1 de agosto de 2012

destino







Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos. Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos: ---- philolibrorum@yahoo.com.br ---- que conversaremos sobre como conseguir. PHILOLIBRORUM-BIBLIOAFRO cultura griot.

Gari-gari Bernatzik Hugo Adolf editora: Labor - 1948 vida y costumbres de los negros del alto nilo.






Gari-gari
Bernatzik Hugo Adolf
editora: Labor  - 1948

vida y costumbres de los negros del alto nilo. Con 103 figuras en 76 láminas, 4 dibujos y un mapa; 22cm. 216 pgs;



Los Nuers sus usos y costumbres;  Los Diurs orientales  sus usos y costumbres;

Los Niambara;  Los Nyamusa;  Los Moru; Los Nubas; etc


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28 de julho de 2012

Introdução À Antropologia Brasileira Culturas Não-européias 1943 Ed. Casa do Estudante do Brasil - Rio de Janeiro



Introdução À Antropologia Brasileira Culturas Não-européias

1943

Ed. Casa do Estudante do Brasil - Rio de Janeiro

com 540pp, capa brochura,  Volume da Coleção "Estudos Brasileiros" , 1ª parte Indios, 2ª Parte Negros. Ilustrado, amarelado pelo tempo, livro usado.

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Arthur Ramos de Araújo Pereira, N. Pilar, atual Manguaba/AL, 1903 e F. Paris/França, 1949.

Médico, livre-docente de clínica psiquiátrica da Faculdade de Medicina da Bahia professor de psicologia social da Universidade do Brasil, foi também catedrático de antropologia e etnografia da Faculdade Nacional de Filosofia.

Dedicou-se aos estudos de psicanálise e higiene mental e às pesquisas de religiões e folclore negro, tornando-se autoridade em africanologia.

Fundou, em 1941, a Sociedade Brasileira de Antropologia e Etnologia. Colaborou em diversas publicações especializadas, no Brasil e no exterior.

Era diretor do Departamento de Ciências Socias da Unesco quando morreu, aos 46 anos, de colapso cardíaco.

Sua obra, considerada sólida, básica e indispensável para o conhecimento da cultura negra no Brasil, compreende 458 trabalhos, entre livros, ensaios e artigos, nas áreas da psiquiatria e da antropologia, muitos deles traduzidos, catedrático de Antropologia e Etnografia da Faculdade Nacional de Filosofia. Pesquisou religiões e o folclore negro.

Colaborou em revistas especializadas do Brasil, América e Europa.

Era conhecido como uma das maiores autoridades em africanologia. Faleceu em Paris, em 1949.

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cultura griot...

26 de julho de 2012

FILME SOBRE O ALMIRANTE NEGRO INAUGUROU CENSURA NO CINEMA

 

 FILME SOBRE O ALMIRANTE NEGRO INAUGUROU CENSURA NO CINEMA

João Cândido: tema do primeiro filme brasileiro censurado

Em 1910, oficiais liderados por João Cândido sacudiram o país, reivindicando o fim dos castigos físicos na Marinha. Depois de longas e tensas negociações, a Revolta da Chibata foi reprimida; e os rebeldes presos. Porém, a imagem de João Cândido - o Almirante Negro, nos dizeres da imprensa - seguiu viva. Teve até quem planejasse transportar a história do marinheiro para as luzes do cinema.
o documentário A Vida de João Cândido, do diretor Alberto Botelho, começou a ser produzido em 1910 e foi finalizado em 1912. Mas nunca foi exibido. Em 22 de janeiro de 1912, o chefe da polícia do Rio, Belizário Fernandes da Silva Távora, proibiu a estreia. "Se não fizesse o que fez, talvez a esta hora o Rio em peso estivesse revolucionado", defendeu o Correio da Manhã. Tido hoje como desaparecido, o curta-metragem foi o primeiro filme brasileiro a cair nas garras da censura.
 
 
 
fonte:
http://www.karlabalieiro.com/2012/01/filme-sobre-o-almirante-negro-inaugurou.html
 
 
 
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19 de julho de 2012

William Bascom The Yoruba Southwestern Nigeria

William Bascom

The Yoruba Southwestern Nigeria

Waveland

1984

livro em bom estado de conservação, cuidadosamente ilustrado, escasso, não perca, saiba mais ....

Clássico livro de Bascom sobre essa que a sua paixão e devoção: os Iorubás da Nigéria.

O autor dedicou seu esforço intelectual para compreender e passar adiante a milenar cultura Iorubá, temos aqui um dos mais importantes estudiosos do assunto.

O Iorubá, com alguns outros grupos do sudoeste africano representam o alto nível de realização cultural na África sub-saariana, eles são um dos povos mais interessantes e importantes do continente.  

O autor oferece descrições detalhadas das estruturas elaboradas econômicos, políticos e sociais do iorubá, o seu conjunto complexo de crenças religiosas e suas formas de arte mundialmente famosas.

