4 de julho de 2010

Ladinos e Crioulos. Estudos Sobre o Negro no Brasil. Carneiro Edison



Ladinos e Crioulos: Estudos Sobre o Negro no Brasil.

Edison Carneiro

editora: Civilização Brasileira

ano: 1964

descrição: Ilustrado. 240 pgs. 21, 5cms. Brochura. Exemplar usado, perfeito, Coleção: Retratos do Brasil, Número de Páginas: 240, Formato: 14 x 21,coda9, um clássico, não perca, escasso, saiba mias...

Os rastros do Negro; Uma pátria para o negro, os trabalhadores da escravidão, singularidades dos quilombos, a Costa da Mina, Nego véio quando morre..., Lembranças do negro da Bahia, O azeite de dênde, O quilombo de Carlota, As irmandades do rosário, As encruzilhadas de Exu; Os cultos de origem africana no Brasil, Os caboclos de Aruanda, Tempo, Vodun, Oxóce, o deus da caça, Nascimento do arco-iris, São Jorge, Yemanjá e a mãe d'agua, Umbanda,O culto Nagô na Africa e na Bahia, Uma franquia democrática; Liberdade de culto, Xangos de maceió, Associação nacional de cultos populares, A face dos amigos; aninha, Nina Rodrigues, Perdigão Malheiro, Uma falseta de Arthur Ramos, Scripita Manent., e muito mais...


Edison Carneiro - etnólogo, historiador e folclorista, um dos maiores estudiosos das origens e influências do negro brasileiro, autor de obras importantes.

Do ponto de vista cultural, a influência dominante da cultura ioruba explica-se também pela sua predominância já na própria África, na região do golfo da Guiné, estendendo-se segundo Édison Carneiro até o interior do Sudão, sua civilização mais adiantada surpreendeu os primeiros europeus, pelos trabalhos em bronze que faziam no reino do Benim,) a religião, a organização política e os costumes sociais de Ioruba davam o modelo a uma vasta zona, os negros Iorubas eram principalmente agricultores, mas os seus tecelões, os seus ferreiros, os seus artistas em cobre, ouro e madeira já gozavam de merecida reputação de excelência.
Não havia abundância de animais de caça, mas a pesca, nos rios, nos lagos e no mar, rendia muito, criavan-se animais de subsistência-cabras, carneiros, porcos, patos, galinhas e pombos, o cavalo era conhecido havia muitos séculos, devido ao contato com os Árabes; o fundador do reino de Ioruba representava-se, nos mitos, montado num corcel, vários dos deuses africanos cultuados no Brasil são procedentes de algumas de suas brilhantes cidades, como Oió.
Os nomes de alguns de seus reinos, como Ala Kêtu e Ijexá, continuam como designativos de ritos de candomblé.




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Edison de Souza Carneiro nasceu no dia 12 de agosto de 1912, em Salvador, Bahia. Seu pai, Antônio Joaquim de Souza Carneiro, era engenheiro civil e catedrático da Escola Politécnica da Bahia.

Fez seus cursos de primeiro e segundo graus em Salvador, bacharelando-se, no ano de 1936 (turma de 1935), em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Estado.

Jornalista, poeta, jurista e folclorista, dedicou-se desde cedo aos estudos sobre o negro brasileiro, tornando-se uma das maiores autoridades nacionais sobre os cultos afro-brasileiros.

Aos dezesseis anos, fez parte do grupo literário Academia dos Rebeldes (1928-1932), cujo líder era o jornalista Pinheiro Viegas e que contava também com a participação do escritor Jorge Amado. Iniciou, nesse ano, sua carreira de jornalista publicando no jornal A Noite, de Salvador, de 24 a 27 de novembro, uma coletânea de poemas, tipo folhetim, intitulada Musa Capenga.

No início da década de 1930, começou a ter interesse pelos cultos afro-brasileiros, o folclore e a cultura popular. Fez um curso de yorubá, um idioma falado no oeste da África, principalmente na Nigéria, Benim, Togo e Serra Leoa. Aqui no Brasil é falado, principalmente, em ritos religiosos de origem africana, sendo conhecido como nagô.

Contratado pelo jornal Estado da Bahia (1936), escrevia sobre os ritos e festas dos candomblés baianos, sendo um dos maiores defensores da liberdade para a sua prática. Passou depois de colaborador a redator efetivo do periódico e, no ano seguinte, trabalhou alguns meses também no Bahia-Jornal. Foi colaborador ainda, em diferentes épocas, dos periódicos A Luva, O Momento, Revista Flama, Boletim de Ariel, Seiva, Diretrizes.

Em 1937, organizou o 2º Congresso Afro-Brasileiro, realizado em Salvador no período de 11 a 20 de janeiro. No seu discurso de abertura Édison Carneiro assim o definiu:

[...] Este Congresso tem por fim estudar a influência do elemento africano no desenvolvimento do Brasil, sob o ponto de vista da etnografia, do folclore, da arte, da antropologia, da história, da sociologia, do direito, da psicologia social, enfim, de todos os problemas de relações de raça no país. Eminentemente científico, mas também eminentemente popular, o Congresso não reúne apenas trabalhos de especialistas e intelectuais do Brasil e do estrangeiro, mas também interessa a massa popular, aos elementos ligados, por tradições de cultura, por atavismo ou por quaisquer outras razões, à própria vida artística, econômica, religiosa, do Negro do Brasil. [...]

Como um dos desdobramentos do Congresso, no dia 3 de agosto de 1937, foi criada em Salvador, a União das Seitas Afro-Brasileiras da Bahia.

Em 1939, Édison Carneiro transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde passou a ser colaborador de O Jornal. Posteriormente, patrocinado pelo Museu Nacional, foi enviado à Bahia para coletar material sobre cultos populares e encomendar bonecas de pano, em tamanho natural, vestidas como as diversas divindades africanas.

Casou-se, em 1940, com Magdalena Botelho de Souza Carneiro, com quem teve dois filhos, Philon (1945) e Lídia (1948).

Voltou ao Rio de Janeiro, onde trabalhou como tradutor-redator e redator-chefe da agência The Associated Press, no período de 1941 a 1949; redator do Britsh News Service (1941) e do jornal Última Hora, além de ser colaborador também do Jornal do Brasil (1956-1966).

Exerceu diversos cargos, entre os quais o de chefe da Seção de Divulgação do Departamento Econômico da Confederação Nacional da Indústria e o de chefe da Seção de Estudos e Planejamento, do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Em 1953, foi contratado pela Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), subordinada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), para redigir o seu Boletim Mensal, trabalho que desenvolveu por dez anos, de 1956 a 1966.

Professor de Bibliografia de Folclore, do Curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional e de Cultura Popular no Instituto Villa-Lobos, ministrou vários cursos como professor-visitante nas Faculdades de Filosofia de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Paraná.

Foi ainda um dos responsáveis pela estruturação da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, do MEC, participando como membro do seu Conselho Técnico, de 1958 a 1961, sendo nomeado diretor-executivo, no período de 1961 a 1964.

Fez uma viagem à África, com o objetivo de pesquisar sobre a aculturação dos africanos, especialmente dos yorubás ou nagôs, na sociedade brasileira.

Publicou diversos livros e artigos de periódicos nas áreas da etnologia e do folclore, da história e até da literatura. Entre os quais podem ser destacados:
Religiões negras: notas de etnografia religiosa (1936); Negros bantus (1937); O quilombo dos Palmares (1947); Trajetória de Castro Alves (1947); Candomblés da Bahia (1948); Antologia do negro brasileiro (organizador, 1950); O folclore nacional, 1943-1953 (1954); A cidade do Salvador: reconstituição histórica (1954); O negro brasileiro (1956); Decimália: os cultos de origem africana no Brasil (1959); A insurreição Praieira, 1848-1849 (1960); Folklore in Brazil, tradução de Evolução dos estudos de folclore no Brasil, com texto também em francês e alemão (1963); Ladinos e crioulos: estudo sobre o negro no Brasil (1964); Dinâmica do folclore (1965); A sabedoria popular do Brasil: samba, batuque, capoeira e outras danças e costumes (1968); Folguedos tradicionais (1974); Capoeira (1975).

