTINUITÉ QUI EXISTE ENTRE I' ACTUELLE ÉCOLE LITTÉRAIRE ET LES
PREMIERS INTELLECTUELS NOIRS QUI EN JETÉRENT LES FERMENTS, ALORS QUE LE
COLONIALISME ÉTAIT ENCORE ÀSON APOGÉE."
Les Origenes; Legitime defense; exemple des ecrivains noirs du Brésil, Haiti, Usa, Martinique, etc, Rene Maran, NAISSANCE de la negritude, Leon Damas, Aimé cesaire, Senghor, L'etudiant noir; Tropiques; Etienne Lero, Presence africaine; Situation actuelle; bibliographie, index, preface Luc Heusch.
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8 de agosto de 2009
LENDAS AFRICANAS DOS ORIXÁS - Pierre Fatumbi Verger Carybé
LENDAS AFRICANAS DOS ORIXÁS - Pierre Fatumbi Verger
Carybé
Currupio - 1997 -
Pierre Verger, a quem se deve a cuidadosa coleta das lendas aqui apresentadas,viveu durante dezessete anos, em sucessivas viagens,desde 1948, pelas bandas ocidentais da África, em terras iorubas. Tornou-se Babalaô em Kêto, por volta de 1950, e foi por essa época que recebeu do seu mestre Oluwo o nome de Fatumbi: "Aquele que nasceu de novo pela graça de Ifá".
Algumas das lendas aqui reunidas já são conhecidas nos candomblés da Bahia, pelo "jogo dos dezesseis búzios". É o caso, por exemplo, da história de Oxum, onde ela aparece exigindo a oferenda de Nkan. Outras, entretanto, são desconhecidas e entre elas podemos incluir as lendas de Oxóssi e de Oxaguiã, em que se propõe, inclusive, a etimologia dos nomes desses orixás. A história de Ogum Mejê,Ogum Alakorô e Ogum Onirê.
As origens históricas prováveis de Xangô, de Iemanjá e de Obaluaê são indicadas nas três lendas referentes a esses orixás.
A publicação dessas histórias tradicionais apresenta ainda, o mérito de esclarecer certos equívocos difundidos há mais de um século, por autores comprometidos com suas próprias ideologias e seus preconceitos, e que jamais foram questionadas desde então.
ÍNDICE;
Prefácio; Exu; Ogum; Oxóssi; Erinlê; Ossain; Orixá Okô; Oranian; Dada-Baayani; Xangô; Oiá-Iansã; Oxum; Obá; Iemanjá; Olokum; Oxumaré; Obaluaê; Disputa entre Nanã Buruku e Ogum; Oxaguiã; Oxalufã; Briga entre Oxalá e Exu; Rivalidade entre Orunmilá e Ossain; Orinmilá, rei do terceiro mundo; Olofin-Odudua cria o mundo no lugar de Oxalá; Guerra entre Oxalá e Odudua.
O livro faz parte da grande obra do antropólogo e mestre em cultura negra Verger. O autor viveu durante dezessete anos na África ocidental, em terras iorubás. Lá adquiriu todo o seu conhecimento. E, mais do que isso, abriu seu espírito para o Candomblé tornando-se adivinho babalaô - o nome Fatumbi (aquele que nasceu de novo pela graça de Ifá) foi dado por seu mestre iniciático. Uma das obrigações dos babalaôs durante seu aprendizado é memorizar as histórias dos Orixás, divindades dessa religião. Aqui Verger compila algumas delas com cuidado e fidelidade à tradição oral que as transmitiu de geração em geração. O desenho de Carybé, vigoroso e expressivo, aliado à intimidade do artista com as coisas do candomblé e da Bahia, traduz com sensibilidade e cuidadosa informação etnográfica o espírito e a magia dessa cultura.
Carybé
Currupio - 1997 -
Pierre Verger, a quem se deve a cuidadosa coleta das lendas aqui apresentadas,viveu durante dezessete anos, em sucessivas viagens,desde 1948, pelas bandas ocidentais da África, em terras iorubas. Tornou-se Babalaô em Kêto, por volta de 1950, e foi por essa época que recebeu do seu mestre Oluwo o nome de Fatumbi: "Aquele que nasceu de novo pela graça de Ifá".
Algumas das lendas aqui reunidas já são conhecidas nos candomblés da Bahia, pelo "jogo dos dezesseis búzios". É o caso, por exemplo, da história de Oxum, onde ela aparece exigindo a oferenda de Nkan. Outras, entretanto, são desconhecidas e entre elas podemos incluir as lendas de Oxóssi e de Oxaguiã, em que se propõe, inclusive, a etimologia dos nomes desses orixás. A história de Ogum Mejê,Ogum Alakorô e Ogum Onirê.
As origens históricas prováveis de Xangô, de Iemanjá e de Obaluaê são indicadas nas três lendas referentes a esses orixás.
A publicação dessas histórias tradicionais apresenta ainda, o mérito de esclarecer certos equívocos difundidos há mais de um século, por autores comprometidos com suas próprias ideologias e seus preconceitos, e que jamais foram questionadas desde então.
ÍNDICE;
Prefácio; Exu; Ogum; Oxóssi; Erinlê; Ossain; Orixá Okô; Oranian; Dada-Baayani; Xangô; Oiá-Iansã; Oxum; Obá; Iemanjá; Olokum; Oxumaré; Obaluaê; Disputa entre Nanã Buruku e Ogum; Oxaguiã; Oxalufã; Briga entre Oxalá e Exu; Rivalidade entre Orunmilá e Ossain; Orinmilá, rei do terceiro mundo; Olofin-Odudua cria o mundo no lugar de Oxalá; Guerra entre Oxalá e Odudua.