Origens e História, Economia, Governo, estrutura social, o Ciclo de Vida, O ciclo espiritual, as divindades, Estética, etc .. 

  
Bascom passou um ano na Nigéria, e revisitado na área de novo várias vezes ...


Autor de entre outros, os clássicos:


"The Relationship of Yoruba Folklore to Divining," Journal of American Folklore (1943) 
The Sociological Role of the Yoruba Cult-Group (1944)  
Ifa Divination: Communication Between Gods and Men in West Africa (1969,
African Art in Cultural Perspective: An Introduction (1973)
Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980)




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18 de julho de 2012

Afro-Brasilianische Kultur und Zeitgenössische Kunst - Art in Afro-Brazilian Religion - Arte e Religiosidade Afro-Brasileira

Afro-Brasilianische Kultur und Zeitgenössische Kunst - Art in Afro-Brazilian Religion - Arte e Religiosidade Afro-Brasileira


in a1v

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Estudos sobre o Negro - A da Silva Mello 1958


Estudos sobre o Negro 

A da Silva Mello

Ed. José Olympio

1958

Livro em bom estado de conservação, capa dura, com 231 páginas, escasso, não perca, saiba mais ...

Um amplo estudo sobre o homem negro, seu passado, suas caracteristicas seus costumes, seus ritos e crenças, sua cosmovisão, sua personalidade, questões de fundo são tratadas e abordadas neste precioso livro que deve ser sem dúvida consultado por todos aqueles que se propoem a estudar a questão em quaçquer dimensão que seja.

Histórias e situações que raras vezes são se quer faladas em nosso meio cientifico e cultural essa é a matéria prima com a qual Silva Mello trabalha nestes estudos.



Antônio da Silva Melo (Juiz de Fora, 10 de maio de 1886 — Rio de Janeiro, 19 de setembro de 1973) foi um médico, professor e ensaísta brasileiro. 

Estudou no Instituto Granbery e a seguir ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, cujas aulas freqüentou até o terceiro ano, quando se transferiu para Berlim, formando-se em 1914.

Especializou-se em Clínica Médica, publicando diversos trabalhos científicos em revistas alemãs.  Em 1916 tentou retornar ao Brasil, tendo seu navio sido torpedeado no Mar do Norte, conseguindo salvar-se e voltando para Berlim.

Devido estar o Brasil em vésperas de declarar guerra à Alemanha, foi para a Suíça, obtendo do governo daquele país permissão para trabalhar nos hospitais de Lausanne e Genebra, obtendo depois o posto de médico adjunto do sanatório Valmont. 

Em 1918, retorna ao Brasil, prestando exames e defendendo tese em Belo Horizonte, para revalidação do título. No Rio de Janeiro, presta concurso para professor catedrático de Clínica Médica na Faculdade Nacional de Medicina. Realizou diversos cursos gratuitos para médicos e estudantes na Policlínica de Botafogo e na Santa Casa de Misericórdia.  Em 1944, fundou a Revista Brasileira de Medicina, da qual foi diretor científico até 1973. 

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SILVIA HUNOLD LARA ESCRAVIDÃO REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA 16.

Silvia Hunold Lara  Org.   

ESCRAVIDÃO  - Número especial sobre o centenário
REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA 16.  

MARCO ZERO ANPUH   

ANO 1988  
PÁGINAS 290   
      
LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM   BROCHURA ORIGINAL.

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA 16. CEM ANOS DA ABOLIÇÃO 1888 - 1988,
NUMERO ESPECIAL ORGANIZADO POR SILVIA HUNOLD LARA, ILUSTRADO COM TABELAS, MAPA E FIGURA.

CAPA DE JORGE CASSOL COM ILUSTRAÇÕES TIRADAS DO LIVRO DE LOUIS E ELIZABETH AGASSIZ .

DIVERSOS AUTORES ESTUDIOSOS E IMPORTANTES ARTIGOS;

COM COLABORAÇÃO DE:

Eric Foner; Kátia Queirós Mattoso; João José Reis; Sidney Chaloub; Luiz Carlos Soares; Maria Helena P T Machado Horacio Gutierrez; Robert W Slenes; Robert Sweeny; Peter Linebaugh; Zita Paula Rosa; Eni Mesquita Samara...