Édison Carneiro morreu no Rio de Janeiro, no dia 3 de dezembro de 1972.





Trabalhamos com um vasta acervo sobre o tema.


Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.



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3 de julho de 2010

3 mulheres de Xangô Zora Seljan - Carybé ilustrado. Oxum Abalô. Iansan, mulher de Xangô. A orelha de Obá

3 mulheres de Xangô

Zora Seljan - Carybé ilustrado.


3 mulheres de Xangô: Oxum Abalô. Iansan, mulher de Xangô. A orelha de Obá. Os negrinhos: Negrinho do pastoreio. Negrinha de Iemanjá. Negrinhos das folhas...

Todas as peças são precedidas de capítulo introdutório com detalhamento de como deverá ser feita a montagem teatral de cada uma, mas também esclarecimentos sobre cada personagem, danças, músicas e cenários. Sobre esse trabalho a autora falou: "...Meus personagens são Deuses que se manifestam dançando/..../Que se dê aos orixás a mesma vitalidade dos deuses olímpicos...".

"Em convênio com o Instituto Nacional do Livro, Ministério de Educação e Cultura."
Series. Biblioteca "Literatura moderna" -- 41 pag. 371

Livro em muito bom estado de conservação encadernado em brochura original. Com ilustrações de Carybé.

Em "3 mulheres de xangô", a autora de grande renome, reuniu as peças 'Oxum Abalô'; 'lansan, mulher de Xangô' e 'A orelha de Obá', que requerem, especialmente a primeira, para sua montagem, força criadora, cultura folclórica, sensibilidade musical, coreográfica e plástica.

"As lendas de Oxum tratadas na peça, fazem parte da rica tradição dos terreiros da nação Kêto que existem na Bahia, o que implica a necessidade de se conhecer o cerimonial Kêto e não confundí-lo com a 'macumba carioca', por exemplo."


OXUM ABALÔ; MONTAGEM; A PEÇA; MÚSICA E DANÇAS; IANSAN, MULHER DE XANGÔ; A ORELHA DE OBÁ;
EKÉDE, OXOSSE E OXUM; OXUM E XANGÔ; OXUMARÉ, OGUN, OMOLÚ, IEMANJÁ; ATABAQUES E FILHAS DE SANTO;
MARTIM PESCADOR, CARNEIRO E EXÚS; IANSAN E O VENTO; OMOLÚS; MARTIM PESCADOR E CARNEIRO;
OBÁ E OXUM; OBÁ E GUERREIRO; A NAÇÃO DE OBÁ.

Zora é de descendência croata, nasceu em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Estudiosa do folclore brasileiro tornou-se especialista em cultura afro além de ser teatróloga e romancista é casada com o escritor Antônio Olinto. Sua formação acadêmica foi em Ciências Econômicas pela USP e em Ensaística pela Universidade de Columbia, Estados Unidos, 1965. Foi leitora de Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade de Lagos, Nigéria, onde residiu por dois anos. Zora fundou o Conjunto Folclórico Oxumaré.


Após a guerra, seu marido foi em missão cultural para a Nigéria, e Zora iniciou suas pesquisas sobre os costumes, cultura e artes africanas e usou o teatro para transmitir suas descobertas. A obra de Zora é uma das excelentes fontes para a divulgação de nossa brasilidade e serve para incentivar novas pesquisas.

Publicações da autora:

Teatro: Três mulheres de Xangô, 1958; As moças dos corpos cheirosos, 1959; A donzela Teodora, 1959; Os negrinhos, 1960; Três mulheres de Xangô e outras peças afro-brasileiras (Oxum, ABALO, Iansan, Mulheres de Xangô, A orelha de Oba, os negrinhos, A festa do Bonfin)1978 (RJ, Ibrasa/MEC).

Ensaio: A educação na Nigéria, 1966; A demanda de Don Domingos. s/d. Folclore, História de Oxalá, 1965; Iemanjá e suas lendas, 1967; Iemanjá, mães dos Orixás, 1972.

Contos de encantamento; Contos do amanhã, 1979.


Trabalhamos com um vasta acervo sobre o tema.

Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem .

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A DANÇA DOS ORIXAS. SPARTA Candomblé Yorubá Nâgo Bahia Africa



Título : A DANÇA DOS ORIXAS

Autor : SPARTA, FRANCISCO

Editora: Herder

Ano: 1970

Páginas: 290 + PRANCHAS ILUSTRATIVAS.


Comentários: Livro em bom estado de conservação, brochura original, ilustrado com muitos gráfico e fotografias.

Livro de referência sobre o assunto, apreciado e muito útil aos sérios estudiosos e entendidos do assunto,escasso, fora de comércio há decadas. Não perca, aproveite.



O livro contém: uma lista de referências bibliográfica, uma lista para o nome de espiritos afro-amerindios, nome de pessoas e lugares. Pais e mães de santo visitados.

Uma histórica lista de nomes dos pais e mães de santo e sua atividade sacerdotal no decurso de um ano.

Um apêndice: espíritos, adoração e sacrifício.


" O autor esteve por dez anos na Africa e já se encontra há quatro no Brasil. Preparou 'A dança dos orixás' pesquisando demoradamente nos terreiros e nos centros de reflexão antropológicas do país. ... Nível de rigorosa documentação, mas também de agradável leitura, são caracteristicas do livro de Sparta. Por vezes, se encontra mais próximo de Nina Rodrigues e Arthur Ramos, outras vezes os antroplogos que o antecederam... um novo culto afro-brasileiro ou um novo enfoque da teologia ..."





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Itaylê Ogun Adenor Gondim Pinacoteca de São Paulo




Itaylê Ogun

Adenor Gondim

editado pela Pinacoteca de São Paulo

Ano: 2005 102 pg.Livro em muito bom estado de conservação, coda46-20x, não perca, escasso, saiba mais.

Itaylê Ogun – Quando o Ferro Encontra a Àgua, do fotógrafo baiano Adenor Gondim é, na totalidade das suas imagens e intenção, um tratado sobre arte, religiosidade e memória na Bahia e no Brasil. Fotógrafo dedicado às suas mais profundas raízes, o que vemos em Itaylê Ogun é resultado de uma pesquisa que vem sendo realizada há mais de três décadas, em Salvador e no interior baiano, onde as manifestações e as crenças populares, através da persistência e da fé do seu povo, levam para a fotografia do artista a busca e a perpetuação do maior patrimônio de cada cidadão: a preservação da sua história e da sua memória. A criação e o significado das ferramentas de José Adário dos Santos; as mãos do Alabê sobre o Rum ou a celebração à fertilidade, no Comcubi de Maraú; os rituais da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e os olhos de Mãe Filhinha, seu ofício, sua arte: o espaço interior de uma ancestralidade que povoa o imaginário de todo o povo brasileiro. "Porto de Dentro num Umbigo Africano" , "Preto no Branco", "Jabá de Ogum" de Diógenes Moura e "De onde se vê: dentro fora, longiperto" de Maria Lucia Montes.

Este livro é fruto de uma exposição de oitenta fotografias e oito esculturas (ferros de Santos) com o mesmo título realizada no período de novembro de 2004 a fevereiro de 2005 na Pinacoteca de São Paulo dividida em três blocos: duas células da diáspora africana no Brasil Sra. Narcísa Cândida da Conceição conhecida com Mãe Filhinha é Ialorixa ou Mãe de Santo, irmã da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de Cachoeira e Sr. José Adário Ferreiro cujo trabalho e totalmente voltado para os ferros (esculturas) dos assentamentos dos Inkises e Orixás.

