Autor: GROMIKO - KOBICHANOV orgs.
Título: AS RELIGIÕES DA ÁFRICA: TRADICIONAIS E SINCRÉTICAS
Editora: EDIÇÔES PROGRESSO MOSCOU
Ano: 1987
Páginas: 328
Livro em bom estado de conservação, encadernado em capa dura original,
manteve-se a sobrecapa.
Livro de referência para todos os estudiosos
sérios da Religião dos Orixás, não só por seu carater acadêmico
científico, mas também pela profulsão de iconografia e informações
reunidas aqui. Primeira e única edição, extremamente escasso...
Impresso na Russia, Obra feita sob o auspicioso e rigoroso corpo da Academia das Ciencias da URSS, Contém muitas e coloridas Ilustrações, fotos em papel couche, contém mapas, índice geográfico, índice ético, ilustrações de S F Kulik, Vasta Bibliografia. Corpo da redação composto por: Gromiko A. a., redactor- chefe; Ismaguilova R., redactor- chefe adjunto; Kobichanov Lú., Malik- Simonian K., Charevskaya B. e Chpajnikov L, a nata da antropologia e etnografia soviética se debruçou sobre este trabalho de peso....
As diversas expressões religiosas da
Africa reunidas como nunca, num livro que só poderia ter sido feito pelo
arguto senso sovietico de estudos da antropologia e sociologia das
religiões.
Entre outras nações que aqui são abordadas
temos, Gegê (Jeje), Nagô Iorubá, Fon, Angola,Congo, Cabinda,Keto, Efan,
Ijexá,Egbá,Éwé, Fanti, Ashanti, Krumans, Agni, Nzema, timini,Fulas
(peuhls), Mandingas, Haúça, Tapa, Bornu, Gurunsi ou Grunci, entre muitas
outras...
A palavra nação é usada no
candomblé para distinguir seus seguimentos, diferenciados pelo dialeto
utilizado nos rituais, o toque dos atabaques, a liturgia. A nação também
indica a procedência dos escravos que lhe deram origem na nova terra e
das divindades por eles cultuadas.
Aqui o
pesquisador ou o iniciado encontra informações importantes para
compreender as interligações entre as diversas crenças e lendas
africanas, bem como a estruturação social, cultural que daí surge.
Entender
a liturgia da Religião dos Orixás, seus detalhes, alguns de seus
significados; os ritos funebres, os ritos festivos, os costumes
africanos, os materiais utilizados nos trabalhos diversos...
As
civilizações bantos do grupo angola-congolês são representadas pelos
ambundas de Angola (cassanges, bangalas, in-bangalas, dembos), os congos
ou cabindas do estuário do Zaira e os benguela com diversas tribos
escravizadas.
No começo do período
escravagista, todos os escravos vindos da África eram chamados de negros
de Guiné, pois no século XVI a Guiné se estendia de Senegal a Orange.
Esses guinés deveriam ser autênticos bantus.
Guardiões
da cultura oral, os escravos guardaram em sua memória os movimentos de
dança, os toques dos atabaques, a comida ritual, as rezas e cânticos, na
nova terra chamados de Cantiga no candomblé e pontos cantados na
Umbanda.
O silêncio, o segredo (calundus)e o isolamento
armado em quilombos e mocambos são formas de resistência e esperança de
reconstituir na nova terra seus ritos, costumes e hierarquia.
A
resistência dos negros ao regime de subordinação ou exploração do qual
foram vítimas encontram portas abertas na religião, nos quilombos,
confrarias e santidades, locais de reuniões assim chamados antes de
receberem o nome de candomblés que também foram usados como esconderijo.
As
Religiões da África Tradicionais e sincréticas, Impresso na Russia,
Obra feita sob o auspicioso e rigoroso científico corpo da Academia das
Ciencias da URSS.
Contém Ilustrações fotos em papel
couché, de primeiríssima qualidade, contém mapas,contém índice
geográfico, índice étnico, ilustrações de S F Kulik, Vasta Bibliografia. Saiba Mais...
Sendo
ele responsável pelo orun - céu / dimensão do supra-sensível - e ela
pelo aiye - terra / dimensão da matéria física, seu casamento implica em
todas as relações entre esses dois domínios. Odudua cria o aiye e
Obatalá os duplos no orun. Representa essa união uma cabaça branca -
igba-odu ou igbadu - formada de duas metades unidas, a metade inferior
representando o aiye e a superior, o orun, contendo elementos simbólicos
em seu interior. Gromiko , na obra russa As religiões da
África, refere-se a essa controvérsia: Obatalá tem uma mulher chamada
Odua ou Odudua que, provavelmente, é uma das personagens mais
contraditórias no olimpo dos deuses iorubás. Odudua é uma divindade....
A história das religiões africanas (lu. M. Kobichanov) Fontes arqueológicas e escritas Elementos arcaicos das concepções religiosas As religiões politeístas antigas, medievais e modernas A propagação das religiões mundiais O sincretismo na Idade Média O panorama religioso nos tempos pré-coloniais
As religiões tradicionais africanas e as organizações político-religiosas Totemismo, animismo, feiticismo e outros elementos arcaicos (K. A. Melik-Simonian) O culto dos ancestrais (A. A. Kara-Murza) Sortilégio e feitiçaria (K. A. Melik-Simonian) Sociedades mágico-religiosas secretas (lú. M. Kobichanov) Os sacerdotes (lú. M. Kobichanov) Reis sacros (lú. M. Kobichanov) Sacralização da terra, das águas e do gado (lú. M. Kobichanov)
As religiões polidemonistas Religiões dos povos da Guiné Florestal (Guiné, Costa do Marfim, Libéria e Serra Leoa) /V. N. Chmelkov/ O sistema polidemonista e o culto dos ancestrais entre os akas (V. A. Popov) As religiões dos povos da Nigéria Central (I. V. Sledzevski e N. N. Dobrundash-vili) As religiões dos povos da África Central (G. A. Chpajnikov) As religiões dos povos da África Ocidental Equatorial (A. S. Lvova) As religiões da África Oriental e Austral (N. A. Xenofontova e A. V. Nikiforov) As religiões dos povos nilotas e kushitas (Etiópia, Quénia, Uganda, Somália e Sudão) /lú. M. Kobichanov/
As religiões politeístas As religiões dos iorubas (Nigéria) /N. B. Kotchakova As religiões dos binis (Nigéria) /N. B. Kotchakova/ As religiões dos fones (Benim) /N. B. Kotchakova/ As religiões dos gandas (Uganda) /G. A. Chpajnikov/
As religiões sincréticas O sincretismo do cristianismo monofisista com as religiões kushitas na Etiópia /lú. M. Kobichanov/ O sincretismo do Islão com as religiões tradicionais: - Etiópia (lú. M. Kobichanov) Somália (lú. M. Kobichanov) - África Oriental (lú. M. Kobichanov) - Nigéria Setentrional e Central (I. V. Sledzevski) - Mali (V. R. Arseniev) As igrejas e seitas cristão-africanas (G. A. Chpajnikov) O sincretismo na África Equatorial Ocidental (A. A. Kara-Murza)
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