O SIGNIFICADO DA LIBERDADE,
O FILHO DA ESCRAVA, 


MAGIA JEJÊ NA BAHIA: A INVASÃO DO TERREIRO CALUNDU DO PASTO DA CACHOEIRA, RECONCAVO BAIANO 1785, 

MEDO BRANCO DE ALMAS NEGRAS: ESCRAVOS, LIBERTOS E REPUBLICANOS NA CIDADE DO RIO, 

OS ESCRAVOS DE GANHO NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX , 

EM TORNO DA AUTONOMIA ESCRAVA: UMA NOVA DIREÇÃO PARA A HISTÓRIA SOCIAL DA ESCRAVIDÃO, 

CRIOLOS E AFRICANOS NO PARANÁ 1798 - 1830, 

LARES NEGROS, OLHARES BRANCOS: HISTÓRIA DA FAMILIA ESCRAVA NO SÉCULO XIX,

OUTRAS CANÇÕES DE LIBERDADE: UMA CRÍTICA DE TODAS AS MONTANHA ATLANTICAS ESTREMECERAM, 

DOCUMENTAÇÃO DEVASSA CONTRA UM TERREIRO DE CALUNDU;

BIOGRAFIA DE UM EX-ESCRAVO.
 

FONTES ORAIS DE FAMÍLIAS NEGRAS;

OS TESTAMENTOS DE LIBERTOS COMO FONTE PARA ESCRAVIDÃO;

ESCASSO, NÃO PERCA, SAIBA MAIS.


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17 de julho de 2012

As nações de Ketu Agenor Miranda Rocha origens ritos e crenças Kêtu Brasil candomble bahia africa terreiro roça etc...


As nações de Ketu origens ritos e crenças.
Agenor Miranda Rocha
Maud
2004

Livro em bom estado de conservação, capa dura, com 231 páginas, ilustrações de Ogiyan, escasso, não perca, saiba mais ...

Apresentação de Antonio Olinto, prefácio de Muniz Sodré. Autoridade no assunto, o professor Agenor Miranda Rocha escreve um livro de referência, dedicado a crenças e tradições desde as origens dos candomblés do Rio de Janeiro

Antonio Olinto assim se refere ao Oluô: "Agenor Miranda Rocha - o oluwô por excelência de nossa gente, o dono do oráculo, o severo servidor do futuro, o senhor da nova Delfos, o amigo de Ifá, deus da adivinhação..."

Mestre Agenor é a maior autoridade do Candomblé no Brasil, legítimo descendente da Ialorixá Aninha Obá Bií, fundadora dos terreiros Axé Opô Afonjá de Salvador e do Rio de Janeiro.


O livro de Agenor Miranda Rocha, "As nações de Kêtu (origens, ritos e crenças)", narra a história das casas de Kêtu no Brasil, sua composição, sua importância, sua história, sua expansão.

Diga-se que há uma sabedoria que só a religião consegue captar e guardar. É a que se baseia na busca do autoconhecimento e na união, tão profunda quanto possível, entre cada ser humano e o universo circundante, habitado por múltiplas formas da natureza e por outros seres humanos, seus semelhantes.

O grude que junta ser com ser ganha, na religião, uma força inesperada, capaz de ligar, de religar, de tornar inconsúteis os tecidos de que as pessoas são feitas.

No começo era o verbo, mas também o espaço. Neste, tudo se movimenta ou se aquieta, se agita ou se abranda. Espaço tem de ser construído, trecho a trecho, pois nele tudo acontece. Depois da construção, há que haver à sagração. A sagração do espaço. Se a maioria das religiões repousa na palavra e na prédica, a dos iorubás - de Kêtu - se expande na dança....

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Irê Ayó: mitos afro-brasileiros Vanda Machado ; C. Petrovich

Vanda Machado ;  C. Petrovich

Irê Ayó: mitos afro-brasileiros.

Edufba,

2004.

bom estdo, brochura, 123 pgs, ilustrado, escasso, não perca, saiba mais..


A cultura afro-brasileira é um constante objeto de estudo para aqueles que pretendem compreender, de maneira mais aprofundada, a história de nosso país e a sua forte ligação com a cultura negra e o continente africano.

Permeando os fatos reais que compõe essa historia, existem lendas que mexem com o imaginário popular e despertam curiosidade."Irê Ayó" é um compilado de contos mitológicos da vertente afro-brasileira, grande parte protagonizada pelas divindades desta cultura: os orixás.

Nas primeiras páginas, o leitor mais leigo poderá se familiarizar com os termos mais utilizados numa espécie de prefácio auto-explicativo.

Dessa maneira, "Irê Ayó" torna-se um item indispensável, quer seja para os mais entendidos no assunto, como para aqueles que pretendem descobrir o mundo fantástico dos deuses e mitos africanos.

A tradição religiosa e cultural afro-brasileira apóia-se na oralidade. E os mitos são as estruturas e a rede de sustentação comunitária e espiritual de um povo (povo de santo). O trabalho com mitos, não é um trabalho isolado do processo de ensino aprendizagem. Considerando-os, deste modo, a tradição cultural vivenciada no terreiro, ou noutra comunidade de matriz africana, proporcionam aos seus participantes um apoio indispensável, também, para a sua vida como cidadão. O mito de Oxum na cosntrução do mundo, anuncia atitudes libertárias ensejando possibilidades de convivência e organização para uma vida.