A maioria dos candomblés de Angola e Keto da Bahia tem ferro de autoria Zé Adário em seus assentamentos.

O terceiro bloco formado de fotografias dos mais diversos aspectos do universo afro descente, presentes para iemanjá em Ponta de Areia, Amoreiras em Itaparica, Xiré, batismo e presente para Iemanjá na festa do Bembé de Santo Amaro, Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira, jogo de búzios, Cocumbi de Marau...

Livro em bom estado de conservação, Tamanho 24x28cm, 104 páginas 74 fotos.

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26 de junho de 2010

Revista Cultura - Edição Especial Cultura Afro-brasileira Capoeira Candomblé etc Malês Orixá Nagô Iorubás








Revista Cultura - Edição Especial Cultura Afro-brasileira

Gelma Barreto Vieira ( Org. )

editora: Mec/Brasilia

ano: 1976

descrição: Revistas, Antropologia, Estudos Afro-Brasileiros; Brochura, 30 x 22 cm, 144 pgs, Ricamente Ilustrado; Textos de Gilberto Freyre, Manuela Carneiro da Cunha, Adonias Filho, Clarival do Prado Valladares entre outros...


Aspectos da influência africana no Brasil.

Danças ritmos negros no Brasil

Brasileiros nagôs em Lagos no século XIX

O negro na ficção brasileira.

A influência africana na música brasileira.

Capoeira.

A manipulação da religião: o exemplo afro-brasileiro.

Aspectos da iconografia afro-brasileira.

Congos, congadas e reinados: rituais de negros.


Alguns aspectos da influência das culturas nigerianas no Brasil em literatura, folclore e linguagem.

Pesquisa Umbanda e candomblé na cidade de São Paulo.

Desenvolvimento dos estudos africanistas no Brasil.

Uma nova negritude no Brasil.

Contribuições de Gilberto freyre; Clyde Weslwy Morgan; Manuela Carneiro da Cunha; Adonias Filho; Tonyan Khallyhabby; Reportagem fotografica; J Michel Turner; Clarival do Prado Valladares; Carlos Rodrigues Brandão; Olabiyi Babalola Yai; Haydée Nascimento; Waldir Freitas Oliveira; Thales de Azevedo.

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As religiões de matriz africana vêm sendo objeto de pesquisas em Universidades, despertando interesses nas áreas de antropologia, sociologia e teologia.


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22 de junho de 2010

Lendas Dos Orixás Verger Candomblé Yorubá Ifá Oxum Exu Nagô









Autor: Pierre Fatumbi Verger

Título: Lendas dos Orixás

Editora: Corrupio

Ano: 1981

Páginas: 78

( pranchas formato grande)


Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO GERAL DE CONSERVAÇÃO, CAPA DURA ORIGINAL, COM SOBRE CAPA ORIGINAL. DESENHOS E ILUSTRAÇÕES DE ENÉAS GUERRA SAMPAIO.

Tradução de Maria Aparecida da Nóbrega. Prefácio de Jorge Amado, Arlete Soares. Contém um apêndice com as características dos orixás tratados.


Edição com tiragem de exemplares limitada, apenas alguns tiveram acesso a essa edição, geralmente estudiosos, amantes e iniciados da religião dos Orixás, o que justifica a dificuldade de encontrá-lo.


"... Verger de regresso a Bahia definitivamente, com a riqueza imensa de seus arquivos, de seu acervo de ciência, arte e vida, revela agora mais uma faceta de sua fascinante personalidade. Poeta, sim, como prova esse livro de graça e formosura: ?Lendas dos Orixás?, no qual desfilam as imaginosas história dos orixás: Exu, Ogum, Oxossi, Obaluaê, Xangô, Yansan, Oxum, Yemajá e Oxalá em suas duas presenças, o jovem Oxaguiam, o velho Oxalufan. Cada uma dessas lendas , transposta da linguagem oral ioruba ..."

Livro esgotado há mais de duas décadas, um dos livros mais procurados do Verger. Saiba mais ...


Um babalaô me contou:

"Antigamente, os orixás eram homens.
Homens que se tornaram orixás por causa de seus poderes.
Homens que se tornaram orixás por causa de sua sabedoria.
Eles eram respeitados por causa de sua força,
Eles eram venerados por causa de suas virtudes.
Nós adoramos sua memória e os altos feitos que realizaram.
Foi assim que estes homens tornaram-se orixás.
Os homens eram numerosos sobre a Terra.
Antigamente, como hoje,
Muitos deles não eram valentes nem sábios.
A memória destes não se perpetuou
Eles foram completamente esquecidos;
Não se tornaram orixás.
Em cada vila, um culto se estabeleceu
Sobre a lembrança de um ancestral de prestígio
E lendas foram transmitidas de geração em geração para
render-lhes homenagem".

Pierre Verger , In: Lendas Africanas dos Orixás.

Nascido em Paris, dia 4 de novembro de 1902, filho de uma abastada família de origem belga e alemã, Pierre Verger chegou a Bahia em Agosto de 1946 e a partir de então passou a dedicar sua vida ao estudo da forte e complexa relação existente entre a África e a Bahia.

Realizou um extenso trabalho etnológico retratando o povo, seus costumes e principalmente as religiões Afro-brasileiras. Seus trabalhos lhe valeram o título de Doutor em Etnologia pela Universidade de Paris, Sorbonne, e também o de Babalaô pelo Candomblé .

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Introdução ao Estudo Gramatical da Língua Yorubá Edson Nunes da Silva - Nagô Candomblé Nigeria Orixá Ifá Ogum Oxossi Olorum etc







Introdução ao Estudo Gramatical da Língua Yorubá

Autor: Edson Nunes da Silva

Publicações da Universidade da Bahia
Ano: 1958
Nº de páginas: 80

Capa brochura original, em bom estado. Livro escasso. Gramática: Linguística: Língua Yorubá. Alfabeto. Acentos. Substantivos. Adjetivos. Pronomes. Verbos. Advérdios. Preposições. Conjunções. Interjeições. Vocabulário. Estudos Culturais: muito útil aos estudiosos das culturas e religiões afro-brasileiras, Inclui Pequeno Vocabulário

Este livro destina-se a ensinar a gramática da língua yoruba hoje preservada nas casas de Ketu, ijexá, Igbo, Efon, Nagô, etc..

"Para aqueles que entram em contato com o yorùbá pela primeira vez, talvez seja interessante saber que este idioma originário da África ocidental, de regiões que hoje fazem parte das repúblicas da Nigéria e do Benin, é uma língua milenar , com relatos de muitos séculos de história antes da chegada dos europeus à capital de seu reino, Ilê-Ifé. Ao lado do haússa, o yorùbá é uma das mais importantes línguas da Nigéria, sendo falado por aproximadamente 25 milhões de pessoas naquele país e por milhões de descendentes de escravos africanos em países onde houve algum espaço para a cultura yorùbá sobreviver, como no Brasil, na forma conhecida como nagô, e em ”Cuba.”(Pierre Fatumbi Verger).

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Abc Do Candomblé Vasconcelos Maia Carybé Jorge Amado.





Abc Do Candomblé

Vasconcelos Maia

Edições GRD

1985

Livro em bom estado de conservação, brochura origina com 110 páginas.

Prefácio de Jorge Amado, capa e 19 ilustrações de Carybé.

Com um vocábulário de termos iorubanos usados na obra.

Com bibliografia temática.

Calendário das festas públicas do Axé Opô Afonjá.

Cosme e Senhora; Origem e nações; A roça e o barracão; Hierarquia liturgica; As asociações, os Obás e os Ogãs; Festa; Matança; Padê; Comidas; Ibeje ou Erê; Omolú; Loko; Euá; Logun Edé; Oxossi, etc ... Muito mais.