O livro faz parte da grande obra do antropólogo e mestre em cultura negra Verger. O autor viveu durante dezessete anos na África ocidental, em terras iorubás. Lá adquiriu todo o seu conhecimento. E, mais do que isso, abriu seu espírito para o Candomblé tornando-se adivinho babalaô - o nome Fatumbi (aquele que nasceu de novo pela graça de Ifá) foi dado por seu mestre iniciático. Uma das obrigações dos babalaôs durante seu aprendizado é memorizar as histórias dos Orixás, divindades dessa religião. Aqui Verger compila algumas delas com cuidado e fidelidade à tradição oral que as transmitiu de geração em geração. O desenho de Carybé, vigoroso e expressivo, aliado à intimidade do artista com as coisas do candomblé e da Bahia, traduz com sensibilidade e cuidadosa informação etnográfica o espírito e a magia dessa cultura.
6 de agosto de 2009
Escolas De Samba Ari Araujo E Erika Herd - Carnaval História
Autor: Ari Araujo e Erika Franziska Herd
Título: As Escolas de Samba
Editora: Vozes
Ano: 1978
Páginas: 160
Comentário : Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original. Com alguns grifos e anotações em caneta,
Com fotos, e uma tabela do sincretismo afro-católico No Brasil, por principais cidades segundo nove estudiosos, a saber: arthur ramos, Manuel Querino, Edson Carneiro, Gonçalves Fernandes, Leopoldo Bethiol, Aydano de Couto Ferraz, Pereira da Costa, João do Rio, Nina Rodrigues.
Um Episódio antropofágico. Erika Franziska Herd, o amigo da madrugada. o fenômeno Adelzon Alves.
Expreções da cultura popular -
As escolas de samba do Rio de Janeiro e o amigo da madrugada.
As culturas negras, Índio guerreiro negro submisso,
O negro livre,
O batuque,
O samba,
O carnaval,
Vai como pode,
As escolas de samba I,
As escolas de samba II,
Quem pode deter o processo antropofágico...
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Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.
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2 de agosto de 2009
Escravos brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr.
Escravos Brasileiros do Século XIX na Fotografia de Christiano Jr
Org. Paulo César de Azevedo & Mauricio Lissovsky
editora: Ex Libris
ano: 1988
descrição: Escravos Brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr. Edição organizada por: Paulo Cesar de Azevedo e Maurício Lissovsky. Textos de Jacob Gorender, Manuela Carneiro da Cunha e Muniz Sodré. Livro em excelente estado de conservação. Capa dura. Livro Raro
Em 1832 nasce na Ilha das Flores, arquipélago de Açores, Portugal, José Christiano de Freitas Henriques Júnior. Emigra para o Brasil em 1855, acompanhado de sua esposa e de dois filhos, iniciando a atividade fotográfica por volta de 1860, em Maceió, Alagoas, onde mantém estúdio até 1862. Transfere-se logo depois para o Rio de Janeiro, e em 1863 atua na oficina Photographia do Comércio, à rua São Pedro 69, na qual é sócio de Fernando Antonio de Miranda. Em 1865, está instalado à rua da Quitanda 53, desta feita só. Na sua etapa carioca o que nos chama mais a atenção são os retratos da população cativa da cidade. Realizado no suporte carte de visite,as imagens foram produzidas em dois padrões: "retratos de corpo inteiro" e "bustos". Em algumas das imagens encontramos anotações que acompanham as fotografias e que identificam a nação africana da qual o negro registrado é originário. Isso, a meu ver, demonstra por parte dele uma grande preocupação em evidenciar a diversidade dessa população.
Dentre este material, os "retratos de corpo inteiro", são aqueles nos quais vemos os negros executando os mais diferentes ofícios, típicos dos escravos de ganho: vendedores de frutas, barbeiros, amoladores de facas, entre outros. Essas imagens são vendidas no comércio local e servem como uma espécie de souvenir dos trópicos, sobretudo, útil ao imaginário eurocêntrico que acompanha os viajantes que por aqui passam. Em 1866 o Almanaque Laemmert anuncia a venda de uma "Variada colleção de (...) typos de pretos, cousa muito própria para quem se retira para a Europa". Tal trabalho indica que Christiano tem uma forte curiosidade "antropológica". Ao registrar os escravos "de ganho", ele os coloca no cerne da modernidade, socializando a imagem das próprias contradições do país. Quando essas fotografias são produzidas, a população de negros escravos que trabalham nas ruas da cidade do Rio de Janeiro é de 55.000 pessoas, 1/3 da população total da capital[3]. Com relação a essas imagens é pertinente frisar que os fotógrafos no final do século XIX vivem uma grande concorrência, estando sempre à procura de novos produtos fotográficos para o mercado.....
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3 mulheres de Xangô Zora Seljan - Carybé ilustrado Autografado
3 mulheres de Xangô
Zora Seljan
Carybé ilustrado. Autografado e com desenho original à mão pelo renomado Carybé.
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PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO
cultura griot.
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Zora Seljan
Carybé ilustrado. Autografado e com desenho original à mão pelo renomado Carybé.
Trabalhamos com um vasta acervo sobre o tema.
Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem .
Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.
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cultura griot.
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1 de agosto de 2009
Eiró Percursor Abolição Negro Escravatura Zumbi Palmares
Autor: H. L. ALVES
Título: PAULO EIRÓ O PERCURSOR DA ABOLIÇÃO
Editora: ILAPALMA
Ano: 1971
Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.
CAPA: FOTO RALPHO LENZIMURAL EM BAIXO- RELÊVO A MOSAICO EM STO. AMARO DO ESCUTOR JÚLIO GUERRA.
LIVRO AUTOGRAFADO PELO AUTOR.
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