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12 de julho de 2012

Memória D'’África: a Temática Africana em Sala de Aula Maurício Waldman e Carlos Serrano Cortez Memória D'’África: a Temática Africana em Sala de Aula Maurício Waldman e Carlos Serrano Cortez






Memória D'’África: a Temática Africana em Sala de Aula 

Maurício Waldman e Carlos Serrano 

Cortez 

com 320 págs, ilustrado, brochura original, escasso, saiba mais ...

O livro apresenta o continente africano mostrando questões históricas e antropológicas e os desdobramentos desses pontos nas questões da escravidão e do racismo.

Os autores fazem ainda o resgate geográfico, antropológico, histórico e sociológico da África, bem como de seus reflexos no Brasil e no restante do mundo. 

O livro coroa uma série de manifestações que reivindicam o resgate cultural e social das contribuições originárias da África. 

O texto está comprometido com as últimas posturas pedagógicas referentes ao ensino cenário no qual a escola desponta de modo privilegiado. 

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Vera Felicidade de Almeida Campos Mãe Stella de Oxóssi: perfil de uma liderança religiosa ialorixá candomblé Bahia Ilê Axé Opô Afonjá



Vera Felicidade de Almeida Campos

Mãe Stella de Oxóssi: perfil de uma liderança religiosa.

Rio de Janeiro: Zahar, 2003.


livro em brochura original, ilustrado, coda60-x8,não perca, saiba maiss....


Esse livro apresenta o perfil de Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes ialorixás do candomblé da Bahia, líder no Ilê Axé Opô Afonjá.

Atuante tanto em sua comunidade como nas entidades representativas da tradição africana, é conhecida por recusar a idéia do candomblé como uma seita sincrética, afirmando sua legítima condição de religião no Brasil.

A luta dessa líder religiosa pela democratização cultural, combatendo a discriminação de negros, pobres, mulheres e dos socialmente marginalizados - a mesma que durante muito tempo marcou o candomblé - abriu perspectivas para inúmeras pessoas e comunidades antes desdenhadas.

O livro inclui fotos sobre a trajetória de vida de Mãe Stella de Oxóssi, glossário de termos do candomblé utilizados neste livro e planta baixa do Ilê Axé Opô Afonjá em Salvador.

Neste livro, Vera Felicidade de Almeida Campos traça o perfil de Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes ialorixás do candomblé da Bahia, destacando as características de personalidade que levaram Mãe Stella a seu posto de liderança do Ilê Axé Opô Afonjá.

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Maria Stella de Azevedo Santos - Iya Odé Kayode - nasceu no dia 2 de maio de 1925, na Ladeira do Ferrão, no Pelourinho, na cidade de Salvador. Seus pais se chamavam Thomazia de Azevedo e Esmeraldino Antigno dos Santos. Como ficou órfã bem cedo, ela foi adotada por uma irmã de sua mãe (Archanjá de Azevedo), que era casada com José Carlos Fernandes, um abastado tabelião, proprietário de um cartório na Bahia.

Formada em enfermagem, pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, com especialização em Saúde Pública, Stella exerceu a profissão durante trinta anos. Ela foi iniciada no candomblé por Mãe Senhora, em setembro de 1939, quando tinha apenas catorze anos. Mãe Senhora foi a mãe religiosa de Mãe Stella e esta lhe acompanhou durante décadas, na casa-de-santo Ilê Axé Opô Afonjá, até 1967, ano em que a ialorixá faleceu.


Ondina Valéria Pimentel (Mãezinha) assumiu, então, o Opô Afonjá e, um ano após sua morte (em 1976), Stella foi escolhida por Xangô e pelos búzios para ser a ialorixá do terreiro de São Gonçalo do Retiro. Nessa época, ela tinha quarenta e nove anos e havia se aposentado como enfermeira. O terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, por sua vez, teve seu início com Mãe Aninha, que instaurou no Brasil a tradição dos doze Ministros de Xangô, osobás, seis à mão direita e seis à mão esquerda; cada obá com dois substitutos, o otum e o ossi. Após a morte de Mãe Aninha, Mãe Senhora (Dona Maria Bibiana do Espírito Santo) assumiu a direção do Axé, dando-lhe muito prestígio.

Mãe Stella viajou várias vezes para a África, visando aprofundar os conhecimentos sobre a cultura iorubá (que é, basicamente, oral), e conseguiu transformá-la em uma herança escrita. Isto possibilitou uma maior divulgação dos cultos africanos e da religião dos orixás, em todo o país. Na década de 1980, ela participou de vários congressos nacionais e internacionais sobre os cultos afro-brasileiros, escreveu artigos, foi entrevistada por jornais e revistas, deu conferências, e publicou dois livros - o primeiro deles, em co-autoria com Cléo Martins, sua filha, que se intitula E daí aconteceu o encanto; e, o segundo, Meu tempo é agora. Stella foi a primeira ialorixá a escrever livros e artigos sobre sua religião.