Com o texto de Gumercindo Dorea: O santuário de Oxum, texto escrito por ocasião de sua estada na Nigéria em 1977.


então. Frequentador das “Casas de culto” desde os 22 anos, tendo o “pai

Cosme” como seu primeiro mestre, confessa ter sido levado mais tarde, pelo

amigo José Pedreira, ao Axé Opô Afonjá. Neste local, soube que Oxalá era o

“dono de sua cabeça” e que também tinha parte com Xangô. Aqui, recebeu de

Senhora, a ialorixá de quem se t ornou amigo, o título de “Otum Oju Obá”,

que se traduzia como “braço direito de um dos 12 ministros de Xangô, Oju

Obá”. No caso, tratava -se de “Pierre Verger, um tipo notável [...]”. O cronista

explica que a posse desse título conferiu -lhe a competência para divulgar o

calendário das festas públicas do Axé Opô Afonjá, “abstendo -se de fazer o

mesmo com o das outras Casas” (MAIA, 1985, p. 16 -18).

Um clássico escasso da bibliografia temático afro-brasileira.
Livro indispensável a uma boa biblioteca candomblecista, quer de estudiosos, quer de iniciados.

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Exu Pede Passagem : uma Análise Á Luz da Psicologia de Jung Mara Martins Passos




Exu Pede Passagem : uma Análise Á Luz da Psicologia de Jung

Mara Martins Passos

editora: Terceira Margem

ano: 2003

Antropologia, Psicologia, Estudos Afro-Brasileiros; Brochura, 172 pgs; " Uma Análise da Divindade Africana á Luz da Psicologia de Carl Jung "; Ótimo estado.


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cultura griot.

20 de junho de 2010

FUNDAÇÃO CASA JORGE AMADO EXU 31/32 MARIO CRAVO, CAMAFEU DE OXOSSI. Berimbau. POSTER ESCULTURA DE WASHINGTON SANTANA. Claudius Portugal



Autor: FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO
Título: EXU 31/ 32
Editora: FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO
Ano: 1993 Páginas: 52

Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.CAPA EXUS,ESCULTURAS DE MARIO CRAVO, ENTREVISTA CAMAFEU DE OXOSSI Obá de Xangô do Axé Opo Afonja.COM MUITAS ILUSTRAÇÕES. POSTER ESCULTURA DE WASHINGTON SANTANA, CLAUDIUS PORTUGAL, Jorge Amado e sua comédia de propesto Malcolm Silverman.


Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.


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Esta página visa contribuir para a elaboração da bibliografia sobre a temática "Negro", sobretudo no Brasil. Trabalhamos com o fornecimento de livros esgotados, raros, fora de comércio,recolhidos e outros sobre a temática afro-brasileira, caso queira é só nos contactar. Abrangemos diversas áreas do conhecimento desde os orixás até Milton Santos o maior intelectual Negro do Século XX.

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19 de junho de 2010

INTRODUCCIÓN A LA CULTURA AFRICANA EN AMÉRICA LATINA Unesco Roger Bastide, Miguel Acosta Saignes, Edson CArneiro




Autor: UNESCO

Tìtulo: INTRODUCCIÓN A LA CULTURA AFRICANA EN AMÉRICA LATINA

Editora: UNESCO

Ano: 1979

Páginas:260

Comentário : EM LIVRO BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, BROCHURA COM CAPA ORIGINAL.

Unesco Regional Office for Culture for Latin America and the Caribbean (Cuba). Documentation Centre. African cultures; acculturation; cultural minorities; Latin America. slavery; popular music; cultural relations; archives; libraries; cultural research; research centres; research programmes; information sources.



Estudios generales; Introduccion al estudio de los repositorios documentales sobre los africanos y sus descendientes en America; Introduccion a un inventario de institutos y centros de investigacion. Facetas del esclavo africano en America Latina; Musica popular de origen africano en America Latina; Bibliografia basica complementaria.

Colaboradores: Roger Bastide, Miguel Acosta Saignes, Edson CArneiro, Paulo de Carvalho Neto, Luis Diaz Soler, Julio A Moreno, Rolando Mellafe,Jose Luciano Franco, Manuel M Fraginals, Argeliers Léon, etc...

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18 de junho de 2010

FUNDAÇÃO CASA JORGE AMADO EXU 30 FRANCISCO SANTOS, ENTREVISTA JOSÉ CALASANS, COM MUITAS ILUSTRAÇÕES. POSTER de JUSTINO MARINHO, CLAUDIUS Portugal

Autor: FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO
Título: EXU 30
Editora: FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO
Ano: 1992 Páginas: 28

Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.CAPA EXU DE FRANCISCO SANTOS, ENTREVISTA JOSÉ CALASANS, COM MUITAS ILUSTRAÇÕES. POSTER PINTURA DE JUSTINO MARINHO,TEXTO: CLAUDIUS PORTUGAL

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Sons Zulu Aubrey Elliott Religião Africa Orixas Iconografia




Sons of Zulu

Aubrey Elliott

Illustrated

1978

A comprehensive study tracing the Zulu from their earliest occupation of their homeland to their society today.
London, Collins. 1978, Hard Cover, 208 pages. Numerous colour and black & white photographs.
A profusely illustrated book by an accomplished ethnographic photographer. Examines environment, history, social structure, labor and leisure, cycle of life, and rituals. Compares 19th-century dress and artifacts with styles in the 1970s. Includes a section on the coronation festivities for King Goodwill Zweletini. 208 pages, 48 color illustrations, 56 b.&.w, map, index. Out of print.

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Autor: Coletivo Título: África: Revista do centro de estudos africano 8

Autor: Coletivo
Título: África: Revista do centro de estudos africano 8
Editora: USP - FFLCH
Ano: 1985 Páginas: 156




Comentário: Em Bom estado de conservação, brochura original.Ilustrada .

Importante publicação para os estudiosos da cultura e das religiões africanas no Brasil.

Com periodicidade anual, contribui na divulgação dos estudos sobre o continente africano, do passado e do presente, compreendendo especialidades tais como a Sociologia, a Antropologia, a Ciência Política, as Relações Internacionais, a Geopolítica, a História e a Literatura, pretendendo servir como um elo cultural entre o Brasil e a África. Traz em cada edição textos inéditos de autores de várias nacionalidades, publicados em português, inglês, francês, espanhol e crioulo de Cabo Verde.

ÁFRICA: Revista do Centro de Estudos Africanos. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo.

esse volume traz artigos de :



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Autor: Coletivo - REVISTA DE CULTURA VOZES n.7 Especial Sincretismo Religioso.

Autor: Coletivo - REVISTA DE CULTURA VOZES n.7 Especial Sincretismo Religioso.

Tìtulo: Sincretismo Religioso

Editora: VOZES

Ano: 1971

Páginas:80

Comentário: EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, BROCHURA COM CAPA ORIGINAL.Ilustrada .
Importante publicação para os estudiosos da cultura e religião negra no Brasil.
O estudios da religião dos Orixás encontrará aqui, entre outros, um importante texto de Juana Elbein dos Santos, nome conhecido para os estudos afro-brasileiros, "A percepção ideológica dos fenomenos religiosos."
Bem como o texto: "Também encontrará a Avaliação teológico-crítica do sincretismo."
E o artigo: "Pressupostos antropológicos para a compreensão do sincretismo."
"Encontro e desencontro das religiões" "Coexistência das religiões no Brasil"

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Revista Vozes Cultura Negra Semanas Afro Babalao Mestre Didi, e Agenor Miranda, Nunes Pereira, Juana Elbein dos Santos, Gilberto Gil




Autor: Coletivo - REVISTA DE CULTURA VOZES n.9 Especial Culturas Negras.

Tìtulo: CULTURA NEGRA E AS SEMANAS AFRO-BRASILEIRAS

Editora: VOZES

Ano: 1977

Páginas:80

Comentário: EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, BROCHURA COM CAPA ORIGINAL.Ilustrada .
Importante publicação para os estudiosos da cultura e religião negra no Brasil. Entrevistas com o Babalao Mestre Didi, e Agenor Miranda, Nunes Pereira, Juana Elbein dos Santos, Gilberto Gil, Luis Carlos dos Santos, Alguns aspectos da comunicação negra; O Ethos negro no contexto brasileiro; As semans afro-brasileiras; negritude e cultura; Emblemas e roupas rituais; conto: A cidade de Óyó; conto: A viagem do Babalawo Supressão do registro policial para os cultos Negros da Bahia; Quilombo o ressurgir das origens e da resistencia.




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CAMBINDAS DA PARAÍBA Raul Lody

CAMBINDAS DA PARAÍBA

Raul Lody

editora: Mec

ano: 1978

descrição: Cadernos de Folclore número 26. Exemplar em ótimo estado capa brochura original, com ilustrações, com glossário de termos Yorubá-Nagô.Excelente obra produzido na decáda de 70 pelo Ministério da Educação,os Cadernos de Folclore relacionados aos cultos afros tem a direção de Edson Carneiro e Lody dois grandes estudiosos da Religião dos Orixás.

Ilustrado com fotos, desenhos e pautas musicais, Transcrição musical de Dalvanira Gadelha.

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17 de junho de 2010

Caderno Folclore Samba De Caboclo Raul Lody

Autor: RAUL GIOVANNI LODY

Título: Samba De Caboclo Raul Lody

Editora: Funarte / MEC

Ano: 1977


Comentário: Cadernos de Folclore número 17. Exemplar em ótimo estado capa brochura original, com ilustrações.

Samba Caboclo;
O caboclo;
Concepção mitológica;
O mito-herói;
Os valores éticos, morais e religiosos;
O terreiro e o samba de Caboclo;
O terreiro de Candomblé de Caboclo;
As divindades dos candomblés de caboclo;
Quadro comparativo: orixás iorubanos, inquices de Angola-Congo,Caboclo...
Os instrumentos musicais;
A musica vocal;
Indumentarias;
O samba de caboclo no Rio de Janeiro;
Glossário;
Bibliografia.

Excelente obra produzida na decáda de 70 pela Funarte do Ministério da Educação,os Cadernos de Folclore relacionados aos cultos afros tem a direção de Edson Carneiro e Lody dois grandes estudiosos da Religião dos Orixás.


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Afoxé Raul Lody com glossário Yorubá Nagô com Orôs Canticos aos Orixás etc



Afoxé

Raul Lody

editora: Mec

ano: 1976

estante: Folclore

descrição: Cadernos de Folclore número 7. Exemplar em ótimo estado capa brochura original, com ilustarçãoes, com glossário de termos Yorubá-Nagô.Excelente obra produzido na decáda de 70 pelo Ministério da Educação,os Cadernos de Folclore relacionados aos cultos afros tem a direção de Edson Carneiro e Lody dois grandes estudiosos da Religião dos Orixás.

Afoxé papeis e função; histórico; enredos africanos, base dos afoxés; o pequeno Ilu do Afoxé; O camelo dos Gandhis; O Domurixá; O padê de exu, início do Afoxé; Babalotim; Organização do Afoxé; Indumetárias trajes vestimentas; Coreografia danças; A música dos Afoxés; Instrumentos musicais; Formações instrumentais; Musica vocal; Orôs em Yorubá canticos em louvação aos orixás: à Exu, Ogum,oxossi, Logun Edé, Ossãe, Omulu, Xângo, Iansã, Oxum, Oxalá; O afoxé em Bahia, Rio, Ceará,cachoeira, Recife.


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Acervo Pesquisas Folclóricas Mario Andrade Amuletos Fetiches







Acervo Pesquisas Folclóricas Mario Andrade Amuletos Fetiches.

Autor: MARIO DE ANDRADE 1935 1938

Título: ACERVO DE PESQUISAS FOLCLÓRICAS

Editora: CENTRO CULTURAL DE SÃO PAULO -

Ano: 2000 -

Páginas: 303


Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.COM MUITAS ILUSTRAÇÕES.
A MISSÃO: SUOR E COMPETÊNCIA RODULFO KONDER,
MISSÃO: PRESERVAR O SONHO MIRIAM BOLSONI,
APRSENTAÇÃO JORGE EDUARDO AZEVEDO,
REVITALIZAÇÃO DO ACERVO,
DOCUMENTOS TEXTUAIS, FILMES, FOTOGRAFIAS DE ÉPOCA, OBJETOS ETNOGRÁFICOS,
RESULTADOS DAS PESQUISAS REALIZADAS NO ACERVO HISTÓRICO DA DISCOTECA ONEYDA ALVARENGA.

O material é muito variado e possui desde filmes, discos, desenhos, fotografias, cadernetas de campo, notações musicais, notações de coreografia e objetos de caráter religioso, como os usados nos terreiros de candomblé e ex-votos.

nota-se aqui a importancia que a preservação cultural que as pesquisas documentadas no acervo, em grande parte relacionadas a atuação de Mario de Andrade, tiveram na primeira metade do século XX. Em um período em que o candomblé era proibido e seus praticantes eram presos, Mario de Andrade solicitava os objetos apreendidos pela polícia para estudo científico e depois os devolvia aos donos originais: “houve um resultado imediato, ali naquele momento, dos grupos praticantes de condomblé sentirem que havia um outro olhar, externo ao grupo, que era diferente do olhar da polícia e das elites”.


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Curiosos e apaixonados pela história da cultura brasileira não precisam mais esperar para ter acesso ao resultado de uma das mais importantes pesquisas culturais já realizadas no brasil.


Caravana que em 1938 foi enviada ao norte e nordeste do brasil sob a coordenação de Mário de Andrade, o então Diretor do Departamento de cultura da Cidade de São Paulo (1935-1938). Xangô do Recife, canto indígena dos Pancararu, Aboios, repertório da Pajelança em Belém do Pará, cantos de carregadores de piano, bumba meu boi, congo, reisado, entre outras manifestações dos mais de 70 grupos representados na Missão.



Idealizada e organizada por Mário de Andrade, a expedição foi realizada por uma equipe de quatro integrantes - Martin Braunwieser, músico e maestro do Coral Paulistano; Luiz Saia, arquiteto e membro da Sociedade de Etnografia e Folclore, pesquisador da Divisão de Documentação Histórica e Social e chefe da missão; Benedito Pacheco, técnico de som e Antônio Ladeira, assistente técnico de gravação do Departamento de cultura.

Missão de Pesquisas Folclóricas - Mário de Andrade Missão de Pesquisas Folclóricas - Mário de Andrade O escritor viabilizou a expedição, temendo que, com a crescente urbanização, muitas manifestações populares desaparecessem; seu objetivo era mapear fiel e detalhadamente as manifestações típicas de dança e música das regiões do Norte e Nordeste do brasil, registrando tudo em filme, fotografia, desenho, partitura, texto e gravação fonográfica.

Mário de Andrade defendia que a coleta dos dados fosse gravada, pois, ao se recorrer a registros escritos de tradições orais e costumes seria omitida a fala coloquial, impedindo sua proposta de registro fiel.

Em algumas cidades foi possível para a Missão colher instrumentos, vestimentas e objetos relativos aos assuntos pesquisados. Nos dias em que não gravava, a caravana se dedicava também a outros temas, registrando detalhes da fabricação de utensílios populares, aspectos da arquitetura, da poética popular etc.


Acervo formado pela Missão de Pesquisas Folclóricas e preservado há 68 anos tem sua importância comprovada frequentemente. No início da década de 40 a Biblioteca do Congresso de Washington, copiou para si todos os fonogramas gravados em 1938. No dia-a-dia da musicologia brasileira pesquisadores têm buscado temas de estudo sobre o cantar do povo brasileiro e sua transformação.