Ela combateu, ainda, o sincretismo entre o candomblé e o catolicismo, ressaltando que a fusão de elementos culturais distintos descaracterizava as duas religiões, e pre ju dicava a religião dos oprimidos.


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11 de julho de 2012

Levando a Raça a Sério Ação Afirmativa e Universidade Joaze Bernardino e Daniela Galdino Orgs. editora: Dpa ano: 2004

Levando a Raça a Sério Ação Afirmativa e Universidade

Joaze Bernardino e Daniela Galdino Orgs.

editora: Dpa

ano: 2004

 Os estudos científicos decretaram o fim da raça enquanto categoria biológica, que determinava o comportamento moral, intelectual e cultural dos indivíduos. Porém, as descobertas do campo da biologia e da genética nem sempre efetuam uma mudança no comportamento social. 

O resultado disso é que a raça — inexistente do ponto de vista biológico — continua a atuar no plano social e político, sobretudo como uma categoria explicativa das desvantagens vividas pela população negra no Brasil. 

Neste livro, os autores esperam que a raça - como categoria sociológica - seja levada a sério tanto no processo de explicação das desigualdades quanto na formulação de políticas públicas adequadas a este fenômeno.

Lutar contra o racismo, o preconceito e a discriminação racial - que se materializam nos indicadores sociais de desigualdades - requer ações que conjuguem medidas punitivas, políticas de ação afirmativa e políticas de combate à pobreza.

Porém, antes de tudo, requer o empenho por parte do governo brasileiro e o desejo da sociedade brasileira como um todo de construir um país verdadeiramente democrático para todosas, onde a igualdade econômica possa estar combinada ao respeito à diferença.

Coleção Políticas da cor Laboratório de políticas públicas


Levando a raça a sério: ação afirmativa e correto reconhecimento
Joaze Bernardino

Negros em movimento: a construção da autonomia pela afirmação de direitos
Valter Roberto Silvério

Raça, gênero e ações afirmativas
Sueli Carneiro

O sistema classificatório de “cor ou raça” do IBGE
Rafael Guerreiro Osorio

O negro, seu acesso ao ensino superior e as ações afirmativas no Brasil
Delcele Mascarenhas Queiroz

Acesso à universidade: condições de produção de um discurso falacioso
Daniela Galdino; Larissa Santos Pereira

Experiências de ação afirmativa: interlocução com o ponto de vista da juventude negra
Alecsandro J.P. Ratts; Adriane A. Damascena

Inclusão social e igualdade racial no ensino superior baiano – uma experiência de ação afirmativa na Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Wilson Roberto de Mattos

Plano de metas para a integração social, étnica e racial na UnB – relato da comissão de implementação
Dione Oliveira Moura

Currículo e diversidade cultural na escola Grapiúna
Indaiara Célia da Silva

Estratégias pedagógicas e abordagem racial
Marly Silveira



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30 de junho de 2012

The Yoruba husband-wife code Edward Ward

The Yoruba husband wife code

Edward Ward

brochura, em bom estado, com 178 pg., escasso, não perca, saiba mais....



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4 de junho de 2012

As Águas de Oxalá Àwon Omi Òsàlá José Beniste Bertrand Brasil 2007




As Águas de Oxalá Àwon Omi Òsàlá

José Beniste

editora: Bertrand Brasil

ano: 2002

descrição: Brochura. 335 páginas. Livro em bom estado, escasso não perca, saiba mais...

As Águas de Oxalá é um trabalho inédito na literatura afro-brasileira. No livro, Beniste detalha minuciosamente toda a dinâmica de um dos mais belos e longos rituais do candomblé, em que o branco domina integralmente os segmentos do terreiro, por ser a cor da pureza ética que simboliza o grande orixá Oxalá.

O conteúdo histórico da obra retrata a organização do ritual praticado pela ancestralidade afro-descendente aqui radicada: os primeiros momentos, os quais se utilizam do modelo prático do mito que ilustra a narrativa, são seguidos por uma seqüência de 17 dias, a mais longa da religiosidade afro-brasileira, tendo todos os seus cânticos e rezas entoados com as devidas explicações pelo autor.

Todo o cerimonial das Águas de Oxalá está integralmente descrito neste livro, de forma clara, com pormenores que enriquecem o conhecimento de iniciados e pesquisadores do assunto. Os ritos de iniciação não poderiam também ficar de fora neste conjunto de análise, pois são determinantes para uma participação intensa nos ritos.

Sem dúvida, As Águas de Oxalá deve ser lido e estudado com o intuito de que o Candomblé se torne cada dia mais uma religião de significados inteligíveis e autenticamente brasileira.


Finalmente a religião do Cadomblé é abordada como um todo e não somente através do seus caminhos, que são os Orixás.