Nivio Ramos Sales Búzios a Fala dos Orixás. Candomblé. Nagô. Yorubá. Ifá. Odun. Babalao. Opa.






Autor: Nivio Ramos Sales

Tìtulo: Búzios a Fala dos Orixás

Editora: Pallas

Ano: 2002

Páginas: 146


Comentário: Livro em bom estado de novo,encadernado em brochura com capa original.
Caídas, Significados, Leituras.

Nívio Ramos Sales é um autor já bastante conhecido por sua vivência no candomblé. Em sua mais recente obra, ele leva o leitor a uma viagem pelo mundo dos búzios e de suas mensagens mágicas.

Para aquele que está pronto para seguir esse caminho Este livro é a chave e o passaporte que lhe dará acesso a um novo campo de desenvolvimento pessoal.

Para estudioso e curioso certamente será uma boa fonte de informações e uma leitura agradável, podendo até mostrar um novo caminho a percorrer... Saiba Mais.

As mensagem que se diz de Cada Odu quando sai no jogo, muito pratico e eficiente, pois nem tudo em um jogo de buzios é premonição "os odus são estudo".


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Malês - os Negros Bruxos Farelli Maria Helena . Malês Bahianos Limanos Jois Feitiço. Benzimento. Etc...


Malês - os Negros Bruxos

Farelli Maria Helena

editora: Madras

ano: sd

estante: Religião

descrição: muito bom estado de conservação, brochura original. Conhecida por seus livros sobre a temática das influências africanas em nossa cultura, Maria Helena Farelli apresenta, agora, esta pesquisa sobre o tema até então ignorado na literatura: o dos Malês - negros de hábitos muçulmanos..

Neste livro, além do importante aspecto cultural, a autora nos fala dos tios Limanos, das Joias malês, do feitiço maometano e tambem revela as rezas, feitiços, benzimentos e diversas magias que esses negros bruxos praticavam para conquistar mais amor, dinheiro e felicidade...


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cultura griot.

Org. CARLOS MARCONDES MOURA - Ilustração Carybé. As Senhoras do Pássaro da Noite: Escritos sobre a Religião dos Orixás Volume V. Iyami Verger Augras.




Org. CARLOS EUGENIO MARCONDES DE MOURA, Ilustração: Carybé


Título:As Senhoras do Pássaro da Noite: Escritos sobre a Religião dos Orixás Volume V


Axis Mundi, 1994, pgs. 248









Comentário: LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ENCADERNADO EM BROCHURA ORIGINAL.
Coletânea que apresenta variados aspectos da tradição afro-brasileira, a "religião dos orixás", em ensaios do etnólogo Pierre Verger, da psicóloga Monique Augras, do antropólogo José Jorge de Carvalho, do sociólogo Reginaldo Prandi, do museógrafo José Luiz Hernandes e do pai-de-santo Manoel do Nascimento Costa.

As Senhoras do título são as Grandes Mães, as yamis do candomblé, mulheres feiticeiras que representam os poderes místicos da mulher e seu aspecto mais perigoso e destrutivo.

Artigos:
“Os Gêmeos e a Morte: Notas sobre os Mitos dos Ibeji e dos Abiku na Cultura Afro-Brasileira"

“Violência e Caos na Experiência Religiosa: A Dimensão Dionisíaca dos. Cultos Afro-Brasileiros.”

"As Artes da Adivinhação: Candomblé Tecendo Tradições no Jogo de Búzios".

"Frutos da Memória e da Vivência: O Grande Sacrifício do Boi na Nação Nagô e Outras Tradições dos Xangôs do Recife".

"Santeria: uma religiao cubana de origem africana."

“Grandeza e decadência do culto de Ìyàmi Òsòròngà (minha mãe feiticeira) entre os Yorùbá.”

"A religião dos orixás, Voduns e Inquices: Uma bibliografia em Progresso."


Este é um livro sobre as religiões dos orixás, seus mitos fundadores, suas instituições tradicionais e suas práticas rituais. Entre os autores temos Pierre Verger, Monique Augras, José Jorge de Carvalho, Reginaldo Prandi, o pai-de-santo Manoel do Nascimento Costa e José Luis Hernándes Alfonso.

Os temas tratados por esses especialistas são os mais instigantes e atraentes: o culto das Iyami Oxorongá, os mitos dos Abiku e Ibeji, o oráculo do jogo de búzios, os aspectos dionisíacos do culto, as práticas sacrificiais, os orixás da santería. É um livro para especialistas e pesquisadores, mas também para os iniciados das religiões afro-brasileiras e para todos os leitores que se interessam pela cultura popular brasileira e sua herança africana.

Um dos objetivos da série de escritos sobre a religião dos orixás, voduns e inquices é colocar novamente em circulação ensaios e artigos publicados nas décadas de 1940 a 1960 pelos pioneiros dos estudos sobre as religiões afro-brasileiras (Édison Carneiro, Bastide, Herskovits, Verger e Costa Eduardo), com ênfase no candomblé.
Tal produção, divulgada em publicações especializadas, tornou-se de difícil acesso. Outro propósito é divulgar ensaios inéditos de autores contemporâneos, a nova geração de antropólogos, sociólogos e psicólogos que vêm aprofundando, revisando e abrindo novos caminhos para o entendimento da religiosidade afro-brasileira. A produção dos africanistas ilumina certos aspectos da religião, tal como é praticada atualmente no Benin e Nigéria, ao revelar a manutenção de valores tradicionais, descrever e analisar procedimentos rituais, apontar tendências de adaptação ou renovação de conhecimentos e, sobretudo, possibilitar a realização de estudos comparativos em relação ao Brasil...




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A SENHORA DO PÁSSARO DA NOITE (ÒSÓRÓNGÁ) YÁMIN.

As Senhoras dos Pássaros da Noite quando se pronuncia o nome de Yiá Mi Osorongá, quem estiver sentado deve-se levantar, quem estiver de pé fará uma reverência, pois se trata de temível Òrìsá, a quem se deve apreço e acatamento. Iyá Mi Osorongá ( Ìyá Mi Osorongà ) é a síntese do poder feminino, claramente manifesto na possibilidade de gerar filhos e, numa noção mais ampla, de povoar o mundo. Quando os iorubás dizem "nossas mães queridas" para se referirem às Iyá Mi, tentam, na verdade, apaziguar os poderes terríveis dessa entidade. Donas de um àse tão poderoso quanto o de qualquer Òrìsá, as Iyá Mi tiveram seu culto difundido por sociedades secretas de mulheres e são as grandes homenageadas do famoso festival Gèlèdè, na Nigéria, realizado entre os meses de março e maio, que antecedem o início das chuvas do país, remetendo imediatamente para um culto relacionado à fertilidade. Poder procriador tornou-se conhecidas como às senhoras dos pássaros e sua fama de grandes feiticeiras as associou à escuridão da noite; por isso também são chamadas de Eleyé e as corujas são seus maiores símbolos.

Esse é o poder de Iyá Mi: mostrar que todas as mulheres juntas decidem sobre o destino dos homens. Mãe todo-poderosa, mãe do pássaro da noite. Grande mãe com quem não ousamos coabitar Grande mãe cujo corpo não ousa olhar. Mãe de belezas secretas que esvazia a taça Que fala grosso como homem, Grande, muito grande, no topo da árvore iroko, Mãe que sobe alto e olha para a terra Mãe que mata o marido, mas dele tem pena. Iyá Mi é a sacralização da figura materna, por isso seu culto é envolvido por tantos tabus. Seu grande poder se deve ao fato de guardar o segredo da criação. Tudo que é redondo remete ao ventre e, por conseqüência, as Iyá Mi. O poder das grandes mães é expresso entre os orixás por Òsún, Yemonjá e Nanã Buruku, mas o poder de Iyá Mi é manifesto em toda mulher, que, não por acaso, em quase todas as culturas, é considerada tabu. As denominações de Iyá Mi expressam suas características terríveis e mais perigosas e por essa razão seus nomes nunca devem ser pronunciados; mas quando se disser um de seus nomes, todos devem fazer reverencias especiais para aplacar a ira das grandes Mães e, principalmente, para afugentar a morte.