Este livro de Beniste trata dos princípios religiosos, dos dogmas, da teogonia e até mesmo um pouco (do panteísmo) do Candomblé.

Este livro nos faz vê como é a religião e resgata o sentido monoteísta da religião, sentido este que está sendo esquecido porque os atuais sacerdote se ocupam muito dos caminhos e dos resultados, bem o sentido do Deus maior é ultrapassado pelo Deus Judaico-cristão, em detrimento a moral, a ética e o princípio de vida que norteia a religião Nago.

Outro ponto interessante, mas pouco explorado é a classificação entre os Orixás divindades (sempre deuses) e as entidades (homens que foram endeusados).

A abordagem é esclarecedora, intrigante, o Beniste está fazendo uma grande serviço ao Candomble ao dar oportunidade de que através de seus livros que as pessoas, sejam seguidores, sacerdotes ou interessados possam conhecer o que é o Candomblé.

Não existe quebra de segredos, não existe fundamentos de liturgias. Existe esclarecimento sobre o que é a religião. Como citei as pessoas tem se focado muito no caminho dos Orixás para falar da religião e se focam somente nisso e nos itans. É claro que são importantes, mas, não são tudo.

Falta uma pouco de humildade para que todos entendam que, sempre há o que aprender e que não é nenhuma vergonha alguém saber mais ou saber diferente. O ego, a soberba, a vaidade e a desunião tem destruído a religião. As pessoas não se ajudam e não aprendem mais.

O livro está dividido em 6 partes:
Na primeira fala sobre a origem da religião.
A segunda sobre a estrutura do Candomblé, roças, cargos e liturgias (aqui com muito mais detalhe e riqueza do que no livro As Nações de Ketu).
A terceira volta ao lugar comum de falar sobre os Orixá.
Na quarta fala sobre as liturgias.
A quinta e sexta partes são dedicadas a Oxalá e suas aguas.


José Beniste

é conferencista e autor de ensaios sobre os diversos cultos de raízes africanistas. Foi iniciado no Candomblé Ketu em 1984. Historiador, pesquisador e integrante de movimentos que visam a restauração da dignidade religiosa afro-brasileira, José Beniste mantém uma vasta documentação sobre a história do candomblé no Brasil e demais segmentos religiosos, com literatura especializada e centenas de gravações e depoimentos. Esses depoimentos foram conseguidos através de seu programa radiofônico sobre as religiões afro-brasileiras, em 1970, e até hoje são consultados por estudiosos do assunto. Tem publicado:  Jogo de Búzios: Um Encontro com o Desconhecido e Orun Aiyé: O Encontro de Dois Mundos.



Livro em bom estado de conservação, capa brochura, escasso, não perca, saiba mais ....

Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.

Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos. Caso haja interesse em alguns dos nossos livros, ou em outro que não se encontre cadastrados ainda, pergunte-nos:

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9 de maio de 2012

African textiles : looms, weaving and design / John Picton and John Mack Picton, John London : British Museum Publications 1979. vestimenta ritual alaká tecido africano pano da costa manto adire simbolismo e afins






African textiles : looms, weaving and design

John Picton -  Mack


London : BMP

1979.

livro em ótimo estado, com capa dura original e sobrecapa, com 208 páginas, fartamente ilustrado com lindas fotos coloridas e p/b, escasso, não perca, saiba mais ...


Abrange as artes têxteis de todo o continente e belamente ilustrado. Na África têxteis são utilizados não só como roupa diária, mas para eventos especiais, às vezes com significados rituais, e para decorar casas e santuários, bem como pessoas.  

Este livro vai além da concepção e confecção de pano Africano para a sua função social, mas aprofunda o signo que permeia a tradição, a rituaística, os costumes, a política e vida religiosa em torno do Pano. Vestimenta, Africa, Pano da costa, Tecido, ritualismo, simbolismo, etc.


Este é um trabalho de pesquisa e um bom levantamento da fabricação têxtil tradicional Africana e de seu design. Fotografias de campo mostram os processos fabricação  e uso.


A faceta pouco conhecida dos símbolos inicáticos das sociedades tradicionais, estampas e desenhos que por vezes nos contam mais que algumas bibliotecas inteiras ....


Uma rica pesquisa antropológica ilustrada de tecidos africanos sua concepção, fabrico, utilização como parte da vida cotidiana, a arte e a cultura. Examina as matérias-primas utilizadas, e descreve os vários tipos de teares usados ​​por pessoas em diferentes locais em todo o continente Africano com um grande número de fotografias mostrando os teares e os tecidos produzidos sobre eles.






Abordam o padrão de tingimento especial com desenhos Adire ou Indigo da Nigéria, bem como a Bogolon / mudcloth do povo Bamana de Mali, bem como discussão de desenhado, pintado, impresso e estampado e os signos... 
Discute técnicas de apliques e afins, tais como colchas e retalhos, bordados e na África Ocidental.