As feiticeiras mais temidas entre os yorubás e nos candomblés do Brasil são as Àjé e, para referir-se à elas sem correr nenhum risco, diga apenas Eleyé, Dona do Pássaro. O aspecto mais aterrador das Iyá Mi e o seu principal nome, com o qual se tornou conhecida nos terreiros, é Osorongá, uma bruxa terrível que se transforma no pássaro de mesmo nome e rompe a escuridão da noite com seu grito assustador. As Yiá Mi são as senhoras da vida, mas o corolário fundamental da vida é a morte. Quando devidamente cultuadas, manifestam-se apenas em seu aspecto benfazejo, são o grande ventre que povoa o mundo. Não podem, porém, ser esquecidas; nesse caso lançam todo tipo de maldição e tornam-se senhoras da morte. O lado bom de Iyá Mi é expresso em divindades de grande fundamento, como Apàöká, a dona da jaqueira, a verdadeira mãe de Òsóssí Dizem que o deus caçador encontrou mel aos pés da jaqueira e em torno dessa árvore formou-se a cidade de Kêtu. Os assentamentos de Iyá Mi ficam juntos as grandes árvores como a jaqueira e geralmente são enterrados, mostrando a sua relação com os ancestrais, sendo também uma nítida representação do ventre. As Iyá Mi, juntamente com Èsú e os ancestrais. É evocado nos ritos de Ipadé, um complexo ritual que, entre outras coisas, ratifica a grande realidade do poder feminino na hierarquia do Candomblé, denotando que as grandes mães é que detém os segredos do culto, pois um dia, quando deixarem à vida, integrarão o corpo das Iyá Mi, que são, na verdade, as mulheres ancestrais. A grande mãe feiticeira..o grande segredo de todas as nações que envolvem Òrìsá,sabedoria encantamento. Aprendam sobre a grande mãe só assim comessaram a entender os grandes mistérios que envolvem o candonblé,a magia que encanta,o feitiço que apavora,a realidade de cada ser humano espelhados no mistério das yamins.



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16 de junho de 2010

Floresta de Símbolos Victor Turner Roberto Roberto da Matta prefacio Rituais africanos



Floresta de Símbolos

Arjun Appadurai

editora: Eduff

ano: 2005

estante: Antropologia

descrição: ótimo estado, capa brochura original, saiba mais; Apresentação de Roberto da Matta; Tradução de Paulo Gabriel Hilu; EdUFF, 2005; Este livro, um clássico da antropologia, enfoca vários aspectos rituais do povo ndembu no noroeste da zâmbia, no centro-sul da áfrica. Análises do simbolismo, bruxaria, ritos, circuncisão, curandeirismo e práticas curativas são desenvolvidas nesta obra original de 1974; 490 páginas, formato 14 cm x 21 cm.

15 de junho de 2010

O Negro Brasileiro Arthur Ramos - Candomblé Yorubá Nagô Ifá Ritos Africa Religião etc










O Negro Brasileiro

Arthur Ramos

Companhia Ed. Nacional

ano: 1940

livro em bom estado de conservação, encadernado em percalux, com muitas ilustrações, algumas estremamente escassas.

Um livro de referência a todo candomblecista e estudios do assunto.

Livro mestre de toda a obra antropológica e etnológica de Arthur Ramos, o presente trabalho de etnografia religiosa é referência obrigatória para os estudiosos da presença africana no Brasil e da sua verdadeira história étnica e cultural em terras do Novo Mundo.

O próprio autor sublinha que “o presente trabalho é o primeiro resultado de um largo inquérito procedido diretamente nos “candomblés” da Bahia, nas “macumbas” do Rio de Janeiro e nos “catimbós” de alguns Estados do Nordeste, sobre as formas elementares do sentimento religioso de origem negra, no Brasil.”

A história destes estudos começa com a publicação em francês do "Animismo fetichista dos negros baianos" do médico Nina Rodrigues, em 1900, este livro teve o mérito de ser o pioneiro a descrever com detalhes os candomblés baianos. Com a morte prematura de Nina Rodrigues em 1906 estes estudos ficaram num certo limbo do interesse intelectual até a década de 1930 quando Artur Ramos, também médico de formação e proclamando-se discípulo e continuador do que denomina a "Escola Nina Rodrigues", iniciou a publicação de seus principais livros sobre o tema. O negro brasileiro (revisto e ampliado em 1940) surge neste contexto sendo o primeiro volume de uma série de livros sobre a temática: Negro, que compreende "O folclore negro do Brasil (1935)", "As culturas negras no novo mundo (1937)" e a "Aculturação negra no Brasil (1942)".

Duas novidades garantiram a importância de "O Negro Brasileiro" na época de sua edição. A primeira foi a ampliação da área de estudos sobre a religiosidade de origem africana que incluiu, além dos terreiros baianos de tradição ritual sudanesa, estudados por Nina Rodrigues, os catimbós do Nordeste e os terreiros de tradição ritual banto (as chamadas "macumbas") do Rio de Janeiro e de São Paulo. A segunda foi que essa religiosidade deixou de ser entendida como manifestação de uma suposta inferioridade da raça negra, e por meio dela se criticou o próprio conceito de raça, substituindo-o pelo de cultura.
A primeira parte dele é dedicada às "Religiões e cultos negros no Brasil" e a segunda à "Exegese psicanalítica".

Na introdução do livro, o autor agrupa a origem étnica dos negros introduzidos no Brasil em dois grandes grupos: os sudaneses (basicamente iorubas ou nagôs e jêjes) e os bantos (angolas, congos, cambindas, benguelas etc.).

Compartilhando a idéia da superioridade cultural do sistema mítico dos sudaneses, defendida por Nina Rodrigues, Ramos descreve esse sistema enquanto liturgia de uma "religião" (capítulos I e II), contrastando-o com os "cultos" descritos nos outros capítulos, dedicados às práticas dos malês - negros islamizados - (capítulo III) e principalmente dos bantos (capítulo IV), estes inclusive mais próximos do "sincretismo religioso" (capítulo V) e das "práticas mágicas" de feitiçaria e curandeirismo (capítulo VI). Como se vê pela própria organização e título dos capítulos há uma idéia implícita de diferenciação e hierarquização entre um "sistema de religião" mais "coeso" e "puro" (jejê-nagô) e "sistemas de culto" mais "impuros" e "sincréticos" (malês, bantos etc.).

Em Salvador, Ramos centralizou suas pesquisas no terreiro do Gantois, como já havia feito Nina Rodrigues, tomando-o como "um do mais antigos" e "modelo para os demais".
Os cultos bantos, predominantes na região sudeste do país foram vistos em termos de uma suposta "pobreza mítica" contrastada com o modelo baiano de candomblé.
Daí terem sido tão facilmente influenciados pela mitologia jêje-nagô que lhes teria imposto seus orixás, pelas idéias do catolicismo e do espiritismo e pelas sobrevivências de cultos ameríndios.
Para Ramos, os cultos de procedência banto, caracterizados por uma "mitologia paupérrima" e facilmente sincretizado com elementos de outras culturas, como a européia e ameríndia, poderiam ser descritos na forma da macumba, tal como era praticada, principalmente no Rio de Janeiro. Os terreiros de macumba foram vistos então pelo autor como "toscos e simples", sem a "teoria de corredores e compartimentos dos terreiros jêje-iorubanos", a estrutura hierárquica seria relativamente simples e as divindades apresentar-se-iam divididas por linhas ou falanges e tanto mais poderoso seria o pai-de-santo quanto maior fosse o número de linhas em que ele trabalhasse.
Nas macumbas o transe seria muito freqüente tendo muito de efeito procurado ou simulado, contrariamente ao candomblé onde a "queda no santo" é demorada e exige cerimônias especiais.

Um clássico escasso da bibliografia temática afro-brasileira.

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática afro-brasileira, religião dos orixás, candomblé, nagô, yorubá, jejê, angola, minas, bantu, capoeira, etc..., saiba mais, pergunte-nos.


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Visamos contribuir para a elaboração da bibliografia sobre a temática "Negro", sobretudo no Brasil.

Trabalhamos com o fornecimento de livros esgotados, raros, fora de comércio,recolhidos e outros sobre a temática afro-brasileira, caso queira é só nos contactar.

Abrangemos diversas áreas do conhecimento desde os orixás até Milton Santos o maior intelectual Negro do Século XX.

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1 de junho de 2010

Livros sobre Quilombismo Palmares Quilombo Negros Zumbi Gangá Zumba Terras de Negros etc







Título: Zumbi dos Palmares a história que não foi contada

Autor: Eduardo Fonseca jr.

Editora: L Christiano Editorial

Páginas: 329

Ano: 1988


Comentários: É de Eduardo Fonseca Júnior os dois livros dos mais procurados da literatura afro-brasileira, junto com seu Diconário de Yorubá Português, esse Zumbi dos Palmares: a história não contada é um livro muitissimo apreciado por todos os estudiosos da temática Negro.


Livro em muito bom estado de conservação, brochura original, com ilustrações,







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dentre muitos outros:





QUILOMBOS - IDENTIDADE ÉTNICA E TERRITORIALIDADE, org. de Eliane Cantarino O'Dwyer. 268p.


CARRIL, Lourdes. Terras de Negros: Herança de Quilombos. São Paulo, Scipione, 1997.



MOURA, Clóvis. Quilombos: Resistência ao Escravismo. São Paulo, ática, 1987.



MOURA, Clóvis (org.) Os quilombos na dinâmica social do Brasil. Ed. UFAL, 2001.


ANDRADE, Tânia (org.). Quilombos em São Paulo: Tradições, direitos e lutas. São Paulo: EMESP, 1997.



BARBOSA, Waldemar de Almeida. Negros e Quilombos em Minas Gerais. Belo Horizonte, l972.


REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos (Orgs.). A Liberdade por um Fio. História dos Quilombos no Brasil. SP, Cia.das Letras, 1996.









Temos condição de conseguir muitos outros títulos da área, diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

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27 de maio de 2010

CARLOS EUGÊNIO DE MOURA BANDEIRA DE ALAIRÁ Xângo Escritos sobre a religião dos Orixás Yorubá Nagô Candombé Jeje




Autor: CARLOS EUGÊNIO DE MOURA

Título: BANDEIRA DE ALAIRÁ

Editora: NOBEL

Ano: 1982 Páginas:191

Comentário: Livro em bom estado de conservação, brochura original.

"Bandeira de Alairá: A festa de Xangô-São João e problemas de sincretismo é o estudo de Roberto Motta que abre esta coletânea sobre a religião dos orixás.

Claude Lépine, em sua Análise formal do panteão Nagô, desvenda a lógica que estrutura a cosmovisão dos yorubá e dos jeje, examinando as características próprias do sistema de classificação do pensamento nagô-brasileiro.

O tocador de atabaque nas casas de culto afro-maranhense é o artigo de Octavio da Costa Eduardo que nos fornece preciosas informações sobre esses prestigiosos membros das confrarias religiosas de raízes daomeanas, de tão grande significação naquele estado do nordeste.

Da dissertação de mestrado A família-de-santo nos candomblés Jeje-Nagô da Bahia: um estudo de relações intra-grupais foi extraído o capítulo Organização do grupo de candomblé. Estratificação, senioridade e hierarquia. Seu autor, o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, apoiado em sólido referencial científico e nas numerosas entrevistas realizadas junto ao povo-de-santo de Salvador, analisa a complexa estrutura de mando do candomblé jeje-nagô.

Uma extensa bibliografia sobre o candomblé, o xangô, o tambor-de-mina, o batuque, o pará e o babassuê, levantada por Carlos Eugênio Marcondes de Moura, procura dar conta, mediante seu encaixamento em mais de 40 temas, do que se tem escrito no Brasil, Nigéria, Benin, Angola, Cuba e Haiti, a respeito da religião dos orixás, voduns e inquices."

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II Congresso Nacional de Criminalística

Em 1966 aconteceu o II Congresso Nacional de Criminalística, também em São Paulo, na escola de Polícia do Estado de São Paulo. Agora já com o nome de Congresso Nacional de Criminalística, mas igualmente com a preocupação de intercâmbio científico.

24 de maio de 2010

Ifá: o Orixá do Destino: Jogo de Ôpon e do Ôpêlê Ifa.




título: Ifá: o Orixá do Destino: Jogo de Ôpon e do Ôpêlê Ifa.


autor: Itaoman Mestre - Ivan H Costa

editora: Icone

ano: 1995


Ifá: o Orixá do Destino: Jogo de Ôpon e do Ôpêlê Ifá, escasso, trabalho de referencia a todos os estudiosos do assunto, esgotado, não perca tempo. Com glossário yorubá - português. Acrença nos orixás; o apogeu do sistema Ifá; Ikin Ifá; Ìyé Yéry Osun; Opon Ifá; Omo Odù; Ôpêlê Ifá; Êto Âwon Odú Ninu Ifá, Ôna Ifá; Ésê Ítan Ifá; Ilu ulkumy; Orixá Ôrunmilá; Imole Exu; Baba Li Áwo; Com versos de diversos Odu, em muito bom estado de conservação, 280 páginas, com ilustrações, aproveite.


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19 de maio de 2010

Júlio Braga - O Jogo de Búzios: Um Estudo de Adivinhação no Candomblé.










Júlio Braga -

O Jogo de Búzios: Um Estudo de Adivinhação no Candomblé.

Editora Brasiliense,

1988.

O saber jogar os búzios é de imensa necessidade para o grupo, pois ele constitui o veículo pelo qual o orixá vai revelar suas vontades a seus filhos. Ali se sabe como se conduzir durante qualquer momento da vida do grupo e do indivíduo. O Babalorixá é o instrumento que veicula a vontade divina para o profano através dos búzios. Braga assinala que o jogo dos búzios é um sistema simplificado, não sendo ensinado nem aprendido, mas que revela o próprio destino da pessoa. A fragilidade do humano é substituída pela incontestável revelação do orixá. Qualquer desacato às ordens do orixá será admoestado por sinais, olhares e nunca diretamente. No candomblé nada se diz frente a frente. A instrumentalização dos búzios pelo Babalorixá credencia toda a representação do grupo quanto a sua sacralidade. Os filhos não estão abandonados, os orixás os guiam por onde devem percorrer.



O Jogo de Búzios é a modalidade de consulta por excelência adotada nos cultos afro-brasileiros. Uma atividade importante que direciona tudo o que é feito, desde os problemas particulares de seus integrantes, até o próprio destino de uma comunidade. O Jogo de Búzios consiste na manipulação de 16 búzios, os quais o adivinho os sacode com as mãos em concha e os atira sobre uma mesa previamente preparada para tal fim. Enquanto assim procede, faz perguntas, conversa com as divindades, procurando respostas às dúvidas e situações diversas. Ao caírem, os búzios poderão tomar uma das duas posições - aberta ou fechada - surgindo, assim, um Odú revelador da mensagem desejada. Os sistemas de consulta praticados, entre eles, os jogos do Ibò, do Obí, Orógbó e Búzios, são também devidamente explicados de forma clara e fácil entendimento. Para cada tarefa uma série de observações a serem seguidas com exemplos práticos de como tudo se desenvolve.

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