Trabalhamos com um vasta acervo sobre o tema.

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8 de maio de 2012

Iracy Carise A arte Negra na cultura Brasileira Máscaras Africanas Arte Nova






Iracy Carise
A arte Negra na cultura Brasileira - (Máscaras Africanas)
Arte Nova
1974

Livro em bom estado de conservação, capa dura original, muito bom estado, 159 pp. ilustrado. Com textos introdutórios de Keba Birane Cissé; Nilda Scotti.

Exemplar contém uma interessante e agradecida dedicatória manuscrita e autografado pela própria autora.

Um clássico dessa renomada e internacionalmente respeitada estudiosa brasileira do africanismo. Brasil; Cultura Brasileira; Nigéria e suas culturas; O oráculo de Ifá; Arte Negra; Máscaras Africanas; Música; Dança. Arte nigeriana e sua valorização; Festas. Religião. Idioma. Culinária. Indumentária. Miscigenação etnográfica. Arte Negra. Nigéria. Arte do Benin. Nagôs. Bantos.A serpente da continuidade. Caracteristicas culturais Nagôs e Bantos; Com glossário Iorubá-Português.

A mitologia africana revela conceitos detalhados do homem em relação a seu mundo, mostrando pensamentos, crenças e histórias fascinantes – histórias sobre sua sabedoria, sua religião, seu folclore.

Na verdade, a maioria dos crentes desconhece as mais belas tradições dos Orixás, portanto, é preciso preencher uma grande lacuna num país em que o rastro africano é incomensurável, especialmente em relação a lendas mitos tradicionalmente assentados numa teogonia que nada fica a dever à outras.


Em 50 anos de pesquisas etnográficas, antropológicas e históricas em torno das manifestações culturais Brasil-África, Iracy Carise registra as influências da cultura africana nos costumes e tradições culturais do Brasil africano e suas raízes.

Voltando-se às raízes, as pesquisas de Iracy aprofundaram-se nos estudos das etnias negro-africanas que tanto marcaram o caráter e o modo de ser do povo brasileiro, moldando uma série de máscaras ligadas ao braço escravo e réplicas de tradicionais esculturas africanas, relevos e cabeças de Obás (reis e rainhas de Benin, cidade sagrada da Nigéria), peças raríssimas e de grande valor antropológico que foram elaboradas para a ilustração de seus livros.


Não perca, indispensável a todos aqueles que se esmeram no estudo e obrigação da Religião dos Orixás.

Saiba Mais... Trabalhamos com um vasto acervo sobre a biblioagrafia afrobrasileira, consulte-nos.

Trata-se sem dúvida alguma de um dos estudos mais eruditos escritos no Brasil sobre o assunto .



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The Voodo Gods Maya Deren Paladin 1975 vodun africa haiti benin legba fon Aida Ogun ritos tambor etc...


The Voodo Gods

Maya Deren

Paladin - 1975

Livro em bom estado, brochura original, com 318 pgs, com glossário de termos referentes ao vodun, com ilustrações, não perca, escasso, saiba mais...



Deren foi ao Haiti como uma antropóloga para estudar as práticas vodun, fazendo filmes etnográficos e estudos, resultando em diversos livros, ela ganhou uma bolsa Guggeinheim e partiu para o Haiti.  Ela acabou produzindo The Voodoo Gods, que é uma obra referencial e definitiva sobre o assunto. Pioneira e importante estudiosa do assunto.


Excelente livro sobre a tradição religiosa baseada nos ancestrais, de origem Fon  entre os povos Ewe-Fon, com interessantes interligações Nagô/Yorubá e de outros grupos  do Benin, antigo Reino do Daomé, onde ainda hoje o vodun é a religião nacional de mais de 7 milhões de pessoas.

Herdeiras da tradição Fon, ou do Daomé, que permaneceu na África, existem tradições relacionadas que lançaram raízes no Novo Mundo durante a época do tráfico transatlântico, esse é o caso, entre outros, do Tambor de Mina no Maranhão e do Voodo no Haiti.

Loco, Ayizian e Legba; ritos iniciáticos; ponderações rituais; Damballah a antiga serpente Ghede/Legba;  Marassa; Ogum; Herança Africana; Rituais de morte; Hierarquia; Formas sagradas; Ritos de passagem, iniciação, Tambores; etc...

Deren realmente apresenta o Vodun como uma fé compreensível, cria um esquema de organização da fé vodun em um eixo vertical de "princípios": encruzilhada, submundo, terra, céu, mar, fogo, fêmea e ancestral.
Ela acrescenta um eixo horizontal de etnias que proporcionam aos seus próprios deuses: Dahomey, Nago, Ghede, Juba, Ibo, Quita, Congo, Petro. Então você tem o deus Dahomey ("loa") para cruzamento, o loa Petro para o fogo etc...

Seu ritual vodu básico é liderada por um Houngan (um sacerdote) e então você tem uma série de sacrifícios a um deus de cada princípio. O princípio geral é o de "encruzilhada", que no vodun se refere à interseção do mundo real com o mundo real.

O mito é o discurso crepúsculo de um velho a um menino. O discurso de um ancião, no crepúsculo de sua vida não é a sua história, mas um legado, ele não fala para descrever a matéria, mas para demonstrar significado....


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7 de maio de 2012

Culto Omoloko : os filhos de terreiro Ornato José da Silva 1983

Culto Omoloko : os filhos de terreiro

Ornato José da Silva

1983

Rabaço Editora

livro em brochura original, em bom estado, com 160 pg., escasso, não perca,saiba mais ....

Foi um dos mais batalhadores pela liberdade de culto, defensor dos cultos afro-brasileirose outros expoentes da época, tais como Mestre Didi, Agenor Miranda, Tancredo Silva, etc.

O Omoloko começou a existir como uma das variantes de religião afro-brasileira que passou a ser praticada no Brasil a partir de algum tempo no passado, depois da chegada dos escravos negro.

O nome é Yoruba e existem várias opiniões a respeito de seu significado. Uns dizem que significa "filhos do tempo", porque no início, devido à falta de recursos, seus adeptos praticavam-no ao ar livre, ou debaixo das árvores, ou debaixo das árvores chamadas Iroko.

O culto era realizado fora das cidades por causa da repressão policial existente na época que forçavam aos cultores da religião africana realizar seus rituais dentro das matas fechadas ou lugares inóspitos dentro das fazendas dos senhores feudais.
Rituais Omolokô, saem acasionalmente de suas sedes e oferecem obrigações no interior de matas fechadas.


Este culto cultua os Bakuros, nomes pertencentes à cultura bantu, até os seus ingorossis, rezas dos santos, suas sunas trazido através do jogo de búzios ou Ifá ou Erin_dinlogum do zelador de otá, seus assentamentos parecem-se com os feitos nos candomblés nagôs, em prateleira. Assim sendo, é  uma nação pelo nome e pelos motivos acima expostos que mantém raízes nagôs.

O significado da palavra Omolokô também pode ser, filhos do orixá Okô, que pertence ao conjunto de orixás Odé, caçadores. Okô é a deusa da agricultura, portanto, um orixá feminino que é adorado nas noites de lua nova, especialmente pelas mulheres agricultoras de inhame.

É assentado junto com Oxossi, o que viria dar maior consistência a origem do Omolokô, uma vez que este culto mantém uma forte predominância de orixá Oxossi que foi que permaneceu com sua cultura intacta dentro do contexto religioso dos negros africanos.

Até mesmo para reforçar a tese defendida por  Tancredo da Silva de que o Omolokô era um culto proveniente da África, onde os sacerdotes se reuniam em noite de lua cheia sob a copa de frondosa árvore carregada de frutos parecidos com maçã...


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Ago, Ago Lonan – Mitos, Ritos e Organizações em Terreiros de Candomblé da Bahia Livro de Maria de Lourdes Siqueira Mazza - 1998


Ago, Ago Lonan – Mitos, Ritos e Organizações em Terreiros de Candomblé da Bahia


Livro de Maria de Lourdes Siqueira 


Mazza - 1998




brochura original, em bom estado, com 471 pgs,


Pesquisa realizada em 156 terreiros da Bahia durante cerca de dez anos. Uma visão global do ponto de vista da participante e observadora. 

Há cerca de 40 anos, as fotos de Pierre Verger mostraram ao País e ao mundo a dignidade e a beleza da religião afro-brasileira. 

Agô Agô Lonan, livro de Maria de Lourdes Siqueira, amplia a janela aberta por Verger com um minucioso mapeamento religioso e cultural do candomblé.


O Terreiro é um espaço social, mítico, simbólico, onde a natureza e os seres humanos se unem para viver uma realidade diferente daquela que o cotidiano ou a sociedade lhes apresenta como o real, na qual as pessoas que o constituem acreditam. É o espaço onde o mito e o rito fazem parte da própria vida das pessoas que dele participam. 

É “o tempo de santo” que confere a sabedoria – o maior dom que uma pessoa pertencente ao Candomblé pode receber. De alguém do candomblé que sabe, diz-se “Ela sabe”. Pode entrar e sair de qualquer Terreiro, “sem fazer vergonha”, como se diz no Candomblé, a vergonha é não saber. Saber, no candomblé, significa ser capaz de participar com perfeição, seja nos atos mais simples como a recepção de alguém no Terreiro, seja na preparação de tudo que é necessário para a realização de um rito, ou seja, ainda, ser capaz de receber seu próprio orixá ou preparar os outros para sua recepção.



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